terça-feira, março 19, 2024

Vai fazer o ENEM? Confira 10 Filmes para te ajudar a escolher a profissão

Neste domingo, 21, milhares de estudantes de todo o país irão realizar a primeira prova do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Como a faculdade é essencial para construir uma carreira profissional e as escolhas realizadas nessa idade irão repercutir no tipo de emprego que o jovem poderá conseguir no futuro, é fundamental conhecer bem as profissões. Para ajudá-los a escolher melhor a profissão que vocês podem seguir, aqui vão 10 filmes que retratam bem 10 tipos diferentes de carreiras inspiradoras. Boas provas!

10 – Spotlight: Segredos Revelados – jornalismo

Quem está interessado em cursar jornalismo, ‘Spotlight: Segredos Revelados’, disponível na Amazon Prime, é uma boa dica para entender como os profissionais da área investigativa acabam esbarrando nas histórias, e, do inesperado dessas descobertas, acabam tendo que mergulhar profundamente em temas que, muitas vezes, pede sacrifícios individuais em prol de revelar uma verdade terrível em benefício da sociedade.

9 – Estômago – chef

Se você é desses que, durante o período de reclusão social, descobriu que tem grandes dotes culinários, ‘Estômago’, disponível na Netflix, é uma boa dica para você se inspirar. O longa brasileiro aborda justamente esse momento da descoberta do talento de um homem, que, por conta disso, acaba conseguindo melhores oportunidades de trabalho.

8 – O Sorriso de Monalisa – professora

Para aqueles e aquelas que vão prestar vestibular para a faculdade de Letras, o longa ‘O Sorriso de Monalisa’, disponível na HBO Max, é um filme que faz você abraçar a carreira. Estrelado por Julia Roberts, conta sobre o impacto que uma professora causa em uma escola só para meninas, e o quanto a educação muda vidas.

Não deixe de assistir:

7 – Patch Adams – médico

Estrelado pelo saudoso Robin Williams, ‘Patch Adams’ traz a história real de um médico que entendeu que a alegria e o humor ajudam a melhorar o quadro hospitalar e até mesmo a curar determinadas mazelas, transformando o ambiente hospitalar em um local onde os pacientes, apesar de estarem lá em tratamento, poderiam se sentir mais leves e, com isso, reagirem melhor aos tratamentos. Disponível na Star+ .

6 – Um Senhor Estagiário – empreendedorismo/moda

Lançado há poucos anos, ‘Um Senhor Estagiário’, apesar de contar a história de um aposentado que busca um estágio, também conta, em paralelo, a história de Jules Ostin (Anne Hathaway), uma jovem criativa e dedicada que, aos 20 e poucos anos, conseguiu criar sua própria marca na moda e construir um pequeno império com seu empreendedorismo personalizado, fidelizando sua clientela. Disponível na Netflix.

5 – Luta por Justiça – advocacia

Filmes sobre advocacia têm crescido muito nos últimos anos, especialmente aqueles baseado em uma história real, como é o caso de ‘Luta por Justiça’, disponível  na HBO Max. Aqui o advogado Bryan (Michael B. Jordan) aceita defender o caso de um sentenciado à pena de morte e descobre que as provas do caso eram baseadas no racismo estrutural da sociedade estadunidense.

4 – A Teoria de Tudo – físico

Stephen Hawking foi um dos maiores físicos de todos os tempos e sua história inspiradora – que, aliás, rendeu um par de estatuetas douradas nesta produção – está contada neste filme, que baseia seu enredo na constante inquietação do físico em elaborar sua teoria mais famosa, que é a teoria de que as ondas gravitacionais são deformações no espaço-tempo e que nosso universo é apenas um entre muitos. Disponível na Globoplay.

3 – Jobs – informatica/TI

Steve Jobs é, ainda hoje, uma das principais referências no ramo de tecnologia da informação e da informática. Neste filme o espectador conhece o lado mais humano do criador da Apple e como que a percepção visionária dele ajudou a antecipar necessidades do mercado tecnológico, incluindo a estética dos produtos, bem antes de os consumidores entenderem que iriam precisar e querer essas tecnologias. Disponível na Netflix.

2 – Nise: O Coração da Loucura – psiquiatria/psicologia

Uma das maiores psiquiatras do mundo é brasileira, e atende pelo nome de Nise da Silveira. Este longa nacional conta como Nise entendeu que a é uma forma essencial de expressão para as pessoas com distúrbios mentais e psicológicos é a terapia ocupacional, principalmente através das artes, e implementou esta técnica nos tratamentos manicomiais, humanizando o atendimento à saúde mental. Disponível na Star+

1 – Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou – cineasta

Já que estamos falando em vestibular, nada mais justo do que tentar incentivá-los a fazer o curso de cinema, afinal, o Cinepop é cinema. Para quem está pensando nessa carreira, uma boa dica é esse documentário ficcional dirigido por Bárbara Paz sobre o grande diretor Hector Bacenco, disponível na Apple TV+. O longa em preto e branco aborda justamente a paixão e a técnica de Hector em transformar a vida em filme.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS