terça-feira, abril 30, 2024

Conheça os 10 Filmes MAIS LONGOS de 2023; ‘Oppenheimer’ é o 2º!

Uma das reclamações mais constantes dos fãs de cinema na atualidade é: para que filmes tão longos? Filmes de grande duração sempre existiram e sempre foram mais difíceis de digerir para os não cinéfilos. Até os anos 1960, mais ou menos, esses filmes de mais de três horas de projeção, vide ‘Lawrence da Arábia’ e ‘Cleópatra’, eram exibidos com os chamados “intermission”, ou intervalos, entre uma parte e outra para que o público pudesse sair, esticar as pernas, ir ao banheiro ou descansar um pouco. Seria o caso de voltar com eles?

Na era das vídeo locadoras, nos anos 1980 e 1990, esses filmes mais longos resultavam nas infames fitas duplas – eram necessárias duas fitas VHS para comportar o tamanho destas produções, vide ‘Titanic’, uma das últimas do segmento. Mas de forma geral, a grande maioria das produções desta época não ultrapassava a marca de duas horas. Agora, ao que parece, estamos presenciando o ressurgimento destes filmes imensos, que parecem não terminar nunca. E talvez o surgimento do streaming e do ato de maratonar séries tenha colaborado para esta nova ascensão.

A verdade é que nem todos desejam passar uma longa parte do dia presos a uma sala de cinema, não importa o quão bom seja o filme. Isso sem falar do aspecto comercial, de mais sessões por dia caso o filme seja menor. Por outro lado, para um diretor é dificílimo cortar parte de seu filme e deixar para trás parte de sua arte em nome de um tempo de exibição mais comercial. Seja como for, tendo como base essa nova onda de filmes gigantescos, resolvemos separar para você quais foram os filmes mais longos lançados em 2023. Confira abaixo.

PS. Um filme que será lançado ainda em 2023 não foi computado. Trata-se da reimaginação de ‘A Cor Púrpura’ na forma de musical, que estreia em dezembro nos EUA e janeiro no Brasil. O que acontece é que ainda não foi divulgada a duração do filme, e levando em conta que o original de Steven Spielberg possui 2 horas e 34 minutos de duração, o novo deve ficar nessa marca – o que o colocaria na lista.

10) Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2h 30min)

Estreando a lista em décima posição, temos o encerramento da trilogia mais satisfatória dentro do MCU, comandada por James Gunn. O filme nos traz esperança para o trabalho do cineasta montando a nova DC na Warner, e estreando com ‘Superman Legacy’ em 2025. Os filmes da Marvel não costumam ser curtinhos e o terceiro ‘Guardiões’ é o maior da trilogia. Mas aqui, graças ao seu dinamismo e o desenvolvimento dos personagens, vale cada minuto e ainda ficamos querendo mais.

09) Anatomia de uma Queda (2h 31min)

Em nono lugar temos um filme francês que fez sua estreia no prestigiado Festival de Cannes e despertou falatório de indicações ao Oscar. Thriller dramático, quem estrela é Sandra Hüller, que também marca presença em outro filme europeu badalado essa temporada, ‘Zona de Interesse’. Aqui, ela vive uma mulher suspeita de matar o marido. O único que sabe a verdade é seu filho. O longa chega ao Brasil no início de 2024, tendo passado brevemente nas telonas no Festival Varilux. O drama tem 1 minuto a mais que o item acima.

08) Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2h 34min)

Não deixe de assistir:

O quinto filme da franquia ‘Indiana Jones’ dividiu opiniões, com muitos fãs se sentindo desapontados com o resultado. O velho arqueólogo já não é mais o mesmo, isso porque seu exemplar anterior já não havia caído no gosto da maioria. Mas com o novo filme, o anterior começou a ser visto até mesmo com outros olhos. O primeiro filme da franquia sem a direção de Steven Spielberg foi também o mais longo da série, com quase meia hora a mais que ‘A Última Cruzada’, o mais longo então, com 2 horas e 7 minutos.

07) Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2h 37min)

E se com o mais recente ‘Indiana Jones’ tivemos o exemplar mais longo de sua franquia, o mesmo se repete aqui na série cinematográfica na qual jovens e crianças lutam até a morte em um governo totalitário e doentio. ‘Jogos Vorazes’ é mais do que um blockbuster escapista e guarda muitas críticas sociais e políticas interessantes, se tornando um digno herdeiro de obras como ‘1984’, é claro que moldado de uma forma mais popular. Corroborando o argumento de que os filmes estão muito longos hoje, até essas queridas franquias geraram filmes esticados hoje.

06) Napoleão (2h 38min)

Com um minuto a mais que o novo ‘Jogos Vorazes’, temos agora na lista o épico histórico sobre o Imperador francês controverso. Se um filme é longo, mas é bom, o fato se torna mais tolerável. Mas quando não decola, se torna chato, ou não tem atrativos o suficiente, vira praticamente uma tortura. Não me leve a mal, tenho certeza que este novo trabalho do veterano Ridley Scott possui qualidades de sobra, mas digamos apenas que não vem despertando os elogios esperados. Junte a isso uma projeção de quase três horas e temos um diretor ranzinza reclamando dos franceses por não terem gostado desta “estadia” nos cinemas. Apesar dos pesares, o longa ainda está cotado para o Oscar. Veremos.

05) Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 (2h 43min)

Mais uma franquia querida, mais um diretor sem autocontrole para cortar seu próprio filme. E olhe que o cineasta Christopher McQuarrie tem menos de 80 anos, e planeja uma continuação imediata deste. O superespião Ethan Hunt parece ter enfrentado de tudo em suas aventuras, mas essa é a primeira vez que encara um filme de quase três horas de projeção. Isso porque o recorde na franquia até então era o episódio anterior, ‘Efeito Fallout’, com 2 horas e 27 minutos.

04) John Wick 4 – Baba Yaga (2h 49min)

Para todo lugar que olhamos, vemos diretores dispostos a desafiar a paciência do público. Não importa qual seja o gênero. Seja em filmes de ação, blockbusters, filmes de super-heróis, dramas, obras históricas e por aí vai. Só falta mesmo presenciarmos uma comédia de 3 horas e 30 minutos, ou algum filme de terror gigantesco. Quando o filme é repleto de ação esse impacto é diminuído pelo dinamismo da narrativa. Bem, mesmo assim não deixa de ser um exagero o quarto ‘John Wick’ ter quase 3 horas de puro “tiro, porrada e bomba”, sendo que o mais longo havia sido o terceiro, com 2 horas e 10 minutos. E o quinto vem aí…

03) Beau Tem Medo (2h 59min)

Parece que em 2023, o ator Joaquin Phoenix estava disposto a participar apenas de filmes com quase 3 horas de projeção. Antes de ‘Napoleão’, este foi o filme que o ator entregou (na verdade, ele vinha sendo adiado por um tempo). De Ari Aster, o mesmo diretor de ‘Hereditário’ e ‘Midsommar’, esse pode ser considerado o longa mais louco do cineasta, o mais nonsense e o mais duradouro. E depois eles se perguntam por que ninguém viu o filme. E você, o que achou de ‘Beau tem Medo’?

02) Oppenheimer (3h)

Subindo ao pódio com a medalha de prata dos filmes mais longos de 2023, está um que não cansa de receber elogios. Somente Christopher Nolan conseguiria fazer um filme sobre o criador da bomba atômica, de 3 horas de duração, e ainda assim arrancar todos os elogios possíveis, não da crítica (esses seriam fáceis), mas sim do público (o mesmo que costuma repudiar filmes longos como esse). Acontece que os filmes de Nolan possuem uma mágica própria. Nenhum em seu currículo é curto, mas todos estão entre alguns dos mais comentados dos últimos anos. Se isso não é popularidade…

01) Assassinos da Lua das Flores (3h 26min)

Não tem para ninguém. Subindo ao ponto mais alto do pódio como o filme mais longo de 2023, está o novo trabalho de Martin Scorsese, considerado o melhor diretor ainda em atividade do mundo. O veterano já passou dos 80 anos de idade também, e talvez por isso seja mais difícil se conter e cortar seus filmes. Não que Scorsese seja estranho à filmes longuíssimos, que datam desde seu início de carreira, com ‘New York, New York’ (1977), com 2 horas e 35 minutos. Os mais longos de sua carreira são ‘O Lobo de Wall Street’ (3 horas), ‘Cassino’ (2 horas e 58 minutos) e ‘O Aviador’ (2 horas e 50 minutos). Mas por incrível que pareça ‘Assassinos da Lua das Flores’ não é seu filme mais longo. Esse recorde ainda pertence a seu trabalho anterior, em ‘O Irlandês’ com 3 horas e 29 minutos.

Bônus: Taylor Swift – The Eras Tour (2h 49min)

Em 2023, a cantora loirinha Taylor Swift, de 33 anos, dominou o mundo. Com a turnê chamada Eras Tour, a cantora atacou de todos os lados, chegando inclusive ao Brasil – em um evento que infelizmente resultou em tragédia devido ao calor, com a morte de uma jovem fã. Antes disso, Swift levou este concerto aos cinemas e dominou as bilheterias nos EUA, com sessões lotadas – e vídeos surgindo dos fãs dançando e cantando nas salas. Esse concerto certamente foi um presente para os fãs, com 2 horas e 49 minutos de exibição, pelo preço de um ingresso.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS