sábado, abril 27, 2024

O Framboesa de Ouro é neste Sábado! Conheça as Atrizes com Mais INDICAÇÕES ao PIOR DO CINEMA!

O Framboesa de Ouro ocorre neste sábado, 11 de março de 2023. Como de costume o prêmio que é considerado o “anti-Oscar” e elege o pior do cinema ocorre na véspera do maior prêmio da sétima arte, que premia o melhor do cinema. Ironicamente, já tivemos ocasiões onde atores receberam em um dia o Framboesa e no dia seguinte o Oscar, como foi o caso com Sandra Bullock, eleita a pior atriz de 2009 por ‘Maluca Paixão’ e logo no dia seguinte, levou para casa o Oscar de melhor atriz do ano por ‘Um Sonho Possível’. Aliás, Bullock é uma das atrizes com maior número de nomeações ao pior do cinema, com 5 no total.

Esse ano, o Framboesa deu mancada e indicou a menina Ryan Kiera Armstrong como pior atriz do ano pelo pseudo-terror ‘Chamas da Vingança’ – nada que não tenha sido feito anteriormente pela organização do evento, conhecido por indicar crianças sem dó nem piedade, como separei numa matéria recente (que você pode conferir no link abaixo). Acontece que vivemos numa época mais politicamente correta e de sensibilidade aos sentimentos alheios. Assim, o Framboesa retirou a indicação da garota, e deixou concorrendo no páreo apenas Alicia Silverstone (em sua terceira indicação no Framboesa), e as estreantes Bryce Dallas Howard, Diane Keaton e Kaya Scodelario disputando a vaga de pior atriz.

Leia também: Politicamente Incorreto? Relembre as Crianças Indicadas ao Framboesa de Ouro – O Pior do Cinema

Pensando nisso e como forma de ir aquecendo os motores para a edição 2023 do Framboesa de Ouro, resolvemos trazer para você uma lista com as atrizes mais “azaradas” do evento: as recordistas de indicações ao pior do cinema de todos os tempos. Confira abaixo.

14) Sean Young

Atriz veterana de 63 anos, Sean Young ficou imortalizada por seu papel como a androide Rachael no clássico cult ‘Blade Runner: O Caçador de Androides’. No entanto, a atriz coleciona nada menos do que 7 indicações ao Framboesa de Ouro. Logo de cara, em sua primeira nomeação dupla, Young venceu nas categorias de melhor atriz e coadjuvante por interpretar gêmeas no thriller ‘Um Beijo Antes de Morrer’ (1991). No ano seguinte também ocorreria dupla nomeação, como pior atriz (‘Crimes de Amor’) e pior coadjuvante (‘Era uma Vez um Crime’). Dois anos depois foi lembrada novamente para pior coadjuvante por ‘Até as Vaqueiras Ficam Tristes’. Fechando a conta, em 1996, foi indicada a pior atriz e pior dupla (com Tim Daly) pela comédia ‘O Médico, a Mulher e o Monstro’.

13) Jenny McCarthy

Coelhinha da Playboy e “dublê” de atriz, a loira Jenny McCarthy já esteve em ‘Pânico 3’ (2000). No Framboesa começou sua odisseia indicada a pior coadjuvante pela comédia ‘Sem Trapaça Não Tem Graça’. Depois, em 2006 receberia logo 3 nomeações por seu “projeto dos sonhos”, a comédia romântica ‘Dirty Love: Dando o Troco’, pela qual recebeu indicações de pior dupla e venceu as categorias de pior atriz e pior roteiro. No ano seguinte foi a vez da indicação como pior coadjuvante por ‘Todas Contra John’. Finalizando num total de 7 indicações, temos 2 por ‘Uma Testemunha nada Protegida’: pior dupla e pior atriz coadjuvante.

12) Brooke Shields

Não deixe de assistir:

Ícone dos anos 80, graças ao sucesso de ‘A Lagoa Azul’ (1980), a belíssima Brooke Shields foi outra que não escapou da mira do Framboesa, vencendo inclusive o prêmio de pior atriz logo em sua estreia pelo citado clássico da Sessão da Tarde. Também são 7 nomeações, com as outras por ‘Amor Sem Fim’ (pior atriz), ‘Sahara’ (pior atriz e pior ator – por interpretar um homem também), ‘A Corrida Maluca’ (vencedora de pior coadjuvante) e as nada lisonjeiras indicações para pior atriz da década de 80, e pior atriz do Século.

11) Melanie Griffith

Quem chega agora à lista é a mãe de Dakota Johnson, que por sua vez também possui 3 indicações ao Framboesa, graças à franquia ‘Cinquenta Tons de Cinza’. Griffith, a mãe, tem 7 indicações no currículo: pior atriz (‘A Fogueira das Vaidades’), vencedora de pior atriz (por ‘Uma Luz na Escuridão’ e ‘Uma Estranha Entre Nós’), pior atriz (‘O Renascer de uma Mulher’), pior atriz (‘Quero Dizer que te Amo’), vencedora de pior coadjuvante (‘O Preço da Traição’), pior atriz (‘Loucos do Alabama’) e pior atriz (‘Cecil Bem Demente’).

10) Kim Basinger

Modelo transformada em atriz, Kim Basinger ficou marcada pelos sucessos ‘9 e ½ Semanas de Amor’ (1986), ‘Batman’ (1989) e até levou o Oscar por ‘Los Angeles: Cidade Proibida’ (1997). Mas no Framboesa, é um dos alvos preferidos com 7 indicações: ‘9 e ½ Semanas de Amor’ (pior atriz), ‘Uma Loira em Minha Vida’ (pior atriz), ‘Mundo Proibido’ e ‘Desejos’ (pior atriz), ‘A Fuga’ (pior atriz), ‘África dos Meus Sonhos’ e ‘A Filha da Luz’ (pior atriz), pior perdedora dos 25 anos do Framboesa e finalmente a vitória como pior coadjuvante por ‘Cinquenta Tons Mais Escuros’.

09) Kristen Stewart

Hoje renovada, e inclusive indicada ao Oscar, você já deve imaginar o motivo de Kristen Stewart estar nesta lista, certo? Isso mesmo, todas as 7 indicações da atriz são por conta da ‘Saga Crepúsculo’. A primeira foi por pior dupla (‘Lua Nova’). A segunda foi por pior atriz (‘Eclipse’). A terceira e quarta foram por pior atriz e pior dupla (‘Amanhecer – Parte 1’). E a quinta e sexta foram por pior dupla e pior atriz (‘Amanhecer – Parte 2’ e também ‘Branca de Neve e o Caçador’). Stewart ainda seria indicada ao prêmio de redenção pela boa atuação no drama independente ‘Marcados pela Guerra’.

08) Megan Fox

De musa da internet, Megan Fox rapidamente caiu na categoria das atrizes limitadas, ficando restrita a filmes B do cinema. Fox é outra que coleciona 7 indicações no Framboesa, e não sei por que achamos que não irá para por aí. São elas: pior atriz e pior dupla por ‘Transformers: A Vingança dos Derrotados’, pior atriz e pior dupla por ‘Jonah Hex’, vencedora de pior coadjuvante por ‘As Tartarugas Ninja’, pior atriz por ‘As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras’ e pior atriz por ‘Meia Noite no Switchgrass’.

07) Faye Dunaway

Quem disse que o Framboesa perdoa veteranas vencedoras do Oscar. Faye Dunaway tem sua estatueta dourada da Academia, mas no Framboesa é uma das recordistas de indicações, com 8 nomeações: pior atriz por ‘O Primeiro Pecado Mortal’, vencedora de pior atriz por ‘Mamãezinha Querida’, pior atriz por ‘A Perversa’, pior atriz por ‘Supergirl’, pior atriz da década de 80, vencedora de pior coadjuvante por ‘Ambição Fatal’, pior coadjuvante por ‘O Segredo’ e ‘O Hóspede quer Bananas’ e pior coadjuvante por ‘Ciladas da Sorte’.

06) Lindsay Lohan

Com um futuro promissor pela frente, a ruivinha Lindsay Lohan era adorada pelo cult ‘Meninas Malvadas’. A atriz foi do céu ao inferno graças ao vício e ao comportamento problemático. Assim, é claro que viraria alvo do Framboesa, com 8 indicações: pior atriz por ‘Sorte no Amor’, vencedora de pior dupla e dois prêmios como pior atriz por interpretar gêmeas em ‘Eu Sei quem me Matou’, pior atriz da década de 2000, e pior dupla e pior coadjuvante por ‘Todo Mundo em Pânico 5’ e, finalizando, pior atriz por ‘Vale do Pecado’.

05) Sharon Stone

Chegando ao top 5 das atrizes com mais indicações, temos duas musas dos anos 90. A primeira, com 9 indicações, é a “selvagem” Sharon Stone, que coleciona nomeações desde a década de 80. São elas: pior atriz por ‘Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido’, pior atriz por ‘Invasão de Privacidade’, as vitórias por pior dupla e pior atriz por ‘O Especialista’, pior revelação (a Sharon Stone “mais séria”) por ‘Diabolique’ e ‘A Última Chance’, pior atriz por ‘Gloria’, pior dupla e coadjuvante por ‘Mulher-Gato’ e como vencedora de pior atriz por ‘Instinto Selvagem 2’.

04) Demi Moore

A segunda musa dos anos 90 a dar as caras é Demi Moore, que teve como divisor de águas para a nova década o indicado ao Oscar ‘Ghost – Do Outro Lado da Vida’. Moore, no entanto, é uma das atrizes mais perseguidas no Framboesa, com 9 indicações: pior atriz por ‘A Mulher do Açougueiro’ e ‘Nada Além de Problemas’, pior atriz por ‘Proposta Indecente’, pior atriz e pior dupla por ‘A Letra Escarlate’, vencedora de pior dupla e pior atriz por ‘Striptease’, vencedora de pior atriz por ‘Até o Limite da Honra’, pior atriz por ‘Paixões Paralelas’ e vencedora de pior coadjuvante por ‘As Panteras Detonando’.

03) Bo Derek

Outra coelhinha da Playboy transformada em atriz, cuja ênfase de seus filmes era justamente a parte erótica, Bo Derek inaugura o top 3 das atrizes mais indicadas no Framboesa de Ouro, com nada menos que 11 nomeações: pior filme por ‘Tarzan: O Filho da Selva’ (como produtora) e vencedora de pior atriz pelo mesmo filme, vencedora de pior atriz e pior filme por ‘Bolero’ (igualmente produtora), pior filme da década ‘Bolero’ e vencedora de pior atriz da década de 80, vencedora de pior filme (produtora) e pior atriz por ‘Os Fantasmas Não Transam’, pior atriz coadjuvante por ‘Mong e Lóide’, pior atriz do Século e pior coadjuvante por ‘Mestre do Disfarce’.

02) Jennifer Lopez

Musa latina, estrela da música e do cinema, Jennifer Lopez merecia ter sido indicada ao Oscar por ‘As Golpistas’. Não rolou. Mas no Framboesa, é uma das recordistas de indicações com 11 no total: pior atriz por ‘Olhar de Anjo’ e ‘O Casamento dos Meus Sonhos’, pior atriz por ‘Nunca Mais’ e ‘Encontro de Amor’, vencedora de pior dupla e pior atriz por ‘Contato de Risco’, pior coadjuvante e pior dupla por ‘Menina dos Olhos’, pior atriz por ‘A Sogra’, pior atriz da década de 2000, pior coadjuvante por ‘O Que Esperar Quando Você Está Esperando’, pior atriz por ‘O Garoto da Casa ao Lado’ e prêmio redenção por ‘As Golpistas’.

01) Madonna

Em primeiríssima posição como a atriz mais vezes indicadas ao Framboesa de Ouro está a material girl em pessoa, Madonna. A rainha do pop e atriz possui nada menos do que 15 indicações ao pior do cinema. Hoje, Madonna já não atua mais nas telonas, pelo menos está parada há 20 anos. Talvez o Framboesa tenha algo a ver com isso. Tudo começou com sua vitória como pior atriz por ‘Surpresa de Shanghai’ e a vitória seguida logo no ano seguinte por ‘Quem é Essa Garota’. Depois vieram indicações para pior atriz da década e pior revelação da década de 80, pior coadjuvante por ‘Doce Inocência’, pior atriz por ‘Na Cama com Madonna’, as vitórias como pior atriz por ‘Corpo em Evidência’, pior coadjuvante por ‘Grande Hotel’, e pior atriz do Século, indicações como pior casal e a vitória de pior atriz por ‘Sobrou pra Você’, indicação para pior canção e vitória de pior coadjuvante por ‘007 – Um Novo Dia para Morrer’, vitória de pior dupla e pior atriz por ‘Destino Insólito’ e finalizando, a indicação de pior atriz da década de 2000. Ufa!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS