sexta-feira, abril 19, 2024

Curiosidades | 11 anos de ‘A Origem’, elogiado sci-fi dirigido por Christopher Nolan

Há exatos onze anos, o aclamado diretor e roteirista Christopher Nolan nos presenteava com uma de suas obras mais icônicas: o filme de ação sci-fi ‘A Origem’.

Estrelado por Leonardo DiCaprio, a história é centrada em Cobb, um inteligente homem com a habilidade única de entrar na mente das pessoas e roubar segredos valiosos do inconsciente durante o estado de sono. Como se não bastasse, Cobb também é um fugitivo, impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard), sua ex-mulher. Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Elliot Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

Recebendo aclame por parte da crítica, que elogiou o roteiro, a direção, os temas retratados, as performances do elenco e os efeitos visuais, a produção também fez um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$830 milhões mundialmente e conquistando quatro estatuetas do Oscar – além de ser indicada a Melhor Filme.

Para celebrar seu aniversário, o CinePOP separou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você pode conferir abaixo:

  • Em uma entrevista à Entertainment Weekly, Nolan explicou que baseou os personagens de ‘A Origem’ nos papéis admitidos em uma produção cinematográfica. Desse modo, Cobb seria o diretor, Arthur interpretaria um produtor, Ariadne seria uma designer de produção, Eames faria parte do elenco, Saito seria o estúdio e Fischer, a audiência. “Tentando escrever um processo criativo em equipe, escrevi um que conheço”, ele comentou.
  • Em virtude de impedir confusão, os exibidores televisivos no Japão incluíram textos no canto esquerdo superior da tela para lembrar os espectadores em que nível do inconsciente as cenas se passavam.

  • Apesar das extensas sequências com efeitos visuais, grande parte delas (incluindo as escadas de Penrose, o corredor rotativo e a avalanche) foi criada através de métodos práticos, sem a utilização do CGI.
  • DiCaprio foi a única escolha para viver o protagonista Cobb, tanto por parte de Nolan quanto por parte da produtora Emma Thomas.
  • Durante as filmagens, detalhes sobre a narrativa foram mantidos sob segredo. Nolan cripticamente descrevia o projeto como um thriller de ação sci-fi contemporâneo, “ambientado dentro da arquitetura da mente”.

  • Se pegarmos as primeiras letras dos personagens principais, Dom, Robert, Eames, Arthur, Mal e Saito, temos a formação da palavra Dreams (sonhos, em tradução para o português). Se adicionarmos Peter, Ariadne e Yusuf, a frase completa forma Dreams Pay (sonhos pagam), em alusão ao que o time faz para roubar os segredos do inconsciente.
  • Kate Winslet foi considerada para o papel de Mal, mas o recusou, explicando que não conseguia se ver como a personagem. Eventualmente, a personagem foi interpretada pela vencedora do Oscar Marion Cottilard.
  • Esse foi o primeiro filme de Nolan desde sua estreia diretorial, ‘Seguinte’ (1998), a ser completamente original. Todas as produções nesse período foram remakes ou obras baseadas em quadrinhos, romances ou contos.

  • À época do lançamento, ‘A Origem’ arrecadou US$836.8 milhões ao redor do mundo, tornando-se o quarto filme de maior sucesso financeiro de 2010. Alcançando o Top 50 das maiores bilheterias de todos os tempos em 2015, ele agora reside em 79º lugar, atrás de ‘Thor: Ragnarok’ e à frente de ‘Transformers: A Vingança dos Derrotados’.
  • A Universidade de Londres, local onde Nolan estudou, foi utilizada como locação para diversas sequências, incluindo o momento em que Miles introduz Cobb a Ariadne. Ela também foi utilizada em outros filmes do diretor, incluindo ‘Batman Begins’‘Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS