sábado, abril 27, 2024

Nostalgia! 10 Comédias dos Anos 80 que Você NUNCA Tinha Ouvido Falar!!

Quando pensamos em comédias clássicas da década mais divertida para o cinema, os anos 80, os filmes que logo vem à nossas mentes são ícones como ‘Um Príncipe em Nova York’, ‘Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem’, ‘Corra que a Polícia Vem Aí!’ e ‘Loucademia de Polícia’, por exemplo, além, é claro, de ícones do cinema juvenil como ‘Curtindo a Vida Adoidado’, ‘Clube dos Cinco’ e ‘Mulher Nota Mil’. Essas são comédias eternizadas nas mentes e corações dos fãs, e ainda muito populares com o grande público, sendo passadas de geração em geração sem perder a força ressonante. Mas é claro que também existe o oposto. Ou seja, comédias lançadas nos anos 80, que visavam fazer sucesso, mas terminaram rapidamente esquecidas. Com o passar dos anos seguiram caindo ainda mais na obscuridade, até se tornarem filmes que quase ninguém ouviu falar.

Essa nova matéria é justamente sobre tais produções. Aqui iremos abordar somente os filmes de comédia dos anos 80 que estão completando 40 anos de lançamento em 2023, um aniversário digno de ser comemorado, para dar uma nova chance de tais longas serem, quem sabe, redescobertos. Fora isso selecionei também apenas filmes vindos de grandes estúdios, com grandes nomes na frente ou atrás das câmeras. Confira abaixo.

Cerveja Maluca

Começamos com essa comédia cult que marca a estreia do sumido Rick Moranis nos cinemas há 40 anos. Moranis, como todos sabem, marcou a década de 80 com sucessos como ‘Os Caça-Fantasmas’ (e sua continuação), ‘Querida, Encolhi as Crianças’ e ‘A Pequena Loja de Horrores’. Aqui temos a adaptação de um esquete do programa humorístico ‘Second City TV’ (1976-1981) para o cinema. ‘Second City TV’ foi um programa canadense no estilo do ‘Saturday Night Live’, que fez muito sucesso por lá, composto por esquetes de um fictício canal de TV, o tal Second City. No esquete em questão, intitulado ‘Great White North’, Rick Moranis e Dave Thomas interpretavam os irmãos Bob e Doug McKenzie, dois beberrões que comentavam sobre fatos da atualidade e tiravam muito sarro da cultura e dos costumes canadenses. Os personagens ficaram tão populares que ganharam seu próprio desenho animado e aqui estrelavam seu longa-metragem. Uma curiosidade é que Moranis e Thomas também escreveram o roteiro e dirigiram o filme. Uma continuação era pensada para 1999, mas nunca chegou a sair do papel.

Tudo por uma Herança

Outro comediante muito icônico da década de 80 foi o saudoso Rodney Dangerfield, que vivia disparando sua frase de efeito em suas apresentações: “I get no respect’ (‘Eu não sou respeitado’). Dangerfield, falecido em 2004, estrelou sucessos como ‘O Clube dos Pilantras’ e ‘De Volta às Aulas‘; e também ganharia seu próprio desenho animado nos cinemas com ‘Rover Dangerfield – Uma Vida de Cachorro’, em que virava um cão desenhado com suas características físicas – para o qual o ator cedia sua voz. Aqui, ele vive o típico personagem que sempre interpretou, um sujeito fanfarrão, que adora beber, apostar e comer porcaria. Sua vida parecia estagnada, até que sua sogra “bate as botas” e deixa para sua esposa uma verdadeira fortuna, isto é, a menos que ele entre nos eixos e deixe para trás a vida de esbórnia.

Doutor Detroit e suas Mulheres

Seguimos na lista com outra figura icônica dos anos 80, Dan Aykroyd. Um ano antes de viver Ray Stantz de ‘Os Caça-Fantamas’, Aykroyd foi o ‘Doutor Detroit’. Aqui, no entanto, o ator já havia estrelado o cult ‘Os Irmãos Cara-de-Pau’. No filme da Universal Pictures, ele vive um professor universitário retraído, dono de uma vida que é um verdadeiro marasmo. Assim como em ‘O Professor Aloprado’ (1963), o protagonista se transforma em um farrista sedutor. Aqui, porém, a mudança não é por uma fórmula secreta, mas sim ao encontrar quatro garotas de programa, deixadas sob seus cuidados por um cafetão. Dentre as quatro beldades estão Fran Drescher (que dez anos depois se tornaria a ‘The Nanny’) e a estonteante Donna Dixon.

O Negócio é Sobreviver

Não deixe de assistir:

Agora temos uma produção da Columbia Pictures (atual Sony), que une em tela uma das duplas mais inusitadas dos anos 80. O saudoso Robin Williams, falecido em 2014, vive Donald, um sujeito azarado, que perde o emprego em uma grande firma. O veterano Walter Matthau (falecido em 2000) interpreta Sonny, cujo negócio termina explodido. Sem empregos, essa incomum dupla acidentalmente frustra os planos de um assaltante, se tornando heróis. Dessa combinação surge uma improvável amizade. Assim os dois decidem fazer um curso de sobrevivência na neve. Mas o mesmo assaltante, que conseguiu fugir, parte atrás de vingança contra eles.

Taxi Especial

Aqui temos outra produção da Universal Pictures, que marca o segundo filme da carreira do diretor Joel Schumacher (falecido em 2020), conhecido por obras icônicas dos anos 80 e 90, como ‘Os Garotos Perdidos’, ‘Linha Mortal’, ‘Um Dia de Fúria’, ‘Batman Eternamente’ e ‘Tempo de Matar’. Schumacher escreve e dirige o longa, e a ideia aqui era pegar carona (com o perdão do trocadilho) no sucesso da série de TV ‘Taxi’ (1978-1983), que sacudia os números de audiência e mostrava o dia a dia de motoristas e administradores de uma companhia de Táxis na cidade de Nova York. No filme, somos apresentados a uma equipe para lá de maluca de motoristas da cidade de Washington DC, a capital dos EUA. Dentre os motoristas o chamariz era o invocado Mr. T (que estampa o poster) e estava a toda com os sucessos de ‘Rocky III’ (1982) e a série ‘Esquadrão Classe A’, que havia acabado de estrear.

Uma Tacada da Pesada

Sim, nos anos 80 muitas traduções de títulos usavam os termos “da pesada” ou “do barulho” por aqui no Brasil. Aqui temos novamente um grande estúdio por trás, um diretor renomado e um trio de protagonistas de peso. Com produção da Warner, o filme é dirigido por William Friedkin, de clássicos como ‘O Exorcista’ e ‘Operação França’. No elenco, quem protagoniza é Chevy Chase, no mesmo ano em que ficaria para sempre eternizado como Clark Griswold de ‘Férias Frustradas’. Fazendo par com ele, ninguém menos que Sigourney Weaver, que tinha no currículo o sucesso de ‘Alien’ e no ano seguinte estrelaria ‘Os Caça-Fantasmas’. Fechando o elenco principal, o dançarino e ator Gregory Hines, de ‘O Sol da Meia Noite’. Antes de ‘O Senhor das Armas’ e ‘Cães de Guerra’, Chevy Chase viveu um incomum negociante de armas nesta comédia.

Primavera na Pele

Após o sucesso de ‘Porky’s – A Casa do Amor e do Riso’ em 1981, as comédias picantes adolescentes atingiam um novo patamar, e todo grande estúdio visava replicar o feito da 20th Century Fox. Assim, dois anos depois quem investia no subgênero era a Columbia Pictures (Sony). O filme nada mais é do que uma desculpa para piadas sexuais apimentadas, com muitas jovens de biquini e também nuas durante o conhecido feriado de ‘Spring Break’ (o título original) em Fort Lauderdale, na Flórida, onde os universitários vão para se esbaldar com muita bebida, e claro, sexo. Nesse cenário, dois jovens vão passar as férias da faculdade, se metendo em todo tipo de confusão atrás de belas mulheres e conhecendo todo tipo de figura exótica também. O destaque é a estonteante Corinne Wahl no papel de Joan. A curiosidade é que na direção está Sean S. Cunningham, o criador do ‘Sexta-Feira 13’ original de 1980.

Que Vida Maluca!

Agora temos o terceiro filme da Universal Pictures na lista, depois de ‘Doutor Detroit’ e ‘Taxi Especial’. Deu para ver que só dava o estúdio há 40 anos, pena que no caso destas comédias, todas foram varridas para debaixo do tapete mais rápido do que se esperava. Aqui temos o primeiro papel de destaque como protagonista de outra figura lendária dos anos 80, o rechonchudo John Candy. O ator se despediu de nós cedo demais, em 1994, falecendo aos 43 anos. Candy é outro veterano do programa de esquetes canadense ‘Second City TV’ e com ‘Going Berserk’ (no título original) ganhava sua primeira grande chance no cinema. Como diz o título, o filme em si também é maluco e funciona quase como uma coletânea de esquetes, contendo a história de John Bourgignon, um festeiro que está para se casar com a filha de um político. Numa noite alucinante, ele conhece todo tipo de figura excêntrica.

Uma Comédia Romântica

O título pode não ser o mais criativo desta… bem, comédia romântica da MGM. Quem protagoniza é outra figura marcante dos anos 80, o baixinho inglês Dudley Moore – que ficaria eternizado por sucessos como ‘Mulher Nota 10’ e ‘Arthur – O Milionário Sedutor’. Falecido em 2002, o ator fez par com Mary Steenburgen, atriz vencedora do Oscar, que sempre será lembrada como a professora Clara do sucesso ‘De Volta para o Futuro 3’ e acaba de lançar nos cinemas ‘Do Jeito que Elas Querem 2’, com Diane Keaton e Jane Fonda. Aqui, aos 30 anos, Steenburgen vive Phoebe, uma aspirante a escritora, metida numa relação de amizade colorida por sete anos com Jason (Moore), um homem casado. O filme discutia as relações “modernas” nos anos 80. Na direção, Arthur Hiller, de ‘Love Story’ (1970), um dos filmes mais românticos da história do cinema.

Se Viver Mande um Postal

Finalizando a matéria das comédias que quase ninguém ouviu falar, temos uma produção dela mesmo, a Toda-Poderosa Walt Disney. A brincadeira do estúdio aqui é com os filmes de suspense, no melhor estilo Alfred Hitchcock, adicionando, é claro, muito humor à mistura. A protagonista é Margot Kidder, a Lois Lane da franquia ‘Superman’ com Christopher Reeve, dos anos 70 e 80. Ela vive Mickey Raymond, uma aspirante a escritora, saindo em busca da experiência para seu primeiro livro de mistério policial. Para isso, viaja para Malta, na Europa. Acidentalmente, ela termina se envolvendo numa trama igual a que deseja escrever em seu livro e precisa lutar por sua vida. A única pessoa em que pode confiar é num turista americano por quem desenvolve uma relação de amor e ódio, papel de Robert Hayes, o protagonista de ‘Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu’.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS