quarta-feira, abril 24, 2024

Top Gun (1986) | Antes de Kelly McGillis, Saiba quais Atrizes QUASE Estrelaram o Clássico com Tom Cruise

Top Gun está de volta aos cinemas! Planejado originalmente para estrear em 2020, Top Gun – Maverick finalmente irá aterrissar nos cinemas mundiais a partir do filme 25 de maio. O filme antes passou por uma exibição especial no prestigiado Festival de Cannes deste ano. Top Gun – Ases Indomáveis (1986) era um dos poucos clássicos da década de 80 que ainda não haviam ganhado uma continuação, embora existisse espaço para tal. E a sequência poderia ter chegado ainda nos anos 80, como tantas. Porém, seriam mais 36 anos até que a espera acabasse pela volta do carismático Maverick, novamente vivido pelo astro Tom Cruise, desta vez como um experiente instrutor.

Quem não pode ser encontrada na continuação é a jovem e loiríssima instrutora do original Charlie Blackwood, personagem de Kelly McGillis, musa da década de 80, que ficou de fora da sequência. E o motivo talvez seja porque a atriz agora é uma senhora, com seus 64 anos – cinco a mais do que Tom Cruise, que completa 60 em julho (McGillis faz 65 no mesmo mês), e está afastada há tempos dos holofotes. Seja como for, McGillis era um dos nomes mais quentes de Hollywood na época e conseguiu o papel (que se tornou o mais marcante de sua carreira), graças ao sucesso no filme A Testemunha (1985), com Harrison Ford, no qual entrega um impressionante desempenho. Porém, antes da loira, outras atrizes foram cogitadas para o papel e algumas inclusive chegaram a fazer testes. Confira abaixo quem quase atuou ao lado de Tom Cruise no primeiro Top Gun.

Leia também: Top Gun (1986) | Antes de Tom Cruise, Conheça os Atores que QUASE protagonizaram o blockbuster

Demi Moore

Curiosamente, Demi Moore e Tom Cruise dividiriam a cena em 1992, vivendo oficiais da marinha americana, no excelente thriller dramático Questão de Honra. Antes disso, no entanto, a atriz revelou recentemente que não apenas fez teste para viver Charlie em Top Gun, como havia “gabaritado” em sua audição. Porém, ao retornar para o teste de vídeo, a própria disse que foi tudo por ladeira abaixo. Moore começou a carreira bem jovenzinha e nos anos 80 era musa de filmes adolescentes. Seu reconhecimento na fase adulta viria com o fenômeno Ghost – Do Outro Lado da Vida, em 1990.

Ally Sheedy

Por falar em musas juvenis da década de 80, a atriz Ally Sheedy fez parte do mesmo grupinho de atores que Demi Moore – chamados afetuosamente na época de “Brat Pack” – ou “o grupo dos pirralhos”, do qual faziam parte Charlie Sheen e seu irmão Emilio Estevez, entre outros. Sheedy tem como trabalho mais marcante em sua carreira, o clássico teen Clube dos Cinco (1985). Assim, com o nome consolidado em Hollywood na época, ela era visada para o papel de Charlie, mas terminou recusando a personagem. Decisão da qual deve ter se arrependido bastante depois. Em contrapartida, no mesmo ano de Top Gun, ela estrelaria Um Robô em Curto-Circuito.

Leia também: 12 Filmes para Conhecer o Brat Pack: Os Astros Mais Quentes dos anos 80

Jodie Foster

Não deixe de assistir:

Outra atriz mirim, Jodie Foster começou bem novinha nos filmes da Disney, e receberia sua primeira indicação ao Oscar aos 15 aninhos pelo clássico de Martin Scorsese, Taxi Driver (1976). Na década de 80, ela tentava se estabelecer, mas sem conseguir um trabalho marcante. Foi quando surgiu a possibilidade de ser Charlie em Top Gun. Infelizmente, Foster não conseguiria a vaga, mas não ficaria muito abalada, já que pouco tempo depois viveria um dos papeis mais marcantes de sua carreira, no drama sobre estupro Acusados (contracenando com… olhem só, a própria Kelly McGillis), pelo qual levaria sua primeira estatueta do Oscar como melhor atriz.

Debra Winger

Talvez os mais novos não a conheçam, mas Debra Winger era um dos nomes mais quentes de Hollywood na década de 80. Para começar a moça tem nada menos que 3 indicações ao Oscar de melhor atriz protagonista – sendo duas delas justamente nos anos 80 (A Força do Destino e Laços de Ternura – seus trabalhos mais marcantes); o que é mais do que podemos dizer de grande parte de profissionais que trabalham na indústria norte-americana. Esse prestígio fez os produtores de Top Gun colocarem o nome de Winger dentre os finalistas para o papel de Charlie. Ela não ficaria com a personagem e o mesmo ano do blockbuster citado, ela lançaria Perigosamente Juntos, comédia policial com Robert Redford e Daryl Hannah, dirigida pelo saudoso Ivan Reitman.

 

Daryl Hannah

Por falar na eterna sereia Madison de Splash (1984), a loiríssima Daryl Hannah foi outra das atrizes consideradas para o papel principal feminino de Top Gun. Para muitos garotos dos anos 80, Hannah era rival de Kim Basinger em beleza e sensualidade, com muitos inclusive confundindo as duas. Hannah, que já havia sido a replicante Pris, de Blade Runner (1982), não conseguiu o papel de Charlie, mas seguiria para filmes como A Tribo da Caverno do Urso e Wall Street – Poder e Cobiça. Além, é claro, de seguir para os Kill Bill de Quentin Tarantino, no papel da caolha maquiavélica Elle Driver.

Brooke Shields

Depois que estourou bem no início da década de 80 com A Lagoa Azul, a então novinha Brooke Shields virou fetiche de todo menino (e de marmanjos também). Mas a verdade é que a carreira da moça ficou resumida basicamente a este sucesso inesquecível. E foi por isso que brevemente ela foi uma das concorrentes para a vaga de Charlie em Top Gun. A atriz é uma das mais belas a já ter pisado em Hollywood, mas beleza não é sinônimo de talento ou sorte, e Shields viria a participar de fracassos homéricos do porte de Sahara (1983) e Brenda Starr (1989), que fariam sua carreira entrar em declínio.

Diane Lane

Hoje mais conhecida pelos jovens como a Martha, do infame “Save, Martha” dos filmes do Superman de Zack Snyder, Diane Lane é uma verdadeira musa juvenil da década de 80 – época em que participou de nada menos que 15 produções. No período, Lane era a musa do consagrado Francis Ford Coppola, tendo estrelado em três dos seus filmes: Vidas sem Rumo, O Selvagem da Motocicleta e Cotton Club. Dessa forma, era cogitada para viver Charlie em Top Gun. Porém, seguiu para estrelar os suspenses Vitrine de Desejo e Com a Vida em Jogo; até finalmente receber sua tão merecida indicação ao Oscar, pelo filme Infidelidade em 2003.

Linda Hamilton

A eterna Sarah Connor, de O Exterminador do Futuro, está de volta! A veterana Linda Hamilton finalmente topou retornar ao papel que fez sua carreira, e o qual não interpretava desde 1991. Hamilton personificou Sarah em 2019, no sexto filme da franquia, subtitulado Destino Sombrio. A atriz deslancharia em sua carreira no ano de 1984, quando protagonizou o primeiro Exterminador do Futuro, e também o terror Colheita Maldita, baseado na obra de Stephen King. Foi o que bastou para chamar atenção dos produtores de Top Gun, que quase a colocaram no filme no papel feminino principal. Mas ao não conseguir a vaga, Hamilton foi fazer filmes que se tornaram cult – vide o infame King Kong 2 (continuação do remake de 1976) e Lua Negra – O Super Carro (uma espécie de versão para o cinema da Supermáquina, protagonizado por Tommy Lee Jones). Linda Hamilton também estrelaria a série moderna de A Bela e a Fera em 1987 – onde vivia a Bela, agora uma promotora, e a Fera habitava nos esgotos de Nova York à moda das Tartarugas Ninja.

Sarah Jessica Parker

Embora muitos tenham conhecido Sarah Jessica Parker pela série Sex and the City em 1998, e alguns outros possam ir um pouquinho mais longe e lembrar dela na comédia juvenil da Disney, Abracadabra (1993), a verdade é que a atriz – assim como todas desta lista – já fazia filmes adolescentes, ainda na década de 1980. Parker esteve, por exemplo, em uma participação em Footloose – Ritmo Louco, de 1984, seguindo no ano seguinte para o cult Dançando na TV. Parker também foi uma das jovens visadas pelo estúdio para Top Gun, mas ao não conseguir o papel, foi trabalhar para a Disney no cult infanto-juvenil O Voo do Navegador, lançado no mesmo ano.

Meg Ryan

Terminando a lista, você pode até se perguntar: “ué, Meg Ryan não está em Top Gun?”. Sim, querido leitor. Você está certo. A musa das comédias românticas dos anos 80 e 90 esteve em Top Gun em um de seus primeiros papéis de destaque. Acontece que seu papel no filme não é o da protagonista feminina. Assim como as demais atrizes desta lista, Meg Ryan fez teste para viver Charlie Blackwood e contracenar com Tom Cruise em cenas tórridas de paixão. Ela não conseguiu a vaga, mas os realizadores ficaram tão impressionados com a então jovem de 25 aninhos, que resolveram a escalar em um papel diferente, como Carole, a esposa de Goose (Anthony Edwards), o piloto que perde a vida no trabalho no filme original. Uma curiosidade é que em Top Gun Maverick, a continuação, Miles Teller interpreta o filho de Goose e Carole, mas infelizmente Ryan, assim como Kelly McGillis, não aparece no novo filme.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS