domingo, abril 28, 2024

Beyoncé, Britney Spears, Madonna e as Estrelas da Música em filmes que completam 20 anos em 2022

Ver artistas da música participando e até mesmo protagonizando produções cinematográficas há muito tempo já não é mais novidade. De fato, alguns deles chegaram bem longe nessa empreitada, conquistando o prestígio de uma indicação máxima aos prêmios do cinema, o Oscar. É o caso de Lady Gaga, por exemplo, em Nasce uma Estrela, que conquistou o que muitas atrizes e atores que estão na estrada há décadas ainda não conseguiram. Podemos argumentar que os músicos são performáticos por natureza, e desde a invenção dos videoclipes, aprenderam a atuar nestes pequenos curtas musicados.

Todo ano, pelo menos meia dúzia de cantores e músicos de variados níveis de fama e sucesso aderem a este outro lado da carreira, passando a trabalhar como atores seja em séries de TV ou no cinema. Um dos períodos mais frutíferos para esses artistas, inclusive marcando a estreia de alguns deles, muito populares no período, foi há exatos 20 anos atrás. Aqui, iremos revisitar nesta nova matéria, os filmes estrelados por ícones da música pop mundial, que protagonizaram seus próprios filmes. Confira a relação abaixo.

Britney Spears

Ídolo teen aos 18 aninhos, a cantora Britney Spears foi artista mirim participando ainda na infância de programas para crianças na Disney. Já como uma jovem mulher tomou o mundo da música pop de assalto com seu primeiro disco em 1999. No ano seguinte continuava sua trajetória de dominação mundial com o segundo álbum. Nesta mesma época decidiu estender seus domínios e estrelar seu primeiro longa-metragem no cinema, aproveitando a popularidade fenomenal entre os jovens. Porém, seu primeiro e único filme, Crossroads – Amigas para Sempre, que completa 20 anos em 2022, coprodução entre a Paramount Pictures e a MTV Films, não atingiu o esperado de crítica ou bilheteria. Com roteiro de Shonda Rhimes e nomes como Zoe Saldana, Dan Aykroyd e Kim Cattrall no elenco, a história é quase uma versão atualizada de Thelma & Louise (1991), mostrando não duas, mas três amigas em viagem pelas estradas dos EUA.

Beyoncé

Beyoncé Knowles é outra musa da música pop que começou a se tornar conhecida no fim dos anos 90, graças ao seu trio de hip hop chamado Destiny’s Child. Ao contrário de Britney Spears, que teve uma vida problemática em vários aspectos, Beyoncé soube administrar sua carreira e escalar até o topo, permanecendo até hoje como uma das mais importantes cantoras mundiais. No cinema também teve mais êxito estrelando alguns filmes. Embora tenha começado oficialmente em produções de pouca repercussão, vide Beverly Hood (1999) e Carmen – Uma Ópera Pop (2001), muitos lembram de Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro, que completa 20 anos em 2022, como seu primeiro trabalho relevante no cinema. No filme, Beyoncé vive a nova parceria do “clone cômico” de James Bond, Foxxy Cleopatra. O que queríamos mesmo é um derivado só com ela. Ah, sim. Britney Spears também faz uma participação especial no terceiro Austin Powers.

Madonna

Falando de musas da música pop, a rainha de todas elas definitivamente é Madonna. Cria dos anos 80, Madonna ajudou a definir a geração MTV com suas roupas, penteados e estilo. Não demorou para que a Material Girl estrelasse seus próprios filmes icônicos na mesma década, vide Procura-se Susan Desesperadamente (1985) e Quem é Essa Garota! (1987). Madonna também seguiu fazendo filmes, mas há exatos 20 anos, infelizmente, encerraria sua carreira como atriz (até o momento) devido ao fiasco de Destino Insólito, considerado um dos piores filmes de todos os tempos, e mostra uma dondoca insuportável perdida numa ilha com um funcionário que destratava. No mesmo ano, ela também entregou a canção tema de 007 – Um Novo Dia para Morrer, ‘Die Another Day’, e fez uma pontinha no filme como a professora de esgrima de James Bond.

Eminem

Não deixe de assistir:

Quando falamos de artistas da música bem-sucedidos no cinema, voltando 20 anos atrás nenhum deles fez mais sucesso de crítica e público do que o polêmico rapper branco Eminem. O rap e o hip hop são tradicionalmente ritmos musicais muito ligados à cultura negra. Mas alguns cantores brancos se arriscaram no gênero contra todas as adversidades. Alguns viraram motivo de piada, como Vanilla Ice nos anos 90. Mas quando falamos em Eminem, o artista encontrou um nicho apostando no humor ácido e incorreto de suas músicas, apadrinhado pelo lendário Dr. Dre – um dos integrantes do importante grupo musical NWA. Talvez hoje a carreira de Eminem fosse vista como apropriação cultural por muitos grupos, e talvez por isso ele tenha sumido do mapa. Mas há 20 anos, Eminem atingia o sucesso máximo nas telonas com o biográfico 8 Mile – Rua das Ilusões, que conta um pouco de sua história, e levou o Oscar de melhor canção para ‘Lose Yourself’, que tocou até não poder mais.

Jennifer Lopez

Por ser bem-sucedida e estabelecida em ambas as carreiras como cantora popstar e estrela de cinema, muitos talvez achem que a latina Jennifer Lopez começou na música. Mas foi ao contrário. J-Lo começou como atriz em 1991 no programa humorístico In Living Color, uma espécie de Saturday Night  Live voltado ao público negro. Em meados da mesma década estrelava filmes como Minha Família (1995) e o thriller de ação Assalto Sobre Trilhos (1995). Foi só em 1999, que J-Lo lançaria sua carreira musical de sucesso, como a nova estrela pop do pedaço. Assim, aproveitando esse hype, há 20 anos a estrela estreava dois longas badalados. E podemos dizer que em ambos seguiu os passos de Julia Roberts. Ambos foram produzidos pela Columbia/Sony: Encontro de Amor é um Uma Linda Mulher (1990), com Lopez como uma camareira de hotel se apaixonando por um político; e Nunca Mais é o seu Dormindo com o Inimigo (1991), onde ao invés de fugir, a mulher aprende a lutar para dar o troco no marido abusivo.

Aaliyah

Princesinha do Hip Hop, a talentosa Aaliyah nos deixou cedo demais, aos 22 aninhos, após um acidente aéreo em 2001. A cantora fez canções para a trilha sonora da animação Anastasia (1997) e Dr. Dolittle (1998) e escalava também para se tornar um talento nas telonas. Em 2000, estrelou ao lado do ator marcial Jet Li no sucesso da Warner, Romeu tem que Morrer, uma reimaginação do clássico de Shakespeare Romeu e Julieta – na forma de um filme de ação. Seu trabalho seguinte, no entanto, seria o último. Em A Rainha dos Condenados, espécie de continuação para o novo clássico dos anos 90, Entrevista com o Vampiro, Aaliyah interpretou a rainha dos vampiros Akasha. Ela veio a falecer na fase de pós-produção do filme e precisou ser dublada em alguns diálogos por seu irmão. Fora isso, já estava escalada para o papel de Zee nas sequências de Matrix, papel que terminou com Nona Gaye.

Busta Rhymes

Famoso desde a década de 90, o rapper Busta Rhymes também iniciou sua participação no cinema na mesma época, coadjuvando em filmes como Duro Aprendizado (1995), de John Singleton, por exemplo. Mas o papel pelo qual ficaria mais conhecido faz parte de um filme que está completando 20 anos em 2022. Em Halloween Ressurreição, Rhymes vive o produtor televisivo Freddie, que tem a “brilhante” ideia de um reality show passado dentro da casa do maníaco Michael Myers. Deu ruim e o filme também. E quem poderia esquecer a infame cena em que Rhymes luta kung fu contra o assassino. Patético.

Courtney Love

Os mais novos talvez não lembrem, mas a viúva de Kurt Cobain teve sua própria banda de rock, chamada Hole. E até fez certo sucesso de meados para o fim dos anos 90. Nesta mesma época, Courtney Love estrelaria em filmes como O Povo Contra Larry Flynt (1996) e O Mundo de Andy (1999), recebendo inclusive muitos elogios da imprensa e clamor por indicações ao Oscar. Mas há 20 anos, Courtney Love estrelava numa produção não tão querida assim. O thriller Encurralada (Trapped) foi mais um projeto pessoal para o então casal Charlize Theron e Stuart Townsend que morreu na praia. A dupla vive um casal na história, que tem sua pequena filha (Dakota Fanning) sequestrada por criminosos, encabeçados por Kevin Bacon (sempre ele) e Courtney Love.

Jon Bon Jovi

Bon Jovi dispensa apresentações. O astro do rock pop já era muito famoso e querido nos anos 80, fazendo uma geração inteira dançar, se apaixonar e curtir ao som de suas baladas e canções mais agitadas. O cantor sempre foi um showman e na década de 90 estendeu sua área de atuação para frente das câmeras em filmes como O Jogo da Verdade (1995), O Sedutor (1996) e Paixões Alucinantes (1997), por exemplo. A maioria das produções estreladas pelo cantor não foram sucesso e terminaram desconhecidas. Porém, há 20 anos, ele tentava a aposta mais ambiciosa. Ou quase. Acontece que Vampiros – Os Mortos é uma espécie de continuação de Vampiros (1998) e tem produção do mesmo John Carpenter. Quem assume a direção é Tommy Lee Wallace, parceiro profissional de Carpenter de longa data, diretor de Halloween III (1982). Por outro lado, o filme teve um lançamento direto em vídeo e quase ninguém viu.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS