domingo, abril 28, 2024

Muita Nostalgia! ‘007’, ‘Superman’, ‘Psicose’ – Relembre os filmes Lançados em Junho Há 40 Anos!

Junho é época do verão norte-americano. O período se tornou conhecido por ser a época de lançamento dos maiores filmes de cada ano. Por ser a época de férias da garotada, os grandes estúdios reservam suas maiores estreias justamente para o período, por saberem que o público-alvo irá poder ver e rever tais filmes sem problemas, enquanto celebram o tão aguardado descanso das aulas. Assim, o período de junho a agosto ficou conhecido como “a casa” dos maiores blockbusters de seus respectivos anos. Com o aumento da oferta de grandes produções, essa faixa de lançamento começou a ficar mais larga e atualmente já ganhamos alguns dos maiores filmes do ano em maio e abril; além, é claro, do fim do ano.

Esse ano, como não poderia deixar de ser, junho chegou quente, iniciando os trabalhos com o elogiadíssimo ‘Homem-Aranha Através do Aranhaverso’. Na semana seguinte foi a vez de ‘Transformers: O Despertar das Feras’. No fim de semana passado ganhamos ‘The Flash’ e a animação da Disney ‘Elementos’. O mês termina em grande estilo com ‘Indiana Jones e a Relíquia do Destino’. Mas ainda sobrou espaço para o terror ‘Boogeyman: Seu Medo é Real’, o escracho de Jennifer Lawrence, ‘Que Horas Eu te Pego?’, e no streaming a ação ficou por conta de Chris Hemsworth em ‘Resgate 2’.

Como nosso tópico recorrente é sempre a nostalgia, aqui iremos voltar nada menos do que quatro décadas no passado para recordar o que estava sendo lançado nos cinemas no mês de junho naquela época. Os filmes de junho enfrentavam uma competição pesadíssima naquele tempo, já que o maior filme de tal ano, ‘O Retorno de Jedi’, terceiro filme da trilogia original de ‘Star Wars’ havia sido lançado no final de maio e não deixou pedra sobre pedra, dominando totalmente as bilheterias. Confira abaixo as valentes superproduções que ousaram enfrentar o maior filme de 40 anos atrás nos cinemas.

Leia também: ‘Velozes e Furiosos’, ‘As Panteras’, ‘Hulk’ e os Lançamentos de Junho de 20 anos Atrás nos Cinemas!

007 Contra Octopussy

Sim, querido leitor, há 40 anos já tínhamos a franquia 007 fazendo estrago nos cinemas. Bem, na verdade já temos a franquia do maior espião do cinema há uns 60 anos “causando” na cultura pop. A esta altura, James Bond já havia sido vivido por seu terceiro intérprete, o inesquecível bonachão Roger Moore, que estava em vias de se despedir do personagem. Ele só voltou para esse que foi sua sexta vez no papel para enfrentar ninguém menos do que Sean Connery, que também era Bond em outro filme no mesmo ano (leia mais sobre o caso no link abaixo). ‘Octopussy’ estreou no segundo fim de semana de junho daquele ano e pegou a segunda posição do ranking, ficando atrás de… isso mesmo, ‘O Retorno de Jedi’. Mesmo assim, foi a maior estreia da semana.

Leia também: Roger Moore vs. Sean Connery | Há 40 Anos Estreavam DOIS FILMES de 007 nos cinemas! Você Sabia?

Superman III

Há 40 anos também, a franquia do maior herói de quadrinhos de todos, o Superman, seguia bastante popular, com o eterno Christopher Reeve no papel principal. Aqui, Reeve voltava para o terceiro filme no papel do homem de aço, mas algo estava diferente. Fã declarado da franquia, o saudoso humorista Richard Pryor fez campanha e conseguiu papel no terceiro longa. Mas não apenas isso, ele ganhou foi um presentaço dominando o filme e ganhando tanto espaço na narrativa quanto o próprio protagonista. O fato deu para ‘Superman III’ um ar meio cômico e inusitado. Apesar disso, o filme foi o primeiro a conseguir derrubar ‘O Retorno de Jedi’ do trono, assumindo a primeira posição do ranking no terceiro fim de semana de junho daquele ano.

Não deixe de assistir:

Psicose II

Há 40 anos também presenciávamos o retorno de um verdadeiro clássico. Norman Bates, o vilão de ‘Psicose’ (1960), do mestre Alfred Hitchcock, voltava 23 anos depois para mais um round de loucuras e mortes, interpretado novamente por Anthony Perkins. Em uma nova visita ao Bates Motel, a sequência mostrava Norman saindo do hospital psiquiátrico e tentando se reintegrar à sociedade. Mas as mesmas visões do passado também dão as caras, fazendo o sujeito não distinguir o real e a fantasia de sua mente. Sim, já pudemos perceber que as intermináveis continuações do cinema não são coisa de agora e já eram uma realidade há 40 anos, trazendo de volta até verdadeiras obras-primas do suspense. ‘Psicose II’ estreou no primeiro final de semana de junho daquele ano e bateu de frente no paredão ‘O Retorno de Jedi’. Mesmo assim, foi a melhor estreia de seu fim de semana, conquistando a medalha de prata do ranking.

Leia também: Junho Há 10 Anos! Relembre os Filmes Lançados há uma década nesse mês – Você Viu Todos?

Trocando as Bolas

Uma das comédias mais queridas dos anos 80, ‘Trocando as Bolas’ marcou o segundo filme da carreira do astro Eddie Muprhy, depois de ’48 Horas’ (1982), mas antes de ‘Um Tira da Pesada’ (1984). O filme marcou também a primeira parceria entre Murphy e o diretor John Landis, cinco anos antes de ‘Um Príncipe em Nova York’ – que se tornou um filme bem mais popular. ‘Trocando as Bolas’ pode ser considerado hoje um filme quase obscuro, já que grande parte do público mais jovem não o conhece e poucos falam sobre ele na atualidade. A trama mostra dois irmãos idosos milionários, dispostos a provar a máxima de que “o meio faz o homem”. Assim, transformam a vida de dois sujeitos em seu joguete. O playboy Dan Aykroyd é desprovido de tudo, se tornando um sem-teto, enquanto um malandro de rua (Murphy) é transformado em ricaço. Jamie Lee Curtis também está no elenco. Produção da Paramount, a comédia estreou no mesmo fim de semana de ‘Octopussy’ e não conseguiu superá-lo, ficando em terceira posição do ranking.

No Limite da Realidade

Recentemente, escrevi uma matéria sobre essa produção problemática, que marcou um trágico acidente nos bastidores, onde três atores (incluindo duas crianças) terminaram perdendo suas vidas em uma cena de ação – leia abaixo. Com produção de Steven Spielberg, o filme é a versão para o cinema da clássica série de ficção, suspense e terror ‘Além da Imaginação’. No filme, quatro histórias diferentes são contadas, com direção de Spielberg, Joe Dante, George Miller e John Landis. ‘No Limite da Realidade’ estreou no último fim de semana de junho daquele ano, e ficou em quarta posição do ranking, não conseguindo mover ‘Superman III’, ‘O Retorno de Jedi’ e o item abaixo…

Leia também: ‘No Limite da Realidade’ – Filme “Maldito” de Steven Spielberg Completa 40 Anos: Conheça a Bizarra História

Porky’s II – O Dia Seguinte

O primeiro ‘Porky’s’, uma comédia adolescente escrachada, muito sacana e bastante politicamente incorreta, fez enorme sucesso em 1981 e abriu as portas para o que veríamos em ‘American Pie’, por exemplo. Para esta continuação, a Fox segurou um pouco a onda, e embora ainda tivéssemos muitas piadas abaixo da linha da cintura, o longa ganhava consciência botando a garotada para combater racistas e políticos corruptos. O segundo ‘Porky’s’ também estreou no último fim de semana de junho de 40 anos atrás e embora não tenha sido páreo para ‘O Retorno de Jedi’ e ‘Superman III’, foi a maior estreia do fim de semana, batendo ‘No Limite da Realidade’.

Leia também: Nostalgia Máxima! Relembre os Filmes Lançados em JUNHO há 30 anos nos cinemas!!

Jogos de Guerra

Embora desconhecido hoje por grande parte do público, e não muito falado, ‘Jogos de Guerra’, da MGM, rapidamente se tornou um cult em sua época de lançamento. O filme se beneficiava dos computadores e videogames que surgiam como a grande novidade do futuro no início dos anos 1980. Aqui, a trama trazia Matthew Broderick três anos antes de “curtir a vida adoidado”, para o papel de David, um jovem especialista em games eletrônicos, que sem querer ameaça a paz mundial ao invadir a segurança dos computadores do governo americano, transformando seu jogo de guerra em um risco verdadeiro para a Terceira Guerra Mundial. O longa estreou no primeiro fim de semana de junho daquele ano e ficou em terceiro lugar, atrás de ‘O Retorno de Jedi’ e ‘Psicose II’.

O Médico Erótico

Aqui temos outra produção pouco falada hoje em dia. Trata-se de uma comédia estrelada pelo popular Steve Martin, um dos grisalhos mais queridos da história de Hollywood. Atualmente, o humorista voltou com tudo, graças ao sucesso da série ‘Only Murders in the Building’. Voltando 40 anos no passado, ele nos apresentava essa comédia da Warner, sobre um médico que cria uma nova técnica de cirurgia no cérebro e aos poucos vai perdendo sua sanidade, ao mesmo tempo em que se envolve com duas mulheres. Kathleen Turner faz par com Martin. A comédia também estreou no primeiro fim de semana de junho há 40 anos, mas ficou em quarta posição, atrás de ‘Jogos de Guerra’ e ‘Octopussy’, além, é claro, de ‘O Retorno de Jedi’.

O Negócio é Sobreviver

Também falei sobre essa comédia obscura da Columbia protagonizada pelos saudosos Robin Williams e Walter Matthau – na matéria sobre comédias desconhecidas dos anos 80 (que você pode conferir no link abaixo). Na trama, Williams e Matthau são dois sujeitos azarados, que perdem seus empregos, mas ficam amigos. Eles decidem ir fazer um curso de sobrevivência na neve e aprendem a usar armas, após sem querer frustrarem um assalto. Porém, se tornam alvo do criminoso. O filme estreou no último fim de semana de junho de 40 anos atrás, e ficou em oitava posição, não sendo páreo para ‘O Retorno de Jedi‘, ‘Superman III‘, ‘Porky’s II’, ‘No Limite da Realidade’, ‘Trocando as Bolas‘, ‘Octopussy‘ e ‘Jogos de Guerra‘.

Leia também: Nostalgia! 10 Comédias dos Anos 80 que Você NUNCA Tinha Ouvido Falar!!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS