domingo, abril 28, 2024

Um dos melhores filmes de zumbi do SÉCULO faz 21 anos em 2023; Veja curiosidades!

O gênero do terror comporta diversos subgêneros – e um dos favoritos do público sempre foi o de zumbis.

Ao longo da história do cinema, diversas produções nos conquistaram por apresentar um cenário pós-apocalíptico, devastado por um vírus mortal que transforma as pessoas em mortos-vivos sedentos por carne humana e que, a princípio, parecem incontroláveis. Temos, por exemplo, a clássica franquia de George A. Romero‘A Noite dos Mortos-Vivos’, além da saga ‘Resident Evil’; apostando em uma veia mais cômica, podemos encontrar títulos como ‘Todo Mundo Quase Morto’‘Zumbilândia’; e até temos incursões que pendem para a comédia romântica, como o divertido ‘Meu Namorado é um Zumbi’.

E, dentre essa gama infinita de longas-metragens, ‘Extermínio’ carrega um status lendário que ajudou a reviver o gênero no começo dos anos 2000. Na trama, uma praga transforma a maioria da humanidade em zumbis sedentos de sangue. Um grupo ainda não afetado se prepara para a mais perigosa jornada de suas vidas: tentar chegar a uma fortaleza militar em Manchester.

Com direção de Danny Boyle e contando com Cillian MurphyNaomie HarrisChristopher EcclestonMegan Burns, Noah HuntleyBrendan Gleeson, o filme foi aclamado pela crítica especializada e se tornou um sucesso de público, arrecadando US$85,7 milhões (mais de dez vezes o valor de seu orçamento). Em breve, ‘Extermínio’ completa 21 anos desde seu lançamento nos cinemas e, pensando nisso, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores para você conferir.

Veja abaixo:

 

  • O filme foi rodado quase inteiramente em sequência; apenas algumas refilmagens foram gravadas fora de sequência.
  • Atletas foram escalados como os infectados por causa da importância da fisicalidade. Boyle sentiu que, como os atletas podem fazer coisas que outras pessoas não conseguem, eles seriam interessantes quando traduzidos nos movimentos dos infectados.
  • Boyle e o roteirista Alex Garland fizeram uma grande pesquisa sobre agitação social, tirando ideias de coisas que aconteceram em Ruanda e Serra Leoa (como o empilhamento de corpos dentro de igrejas), mas traçaram um limite ao usar qualquer filmagem real de tais incidentes na montagem inicial. Todas as filmagens com cadáveres/profanação de corpos foram falsificadas.

  • A cena em que Jim e Selena comemoram com Frank e Hannah foi filmada em 11 de setembro de 2001, dois dias depois do atentado às Torres Gêmeas. Boyle disse que foi extremamente estranho filmar uma cena comemorativa naquele dia em particular.
  • Um dos primeiros filmes mainstream a ser filmado inteiramente digitalmente, em oposição à película.
  • O hospital do filme é de verdade, aberto apenas durante a semana. Os gerentes fiduciários do hospital alugam o prédio para cineastas nos fins de semana, e as produções pagam diretamente ao hospital, o que significa que o dinheiro das filmagens vai diretamente para o fundo fiduciário do hospital.

Não deixe de assistir:

  • Ewan McGregor era a escolha original para interpretar Jim, mas ele e Boyle se desentenderam na época por causa de A Praia’ (2000), no qual McGregor deveria fazer o papel principal até ser substituído por Leonardo DiCaprio (desde então, eles já se reconciliaram). Depois das atribulações, o papel foi oferecido a Ryan Gosling, que teve conflitos de agenda e não pôde aceitar. Vale lembrar que McGregor e Boyle já haviam trabalhado juntos em ‘Trainspotting – Sem Limites’, em 1996.
  • Boyle procurou intencionalmente atores desconhecidos para a maioria dos papéis principais, pois queria que o filme fosse descoberto e não dependesse apenas do poder das estrelas. Murphy, Harris, Huntley e Burns eram praticamente desconhecidos antes da produção do filme.

  • A cena em que Jim vê a mãe morta segurando seu bebê morto é baseada em uma fotografia que Boyle viu de um amontoado de corpos curdos depois de terem sido gaseados.
  • Stephen King é um grande fã do filme e parafraseia uma das falas de Selena em seu romance ‘Doutor Sono’: “ele precisa de nós mais do que precisamos dele”.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS