Os 10 Melhores Filmes Espaciais

Os 10 Melhores Filmes Espaciais

COMPARTILHE!

Eu sempre fui fascinado por tudo relacionado ao espaço e à sua exploração. Tanto que frequentemente assisto a documentários sobre este tema. No cinema, no gênero de ficção científica, temos muitos filmes que se desenrolam no espaço, seja com uma abordagem fantasiosa ou mais realista. Sendo fã do tema de missões espaciais reais, resolvi montar uma lista com os 10 melhores filmes espaciais realistas para honrar estas películas que buscam, ainda que no âmbito da ficção, retratar os perigos e maravilhas da exploração espacial.

O fato de considerar apenas os filmes espaciais realistas já elimina muitos outros filmes que, apesar de se passarem no espaço, têm em seu cerne algo essencialmente fantasioso, como alienígenas inteligentes, monstros espaciais ou guerras intergalácticas. Isso explica a ausência de filmes como ‘Star Wars’, ‘Star Trek’ e ‘Aliens’ desta lista. A ideia aqui é listar apenas filmes que buscam retratar a exploração espacial de forma realista e baseada em leis da física existentes.

Ainda assim, alguns desses filmes podem tomar, em algum momento, uma “liberdade poética” para tentar imaginar como seria algo que ainda não temos como prever ou explicar. Isto por si só não desqualifica um filme, desde que ele se mantenha baseado em uma lógica razoável e aceitável sem violar nenhum conceito já estabelecido. No entanto, é importante destacar que também está sendo avaliada a qualidade da película, não é uma lista dos ‘10 filmes espaciais mais realistas’.




De qualquer forma, para os amantes do tema, fica aí a dica de alguns filmes que nos transportaram para o espaço e nos emocionaram com eventos marcantes da exploração espacial ou nos fizeram sonhar com um futuro onde novas aventuras serão possíveis.

 

10. Viagem à Lua de Júpiter (2013)

Eu assisti a este filme bem depois de seu lançamento e me surpreendi com a qualidade da produção e dos atores. Claro que precisamos relevar as limitações de orçamento, mas ainda assim temos um bom exemplar do gênero, mesmo considerando o final mais “fantasioso” e de certa forma desnecessário.




 

9. 2010 – O Ano Em Que Faremos Contato (1984)

Este filme, que funciona como uma sequência para o clássico ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’, apesar de ter seus méritos, nem chega perto do original. Ainda assim, ele nos ajuda a entender um pouco melhor a história do primeiro filme e tem efeitos interessantes e conceitos criativos, o que faz com que ele se destaque e consiga um lugar na lista.

 

8. Os 2/3 inicias de Interestelar (2014)

Não tenho dúvidas que a escolha de colocar Interestelar nesta posição irá gerar muita polêmica, mas o terceiro ato extremamente “fantasia científica” pesou bastante em minha decisão, tanto que fiz questão de ressaltar que o único motivo de sua inclusão são os 2/3 inicias do filme. O que começou como uma obra prima de cinematografia baseada em fatos e lógica, no final descambou para uma viagem fantasiosa que tenta se explicar demais e que, ao meu ver, acabou prejudicando bastante o filme.

 

7. Lunar (2009)

Ainda que a exploração não seja o foco central deste filme, é inegável o realismo e a qualidade da representação deste tema. O fato é que, além de termos um excelente filme de ficção baseado em conceitos lógicos, também temos um ótimo drama que discute conceitos mais profundos sobre a ética e o valor da vida humana.

 

6. Sunshine – Alerta Solar (2007)

Confesso que este filme havia passado desapercebido por mim e só recentemente corrigi este erro. Fiquei muito feliz por isso, pois havia perdido a chance de ver um filme com ótimos efeitos, bons atores e uma história bem criativa sobre a morte do Sol e uma missão que visa revivê-lo. Isso sem falar da excelente direção de Danny Boyle. Se você gosta do gênero e ainda não assistiu a este filme, não sabe o que está perdendo.

 

5. Os Eleitos – Onde o Futuro Começa (1983)

Os primeiros anos da corrida espacial que culminou com a conquista da lua foram sem dúvida os momentos mais heroicos da exploração espacial humana. Este filme mostra exatamente este período onde pilotos arriscaram suas vidas em prol dos avanços tecnológicos que possibilitaram a exploração espacial que conhecemos hoje. Se você quer conhecer mais sobre o programa espacial “Mercúrio”, este é o filme perfeito.

 

4. Apollo 13 (1995)

Este filme conta os fatos de uma das missões mais incríveis da história espacial onde o conhecimento e genialidade humanas foram testados para conseguir trazer a salvo seus astronautas. Com um elenco estelar liderado por Tom Hanks e uma produção de primeira, é sem dúvidas um dos grandes filmes do gênero.

 

3. Gravidade (2013)

Este talvez seja o melhor exemplo de como uma simples missão de rotina pode se transformar em algo extremamente perigoso. O filme mostra o contraste entre a beleza da imensidão do espaço e os perigos deste ambiente inóspito para a raça humana. Os momentos de contemplação são carregados de emoção e beleza artística dignos de uma obra-prima. A interpretação magnífica de Sandra Bullock é cereja no bolo que transforma esta película em um dos melhores filmes sobre o espaço.

 

2. Perdido em Marte (2015)

Apesar de ser o mais recente da lista, este filme já chegou mostrando excelente qualidade e sendo considerado por muitos como o filme mais realista sobre exploração espacial. A interpretação de Matt Damon é quase perfeita e, apesar de seu otimismo e bom humor dignos de ficção, ele consegue nos mostrar todas as dificuldades na sobrevivência no espaço de uma maneira totalmente embasada em lógica e fatos conhecidos. Nenhum outro filme fará com que você se sinta em Marte como este.

 

1. 2001- Uma Odisseia no Espaço (1968)

Alguns podem argumentar sobre o final bem viajante, do começo enigmático ou de sua duração, mas ninguém pode questionar a força desta obra-prima da ficção científica e seu papel revolucionário no gênero. Descontando as licenças poéticas (que pelo menos não tentam se explicar, como no caso de Interestelar), o filme é um dos mais realistas já feitos sobre o espaço, seja pela representação magistral da imensidão de do silêncio do espaço ou pela tecnologia apresentada (com telas planas e efeitos de computador inimagináveis para a época). Vale lembrar que o filme foi lançado em 1968, antes mesmo do homem chegar à lua ou mandar missões para outros planetas. Isso só reforça o poder deste filme e o mérito de Kubrick em nos presentear com um dos filmes mais importantes do gênero que continua impressionante depois de todo este tempo.

E você, o que achou da lista? Não se esqueça de compartilha sua opinião e sugerir outros filmes!

Curta nossa ENTREVISTA com a Milla Jovovich:



» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «