sexta-feira, abril 19, 2024

Dua Lipa – 5 Anos | Ranqueamos todas as músicas do álbum homônimo de Dua Lipa

Antes de parar o mundo com o aclamado e saudosista ‘Future Nostalgia’, a cantora e compositora Dua Lipa fez sua estreia oficial no mundo da música com seu álbum homônimo.

Com críticas bastante positivas, a produção não fez sucesso gigantesco à época de seu lançamento, levando um ano até dominar as paradas mundiais e, eventualmente, se tornar o mais ouvido na plataforma do Spotify por uma artista feminina, além de ter vendido 6 milhões de unidades.

Contando com inúmeras versões, o compilado gerou uma série de singles bastante conhecidos, como “New Rules”“IDGAF”, “Hotter Than Hell”“Blow Your Mind (Mwah)” e vários outros – além de incorporar inúmeros estilos musicais, desde o pop-noir ao pop progressivo e ao R&B.

No dia de hoje, 02 de junho, o álbum completa 5 anos desde seu début e, para celebrar, montamos uma lista ranqueando todas as canções da versão padrão, composta por 12 faixas.

Confira:

12. “THINKING ‘BOUT YOU”

A ideia por trás de “Thinking ‘Bout You” é bem clara e se afasta das ambições das faixas que a precedem: aqui, Dua Lipa mergulha em uma espécie de obsessão romântica que parte das premissas clássicas das narrativas similares e que se rende a uma produção atmosférica e beirando o tropical-house. Porém, o resultado poderia ser melhor, pelo simples fato de destoar consideravelmente do restante da obra.

11. “LOST IN YOUR LIGHT”

“Lost In Your Light”, colaboração ao lado do cantor Miguel, parece ter sido colocada estrategicamente em segundo lugar no álbum e, de fato, perde força ao emular com tanta visceralidade sua antecessora, “Genesis”, seja pelo uso da guitarra e do baixo, seja pela repetição de um toque em synth-pop visto na discografia de outras artistas, como RobynLady Gaga.

Não deixe de assistir:

10. “IDGAF”

Assim que lançada, “IDGAF”, assim como os singles anteriores de ‘Dua Lipa’, teve recepção relativamente positiva pela crítica, a qual voltou a elogiar o conteúdo lírico e a impecável produção do canadense Koz. Rendendo mais uma entrada no Hot 100, o borbulhante pop foi indicado para Single do Ano no BRIT Awards 2019.

9. “BEGGING”

A parte mais divertida de “Begging”, que já prenuncia o final do álbum, é o jogo aliterado de palavras de que Dua Lipa se vale no refrão. A explosão de estilos pode parecer exagerada demais na primeira vez que a ouvimos, mas tudo começa a fazer sentido quando compreendemos as pulsões apaixonadas que a cantora traz à tona, como se estivesse se valendo do possível para expressar o que sente.

8. “BE THE ONE”

O segundo single de ‘Dua Lipa’ foi lançado dois anos antes do lançamento do álbum e, talvez, tenha sido o começou a chamar nossa atenção e a colocá-la no centro dos holofotes: “Be The One” mistura europoppower pop e synth-pop em uma jornada de redenção romântica que foi teve aceitação bastante positiva principalmente por sua produção.

7. “HOMESICK”

É interessante ver como a produção consegue se equilibrar entre vibrantes convites à pista de dança e momentos de reflexão dramática, como é o caso da ótima e subestimada “Homesick”. Dua Lipa entrega seus melhores vocais na faixa que conclui a versão padrão de seu álbum de estreia homônimo, aliando-se a Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, para uma envolvente e pungente piano-ballad.

6. “NO GOODBYES”

Dua Lipa sabe muito bem como construir uma canção própria para as pistas da dança – mas ela também tem um tato invejável para baladas e semi-baladas eletrônicas, como é o caso de “No Goodbyes”. A narcótica faz ótimo uso de diversas incursões instrumentais, de sintetizadores, baixos e baterias a um piano eletrônico escondido em segundo plano, todos aliados para colocar em voga a presença da performer.

5. “GENESIS”

A abertura do álbum, “Genesis”, é bastante interessante e já dá o tom da produção, incorporando elementos do R&B dos anos 1980 à guitarra elétrica e dando ares de um electro-pop mais sutil – discorrendo sobre uma narrativa romântica prestes a terminar e marcada por versos como “eu preciso do seu toque, isso está ficando sério”“me diga que isso não é o nosso fim”.

4. “GARDEN”

“Garden” é uma das joias escondidas no cerne do álbum e merecia mais reconhecimento do que tem: a belíssima faixa começa como uma balada e gradativamente transforma-se em uma poderosa narrativa antêmica que nos arremessa de volta para a virada dos anos 2000 para os anos 2010, destacando os vocais retumbantes de Dua Lipa e a produção de Koz e de Greg Wells.

3. “HOTTER THAN HELL”

“Hotter Than Hell” continua como uma das faixas favoritas do álbum – e não é por qualquer motivo. A terceira track da produção foi lançado como o quarto single e demonstrou um apreço gigantesco da artista pelo tropical pop e pelo dance-pop, revelando sua habilidade inegável em construir músicas prontas para o mercado mainstream e recheadas de batidas envolventes.

2. “NEW RULES”

“New Rules” parou o mundo com sua batida cativante, estandarte do maior patamar possível do tropical house e do EDM. Construída a partir de baterias e sintetizadores minimalistas, a faixa conquistou o público com força descomunal e alcançou o topo das paradas em vários países – além de render à Dua sua primeira entrada no Top 10 da Hot 100 da Billboard (#6) e uma indicação às categorias de Música do Ano e Melhor Coreografia no VMA 2018.

1. “BLOW YOUR MIND (MWAH)”

Dua Lipa uniu-se com o famoso produtor e compositor canadense Jon Levine para o nu-disco “Blow Your Mind (Mwah)”. Digna de ter maior reconhecimento pelo público – e um hino irretocável para as pistas de dança -, a canção foi elogiada por sua mensagem positiva que fala sobre estar confortável com seu próprio corpo independente do que as outras pessoas falam.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS