domingo, maio 5, 2024

5 filmes que refletem sobre a Disformia Corporal

Hoje vamos falar sobre um assunto muito sério que é a Disformia Corporal. Essa questão delicada que gera enormes abalos emocionais em muitas pessoas mundo à fora, pode ser definida como um transtorno psicológico onde a pessoa acredita ter defeitos físicos onde muitas vezes não tem, uma espécie de autoimagem distorcida, como se as imperfeições fossem muitas vezes classificadas como deformidades, levando até mesmo a casos extremos onde não consegue-se parar de pensar sobre a questão.

O mundo do cinema algumas vezes já nos fez compreender mais sobre o tema, seja na visão do protagonista ou mesmo das pessoas que estão por perto de quem apresenta traços desse transtorno. Pensando nesse assunto resolvemos criar uma lista abaixo com 5 filmes que refletem sobre a Disformia Corporal:

 

Diário de Viagem

O grito que ninguém escuta. Abordando conflitos intensos entre a mente e o corpo na perspectiva de uma jovem adolescente, o longa-metragem brasileiro Diário de Viagem começa sua jornada em meados da década de 90, na época de criação do plano real. O recorte aqui é na fase adolescente, no ensino médio, aos olhos de uma personagem em conflito, que não sabe o que gosta, o que quer, se sente perdida em seu pensar com o peso de não conseguir se relacionar, como se todos não a entendessem. O epicentro desses conflitos é em relação ao transtorno alimentar. Viver essa fase em total solidão. É duro, angustiante, a narrativa caminha nessa estrada de forma profunda. Escrito e dirigido pela cineasta Paula Kim, o filme é baseado na adolescência da própria diretora.

 

Thin

Não deixe de assistir:

Esse documentário, lançado em 2014, que está disponível na HBO Max, mostra algumas jovens com grandes abalos emocionais e psicológicos ligados à maneira como enxergam seus corpos. Elas estão em uma clínica onde precisam lidar e passar por um tratamento para bulimia e a anorexia. Dirigido por Lauren Greenfield.

 

Reflect

Se aceite e seja feliz! No ritmo da leveza e da delicadeza, o curta-metragem Reflect, disponível no catálogo da Disney Plus, nos leva a refletir sobre a aceitação do nosso corpo. Se formos pensar mais profundamente, encontramos uma relação com a sociedade que ainda massacra as emoções criando traumas através de um padrão. O trabalho é assinado por Hillary Bradfield, em seu primeiro projeto como diretora, antes ela realizou inúmeros trabalhos no departamento de artes em filmes como: Encanto, Frozen 2 e mais recentemente no aguardado filme de James Cameron, Avatar: O Caminho da Água. Reflect apresenta a primeira protagonista plus size da história da Disney.

 

O Mínimo para Viver

Escrito e dirigido pela cineasta californiana Marti Noxon, O Mínimo para Viver aborda a anorexia. Na trama, conhecemos uma jovem que após iniciar um tratamento com um novo médico acaba embarcando em uma jornada de autodescoberta. O filme estreou mundialmente na edição de 2017 do Festival Sundance de Cinema.

 

Likeness

Curta-metragem protagonizado por Elle Fanning nos leva para um recorte da vida de uma jovem que durante uma festa enxerga o ambiente ao seu redor com muita pressão fruto dos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade, levando-a para um estado de abalos emocionais e em consequência um episódio de Bulimia. Dirigido pelo cineasta mexicano Rodrigo Prieto, em seu primeiro trabalho como diretor. Ele já fora indicado três vezes ao Oscar como diretor de fotografia.

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS