sábado, abril 27, 2024

Politicamente Incorreto? Relembre as Crianças Indicadas ao Framboesa de Ouro – O Pior do Cinema

Recentemente, o Framboesa de Ouro se viu no meio de uma grande polêmica. Acontece que a “premiação” que celebra e brinca com o pior do cinema todos os anos resolveu indicar a pequena Ryan Kiera Armstrong, de 12 anos, para a pior atriz do ano pelo filme Chamas da Vingança (Firestarter). A nomeação deu o que falar, ainda mais nestes tempos politicamente corretos, e o grande público caiu em cima dos organizados, que resolveram retirar a indicação da menina, deixando apenas quatro atrizes disputando na categoria. Além da retirada de Armstrong, o Framboesa de Ouro ainda divulgou que iria rever a atitude e provavelmente terminar com as nomeações infantis nas categorias de “piores” atores.

O Framboesa de Ouro já não é um evento por assim dizer, muito querido de parte do público, e bem longe de ser algo unânime. Ainda mais quando falamos da indústria de Hollywood e os profissionais que por lá trabalham. Mas o que precisa ser levado em conta é que tudo não passa de uma grande brincadeira. Sabe aquela história de que é preciso saber rir de si mesmo. Hoje, temos mídias como o Rotten Tomatoes, há mais de uma década igualmente considerado um “inimigo” do cinema por fazer um apanhado das críticas dos veículos e tirar uma porcentagem de sua média. Tentar banir um órgão como esse é tentar silenciar o trabalho profissional dos críticos de cinema. E o Framboesa, instituição que existe desde o início dos anos 80, segue de perto esta linha, apontando os filmes mais execrados de cada temporada, tanto pelos críticos, quanto pelo grande público.

Tradição o Framboesa tem. E até mesmo grandes atores entraram na brincadeira no passado e souberam aceitar o deboche. Estrelas vencedoras do Oscar como Halle Berry e Sandra Bullock de fato apareceram no evento para aceitar seus “prêmios” de piores atrizes respectivamente pelos filmes Mulher-Gato (2004) e Maluca Paixão (2009). Encontrar um defensor sequer para ambos estes filmes é que talvez seja uma missão impossível. No entanto, mesmo uma organização gazeteira como o Framboesa pode passar dos limites. E indicar uma criança realmente não desceu muito redondo nestes tempos em que vivemos de uma forma mais humana e sensível aos sentimentos do próximo. Porém, não é dizer que isso nunca havia ocorrido no passado. E pelo fato de que o Oscar vira e mexe indica alguma criança ao prêmio de melhores atores, o Framboesa se sentiu no direito de indicar alguns atores mirins ao pior do cinema também. E realmente o fez no passado, com algumas destas crianças até mesmo “vencendo o prêmio”.

Aqui nesta matéria iremos apresentar para você todas as crianças indicadas ao Framboesa de Ouro de piores atores no histórico do evento – demonstrando que o que ocorreu este ao não foi novidade, mas talvez tenha sido a última vez. Confira abaixo.

Mara Hobel / ‘Mamãezinha Querida’ (1981)

A atriz Mara Hobel, hoje com 51 anos de idade, é a prova de que críticas negativas da imprensa especializada podem de fato acabar com a carreira de uma jovem atriz. No entanto, não podemos colocar a culpa de sua curta carreira somente no Framboesa de Ouro, já que o filme ‘Mamãezinha Querida’, que relata de forma apelativa os maus tratos aos quais a estrela Joan Crawford (interpretada  aqui por Faye Dunaway) submetia sua filha Christina, se tornou imediatamente um dos filmes mais odiados de 1981, e entrou para história dos filmes ruins. Mara Hobel vive Christina na infância, e então com 10 aninhos de idade foi indicada para pior atriz coadjuvante e pior revelação.

Gary Coleman / ‘Na Pista Certa’ (1981)

Logo na segunda edição do Framboesa de Ouro, os organizadores do “anti-Oscar” resolveram indicar não uma, mas duas crianças ao pior do cinema. Tudo bem que Gary Coleman era um pouquinho mais velho que Mara Hobel na época, aos 13 anos de idade. Coleman fez muito sucesso ainda bem novinho devido à série ‘Diff’rent Strokes’ (1978-1986), conhecida aqui no Brasil como ‘Arnold’, e reprisada recentemente no SBT. Coleman tinha uma rara condição que deixava sua aparência física como a de uma criança, mesmo quando ficou mais velho. Aproveitando o hype do ator na época, Coleman logo se viu protagonizando seu primeiro longa para o cinema com a comédia ‘Na Pista Certa’. O Framboesa não gostou e indicou o menino igualmente para pior ator e pior revelação pelo filme.

Aileen Quinn / ‘Annie’ (1982)

Não deixe de assistir:

‘Annie’ é um musical de muito sucesso saído dos palcos. No entanto, sua primeira adaptação para o cinema, em 1982, comandada pelo grande John Huston, não foi por assim dizer um sucesso unânime. Muitos críticos da época não engoliram a adaptação, e o filme logo caiu no radar do Framboesa, apesar de anos depois ter ressurgido como cult. O que ninguém poderia prever é que os organizadores fossem indicar também a graciosa e espirituosa ruivinha Aillen Quinn, que vive a protagonista Annie, a órfã, para pior revelação e pior atriz coadjuvante – e inclusive entregando o segundo “prêmio” para a menina, então com 11 aninhos de idade. Aileen Quinn se tornaria a primeira criança não apenas indicada ao pior do cinema, mas também a primeira a “vencer” o “prêmio”.

David Mendenhall / ‘Falcão: O Campeão dos Campeões’ (1987)

Nos anos 80, o Framboesa de Ouro ainda indicaria mais uma criança ao seu infame “prêmio”. Essa criança sendo o menino David Mendenhall, então com 16 anos (mas aparentando ser bem mais jovem), que interpretou o filho mimado e riquinho de Sylvester Stallone no filme de queda de braço ‘Falcão’ (1987), bancado pela picareta Cannon Films (e quem mais?). O Framboesa de Ouro sempre gostou de “perseguir” Stallone e naquele ano não poupou sequer o menino Mendenhall, vencedor nas categorias de pior revelação e pior ator coadjuvante.

Austin O’ Brien / ‘O Último Grande Herói’ (1993)

E se tivemos uma criança “maltratada” por ter participado de um filme de Sylvester Stallone, é claro que teríamos uma recebendo pouco afeto por coestrelar um filme do “rival” Arnold Schwarzenegger. Seguindo os moldes do fenômeno ‘O Exterminador do Futuro 2’ (1991), o filme seguinte do musculoso austríaco foi um dos mais ambiciosos de sua carreira, e que novamente colocava o ator para contracenar com um garoto – afinal tinha dado muito certo com Edward Furlong no filme citado de James Cameron. Mas Austin O’Brien, que vive o menino Danny em ‘O Último Grande Herói’, não teria a mesma sorte. Na trama, ele ganha um ingresso mágico e vai parar dentro da tela do cinema, ficando lado a lado com seu astro de ação preferido. Então com 12 anos de idade, o garoto foi indicado ao Framboesa de pior revelação. No ano seguinte, O’Brien ainda estrelaria o romance juvenil ‘Meu Primeiro Amor 2’, mas depois disso caiu no ostracismo.

Mason Gamble / ‘Dennis: O Pimentinha’ (1993)

Há 30 anos, o Framboesa esteve no auge de sua “crueldade” ao indicar nada menos do que três crianças aos “prêmios” do pior do cinema. Depois de Austin O’Brien em ‘O Último Grande Herói’, sobrou também para o “clone” de Macaulay Culkin em ‘Esqueceram de Mim’, Mason Gamble. Meninos loirinhos encapetados estavam em voga em Hollywood, assim o menino Gamble foi escalado para ser ‘Dennis, o Pimentinha’ em sua primeira versão cinematográfica. O pequeno tinha apenas 7 anos de idade quando lançou ‘O Pimentinha’ e logo de cara em sua estreia seria indicado para pior revelação. Depois disso fez apenas participações, mas nada muito significativo.

Norman D. Golden II / ‘Um Tira e ½’ (1993)

Terminando a trinca do ano em que o Framboesa de Ouro pegou mais pesado com os atores mirins, temos o menino Norman D. Golden II, que fez parceria com o veterano Burt Reynolds em um dos filmes mais execrados do astro, ‘Um Tira e ½’ – com produção da Universal Pictures. A trama nonsense mostra o menino testemunhando um assassinato, mas decidindo relatar o crime somente se puder vivenciar a experiência de ser um policial, e para tal é escalado o tira durão Nick McKenna (Reynolds), neste que é o buddy cop mais sem noção da década de 90. Tudo bem, era para ser um filme infantil inofensivo, mas Golden II foi indicado para pior revelação no Framboesa aos 9 anos e nunca mais fez nada de muito significativo.

Macaulay Culkin / ‘Acertando as Contas com Papai’, ‘Pagemaster’ e ‘Riquinho’ (1994)

O menino Macaulay Culkin dominou o mundo no início dos anos 90, graças ao sucesso de ‘Esqueceram de Mim’ e sua continuação. O loirinho tinha apenas 10 anos de idade quando lançou o primeiro filme em que é esquecido em casa pelos pais. Seu carisma é inegável. No entanto, a figura angelical do garoto seria explorada até não poder mais, e nesse processo o público e os críticos começariam a enjoar dele – já que seus filmes nunca mais fariam o mesmo sucesso. E no ano de 1994, Culkin entrou no radar do Framboesa não por um, nem dois, mas sim por três filmes que lançaria naquele ano. E Macaulay Culkin seria indicado para pior ator pelos três – aos 14 anos de idade. O primeiro foi ‘Acertando as Contas com o Papai’, da MGM, no qual vive um menino esperto tentando regenerar seu pai criminoso (Ted Danson). O segundo foi ‘Pagemaster – O Mestre da Fantasia’, da Fox, que mistura animação com live-action ao mostrar um menino indo parar dentro das páginas de um livro. E finalizando, a superprodução ‘Riquinho’, da Warner, que adaptou o personagem dos quadrinhos infantis.

Jake Lloyd / ‘Star Wars: A Ameaça Fantasma’ (1999)

Tudo bem que o Framboesa errava bastante a mão ao indicar crianças para os prêmios de pior ator e revelação, mas será que existe alguém no mundo que não falou mal da atuação do menino Jake Lloyd como Anakin Skywalker no ‘Episódio 1’ de ‘Star Wars’ (1999)? A culpa nem foi  tanto dele, é claro, e sim do diretor George Lucas, que o escolheu para a produção e talvez não tenha lhe preparado o suficiente. Lucas viu algo no menino que gostou e aprovou sua performance. Achou boa o suficiente para ver a luz das telonas de cinema. Por mais que Lloyd tenha “sofrido” com o caso, Lucas foi quem recebeu a maioria das críticas negativas pela trilogia prequel – em partes por sua falta de direção deixando transparecer atuações pobres em seus blockbusters. Jake Lloyd tinha 10 anos e foi indicado para pior dupla com Natalie Portman, além de pior ator coadjuvante.

Jaden Smith / ‘Depois da Terra’ (2013)

Por fim temos um dos jovens astros que o público e os críticos possuem mais resistência em aceitar. Isso se deve porque o astro Will Smith tenta de todos os jeitos empurrar sua cria, o filho Jaden Smith, goela abaixo dos espectadores, bancando a carreira do garoto para que ele se torne uma estrela como o pai. O maior “papel” do menino, no entanto, segue sendo como o “filho de Will Smith”. Jaden não tem um currículo tão vasto assim. Coadjuvou ao lado do pai em ‘À Procura da Felicidade’ (2006) e de Keanu Reeves em ‘O Dia em que a Terra Parou’ (2008). Mas foi quando o Smith pai começou a empurrar Jaden para protagonizar seus próprios filmes sem que o jovem estivesse, digamos, preparado para isso que o rapaz começou a receber críticas mais duras. Primeiro no remake ‘Karatê Kid’ (2010) e segundo em ‘Depois da Terra’ – um dos filmes mais detonados de dez anos atrás. Ao 15 anos, Jaden estava “ganhando” no Framboesa como pior ator e pior dupla ao lado do paizão Will por ‘Depois da Terra’.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS