O novo filme do Batman, agora estrela por Robert Pattinson, chega aos cinemas brasileiros nesta semana com uma proposta de abordar Bruce Wayne como um anti-herói psicótico, tomando atitudes tão questionáveis quanto a de seus adversários. Ambientado em uma Gotham mais pé no chão, o filme quer se distanciar de todas as outras versões do Cruzado Encapuzado que já apareceram nas telonas.


Pensando nisso, o CinePOP listou onde vocês podem encontrar os filmes dessas versões anteriores do herói caso queiram assisti-los antes de enfim verem o novo Batman. Confira!

 


Batman: O Homem-Morcego (1966)

Aproveite para assistir:



Reflexo dos anos 60, esse filme se baseia na icônica série estrelada por Adam West para contar a história de um quarteto sinistro formado por Coringa (Cesar Romero), Pinguim (Burgess Meredith), Charada (Frank Gorshin) e a Mulher-Gato (Lee Meriwether), que se reúne para tentar acabar de uma vez por todas com o Batman (Adam West) e o Robin (Burt Ward). Mas como eles vão fazer isso? Com o Desidratador, é claro… Uma invenção maluca que reduz os seres humanos a pó. Então, a Dupla Dinâmica precisará sobreviver aos vilões para salvar Gotham em meio a suas trapalhadas.

Onde assistir: Star+.


Batman
(1989)


O filme que redefiniu o herói nos cinemas conta a história do ricaço Bruce Wayne (Michael Keaton), que perdeu os pais quando criança, vivendo em Gotham, onde se veste de morcego e combate o crime organizado durante a noite. Durante um fuga, um dos parceiros do chefão do crime local acaba caindo em um tanque de substâncias químicas e se transforma no terrível Coringa (Jack Nicholson), que vai tocar o terror em Gotham das mais variadas formas.

Onde assistir: HBO Max.


Batman: O Retorno
(1992)

No último filme do herói dirigido por Tim Burton, o Batman retorna para tentar deter o deformado Pinguim (Danny DeVito), um criminoso corporativo, de aplicar um golpe político para assumir a prefeitura de Gotham e transformar a cidade em seu reino de horror. O problema é que o Homem-Morcego terá de lidar também com a misteriosa Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), que conseguirá ser inimiga e interesse amoroso ao mesmo tempo.

Onde assistir: HBO Max.



Batman Eternamente
(1995)

Marcado por substituições, esse filme é uma sequência de “O Retorno”, mas não chega nem perto dos anteriores. Tim Burton foi trocado pelo diretor Joel Schumacher, Michael Keaton deu lugar a Val Kilmer como Batman e o Duas Caras de Billy Dee Williams foi trocado pela versão de Tommy Lee Jones. Além das trocas, o longa introduz um caricato Jim Carrey como Charada, a grande ameaça da trama, Nicole Kidman como interesse amoroso do herói e Chris O’Donnell como Robin. Achou confuso? Pois é, o filme é assim mesmo.

Onde assistir: HBO Max.


Batman e Robin
(1997)

Responsável por enterrar de vez a franquia iniciada em 1989, Batman e Robin rendeu um pedido de desculpas do diretor Joel Schumacher algum tempo antes de sua morte. Pois é, esse aqui é ruim que dói. Val Kilmer deixou o papel de Batman, abrindo espaço para George Clooney e seu uniforme com mamilos em alto relevo. Tentando replicar o estilo galhofa dos anos 60, o longa é uma bagunça fetichista total, cheio de roupas coladinhas, situações esquisitas e piadas que não encaixavam tanto naquele universo. Os vilões da vez são o Sr. Frio (Arnold Schwarzenegger) e a Hera Venenosa (Uma Thurman), que é acompanhada pela versão mais zoada possível do Bane (Robert “Jeep” Swenson). Entre vilões e bat-cartões de crédito, o filme ainda soca no meio uma trama esquisita entre o Robin e a Batgirl (Alicia Silverstone).


Onde assistir: HBO Max.


Batman Begins
(2005)

Começando um nova franquia, que ditaria os rumos da DC nos cinemas na década seguinte, o Batman de Christopher Nolan chegou aos cinemas em uma versão mais pé no chão, trazendo Christian Bale como Bruce Wayne, um bilionário que combate a máfia em Gotham inspirado no trauma de morcegos sofrido durante a infância. Levemente inspirado em Batman: Ano Um, o longa traz o frio e calculista Cillian Murphy como o Espantalho e Liam Neeson como seu mentor e rival, Ra’s Al Ghul.

Onde assistir: HBO Max.


Batman: O Cavaleiro das Trevas
(2008)


Filme mais famoso do herói, O Cavaleiro das Trevas é completamente dominado pela atuação sobrenatural de Heath Ledger como o grande vilão da vez, o Coringa. Além dele, seguindo a tradição de dois vilões dessa trilogia, o Duas Caras (Aaron Eckhart) faz sua estreia nesse universo mais realista, enquanto o herói passa por provações e precisa fazer escolhas que vão afetar sua vida para sempre. Para muitos, é o melhor filme baseado em quadrinhos já feito.

Onde assistir: HBO Max.


Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
(2012)

Encerrando a trilogia, o Batman passou um período aposentado, se tornando uma lenda urbana de Gotham. Porém, com o surgimento da Mulher-Gato (Anne Hathaway) e do terrorista Bane (Tom Hardy), Bruce coloca novamente a armadura e capa para tentar impedir que o vilão mascarado exploda sua cidade para instaurar uma guerra civil e conquistar o que restar. Mas Bane é uma ameaça muito forte, que vai tentar quebrar o corpo e o espírito do Batman.


Onde assistir: HBO Max.


Batman Vs Superman: A Origem da Justiça
(2016)

Sequência de O Homem de Aço (2013), esse filme de Zack Snyder traz Ben Affleck como Batman, o herói bilionário que já atua há anos e pega birra do imigrante espacial conhecido como Superman (Henry Cavill). Enquanto um fica ameaçando o outro por meio de indiretas, o também bilionário Lex Luthor (Jesse Eisenberg) põe seu plano em ação e cria o vilão Apocalipse. Para detê-los, Batman e Superman precisarão deixar sua briguinha de lado para se unirem à Mulher-Maravilha (Gal Gadot) e tentarem salvar o dia. Ou melhor, a noite.


Onde assistir: HBO Max.


Esquadrão Suicida
(2016)

O Batman do Ben Affleck também faz participações no indefensável Esquadrão Suicida de 2016. Além de algumas cenas perseguindo o suposto Coringa (Jared Leto), ele tem um momento bizarríssimo no filme de David Ayer, no qual o Batman, um homem que ficou eternamente traumatizado por ver seus pais sendo confrontados e mortos em um beco escuro, confronta e ameaça o Pistoleiro (Will Smith) na frente da filhinha dele em um beco escuro. Pois é.

Onde assistir: HBO Max.


Lego Batman: O Filme
(2017)

Sucesso em Uma Aventura Lego (2014), o Lego Batman (Jason Bateman) ganhou seu filme solo, no qual faz uma paródia de absolutamente todas as versões cinematográficas fo herói nos cinemas e nos quadrinhos, passando por uma série de vilões consagrados ou não, enquanto o cruzado encapuzado tenta entender a importância dos amigos e da família, e que trabalhar sozinho não está com nada. É um filme de comédia que agrada as crianças e encanta todo mundo que seja muito fã do personagem, independentemente da versão.

Onde assistir: HBO Max.


Liga da Justiça
(2017)

Continuação de BVS, esse filme de Zack Snyder foi finalizado por Joss Whedon e acabou se tornando uma quimera que não agradou a quase ninguém. E um dos personagens que evidencia essa diferença de estilo dos diretores é justamente o Batman de Ben Affleck. Em suas aparições anteriores, ele era mais sério e agressivo, mas acabou tendo momentos em que ele fazia ou era alvo de piadas que não casava muito com que o havia sido estabelecido para o morcegão até ali. Na trama, após a suposta morte do Superman, o Batman e a Mulher-Maravilha começam a rodar o mundo atrás de outros heróis para se unirem a eles em uma iniciativa para derrotar uma ameaça espacial.

Onde assistir: HBO Max.



Coringa
(2019)

Em Coringa, o icônico vilão do Batman ganhou uma história de origem dramática ambientada em um universo alheio ao regular da DC. Nesse universo, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) era um palhaço mentalmente instável, que perdeu o auxílio governamental e acabou enlouquecendo de vez. Conforme sua história de vilão vai se construindo, ele cruza com o caminho da família Wayne, incluindo o pequeno Bruce. No final, ele causa uma revolução em Gotham que influencia diretamente na criação do Batman.

Onde assistir: Telecine.


Liga da Justiça de Zack Snyder
(2021)

Depois do fracasso da quimera de Snyder e Whedon, os fãs do primeiro diretor fizeram uma intensa campanha para que a Warner lançasse a versão original de Zack Snyder. Foram muitos anos dos fãs torrando a paciência do estúdio, que queria distanciar de vez a imagem do diretor de seu universo DC nos cinemas. Assim, querendo chamar assinantes para o HBO Max, a Warner decidiu atender ao pedido dos fãs e desembolsou vários milhões de dólares para que Snyder terminasse seu filme. Agora, em uma versão de quatro horas de duração, ele contou sua história do jeito que quis e o Batman passou longe daquela versão tio do churrasco do filme de 2017.

Onde assistir: HBO Max.

 

Batman estreia nos cinemas brasileiros em 3 de março de 2022, com algumas sessões a partir do dia 1º.

Não deixe de assistir: