sexta-feira, abril 26, 2024

Primeiras Impressões | The Act: Atriz de ‘A Barraca do Beijo’ se transforma em série biográfica

Talvez para nós brasileiros, o nome Gypsy Rose signifique muito pouco ou quase nada. Longe do nosso radar, a história da jovem não nos alcançou como deveria. Ainda que bombástica e digna de uma série de TV, é mais provável que sua tragédia tenha se restringido aos fãs de documentários e que – particularmente – assistem àqueles desenvolvidos pela HBO. Antes de The Act, a emissora a cabo nos entregou Mamãe Morta e Querida (2017), uma produção original que reconta os abusos emocionais e físicos sofridos pela garota, submetida a uma vida inteira de medicamentos e tratamentos desnecessários, a fim de alimentar uma síndrome e comportamento doentios por parte de sua mãe, Dee Dee. Agora, a plataforma Hulu traz a sua versão dos fatos reais, estrelada por Patricia Arquette e Joey King. E enquanto aquela sustenta o seu Oscar com dignidade, esta abre os nossos olhos para uma nova percepção de seu talento.

É impressionante o quanto a escolha do elenco principal foi certeira. À medida King ingressa em uma nova etapa de sua atuação, se desafiando para além de A Barraca do Beijo ou qualquer outro filme seu, Arquette é a personificação monstruosa de uma mãe psico/sociopata. A combinação da dupla é impecável e revela uma dinâmica tão harmoniosa e sincrônica a ponto de nos levar a considerar uma relação realmente maternal. Promovendo um desconforto angustiante para a audiência, vê-las contracenando lado a lado é amedrontador, sufocante. Como alguém que já conhecia a história de Gypsy – e por sinal vira o documentário da HBO, é como se estivesse diante de um replay de um pesadelo. Um episódio piloto que parece não ter fim.

Rapidamente nos familiarizando com a trama, somos surpreendidos pelo que King e Arquette pretendem nos proporcionar diante das telas. A começar pela linguagem corporal, ambas estudaram cautelosamente os vídeos, entrevistas e tantos outros arquivos infindáveis sobre as duas. Sempre presentes em entrevistas e eventos de caridade, as protagonistas verdadeiras fizeram seus nomes rapidamente no cenário norte-americano. E talvez seja esse aspecto tão vinculado ao país que tenha filtrado o nosso conhecimento sobre o caso. Até parece mais-uma-daquelas-bizarras-histórias-americanas. Só que não é bem assim.

Para os que desconhecem, Gypsy Rose foi falsamente diagnosticada com as mais diversas síndromes, câncer, problemas respiratórios, má formação e traumas. Ensinada desde pequena que não andava e que era dependente para absolutamente tudo, ela cresceu sob o radar de sua mãe, que monitora seus passos e a isola do mundo externo. Apresentando um quadro de saúde extremamente delicado, ela tirou proveito de iniciativas como a Make A Wish, usando sua filha como uma ferramenta para conseguir viagens, casa e vários benefícios. Crescendo sob um amor sufocante, a jovem parece subdesenvolvida, com um comportamento infantilizado e restrições para tudo. Sem saber a prisão em que vivia, ela é envolta em uma mentira que custou mais de 20 anos de sua vida, seu desenvolvimento e sua saúde. Até que ela decidiu matar a própria mãe.

Obviamente, aqui não tem nada de spoiler. A história de Gypsy está em todos os lugares, no Youtube, em blogs, fóruns de discussão e – claro – em um documentário. Aliviada pelo crime que cometeu, a própria vítima de abuso admite que prefere a prisão física àquela psicológica. Digladiando com o amor e ódio que acabou nutrindo por sua mãe, ela não teme falar o que aconteceu e – provavelmente – tenha recebido uma pena dura demais para o contexto em que viveu a vida inteira. E reunindo toda essa carga dramática real e sua complexidade inerente, The Act recria a história da jovem garota, na tentativa de saciar a curiosidade do público que acompanhou o fato, mas jamais viu tudo genuinamente de perto. E com facilidade, os criadores Nick Antosca e Michelle Dean conseguem o feito.

É claro que diante de apenas um episódio é difícil demais dizer o quão longe a produção original da Hulu pode chegar, mas seu potencial é surpreendente. Recriando os cômodos, a estética e os figurinos das personagens, a série faz um trabalho completo, entrega um design de produção feito com cuidado e personifica duas figuras com realismo, para não colocar defeito. Com um episódio introdutório que rapidamente mostra a que veio, a narrativa tem um ritmo dinâmico, evitando procrastinações e repetições. Sabendo que a audiência quer sangue (figurativa e literalmente), ela caminha rapidamente para isso – nos entregando alguns vislumbres em rápidos flashes. Bem dirigida, The Act pode até estar começando, engatinhando, mas assim como Gypsy Rose, ela vai andar mais rápido do que você imagina.

Não deixe de assistir:

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS