domingo, abril 28, 2024

10 Filmes que nos fazem REFLETIR sobre o universo do Autismo

Hoje vamos falar sobre um tema importante que ao longo do tempo foi ganhando cada vez mais espaço no universo audiovisual. O autismo, também conhecido por Transtorno do Espectro Autista, que por característica aflora comportamentos restritivos e repetitivos é uma condição que afeta como algumas pessoas se relacionam com outras pessoas e como compreendem o mundo. De acordo com a Center of Diseases Control and Prevention (CDC), cerca de a 1 a 2 % da população mundial é autista.

No mundo do cinema, entre longas e curtas-metragens, vamos conhecendo algumas obras que nos fazem refletir sobre esse tema que é muito lembrado no início de abril, mais precisamente no dia 2, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Entre histórias de conexões de familiares, também as formas como a sociedade enxerga essa questão, entre outros contextos, vários filmes nos fazem refletir sobre o tema. Assim, pra você que se interessa sobre o assunto, segue abaixo uma lista com 10 filmes que nos fazem refletir sobre o universo do Autismo:

 

Boy In The Woods

A animação brasileira Boy In The Woods nos mostra a história de um menino autista que se perde em uma floresta e seu pai precisa se comunicar com ele de acordo com a visão do pequeno sobre o mundo. Pra quem quiser conferir, tem no youtube. Dirigido por Fabiano Pandolfi com roteiro de Jordan Nugem.

 

Float

Não deixe de assistir:

Nesse emocionante curta-metragem disponível na Disney Plus, vemos pai e filho sozinhos como família, ao longo do tempo buscam a compreensão um do outro e as inúmeras dificuldades do pai em lidar com a situação do autismo do filho. Escrito e dirigido por Bob Alcid Rubio.

 

X + Y – A Brilliant Young Mind

Em seu primeiro longa-metragem feito para cinema, o cineasta Morgan Matthews percorre as dificuldades e o dia a dia de uma família que enfrenta um grande desafio atrás do outro. X + Y – A Brilliant Young Mind é uma produção britânica bastante interessante que fala sobre uma mãe que busca a melhor maneira de se comunicar com o filho, um menino autista que adora matemática e um professor desiludido que tentar conseguir respirar na sua visão de tudo que o cerca.

 

Longe da Árvore

O consenso cultural nem sempre retrata a melhor maneira de enxergamos como podemos nos amar sendo quem somos. Explorando a montanha russa, os altos e baixos, da relação de pais e filhos, Longe da Árvore impactante documentário dirigido pelas cineastas Rachel Dretzin e Jamila Ephron, baseado em partes em um livro (Far from the Tree) do escritor Andrew Solomon, percorre um olhar por dentro da vida de algumas famílias. São profundos e alguns dolorosos relatos, emocionante em muitos momentos, pais e filhos e suas descobertas diárias nessa relação que para uns parecem fáceis mas que sempre vão ter bons e nem tão bons momentos.

 

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador

Na trama, acompanhamos Gilbert Grape (Johnny Depp). Um jovem que trabalha em uma pequena mercearia que não tem muito público desde a chegada de um enorme supermercado na cidade. Ele vive com a família, o irmão Arnie (Leonardo DiCaprio) que tem autismo, suas outras duas irmãs Amy (Laura Harrington) e Ellen (Mary Kate Schellhardt) e sua mãe (Darlene Cates) que não sai de casa faz sete anos em uma cidade chamada Endora, no interior dos Estados Unidos. Cidade da qual nunca saiu e onde nasceu e foi criado. Sem saber muito o que é realizar sonhos, ou mesmo sonhar, ele vive seus dias para ajudar sua família nas dificuldades diárias. A chegada de uma jovem que mora em um trailer, Becky (Juliette Lewis) uma nômade que viaja de cidade em cidade ao lado de sua avó, mudará um pouco o modo de pensar o mundo do protagonista.

 

Vingança Redentora

Na trama, conhecemos Richard (Paddy Considine) um homem que teve que servir ao exército britânico e assim deixou para trás sua família. Quem mais sentiu sua falta foi seu irmão Anthony (Toby Kebbell), um jovem autista que acabou em seguida se envolvendo com uma inconsequente gangue de outros rapazes que moravam na região. Um trauma acontece e quando Richard volta para casa resolve se vingar de tudo e todos.

 

Rain Man

Um dos primeiros filmes a tratar o autismo como característica de um protagonista o longa-metragem dirigido por Barry Levinson, Rain Man, nos mostra a história de dois irmãos que não sabiam da existência um do outro (um deles autista) mas acabam embarcando em uma viagem onde se conhecem melhor. Vencedor de quatro Oscars.

 

Fitas (Loop)

Na história conhecemos um pouco da visão do autista em relação ao que sente, suas angústias e relacionamento com o próximo. Em uma viagem de canoa, Marcos é o parceiro de aventura de Renne, uma jovem com autismo. Aos poucos vão tentando se comunicar e entender melhor um ao outro. Esse filme conta com a primeira personagem da Pixar não autista verbal. Escrito e dirigido por Erica Milsom.

 

Consertando Luka

Curta-metragem escrito e dirigido por Jessica Ashman, Consertando Luka é baseado nas experiências pessoais da própria diretora com o irmão autista. Na trama, conhecemos uma jovem feita de pano que sempre observa com muita atenção seu irmão que tem muitas peças metálicas pelo corpo. A protagonista embarca em uma jornada para tentar se conectar com ele.

 

Snow Cake

Dirigido por Marc Evans e com roteiro assinado por Angela Pell, Snow Cake, nos mostra a história de um homem que dá carona para uma jovem mas um acidente de carro acontece e ela não sobrevive. Esse homem então vai atrás da mãe da jovem, que é autista. No elenco, os excelentes: Alan Rickman, Sigourney Weaver e Carrie-Anne Moss.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS