sábado, abril 27, 2024

Nostalgia na Amazon | Lançamentos de Filmes dos ANOS 90 para conferir na Prime Video

As plataformas de streaming entenderam que precisam apostar também em conteúdo nostálgico para os fãs mais antigos e todos aqueles que se interessam ou possuem curiosidade sobre o que era feito no passado. Tudo bem que grande parte do acervo de uma plataforma de streaming precisa ser de coisas novas, antenadas com a modernidade. Porém, cada vez mais as plataformas de streaming estão dispostas a investir também na nostalgia, em especial dos anos 80 e 90 – existe um grande movimento de fãs de cinema neste sentido, afinal são uma parcela enorme dos espectadores – que eram crianças ou adolescentes na época.

É isso que leva documentários como o recente sobre a Xuxa a se tornarem sucesso de audiência. E é isso que leva grande parte dos produtores de mídia física digital, vide DVDs e Blu-Rays, a apostarem em conteúdos destas épocas. Assim, nada mais natural que os streamings também reservem uma área para estes clássicos modernos. E um que vem se destacando bastante nesse sentido é a Amazon Prime Video. Nessa nova matéria selecionamos alguns dos filmes mais interessantes dos anos 90 que a Amazon trouxe recentemente para seu acervo – para ser conferido por todos os fãs saudosistas. Confira abaixo.

Leia também: Nostalgia na Amazon | Lançamentos de Filmes dos anos 80 para conferir na Prime Video

Melhor é Impossível (1997)

Para todos aqueles com saudades do monstro sagrado Jack Nicholson, nada melhor do que assistir a um de seus melhores trabalhos na telona, que a Amazon Prime Video traz de forma exclusiva à sua plataforma. Estamos falando do filme indicado ao Oscar ‘Melhor é Impossível’. O veterano Jack Nicholson está aposentado como ator desde 2010, quando fez uma participação na comédia dramática ‘Como Você Sabe’. Como protagonista, seu último trabalho foi ao lado de Morgan Freeman no drama cômico ‘Antes de Partir’ em 2007. O ator está com 86 anos atualmente. Voltando 26 anos no passado, encontramos esse filme que deu para Nicholson seu terceiro Oscar de atuação.

Mas não apenas isso, o filme da TriStar Pictures igualmente premiou Helen Hunt na categoria de melhor atriz no Oscar. No filme, Hunt vive uma garçonete de vida difícil, que precisa lidar com o filho doente enquanto tenta equilibrar a vida de mulher solteira. Nicholson é um escritor que tem T.O.C. e um comportamento antissocial, machista e homofóbico, em rota de redenção. Será que colaria nos dias de hoje?

Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)

Se nos anos 1980, o retrato de personagens masculinos protagonistas era o de homens falhos e politicamente incorretos, seres quase indomáveis, na década seguinte esse perfil ganhou uma evolução: agora eles estavam dispostos a melhorar e evoluir, e tudo o que precisavam era de uma mulher que lhes mostrasse o caminho. Esse é o tema de ambos ‘Melhor é Impossível’ e ‘Jerry Maguire’, grandes sucessos dos anos 90, protagonizados pelos maiores astros de Hollywood da época.

Depois de Jack Nicholson, quem estrela aqui é Tom Cruise, como o personagem título, um ambicioso gerente esportivo que é demitido de sua badalada empresa. Ele decide iniciar seu próprio negócio e para isso administra a carreira de um astro do futebol americano, o único que não o deixou, ao mesmo tempo em que vive uma história de amor com uma colega de trabalho, também mãe solteira, que sempre esteve ao seu lado. Cruise foi indicado ao Oscar e o filme também.

Não deixe de assistir:

O Profissional (1994)

Clássico cult dos anos 90, este filme tem assinatura do francês Luc Besson, então saído do sucesso de ‘Nikita – Criada para Matar’ (1990), e serviu para apresentar ao mundo o talento de uma então miudinha Natalie Portman em seu primeiro filme. O longa esteve durante muito tempo no acervo da rival Netflix, mas ao que parece a Amazon Prime Video tratou de fazer acordo com a Columbia (Sony) para disponibilizar alguns de seus filmes, e tratou de fisgar ‘O Profissional’. Na trama, Portman vive uma adolescente cuja família é inteiramente assassinada por um policial corrupto, papel de Gary Oldman. A única salvação da menina é o vizinho misterioso, vivido pelo francês Jean Reno, que por coincidência é um assassino profissional.

Instinto Selvagem (1992)

Um dos maiores clássicos dos anos 90, ‘Instinto Selvagem’ serviu como precursor do subgênero dos thrillers eróticos intensos na sua década. Depois dele tivemos muitos “imitadores”, a começar por ‘Corpo em Evidência’, com Madonna, logo no ano seguinte. Mas o original é inigualável e serviu para apresentar ao mundo o talento e beleza da musa Sharon Stone, que dominou a década. Nem mesmo os filmes que Stone fez depois dentro do mesmo subgênero fariam tanto sucesso.

Dirigido por Paul Verhoeven (que ainda tem ‘Robocop’ e ‘Conquista Sangrenta’ na Amazon), ‘Instinto Selvagem’ traz Michael Douglas como um policial investigando um assassinato violentíssimo com um furador de gelo durante o ato sexual. Todas as pistas apontam para a namorada do morto, uma escritora de suspense de comportamento sexual bem livre, vivida por Stone.

O Vingador do Futuro (1990)

Por falar em Sharon Stone, dois anos antes de ganhar os holofotes em ‘Instinto Selvagem’, com direito à cruzada de pernas mais letal da sétima arte, a bela loira já havia dado as caras e chamado atenção neste blockbuster de Arnold Schwarzenegger que foi um dos maiores sucessos do início dos anos 90. Os não familiarizados podem até confundir os títulos semelhantes aqui no Brasil, mas ‘O Vingador do Futuro’ não tem nada a ver com ‘O Exterminador do Futuro’ (certamente os engraçadinhos por aqui tascaram esse nome para fazer alusão). Passado no futuro, Arnold vive um homem que descobre que sua vida é uma farsa e possui memórias implantadas, o que inclui seu casamento de mentira com a bela loira Sharon Stone. Ele na verdade é um revolucionário que deve ajudar rebeldes de Marte a se libertarem de seus opressores. E sim, aqui temos mais um filme de Paul Verhoeven.

Risco Total (1993)

Não dá para falar em Arnold Schwarzenegger nos anos 90, sem mencionar seu maior “rival”, o garanhão italiano Sylvester Stallone. Os dois mantinham uma disputa saudável (dentro do possível) para ver quem protagonizava os maiores filmes e obtinha os maiores sucessos. Um dos maiores da carreira de Sly na época foi este ‘Risco Total’, sobre o qual falei numa matéria recente. O filme é uma espécie de ‘Duro de Matar’ nas montanhas geladas, e o fato é tão verdade que aqui foi contratado o mesmo diretor de ‘Duro de Matar 2’. Na trama, criminosos infiltrados como agentes do governo roubam uma fortuna transportada em um avião. Mas o dinheiro cai na neve e eles precisam de uma equipe especial treinada para resgates, comandada por Stallone, que obviamente irá frustrar os planos dos bandidos.

Confira abaixo: Os 30 Anos de ‘Risco Total’ | Um dos melhores filmes de ação de Sylvester Stallone – Disponível na Amazon Prime Video

Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991)

Um dos projetos de maior hype no início dos anos 90 foi a versão do clássico Peter Pan comandada por ninguém menos que Steven Spielberg. Pensa só, na época isso era o mesmo que juntar a fome com a vontade de comer. E se hoje estamos saturados com a quantidade de filmes sobre Peter Pan, na época tudo o que os fãs tinham era a clássica animação da Disney dos anos 1950. O filme de Spielberg foi a primeira versão memorável em live-action do conto. O diretor de ‘E.T.’ e ‘Indiana Jones’ era conhecido por suas aventuras grandiosas e com muito coração; e para o conto célebre resolvia dar uma nova guinada na trama. Essa é a história de como Peter Pan saiu da Terra do Nunca, cresceu, se casou, se tornou workaholic e esqueceu todo o seu passado. Mas ao ter os filhos sequestrados pelo Capitão Gancho, precisará reaprender a voar, literalmente.

Tank Girl – Detonando o Futuro (1995)

Nos anos 1990 não vivíamos a era dos blockbusters baseados em super-heróis de quadrinhos que temos hoje; sendo assim, por mais difícil de acreditar que seja, os grandes estúdios preferiam apostar em quadrinhos alternativos do que nos populares, para esconder o fato de sua verdadeira origem. Nessa leva de títulos inusitados, em 1995 vimos a adaptação de ‘Tank Girl’ patrocinada pela United Artists – hoje comprada pela MGM, por sua vez comprada pela Amazon. O filme deveria ter feito da protagonista Lori Petty uma grande estrela, depois de sucessos em ‘Caçadores de Emoção’ e ‘Uma Equipe Muito Especial’. No entanto, ‘Tank Girl’ ficou bem longe do sucesso esperado. Baseado em quadrinhos da editora Image criados por Alan Martin e Jamie Hewlett, pense no cenário de Mad Max, onde acompanhamos uma jovem de atitude parecida com a de Deadpool e temos a essência de Tank Girl.

A Caçada (1996)

É legal perceber que a Amazon Prime Video está fazendo bom uso de sua compra da MGM / United Artists, disponibilizando em seu acervo não apenas os grandes sucessos badalados do estúdio (como as franquias ‘Rocky’ e ‘007’), mas também trazendo para a plataforma filmes mais obscuros e cult, como é o caso deste item. ‘A Caçada’ ou ‘Fled’ no original, tem direção de Kevin Hooks, o mesmo de ‘Passageiro 57’, o “Duro de Matar no avião” com Wesley Snipes. Aqui quem protagoniza é a dupla Laurance Fishburne (saindo de sua indicação ao Oscar pela biografia de Tina Turner) e Stephen Baldwin (saindo dos sucessos de ‘Três Formas de Amar’ e ‘Os Suspeitos’). Eles vivem dois presidiários que veem a oportunidade de escapar da prisão. Porém, sua missão não será das mais fáceis, pois os dois estão acorrentados um no outro. Salma Hayek completa o elenco principal.

O Senhor das Moscas (1990)

O livro clássico de William Golding, que fala sobre um grupo de crianças que fica à deriva e vai parar numa ilha isolada, criando sua própria sociedade alternativa e selvagem, já havia sido levado anteriormente às telonas em uma produção de 1963 em preto e branco. Quase trinta anos depois, a Castle Rock Entertainment, com distribuição da Columbia Pictures, resolvia apostar na história mais uma vez em uma adaptação moderna para um novo drama. Para ter uma ideia do que esperar, é só pensar na série sensação ‘Yellowjackets’ (2021). Sim, querido leitor, se na natureza nada se cria, no cinema e no audiovisual tudo se copia, ou melhor, tudo serve de inspiração.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS