quinta-feira, março 28, 2024

WandaVision | As sutilezas do sexto episódio marcam o início do fim

[ANTES DE COMEÇAR A MATÉRIA, FIQUE CIENTE QUE ELA ESTÁ RECHEADA DE SPOILERS] 

Se você ainda não assistiu o sexto episódio de WandaVision, não leia esta matéria para não receber spoilers.

O sexto episódio de WandaVision enfim chegou. A expectativa criada para os episódios semanais estava sendo incrível, mas no caso desse episódio, a empolgação era ainda maior, já que as cenas do Halloween foram as mais comentadas desde o primeiro trailer. Fortemente influenciado por Modern Family e The Office, com direito a quebra de quarta parede e tudo mais, o capítulo de hoje serviu muito provavelmente para encerrar uma teoria dos fãs e para fomentar novas teorias igualmente mirabolantes. Porém, o que realmente chamou atenção foi o tradicional comercial exibido no meio da série. Não é exagero citar a frase de Agnes no segundo episódio, porque realmente: “o diabo está nos detalhes”.

A começar pelos visuais. Wanda (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Pietro (Evan Peters) e as crianças aparecem com seus visuais dos quadrinhos. Foi uma saída muito inteligente de inserir esses easter eggs para os fãs porque, convenhamos, ninguém levaria os personagens a sério se eles fossem enfrentar o Thanos (Josh Brolin) vestidos desse jeito. No entanto, é interessante reparar na fantasia da coadjuvante de luxo, Agnes (Kathryn Hahn). A teoria mais famosa da série aponta que ela seja, na verdade, a milenar bruxa Agatha Harkness, a mentora de Wanda nos quadrinhos. E qual a fantasia de Agnes no episódio em que os personagens estão usando suas roupas fiéis a personalidade das HQs? Exato, roupa de bruxa. Acredito que agora seja só aguardar a revelação mesmo.

Outro ponto bem legal que essas fantasias de Halloween trazem é a revelação da real personalidade de Billy e Tommy Maximoff, que além de aparecerem vestidos como Wiccano e Célere, ainda mostram seus poderes pela primeira vez na série. Enquanto Billy sente a morte do pai, tal qual Wanda sentiu a morte do irmão em Vingadores: A Era de Ultron (2015), Tommy se mostrou capaz de quebrar a velocidade do som, assim como o tio Pietro.

Outra referência legal é justamente no cinema de Westview, que está exibindo Operação Cupido – aquele clássico da Sessão da Tarde em que a Lindsay Lohan interpreta gêmeas separadas pelo divórcio dos pais, que se descobrem gêmeas e tentam fazer o pai voltar com a mãe – e Os Incríveis, uma dos filmes mais amados na Pixar que virou um dos memes mais famosos do Universo Cinematográfico Marvel. Foi lá em 2015, quando Wanda e Pietro (Aaron Taylor-Johnson) estrearam em A Era de Ultron e a agente Maria Hill (Cobie Smulders) os descreveu para o Capitão América (Chris Evans) como “ele é rápido e ela é esquisita”. Os fãs logo relacionaram os dois aos irmãos Flecha e Violeta da animação da Pixar.

Não deixe de assistir:

Deixando um pouco as referências de lado, a série chega em um ponto que é interessante para o futuro do MCU. Monica Rambeau (Teyonah Parris) sugere que eles entrem de novo no “Hex” para tentarem ajudar Wanda a se tocar do que ela estava fazendo. Só que a Dra. Darcy Lewis (Kat Dennings) diz que não é uma boa ideia porque a energia da vingadora reescreveu o DNA da agente duas vezes. Além de indicar que a Monica está cada vez mais próxima de se consolidar como a super-heroína Fóton, essa citação da Darcy é importante porque afirma que o DNA das pessoas “sequestradas” em Westview está sendo afetado pela energia do caos. Como visto nos exames de Monica Rambeau, essa energia está causando mutações no organismo dela. Wanda, energia, mutações, “Disney comprou a Fox“… Existe esse boato de que a jovem vingadora poderia ser a responsável por introduzir os mutantes no MCU. Será que a série vai confirmar mais essa teoria dos fãs?

Outro ponto central do episódio é justamente a chegada de Pietro (Evan Peters), que causou bastante confusão na cabeça de Wanda, que tem um flashback da morte do “outro” Pietro (Aaron Taylor-Johnson), conflitando com a nova imagem do irmão. Ele parece estar ciente de tudo que está acontecendo ali, tanto que ele defende a criação dessa nova realidade pela irmã – algo que ninguém havia definitivamente assumido até então -, questiona como os poderes dela foram de “dar pesadelos e atirar energia pela mão” para manipulação da realidade, lembra dos pais deles duas vezes no episódio – a Marvel não costuma fazer citações a toa – e sabe que o Visão morreu. É um nível de consciência muito além do que os outros personagens parecem ter sobre o que estão vivendo. A única que chegou perto disso foi Agnes. Isso levanta a bola para outra teoria bem interessante, na qual o personagem de Evan Peters seria o próprio demônio Mephisto disfarçado de Pietro dos X-Men, assumindo essa aparência apenas para mexer ainda mais com a perturbada mente de Wanda. Outro ponto que parece ajudar essa teoria é que ele fala que os meninos, Billy e Tommy, são “o próprio demônio”. Nos quadrinhos, os gêmeos de Wanda são realmente fragmentos da alma de Mephisto.

Aaron Taylor-Johnson e Evan Peters atuaram juntos em Kick-Ass: Quebrando Tudo.

Uma referência divertida que vai passar batida para quem assistir ao episódio dublado é que, enquanto Wanda parece confusa sobre a nova aparência do irmão, ele usa a gíria “Kick-Ass”, algo como “Irado”, e causa uma confusão ainda maior na vingadora. Isso porque tanto Aaron Taylor-Johnson quanto Evan Peters atuaram juntos em Kick-Ass: Quebrando Tudo, uma adaptação indie de quadrinhos que fez bastante sucesso em 2010. Quando os dois atores foram escalados para viver o Mercúrio, lá em 2014/15, essa imagem acima foi compartilhada à exaustão nas redes sociais, principalmente porque o poder especial do herói é a supervelocidade, então as pessoas brincavam que ele era tão rápido que conseguia dar um rolé com ele mesmo.

Parece que a postura de bom moço do Diretor Tyler Hayward (Josh Stamberg) não durou muito. Comentamos mais cedo que há um grupo de fãs que acredita que ele seja, na verdade, um parente do vilão Brian Hayward (Paul Lacovara), de Agents of S.H.I.E.L.D. que se revelou ser um agente da H.Y.D.R.A., os nazistas da Marvel. Segundo eles, a vilanice do personagem daria a possibilidade para que Monica assumisse a diretoria da E.S.P.A.D.A. de uma vez por todas. Com o episódio de hoje, em que sabemos que ele está escondendo várias coisas da equipe, parece que essa teoria ganha força, principalmente porque temos os primeiros conflitos entre Hayward e Rambeau, com ele afirmando que a agente teria uma tendência a defender super-humanos, chegando a citar a relação da família Rambeau com Carol Danvers, a Capitã Marvel (Brie Larson).

Por fim, o tradicional comercial exibido no “intervalo” dos episódios parece ter deixado de falar sobre o passado de Wanda e enfim deu pistas sobre o presente ou até mesmo o futuro da personagem. O produto da vez é um iogurte revigorante. O anúncio traz uma criança se sentindo sozinha, perdida, triste e isolada em uma ilha. Então, um tubarão descolado sai do mar e entrega um pote do YO-MAGIC (que pode ser traduzido como “sua magia”) para a criança, que cria esperança, mas não consegue abrir o potinho e acaba morrendo de ansiedade, fome e frustração. Analisando friamente, a história de Wanda até ali se parece bastante com a da criança, que, ao ser abordada por um predador, vai cegamente até a promessa de felicidade e realização, e acaba perdendo noção de tempo e espaço, resultando em sua morte. Isso pode indicar que, sim, Wanda está sendo manipulada por alguém maior que ela. E qual o personagem apresentado na série que tem esse jeitão despojado do tubarão? Só consigo pensar em dois: Agnes e Pietro. Será que os fãs estavam certos esse tempo todo ao dizerem que esses dois se revelarão Agatha Harkness e Mephisto? Enfim, a série vai acabar em três semanas e as respostas para essas perguntas estão cada vez mais próximas de nós. E como o episódio terminou com um “universo em expansão” criado por Wanda e tomando cada vez mais espaço e ameaçando tomar proporções cada vez maiores, o tal contato especial de Monica Rambeau precisa ser alguém que tenha noções de tempo, espaço, magia e diferentes realidades. Eu, particularmente, aposto nesse cara aí embaixo.

Com a série chegando ao fim, a aparição do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) parece iminente.

Os novos episódios de WandaVision estreiam toda sexta-feira no Disney+.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS