sábado, abril 27, 2024

Autor de livro que inspirou ‘Um Sonho Possível’ diz que jogador NEGOU cheques de royalties

Michael Oher, cuja história inspirou o filme ‘Um Sonho Possível‘ indicado ao Oscar em 2010, está movendo um processo contra a família Tuohy, que o adotou e cuja história foi retratada na tela grande. (via ESPN)

Oher alega que nunca foi efetivamente adotado pela família, que eles se beneficiaram financeiramente de sua história e que ele nunca recebeu uma compensação pela adaptação de sua biografia para o cinema.

Agora, Michael Lewis, o autor do livro que serviu de base para o filme, trouxe à tona uma nova reviravolta na polêmica sobre os pagamentos de royalties relacionados ao longa de 2009.

Em entrevista ao The Washington Post, o escritor revelou que Michael Oher, o jogador de futebol americano que inspirou a história, recusou os cheques que deveriam ter sido destinados a ele.

Lewis destacou que, embora não saiba ao certo para onde foi o dinheiro que Oher deveria ter recebido, os fundos não foram parar nas mãos da família Tuohy, como era esperado.

“Michael Oher deveria se juntar à greve dos roteiristas. É ultrajante como a contabilidade de Hollywood funciona, mas o dinheiro não foi para os bolsos dos Tuohy”, afirmou Lewis, culpando “o sistema dos estúdios de Hollywood” pela situação. Ele próprio chegou a cobrar seus agentes pelos pagamentos pendentes do filme.

O autor ainda esclareceu que, na divisão dos lucros da venda dos direitos do livro original, tanto ele quanto a família Tuohy receberam metade do valor, aproximadamente US$ 125 mil, enquanto Michael Oher também deveria ter sido contemplado com a outra metade. No total, acredita-se que a família tenha lucrado cerca de US$ 350 mil com ‘Um Sonho Possível‘.

Além das questões financeiras, Lewis expressou tristeza pela aparente ruptura entre Michael Oher e os Tuohy, cujo apoio e amor foram fundamentais durante sua trajetória: “O que me deixa realmente triste é que assisti tudo de perto. [Os Tuohy] o encheram de recursos e amor. O fato de ele suspeitar deles é de tirar o fôlego. O estado de espírito em que se deve estar para fazer isso – sinto-me triste por ele”.

Já o processo, movido em uma corte no Tennessee, alega que Oher foi induzido a assinar um documento que concedeu aos Tuohy a autoridade de agir em seu nome, sob a falsa alegação de que se tornar um “guardião legal” era equivalente a ser um “pai adotivo”. Oher afirma que isso permitiu que os Tuohy se apresentassem como seus pais adotivos para obter ganhos financeiros.

Não deixe de assistir:

Segundo ele, o acordo envolveu a família Tuohy e seus filhos biológicos, que receberam pagamentos consideráveis pelos direitos da história e uma porcentagem dos ganhos não definidos do projeto.

Oher, cuja carreira na NFL começou em 2009, diz que só teve tempo para analisar os detalhes legais após sua aposentadoria em 2016. O processo levanta questões sobre a exploração de histórias da vida real para fins financeiros e destaca a complexidade por trás das adaptações cinematográficas.

Relembre o trailer:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS