Paulo Betti reflete sobre o ofício do ator e a relação com o público no Bonito CineSUR

A atuação não precisa de métodos exaustivos, mas sim de escuta, presença e disponibilidade. Essa foi a premissa da charla “Interpretação para Cinema e TV” com o ator, diretor e produtor Paulo Betti, que encerrou o calendário de debates do BONITO CINESUR EDUCA na última sexta-feira (31/07). Conduzida pelo escritor sul-mato-grossense Febraro de Oliveira, a conversa lotou a Sala Glauce Rocha, no Centro de Convenções de Bonito.

Com mais de cinco décadas de trajetória, Betti compartilhou os altos e baixos de suas passagens pelo teatro, cinema e televisão. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP e um dos fundadores da Casa da Gávea (RJ), o artista destacou que, embora o palco e a câmera exijam técnicas diferentes, a essência do trabalho não muda.

Ao relembrar falhas técnicas ao vivo no início da carreira e situações em que precisou reconhecer as próprias limitações, Betti mostrou que a bagagem acumulada não elimina os riscos da profissão, mas ensina a incorporar os erros e continuar criando.

“O ator precisa dominar o texto, mas continuar aberto para reagir ao imprevisto e ao que acontece ao redor”, refletiu.

O ator defendeu que o ofício vai muito além de reproduzir mecanicamente um estado de espírito – como “estar triste” ou “nervoso”. Para ele, o verdadeiro trabalho está em compreender a vivência do personagem e como aquela situação se transforma no encontro com o outro colega de cena.

4º Bonito CineSUR: ‘Naira’, ‘¿Quién Mató a Narciso?’, ‘A vida de Jerônimo Dentro e Fora da Casca’ e ‘Páramos II: El Origen’ são os vencedores

O encontro encerrou a programação formativa do festival reforçando a importância de aproximar os criadores do público. Ao desmistificar a profissão, o espaço permitiu que a conversa fosse além da celebração dos sucessos, compartilhando também as incertezas, os desafios e a realidade dos bastidores do processo criativo.

A formação audiovisual segue como parte importante do festival, com oficinas de realização de filme documentário, roteiro, projeto audiovisual e mercado, direção de fotografia e animação para crianças. A programação também inclui cine debates com curadores e equipes dos filmes, além de charlas cinematográficas sobre o papel das mulheres na cinematografia sul-americana, aquisição e licenciamento de conteúdo, crítica de cinema e o projeto Vídeo nas Aldeias.

Bonito CineSur: um encontro cinéfilo onde a natureza também entra em cena

A 4ª edição do Bonito CineSur foi realizada de 24 de julho a 01 de agosto na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, e contou com o patrocínio master do Banco do Brasil e da Petrobrás e patrocínio da Caixa Econômica, da EMGEA, do Sesc MS e da Fecomércio MS. O Festival contou com o apoio da Prefeitura de Bonito, da FUNDTUR e do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), Lei Rouanet e Ministério da Cultura.

15 FILMES IMPACTANTES que foram exibidos no Bonito CineSur 2026

 

Notícias

‘Risco Total’: Remake com Pierce Brosnan ganha data de estreia nos EUA

O novo 'Risco Total' (Cliffhanger), produção da NEON que...

Filha de Laura Cardoso revela detalhes dos últimos momentos da atriz

Fátima, filha do ícone da televisão Laura Cardoso, falou...

‘Harry Potter’: Kit Harington SUBSTITUI Nicholas Hoult como Gilderoy Lockhart na 2ª temporada

Segundo o Deadline, Kit Harington ('Game of Thrones') foi escalado para...

Mãe de Hayden Panettiere está aliviada com herança da filha

Lesley Vogel, mãe de Hayden Panettiere, declarou estar aliviada...
Renato Marafon
Renato Marafonhttps://cinepop.com.br/
Editor-chefe e criador do site CinePOP, apaixonado por cinema e filmes.