sábado, abril 27, 2024

James Cameron revela se acha que o 3D acabou…

Nos últimos anos, o primeiro ‘Avatar‘ (2009), de James Cameron, tem sido um ponto de discussão acalorado em termos de relevância cultural. Após o seu lançamento, o filme se tornou o produto de maior bilheteria de todos os tempos (ajustado pela inflação), elogiado por seus efeitos visuais e construção de mundo.

Avatar‘ proporcionou avanços na tecnologia cinematográfica que se tornaram regras no cenário dos blockbusters. Um desses pontos focais é o uso da tecnologia 3D no filme, que ainda era uma novidade para o público contemporâneo na época. ‘Avatar‘ usou a tecnologia para trazer um nível totalmente novo de imersão aos espectadores enquanto eles experimentavam o mundo de Pandora.

Claro, James Cameron está longe de encerrar sua carreira com ‘Avatar‘, após várias sequências confirmadas. A primeira, ‘Avatar: O Caminho da Água‘, arrecadou US$ 2,3 bilhões mundialmente e se tornou a 3ª maior bilheteria da história.

Se você perguntar a James Cameron sobre o impacto duradouro da franquia, é a maneira como ‘Avatar‘ usa o formato 3D que ele acredita ser a contribuição mais significativa do filme para como os blockbusters são lançados hoje.

“Eu diria que o 3D foi geralmente adotado por um período de tempo. ‘Avatar’ ganhou a melhor fotografia com uma câmera digital 3D. Nenhuma câmera digital havia ganhado o Oscar de melhor fotografia antes. Então, dois dos três anos seguintes, as mesmas câmeras foram usadas pelos diretores de fotografia que ganharam o Oscar. Então você conseguiu 3 dos 4 anos em que a Academia abraçou a cinematografia digital. E todos os 3 desses filmes foram em 3D”, diz Cameron, que acreditava no formato 3D.

Que continuou: “Parece que para a maioria das pessoas o 3D ‘acabou’. Mas realmente não acabou. Na realidade, ele acabou de ser aceito. É apenas agora uma parte de suas escolhas quando você vai ao cinema para ver um grande sucesso de bilheteria… Eu comparo isso com cores. Quando os filmes coloridos surgiram, era um grande coisa. As pessoas iam ver filmes porque eram em cores. Acho que na época de ‘Avatar’, as pessoas costumavam ir ver filmes porque eram em 3D… Acho que isso teve um impacto em como os filmes eram apresentado que agora é meio aceito e parte do zeitgeist e como é feito”.

Em 2018, o diretor James Cameron revelou que estava trabalhando em uma NOVA tecnologia em que a projeção 3D não precisaria de óculos.

Em EXCLUSIVA entrevista ao CinePOP, o produtor Jon Landau foi questionado pelo jornalista Renato Marafon se eles ainda estão trabalhando nessa tecnologia… e a resposta é não!

“Não estamos trabalhando nisso. As pessoas pensam nos óculos como algo negativo, mas, quando você vai à praia, os óculos fazem parte da experiência. Quando eu coloco esses óculos nos cinemas, isso transforma minha experiência. E eu terei uma experiência melhor por causa disso.”, afirmou Landau.

Não deixe de assistir:

Assista a entrevista e siga o CinePOP no YouTube:

Você acredita no futuro do 3D nos cinemas?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS