segunda-feira , 27 janeiro , 2025
Início Site Página 14070

Homem Aranha 2

Após uma ansiosa espera e uma grande tortura feita pela equipe de marketing da Sony (você sabe, aqueles trailers que deixam-nos morrendo de vontade de assistir ao filme), chega às locadoras (uhu!) ‘Homem-Aranha 2’.

Para quem se impressionou com os movimentos acrobáticos de ‘Homem-Aranha’ no primeiro filme, o diretor Sam Raimi adianta que o herói volta muito mais poderoso e ágil na aguardada continuação – com estreia marcada para 2 de julho nas telas nacionais.

“Agora as manobras do herói são muito mais convincentes e realistas”. “Aprendemos muito com o primeiro longa. Agora já sabemos o que funciona e não funciona em termos de efeitos especiais. Como Peter Parker não é mais um jovem experimentando os poderes, no segundo filme ele a ssume definitivamente ser um mestre da acrobacia.”

Não é para menos, ‘Homem-Aranha 2’ é o filme mais caro da história do cinema, batendo ‘O Exterminador do Futuro 3’. O orçamento do filme foi de US$ 210 Milhões de dólares. Caro né?


Dois anos se passaram desde que o tranqüilo Peter Parker separou-se do grande amor de sua vida, Mary Jane Watson, e decidiu assumir o compromisso e a responsabilidade de seguir sendo o Homem-Aranha. Peter enfrenta novos desafios enquanto aprende a lidar com “seu dom e sua maldição”, tentando desesperadamente harmonizar suas duas identidades: a do super-herói aracnídeo, o Homem-Aranha, e a do estudante universitário. Todas as pessoas que Peter mais ama passam a correr perigo quando ele enfrenta o poderoso vilão cheio de tentáculos, o Doutor Octopus, também conhecido como “Doc Ock”.

O eterno amor que Peter sente por Mary Jane se torna ainda mais forte à medida que ele luta contra o impulso de abandonar sua vida secreta e declarar seu amor. Enquanto isso, Mary Jane seguiu com sua vida. Ela se dedica à sua carreira artística e tem um novo par romântico. A grande amizade de Peter e Harry Osborn se complica diante da amargura do jovem Osborn com a morte de seu pai e seu desejo cada vez mais forte de se vingar do Aranha, a quem ele responsabiliza.

A vida de Peter se torna ainda mais complicada quando ele precisa enfrentar um novo e poderoso adversário, o Dr. Otto Octavius – “Doc Ock”. Peter deve agora aprender a aceitar seu destino e empregar todos os seus poderes de super-herói para conseguir deter esse louco diabólico.

Mas ‘Homem-Aranha’ não é só um filme pipoca. Nas entrelinhas de sua trama fantasiosa o filme passa lições de vida. Enquanto o primeiro mostrava a transformação de um adolescente em homem, encarando de frente os desafios propostos pela vida, o Segundo filme mostra como a vida nos faz abrir mão do que valorizamos para não prejudicar as pessoas ao nosso redor. Há um herói em todos nós!

E enquanto a vida de Peter Parker/Homem Aranha se mostrou não ser mil maravilhas, a do ator Tobey Maguire também teve alguns problemas antes do início das filmagens. Na corrida pelo sucesso, Tobey quase acabou ficando de fora do segundo filme da série de sucesso. O ator teve problemas na coluna nas filmagens de ‘Seabiscuit’ e quase ficou paralitico. E o pior: teria que ser substituído em ‘Homem-Aranha 2’ caso não melhorasse.
Mas é claro que o ator se safou dessa e assinou para participar do segundo filme. Aliás, sabe quanto ele ganhou?? U$ 17 Milhões!! Esse menino vale ouro né?

Além de Tobey, todo o elenco voltou: Kirsten Dunst (Mary Jane Watson); James Franco (Harry Osborn);
Rosemary Harris (Tia May) e J.K. Simmons (J.J. Jameson). E além deles entra para trama Alfred Molina, interpretando o vilão Dr. Octopus.


Mas será que ‘Homem-Aranha 2’ é BOM? Não. O filme é ÓTIMO!
Como o diretor Sam Raimi havia prometido, o segundo filme vai além de tudo o que vimos no primeiro. Os personagem são explorados à fundo, suas personalidades ressaltam na tela, e você torce por eles. Os atores estão incrívelmente à vontade em seus papéis, e a atuação fica mais realista.

E, mesmo conseguindo explorar a trama, o filme ainda tem o dobro de ação que o primeiro tinha, cenas de tirar o fôlego, efeitos especiais incríveis (só que desta vez ainda mais incríveis) e um vilão mais convincente.

Quer um dica? Corra para as locadoras e pegue já o seu!

.

 

Matéria feita por: Renato Marafon

 

 

As Heroínas do Cinema

 


Elas são fortes, sedutoras, sexyes e conseguem bater em cinco homens ao mesmo tempo… elas são o sonho de consumo de qualquer homem.

Selecionamos para os leitores as 5 mais poderosas heroínas do cinema.

Kill Bill: Vol. 1 e 2 (Uma Thurman)

Aos quarenta anos, Uma Thurman mostrou que idade não é problema para uma heroína. Basta ter ensinamentos, braço forte e… uma grande vontade de matar.

É assim que a Noiva vingativa começa seu percurso para matar a todos que a trairam, em cenas de ação que já marcaram a história do cinema.

Uma mostrou também que um bom filme de ação não precisa de efeitos especiais, e conseguiu fazer todos aqueles golpes incríveis sem a ajuda de nenhuma engenhoca digital.

A Noiva (ou melhor, Beathrix) superou a todas as heroínas ao destruir os “88 Loucos” com sua espada gigante.

Lara Croft – Tomb Raider (Angelina Jolie)

Tá certo que o filme ‘Lara Croft – Tomb Raider’ não foi lá aquelas coisas (e depois ainda veio a sequência, pior ainda), mas Angelina Jolie encorporou (literalmente) a personagem e fez os machões de plantão suar, com seus grandes (super grandes!) peitos e seus carnudos (gigantes!) lábios.

Mesmo com a crítica acabando com o filme, Jolie conseguiu salvar sua pele e mostrar suas garras, com incríveis cenas de ação e sua melhor forma. Sendo assim, elegemos Jolie (quer dizer, Lara) como nossa heroína máxima.

‘Lara Croft – Tomb Raider’ arrecadou mais de U$274 milhões, enquanto a segunda parte, ‘Lara Croft – Tomb Raider: A Origem da Vida’ fez apenas U$156 milhões.

Sarah Connor – O Exterminador do Futuro 2 (Linda Hamilton)

Ela foi internada em um manicômio, enquanto seu filho pré-adolescente, John Connor (Edward Furlong), foi adotado por uma família. Foi assim que ela realmente se tornou uma heroína forte e decidida, e marcou uma década em um dos melhores e mais revolucionadores filmes da história.

Com falas inteligentes (“Se uma máquina pode aprender o valor da vida humana, talvez nós também possamos”), músculos e determinação, Sarah Connor gerou uma legião de fãs.

‘Exterminador do Futuro 2’ arrecadou mais de US$204 Milhões somente nos EUA.

As Panteras – Natalie, Dylan e Alex (Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu)

Elas começaram a carreira nas telinhas, mas foi nas telonas que os furacões Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu atacaram.

Com um dos filmes de ação mais divertidos já feitos, as garotas conseguiram arrancar risadas e suspiros dos cinéfilos, além de mostrarem que tem peito para o sucesso.

Afinal, quem não ficou chocado em ver essas três gracinhas acabando com mais de 20 homens musculosos em menos de duas horas de projeção? Ah, e o melhor: elas nem bagunçam o cabelo para fazer isso!!

‘As Panteras’ foi um sucesso absoluto nos cinemas, e fez mais de U$ 264 milhões, já o segundo, ‘As Panteras – Detonando’ fez U$ 259 milhões.

Resident Evil 1 e 2 (Milla Jovovich)

Uma garota perdida, com um mini-vestido e várias armas na mão, lutando contra zumbis em uma cidade devastada. Ela mexe com a cabeça de qualquer ser-humano. Ainda mais quando se trata se Milla Jovovich.

A atriz que iniciou seu sucesso em ‘De Volta a Lagoa Azul’, se consagrou com essa mistura de ação e terror, e fez sucesso na pele da heroína Alice (sendo que na sequência, a mocinha ainda adquire super-poderes).

Resident Evil’ se consagrou (com certeza pela presença da modelo/atriz) e ainda ganhou uma sequência.

Resident Evil – O Hóspede Maldito’ arrecadou U$102 Milhões, e seu sucessor U$104 Milhões.

BÔNUS!

Mulher-Gato (Halle Berry)

O filme pode ter sido um lixo, mas ver a gostosona Halle Berry em uma roupa toda rasgada e com um extinto felino já valeu o ingresso. Melhor ainda: lutando contra a Femme Fatale Sharon Stone!

Melhor que isso? Só Michelle Pfeiffer no lugar…

‘Mulher-Gato’ foi um mega fracasso, e arrecadou apenas $80 Milhões.

Elektra (Jennifer Garner)

‘Elektra’ também foi um fiasco, mas Jennifer Garner não se queimou. A atriz está linda, violenta e perfeita. Infelizmente ela escolheu o roteiro errado para voltar à viver ‘Elektra’, papel que ela brilhou em ‘Demolidor – O Homem sem Medo’.

Mas não tem portância… Quem assiste o seriado ‘Alias’ sabe que a atriz tem talento… e uma genética invejável!

A ninja assassina cai perfeita com a sexy roupa vermelha usada para exterminar seus inimigos.


 

Matéria feita por: Renato Marafon

Filmes para assistir no Halloween

 


Esta década é uma das mais marcantes do cinema. Entre grandes surpresas e decepções, fomos apresentados a sequências inusitadas, esperados filmes, várias adaptações de quadrinhos e seriados de Tv’s, entre outras.

  Mas o gênero que estava em queda e que se levantou de uma maneira súbita foi o terror. Mesmo apelando para remakes bem feitos (Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo, O Massacre da Sérra Elétrica, Terror em Amityville), adaptações baseadas o horror japônes (O Chamado, Água Negra), e até o início de uma das franquias mais assustadoras de todos os tempos: ‘Jogos Mortais’. Vamos analisar as alegrias e sustos que este gênero nos deu.

Este boom dos filmes de terror não chega a ser uma novidade para quem acompanha a trajetória da sétima arte. Desde o seu surgimento este estilo traz grande fascínio sobre o público e ciclicamente passa por altos e baixos sem nunca chegar a morrer como, às vezes, declaram alguns desavisados. E o motivo desta fascinação é bastante fácil de explicar, o ser humano tem uma atração irresistível pelo perigo, pela adrenalina e assistir a produções que nos façam sentir muito medo, e por mais que saibamos que no fundo é tudo mentirinha e que não corremos nenhum perigo real, tanto melhor.

O CinePop, então, decidiu fazer um especial sobre o tema, primeiro vamos falar sobre os grandes lançamentos, filme que você pode conferir nos cinemas, ou que acabaram de chegar nas locadoras. Depois partiremos para os clássicos do gênero que encantaram platéias e ainda fazem muita gente roer as unhas. Confira sem medo!

Nas Locadoras este final de Semana

A jornalista Viviane França separou os lançamentos em DVD da semana para comemorar o mês do Halloween, a Warner Bros. lançou três histórias aterrorizantes. Os fãs do terror já podem assistir no sofá de casa ‘Sexta-feira 13 – Edição Especial’, ‘Contos do Dia das Bruxas’ e ‘Colinas de Sangue’.

O primeiro longa da franquia Sexta-feira 13 – Edição Especial (Friday the 13th: Special Edition – EUA/1980 – 95 min. – 34,90 reais), traz um dos mais famosos assassinos do cinema.

Na trama, um garoto chamado Jason, morre afogado no lago do acampamento Crystal Lake, enquanto seus monitores bebem e namoram. Furiosa, sua mãe, Pamela Voorhees, que trabalha no local como cozinheira, tem um surto e assassina não só os monitores, como os campistas que estavam no local. Mas uma garota consegue deter a assassina decapitando-a com um machado. Janson surge então para vingar a morte da mãe. Anos mais tarde, ignorando o histórico macabro do local, um grupo resolve acampar. Um a um, eles são assassinados de forma violenta e cruel.

Os extras chegam com mais de uma hora de extras com cenas cortadas, bastidores, depoimentos do diretor e making of.

O segundo lançamento é Contos do Dia das Bruxas (Trick or Treat – EUA/2008 – 100 min. – 39,90). Um filme com quatro histórias que acontecem de forma interligada, no mesmo bairro na noite do Halloween.

Um casal destrói uma abóbora decorada antes da meia-noite e histórias estranhas começam a acontecer: um pacato diretor de escola se revela um serial killer; um velho ranzinza é atacado por um demônio; um grupo de adolescentes enfrenta as consequências de um trote e uma jovem acha que encontrou o homem dos seus sonhos.

Os bônus deste DVD trazem cenas adicionais, produção dos efeitos especiais e um curta animado.

E para terminar, Colinas de Sangue (The Hills Run Red Special Edition – EUA/2009 – 81 min. – 39,90 reais). A história sobre um cinéfilo que, obcecado por um misterioso filme de terror, do qual não existe mais nenhuma cópia, segue até a floresta onde aconteceram as filmagens. Lá, ele e sua equipe descobrem que o filme ainda está sendo gravado e que ficção e realidade se misturam no lugar. Para não se tornarem parte do filme, o grupo passa a lutar por sua sobrevivência.

Os fãs poderão se divertir com o making of e os depoimentos do diretor, do roteirista e do produtor.


Filmes que falam sobre Halloween

Abracadabra
(Hocus Pocus, 1993) – Produzido pela Disney, o filme é um grande clássico do Halloween. A trama é focada na história de três bruxas, que ficaram trancadas em um livro por vários séculos até serem libertadas por três jovens, que visitam a casa das malvadas (exposta em uma espécie de museu) por uma simples travessura de Dia das Bruxas. Uma vez que as bruxas são libertadas, elas começam a unir crianças para poder atravessar o feriado e alcançar a juventude eterna, o que deve ser feito em menos de 24 horas.

Halloween
O primeiro filme do famigerado assassino Michael Myers também se passa em um feriado de Halloween (daí o nome do filme). Na trama, Michael Myers mata sua irmã Judith friamente e é internado por 15 anos. Ao ser transferido, ele acaba fugindo e aterrorizando os adolescentes que comemoravam o Dia das Bruxas. No entanto, ele tem um alvo: encontrar Laurie Strode (interpretada por uma jovem Jamie Lee Curtis) e matá-la, algo que tentaria fazer por mais oito seqüências, uma refilmagem (lançada nos cinemas daqui este ano) e sua sequência (ainda inédita).

Estreia

 

  Jogos Mortais 6 (2009)
Sinopse: A franquia de Jigsaw “se encerra” neste filme que irá desvendar as pontas soltas, criar suas últimas vítimas e desvendar o que havia na caixa deixada ao final do quinto filme. O agente especial Strahm está morto, e o detetive Hoffman é o único a conhecer o verdadeiro legado de Jigsaw. Entretanto, quando o FBI se aproxima de Hoffman, ele é forçado a colocar um jogo em ação, e então o grande plano de Jigsaw finalmente será compreendido.

Futura Estreia

 

Atividade Paranormal (2009)
Sinopse: Um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer, eles resolvem filmar tudo a noite, em quanto tentam dormir, pois é o horário em que as Atividades Paranormais normalmente acontecem com maior freqüência.

Estreia: 04 de Dezembro de 2009

Últimos Sustos

Jogos Mortais 5 (2008)
Sinopse: Você acha que acabou? O Jogo só está começando. Em ‘Jogos Mortais 5’, o detetive Hoffman (interpretado por Costas Mandylor no quarto filme) se tornou a única pessoa viva a saber das artimanhas de Jigsaw. Agora, ele precisa eliminar todas as pontas soltas deixadas pelo criminoso.

Jogos Mortais 4 (2007)
Sinopse: Jigsaw e sua aprendiz Amanda estão mortos.
Agora, no rastro da notícia do assassinato da detetive Kerry, dois experientes oficiais do FBI, Agente Strahm e Agent Perez, chegam na assustada unidade policial para ajudar o veterano detetive Hoffman a analisar e resolver o último quebra-cabeça deixado por Jigsaw. A situação piora quando o comandante da SWAT Rigg, vivido por Lyriq Bent no último filme, se envolve no jogo e é obrigado a superar uma série de armadilhas dementes em 90 minutos para salvar um velho amigo, ou encarar consequências fatais. Confira a crítica aqui!

[REC] (2007)
Sinopse: Uma repórter e seu câmera estão fazendo uma reportagem num quartel do Corpo de Bombeiros com a intenção de mostrar o seu dia-a-dia. Mas quando os acompanham a uma de suas saídas noturnas, o que parecia uma ocorrência rotineira de resgate se converterá em um autêntico inferno. Presos no interior de um edifício, os bombeiros e a equipe de televisão se depararão com um horror desconhecido e letal.

Os Estranhos (2007)
Sinopse: Quando o casal Kristen (Tyler) e James (Speedman) chegam à remota casa de veraneio dos pais de James, eles simplesmente querem descasar um pouco depois de uma noite difícil. Mas mal sabem eles que a noite está prestes a se tornar a pior de suas vidas quando três estranhos mascarados surgem em seu recanto aparentemente tranqüilo. Esses misteriosos estranhos têm um prazer doentio em aterrorizar o jovem casal, o que leva Kristen e James ao limite da sobrevivência, onde apenas seus instintos mais brutais podem salvar suas vidas…

Quarentena (2008)
Sinopse: Em ‘Quarentena’, a repórter de TV Angela Vidal e seu cameraman são designados a passar a noite na central do corpo de bombeiros de Los Angeles. É quando vem uma chamada e eles seguem para um prédio no subúrbio. Logo eles descobrem que uma das moradoras foi infectada por algum vírus desconhecido. Rapidamente outros residentes também sofrem ataques, instalando-se o pânico. Todos começam a fugir, e a polícia e o corpo de bombeiros interditam o edifício – mesmo sabendo que ainda há pessoas lá. E a única evidência do que está acontecendo vai ficar gravada no equipamento de filmagem que foi deixado lá dentro.

Ótimos Sustos

1408 (2007)
Sinopse: O hotel Dolphin convida você a ficar em qualquer um dos seus lindos quartos… exceto um. Se você é uma daquelas pessoas que só acredita no que vê, vai mudar de idéia. Prepare-se para entrar no quarto 1408!

Mike é um grande escritor, famoso por desvendar eventos paranormais de lugares ditos mau assombrados. Seu próximo desafio é o quarto 1408 do Hotel Dolphin, um lugar onde ninguém se atreve a entrar há anos. Apesar dos inúmeros avisos do gerente do hotel para não entrar no quarto, Mike tem uma missão a cumprir. Será que ele vai conseguir sobreviver a esta noite? 1408 é um suspense sobrenatural do mestre Stephen King.

Jogos Mortais 3 (2006)
Sinopse: No começo do filme, Jigsaw está desaparecido. Ele e sua aluna Amanda, sua nova aprendiz, desapareceram. Enquanto os policiais tentam encontrá-lo, a doutora Lynn Delon nem imagina que ela se tornará a última presa em seu jogo de morte.

Uma noite, após terminar seu turno no hospital, Lynn é sequestrada e levada a um galpão abandonado onde ela conhece Jigsaw à beira da morte. Sua missão é manter o assassino vivo até que Jeff, uma de suas outras vítimas, complete o seu jogo. Correndo contra o tempo para manter Jigsaw vivo, Lynn e Jeff lutam para tentar sobreviver a seus testes, sem saberem que ele tem grande planos para os dois…

Confira a crítica aqui!


Terror em Silent Hill (2006)
Sinopse: Assustador! Esta é a melhor palavra para definir Terror em Silent Hill.
Com mais de duas horas de duração, o filme dirigido por Christophe Gans, consegue nos “prender” na cadeira, seja por pavor ou interesse que a história desperta.

Baseado no vídeo game de mesmo nome, criado por Akira Yamoaka, a trama narra a história de Rose (Radha Mitchell), uma mãe que desesperada por encontrar uma cura para a doença de sua filha Sharon (Jodelle Ferland), decide partir, contra a vontade do marido Christopher (Sean Bean), para uma abandonada e amaldiçoada cidade. Lugar presente nos sonhos da criança, chamada Silent Hill. Isolada desde que um devastador incêndio assolou o lugar, a cidade vive encoberta por uma constante névoa de cinzas e mergulhada em períodos de total escuridão. Será durante a busca de Rose por Sharon, que desaparece quando chegam à cidade, que conheceremos a verdadeira história do lugar.

Confira a crítica aqui!


Wolf Creek – Viagem ao Inferno (2006)
Sinopse: Mais um filme de terror amedontrador surge nos cinemas em um período que a censura americana destrossa filmes realmente assustadores.
Ainda mais inteligente que os filmes de terror convencionais , este consegue se firmar diferenciando-se dos clichês do gênero, e se torna parecido com um documentário macabro.

Baseado em fatos reais, mostra jornada de três mochileiros no interior da Austrália. No coração do país, isolados, eles chegam até o Parque Nacional Wolf Creek e curtem a deslumbrante paisagem da segunda maior cratera do mundo. Quando decidem partir, ao final do dia, os relógios e o carro dão pane. Os três entram e pânico, até que um caminhão aparece, o motorista oferece ajuda e os leva ao seu acampamento, numa mina abandonada. Mal eles sabiam que a última coisa que forasteiros devem fazer é se meter com um caipira, sobretudo se ele os leva até um fim de mundo e conta histórias esquisitas sobre como matar cangurus e destripar javalis. O risco é não apenas pagar com a própria vida, mas sofrer um bocado antes de entregá-la.

Confira a crítica aqui!


Viagem Maldita (2006)

Sinopse: Viagem Maldita conta a história de uma família que tem seu trailer avariado durante uma viagem através do deserto do Novo México… o que os deixa a mercê de uma gangue de mutantes malucos e deformados. Remake do cult de 1977, Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes), de Wes Craven

O Albergue (2006)
Sinopse:
A história começa muito simples: três jovens que acreditam que suas vidas se resumem a “sexo, drogas e rock´roll”(só que sem o rock´roll), partem para uma viagem até a Eslováquia a fim de conhecer o paraíso de diversão sexual que supostamente existe numa de suas cidades. Ao chegar no local, hospedam-se num albergue e o que parecia ser a melhor viagem da vida deles, começa a transforma-se num pesadelo total, pois algo malígno, nefasto e perigoso parece está escondido no lugar. Algo ligado a terror, morte e tortura fisica e psicológica. Essa descoberta pode mudar para sempre o modo de vida deles, pois lutar pela sobrevivência e conhecer lados obscuros da mente humana pode ser uma experiencia das mais aterradoras. Independente das cenas de impacto, o enredo do filme em si já tem uma temática forte e expressiva, o que provoca bons sustos, tensão e suspense psicológico. Confira a crítica aqui!

O Massacre da Serra Elétrica (2005)
Sinopse: Quatro amigos vão ao méxico assistir a um show. Quando eles dão carona a uma garota louca que se mata dentro do furgão, eles pedem socorro numa cidade no meio do nada. Só que ali moram Vilmer e sua família de psicopatas canibais, incluindo o mascarado Leatherface, que costuma matar as pessoas com uma serra elétrica. Elegido pelo CinePop como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, ‘O Massacre’ consegue unir todos elementos que um assustador filme de terror precisam. Realmente um dos filmes mais fortes e chocantes de todos os tempos.
Confira a crítica aqui!

Massacre da Serra Elétrica: O Início (2007)
Sinopse: A história mostrará um grupo de jovens que cruza os domínios do assassino serial Leatherface e sua família de psicopatas. O filme revelará a origem do conhecido vilão, assim como o motivo do uso de uma moto-serra e da máscara feita de pele humana.

Jogos Mortais (2005)
Sinopse: O mistério começa quando os dois presos tentam juntar as provas deixadas para decifrar como chegaram lá, e mais importante ainda, de como eles poderão fugir.
As pistas se desvendam à medida que suas identidades verdadeiras são expostas e eles percebem que são as próximas vítimas do assassino Jigsaw. ‘Jogos Mortais’ é um filme de terror muito bem elaborado, com inúmeras situações que levam o espectador a adivinhar o final, até o derramamento da última gota de sangue. A cada ato uma reviravolta, a cada reviravolta uma surpresa. O espectador vai ficando cada vez mais assustado e confuso, até chegar em um dos mais finais mais inteligentes já vistos. Um filme que vai deixar seus olhos abertos por um mês. E a luz do quarto acesa por dois. ‘Jogos Mortais’ é a retomada do verdadeiro cinema Terror. Confira a crítica aqui!

Jogos Mortais 2 (2005)
Sinopse: ‘Jogos Mortais 2’ segue a mesma linha narrativa do primeiro: um jogo psicodélico de gato e rato, em que os protagonistas e espectadores tentam ser mais inteligentes que o vilão e os roteiristas. E não conseguimos: o filme consegue nos surpreender!
Enquanto investigam os resultados sangrentos de um terrível assassinato, o Detetive Eric Mason tem a intuição de que trata-se de outro crime de Jigsaw, o notório assassino em série que desapareceu deixando um rastro de corpos — e membros — para trás. E Mason está certo. Jigsaw está agindo novamente. Mas, ao invés de duas pessoas trancadas numa sala com apenas uma impensável saída, há oito. Oito estranhos — desavisados de sua ligação uns com os outros — são forçados a entrar no jogo que desafia sua inteligência e coloca suas vidas em perigo. É claro que a série não pàra por aqui, mas, se a criatividade dos produtores continuar tão frutifera como nos dois primeiros filmes, estamos à frente de uma das melhores séries cinematográficas já criada. Confira a crítica aqui!

Extermínio (2003)
Sinopse:
Homem acorda do coma, e descobre que um vírus transformou a cidade inteira em zumbis. Ele recruta um grupo para lutar por suas vidas. “Extermínio” é, com certeza, um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. As cenas, atuações e histórias são bem elaboradas.
Confira a crítica aqui!

Extermínio 2 (2007)
Sinopse:
No filme, depois de infestada, evacuada, dizimada e abandonada, a Inglaterra recebe dos Estados Unidos ajuda para um esforço de reconstrução, mas quando a população começa a voltar, um novo foco de contaminação pode acabar com tudo.

Sustos Clássicos
A Bruxa de Blair (1999)
Sinopse: Três estudantes de cinema se dirigem à Floresta Black Hills com o objetivo de rodarem um documentário sobre a lenda local, a bruxa Blair. Eles nunca mais são vistos. Um ano depois, seus equipamentos e os negativos de seu filme são encontrados.

O século termina justamente com um dos filmes mais lucrativos da história do cinema e essa produção é justamente um filme de terror. A Bruxa de Balir custou miseráveis U$ 30 mil e rendeu U$ 150 milhões. E você deve estar de perguntando, como isso foi possível? Simples, caro internauta, uma jogada

marketing impecável, Os diretores fizeram o filme com atores de segunda, utilizaram material bem baratinho e o transformaram, através de boatos (com a ajuda já da Internet), em um falso documentário. A estratégia deu super certo, todo mundo queria ver o tal “documentário”. Apesar do sucesso muita gente se sentiu ludibriada (é tudo ficção) e acharam que o filme estava muito aquém de todo o burburinho criado em torno dele.

Pânico (1996)
Sinopse: Uma pequena e pacata cidade está em pânico: um louco, fanático por filmes de terror, está assassinando brutalmente os jovens da cidade, agindo como os maníacos das telas. Primeiro ele telefona, faz perguntas sobre filmes do gênero. Se a resposta estiver errada…

Depois do sucesso de A Hora de Pesadelo esta produção é a responsável por voltar a atrair espectadores às salas de cinema, já que o gênero andava muito em baixa. A grande sacada desta fita foi o uso da meta linguagem, ou seja, um filme de terror que fala justamente sobre os filmes de terror. O estilo agradou em cheio tanto os entendidos no assunto que se divertiam com as inúmeras citações de outros filmes como os não iniciados pois há sustos em profusão. Além das duas seqüências inspirou muitos outros filmes como ‘Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado’.

Entrevista com o Vampiro (1994)
Sinopse: Na São Francisco do século XX, vampiro concede entrevista a jornalista, contando como foi transformado numa criatura das trevas pelo vampiro Lestat, na Nova Orleans do século XVIII.

A escritora do livro desta adaptação, Anne Rice, não queria nem saber de Tom Cruise no papel do vampiro Lestat, depois que viu o resultado se retratou publicamente. Realmente tudo funciona bem no filme, o clima gótico e o elenco com 3 grandes nomes de Hollywood, além de Cruise estão Brad Pitt e Antonio Banderas. Não tem muitos sustos, mas por outro lado, é um dos melhores filmes sobre vampiros já feitos.

Frankenstein de Mary Shelley (1994)
Sinopse: Após à morte da mãe, o jovem Victor Frankenstein deixa sua casa para estudar na Universidade. Em meio ao caos causado pela cólera, ele descobre o segredo da vida, e anima criatura que será eventualmente responsável por sua perdição. Adaptação do clássico de Mary Shelley.

O estilo aqui é barroco e bem carregado, e tem uma direção no mínimo curiosa, a do inglês (que ficou célebre por dirigir filmes baseados nos livros de Willian Shakespeare) Kenneth Brannagh. É muito interessante ver também Robert De Niro, um dos maiores astros de Hollywood, no papel de monstro, coberto por muita maquiagem.

Drácula de Bram Stocker (1992)
Sinopse: Francis Ford Coppola retorna à fonte original do mito de Drácula e fez questão inclusive de manter o nome do escritor no nome do filme. Gary Oldman faz o papel do conde apaixonado que pensa ter reencontrado sua amada que fora assassinada séculos antes e não mede esforços para tê-la de volta.

Classificar esta fita apenas como mais um filme de terror seria no mínimo injusto. Coppola criou uma verdadeira obra de arte. A começar pelo visual deslumbrante e arrebatador.

O elenco é de primeira, com Winona Ryder fazendo o papel de objeto do desejo de Drácula e Anthony Hopkins no de caça vampiros. A produção ganhou 3 merecidíssimos Oscars: de figurinos, maquiagem e efeitos sonoros.

O Silêncio dos Inocentes (1991)
Sinopse: Agente do FBI é destacada para encontrar assassino que tira a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata, encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Esta produção de Johnatan Demme é uma espécie de divisor de águas dos filmes de terror pois foi o primeiro filme do gênero a ganhar o prêmio máximo da cinematografia mundial, o Oscar de Melhor filme daquele ano. Além deste levou a estatueta de direção, ator para Anthony Hopkins, atriz para Jodie Foster e roteiro, feito só conseguido por 3 filmes até agora. A adaptação do best-seller de Thomas Harris é ousada e foi copiado inesgotavelmente nos anos seguintes por inúmeras produções. Deu cria a mais dois filmes Hannibal e Dragão Vermelho, ambos não chegam nem aos pés do original.

Evil Dead – A Morte do Demônio (1983)
Sinopse: Grupo de jovens passa fim de semana numa cabana na floresta. Lá eles descobrem o diário de um arqueólogo e inadvertidamente liberam uma terrível maldição.

Esta produção (que também é conhecida como ‘Uma Noite Alucinante’) é cultuada por muitos apreciadores de filmes de terror e produções B. O orçamento foi realmente baixíssimo, os efeitos especiais escassos, mas o resultado simplesmente apavorante. O clima que o diretor Sam Raimi (que agora está com orçamentos bem mais folgados já que fez Homem-Aranha e está terminando a continuação) cria é de arrepiar os cabelos do mais duro machão.

Não assista este Evil Dead sozinho e à noite, você vai morrer de medo. Há mais duas seqüências, mas não se igualam ao original, enveredando inclusive para a linha do humor. A boa notícia é que Raimi já declarou em entrevistas que estaria interessado em fazer uma quarta parte da franquia.

Poltergeist – O Fenômeno (1982)
Sinopse: Uma família inteira se vê ameaçada por estranhos fenômenos que se sucedem em sua casa. A filha mais nova desaparece dentro de uma tela de TV e só a intervenção de uma médium poderá revelar o mistério.

O clima de pavor aqui é acentuado pelo fato de uma menina muito pequena viver as piores situações. O fato dela ficar presa numa tela de TV também faz com que sintamos muito medo mesmo, inclusive do próprio aparelho em que vemos o filme. Pensa-se seriamente em jogar a televisão pela janela. As continuações (obviamente mais fracas) são Poltergeist (2) – O Outro Lado e Poltergeist (3) – O Capítulo Final

O Iluminado (1980)
Sinopse:
Homem enlouquesse e tenta matar mulher e filho em um assustador Hotel.

Stanley Kubrick era genial e seu “O Iluminado” não é apenas uma das melhores adaptações de Stephen King, é também um dos grandes filmes de terror do cinema. Inexplicavelmente, King não ficou satisfeito com essa adaptação (existe uma outra versão – muito inferior a essa primeira – de “O Iluminado” feita em 1997, não sei se com essa King ficou feliz).
Kubrick fez um filme impecável, e quem já assistiu deve se lembrar do mórbido hotel (locação das mais geniais) no qual a família Torrance passa pelas mais horripilantes situações.


Halloween (1978)

Sinopse: Michael Myers foge de um hospital psiquiátrico, depois de 15 anos de tratamento, por causa da morte da irmã, e volta à cidade onde ocorreu o crime para continuar com o banho de sangue. Este é um clássico (custou parcos U$300 mil e rendeu mais de U$ 55 milhões só nos EUA) por vários motivos, o primeiro por que transformou Jamie Lee Curte (então com apenas 19 anos) em diva das produções de terror, ela virou parâmetro de atuação neste tipo de filme (muitos, muitos gritos). O segundo motivo é por que foi dirigido por ninguém menos que John Carpenter, responsável por muitos outros bons filmes de horror como Vampiros, Eles Vivem, A Cidade dos Amaldiçoados e O Enigma do Outro Mundo. E por último por ter a trilha sonora mais hipnotizante que se tem notícia. Depois vieram inúmeras e cansativas seqüências. A última é Halloween:Ressurreição.


O Exorcista (1973)
Sinopse:
Menina de 12 anos (Linda Blair) é possuída pelo demônio. Sua mãe pede ajuda para a igreja e recebe a visita do religioso Damien Karras, um padre psicologicamente perturbado por questionar sua própria crença e que não se sente capaz de executar a tarefa sozinho, pede ajuda a um outro padre mais experiente. Juntos tentarão exorcizar o mal que controla a garota.

A partir deste filme considerado como o clássico absoluto de terror o gênero nunca mais foi o mesmo recebendo inclusive 10 indicações ao Oscar, vencendo a de melhor som e de roteiro adaptado. A fita ficou tão boa quanto o livro e deixou muita gente sem dormir durante muito tempo.

O Massacre da Serra Eletrica (1973)
Sinopse: Grupo de jovens em visita ao Texas é atacado por família de maníacos que os elimina com a ajuda de uma serra elétrica.

O diretor, Tobe Hooper, é o mesmo que depois faria outros clássicos do gênero como Poltergeist e A Hora de Pesadelo. Mas este Massacre é o preferido de muitos e treme-se mais na cadeira quando sabemos que foi a história baseada em fatos reais. Depois deste vieram. O Massacre da Serra Elétrica 2, O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno e O Massacre da Serra Elétrica – O Massacre Final e o remake.

A Noite dos Mortos Vivos (1968)
Sinopse:
Meteorito radioativo traz os mortos de volta à vida. Sete seres humanos são encurralados numa fazenda pelos zumbis canibais, vivendo noite apavorante.

Este genial filme de George Romero (de baixíssimo orçamento) revolucionou o cinema. Tanto é que sua fórmula foi copiada inúmeras vezes. A sensação de claustrofobia vivida pelos personagens é passada fielmente aos espectadores, o que nos faz sentir quase que na pele todo o horror que eles vivem. Depois vieram Zombie – O Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos, muito inferiores a este primeiro.

O Bebê de Rosemary (1968)
Sinopse:
Jovem casal muda para prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido se envolver com os vizinhos.

Os típicos personagens dos filmes de terror saem de cena e entra o pavor no dia-a-dia de pessoas comuns como você ou sua tia. Tudo começa como um filme leve e até romântico e pouco o pouco Roman Polanski vai carregando o ambiente até deixá-lo totalmente sufocante. Imagine que uma indefesa grávida tem de lutar contra uma demoníaca seita que quer roubar o seu bebê. Completamente apavorante mesmo tendo mais de 30 anos.

Matéria feita por: Renato Marafon/ Andrea Don / Viviane França

Globo de Ouro

Globo de Ouro 2003


Vem aí o Globo de Ouro (a cerimônia de entrega do Globo de Ouro ocorrerá em Beverly Hills, no dia 19 de janeiro) e junto com as indicações ao prêmio vem também uma prévia daquelas que poderão ser as indicações ao próximo Oscar (as indicações dos dois prêmios tem grande possibilidade de coincidir em algumas categorias).

Depois do Oscar, o Globo de Ouro é o mais importante prêmio cinematográfico da atualidade, ele pode não ter o mesmo glamour de Cannes, mas no que diz respeito a visibilidade internacional, o Globo sai na frente.

Além de premiar o cinema, o Globo de Ouro também premia os melhores da televisão, e nessa esfera ele é sem dúvida muito mais importante que o Emmy (um outro prêmio televisivo).

Mas vamos nos ater ao cinema.
Abaixo, a lista com todos os indicados (cinema) ao Globo de Ouro – com comentários.

MELHOR DRAMA

– ”As Confissões de Schmidt” (diretor: Alexander Payne)
– ”Gangues de Nova York” (diretor: Martin Scorsese)
– ”The Hours” (diretor: Stephen Daldry)
– ”O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” (diretor: Peter Jackson)
– ”O Pianista” (diretor: Roman Polanski)

Comentários: Fica difícil (pra não dizer impossível) avaliar quem merece ou não o prêmio sem ter assistido a todos os filmes, mas aqui eu disparo meu chutômetro: aposto em prêmio para “The Hours”.

MELHOR ATRIZ EM DRAMA

– Salma Hayek, por ”Frida”
– Nicole Kidman, por ”The Hours”
Diane Lane, por ”Infidelidade”
– Julianne Moore, por ”Far From Heaven”
– Meryl Streep, por ”The Hours”

Comentários: Façamos mais uma vez uso do chutômetro: prêmio para Julianne Moore. A atriz está em “The Hours” e “Far From Heaven” (filme pelo qual ela concorre) e o fato de estar em dois grandes filmes no mesmo ano pode lhe dar certa vantagem.

MELHOR ATOR EM DRAMA

– Adrien Brody, por ”O Pianista”
– Michael Caine, por ”O Americano Tranqüilo”
– Daniel Day-Lewis, por ”Gangues de Nova York”
– Leonardo DiCaprio, por ”Catch Me If You Can”
– Jack Nicholson, por ”As Confissões de Schmidt”

Comentários: Jack Nicholson é o franco favorito. Ele pode levar também um Oscar. Apesar de já ser um ator premiado, Nicholson é tido quase que como o ganhador certo.

MELHOR COMÉDIA OU MUSICAL

– ”Um Grande Garoto” (diretores: Chris Weitz e Paul Weitz)
– ”Adaptação” (diretor: Spike Jonze)
– ”Chicago” (diretor: Rob Marshall)
– ”Casamento Grego” (diretor: Joel Zwick)
– ”Nicholas Nickleby” (diretor: Douglas McGrath)

Comentários: Antes mesmo de assistir, torço loucamente por “Chicago” – um musical que tem tudo para ser muito bacana. Espero que não aconteça a asneira de premiar o fraco “Casamento Grego”.

MELHOR ATRIZ EM COMÉDIA OU MUSICAL

– Maggie Gyllenhaal, por ”Secretary”
– Goldie Hawn, por ”Doidas Demais”
– Nia Vardalos, por ”Casamento Grego’
– Renee Zelwegger, por ”Chicago”
– Catherine Zeta-Jones, por ”Chicago”

Comentários: Esnobaram a Jennifer Aniston (“Por Um Sentido Na Vida”), ela era tida como favorita ao Globo de Ouro (antes das indicações, é claro) e no entanto não aparece na lista…eu acredito que Jennifer no lugar de Nia Vardalos (“Casamento Grego”) seria muito mais justo, porém lá vem mais uma vez os americanos com a mania de cair de amores por atores que escrevem o roteiro do filme em que atuam, vai entender. De qualquer maneira (esquecendo da presença de Nia Vardalos na lista) aposto em um prêmio para a ótima Renee Zelwegger (“Chicago”).

MELHOR ATOR EM COMÉDIA OU MUSICAL

– Nicolas Cage, por ”Adaptação”
– Kieran Culkin, por ”Igby Goes Down”
– Richard Gere, por ”Chicago”
– Hugh Grant, por ”Um Grande Garoto”
– Adam Sandler, por ”Embriagado de Amor”

Comentários: O chutômetro dispara na direção de Nicolas Cage. O ator interpreta dois personagens em “Adaptação” e pode levar o prêmio, mas acredito que Adam Sandler não está fora do páreo, é dele a única indicação para “Embriagado de Amor” (de Paul Thomas Anderson) e pelo seu papel mais “adulto” que o habitual, Sandler pode levar o prêmio.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

– ”Balzac and the Little Chinese Seamstress”, da França (diretor: Sijie Dai)
– ”Cidade de Deus”, do Brasil (diretor: Fernando Meirelles)
– ”O Crime do Padre Amaro”, do México (diretor: Carlos Carrera)
– ”Hero”, da China (diretor: Yimou Zhang)
– ”Nowhere in Africa”, da Alemanha (diretor: Caroline Link)
– ”Fale com Ela”, da Espanha (diretor: Pedro Almodóvar)

Comentários: Todas as boas vibrações do mundo para “Cidade de Deus”, mas….. o excelente filme brasileiro pode tropeçar no bom “Fale com Ela” do espanhol Pedro Almodóvar. Se for indicado ao Oscar, “Cidade de Deus” tem maiores chances, uma vez que “Fale com Ela” não poderá ser indicado. De qualquer maneira, “Cidade…” merece o prêmio.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

– Kathy Bates, por ”About Schmidt”
– Cameron Diaz, por, ”Gangues de Nova York”
– Queen Latifah, por ”Chicago”
– Susan Sarandon, por ”Igby Goes Down”
– Meryl Streep, por ”Adaptação”

Comentários: Meryl Streep pode levar o prêmio. Ela está indicada em duas categorias (melhor atriz em drama – por “The Hours” e atriz coadjuvante – por “Adaptação”) e pode levar o prêmio de coadjuvante na noite da cerimônia.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

– Chris Cooper, por ”Adaptação”
– Ed Harris, por ”The Hours”
– Paul Newman, por ”Estrada para Perdição”
– Dennis Quaid, por ”Far From Heaven”
– John C. Reilly, por ”Chicago”

Comentários: Esqueceram do Jude Law (ele é um injustiçado!!) que está excepcional em “Estrada Para Perdição”. É complicado prever, mas eu fico com Paul Newman (“Estrada Para Perdição”), acredito que toda sua obra pregressa – e o fato de ser o único representante do filme “Estrada Para Perdição” – contem pontos na hora de votar.

MELHOR DIRETOR

– Stephen Daldry, por ”The Hours”
– Peter Jackson, por ”O Senhor dos Anéis: As Duas Torres”
– Spike Jonze, por ”Adaptação”
– Rob Marshall, por ”Chicago”
– Alexander Payne, por ”As Confissões de Schmidt”
– Martin Scorsese, por ”Gangues de Nova York”

Comentários: Martin Scorsese pode levar esse prêmio. O diretor já recebeu diversas indicações ao Globo de Ouro mas nunca levou nenhum prêmio para casa. Há quem aposte que essa história vai mudar com “Gangues de Nova York”. Scorsese é favorito tanto aqui quanto no Oscar. Vamos ver…

MELHOR ROTEIRO

– Bill Condon, por ”Chicago”
– David Hare, por ”The Hours”
– Todd Haynes, por ”Far From Heaven”
– Charlie Kaufman e Donald Kaufman, por ”Adaptação”
– Alexander Payne e Jim Taylor, por ”As Confissões de Schmidt”

Comentários: Mais uma vez chuto a favor do “The Hours” (filme que tem cara de ser o grande ganhador da noite – podendo vir a dividir esse título com “Chicago”), mas aqui a parada é dura, temos dois diretores roteiristas (e dos bons) por “Far From Heaven” e “About Schimdt”, temos uma adaptação da Broadway – “Chicago” e também temos Charlie Kaufman (roteirista de “Quero Ser John Malkovich) que escreve o que – presumidamente – é uma história real (“Adaptação” tem como personagem principal o roteirista Charlie Kaufman – interpretado por Nicolas Cage).

TRILHA SONORA

– Elmer Bernstein, por ”Far From Heaven”
– Terence Blanchard, por ”25th Hour”
– Peter Gabriel, por ”Rabbit Proof Fence”
– Philip Glass, por ”The Hours”
– Elliot Goldenthal, por ”Frida”

Comentários: Elmer Bernstein (“Far From Heaven) tem nome forte e um currículo de dar inveja, isso pode ser sinal de pequena vantagem com relação aos concorrentes, mas, vale lembrar que essa é a opinião de quem não ouviu as trilhas de todos os indicados.

CANÇÃO ORIGINAL

– ”Die Another Day, de ”007 – Um Novo Dia para Morrer”, cantada por Madonna
– ”Father And Daughter”, de ”The Wild Thornberrys Movie”, cantada por Paul Simon
– ”The Hands That Built America”, de ”Gangues de Nova York”, cantada por U2
– ”Here I Am”, de ”Spirit – O Corcel Indomável”, cantada por Bryan Adams
– ”Lose Yourself”, de ”8 Mile – Rua das Ilusões”, cantada por Eminem

Comentários: Torcidinha pessoal pela música da Madonna, depois do fracasso de “Por Um Destino Insólito” a coitada bem que merece o prêmio de melhor música (da trilha sonora de “Um Novo Dia Para Morrer”).

Agora é só aguardar pelo dia do prêmio e torcer pelos favoritos. Mas lembre-se, nem sempre quem vence é o melhor, um bom lobby de estúdio leva muitos prêmios pra casa.

 

 

Feito por: Juliana de Paula

Freddy Krueger e Jason Vorhees

 

‘Freddy X Jason’
Conheça os Vilões:
Jason Vorhees
Considerado por muitos o melhor filme de terror lançado na década de 80, o filme conta a história de Jason Vorhees. Um psicopata que quando criança se afogou em um lago chamado Cristal Lake.
Isso ocorreu enquanto os monitores faziam sexo. Sua mãe se revoltou e matou quase todos os monitores do acampamento, sendo parada apenas por uma mulher.
A partir daquele ano Jason Vorhees iria voltar a viver e começar a matar todos os jovens que aparecessem naquele acampamento.

O filme já teve nove sequências, sendo que a última, ‘Jason X’, se passou no futuro, em uma nave.

– Jason Matou 127 pessoas, até o décimo filme da série.
– Ressuscitou 9 vezes.
– Pendurou 85 de seus cadáveres em tetos ou árvores.
– Já levou mais de 100 tiros, foi esfaqueado 26 vezes, levou 5 machadadas, foi atropelado por um trator e um carro, soterrado por um telhado, atingido por vasos, um sofá, alguns pedaços de madeira, duas cadeiras, livros, uma estante e uma televisão.

Freddy Krueger
Wes Craven vinha de dois fracassos de bilheteria quando resolveu combinar o clima sanguinário, tipicamente “B”, da linha Sexta-Feira 13, com efeitos especiais só achados nos filmes ambiciosos como Poltergeist. Em 1984 chegou às telas A Hora do Pesadelo, que custou apenas dois milhões de dólares a produtora New Line e faturou cerca de 25 milhões. O vilão do filme, Freddy Krueger, filho de uma freira, foi um garotinho queimado vivo pelos vizinhos, que anos depois voltou para se vingar, matando os filhos dos moradores da região.

O filme já teve seis sequências.

– Freddy já matou 30 pessoas, até o sétimo filme da série.

Freddy X Jason:

‘Freddy X Jason’ começou a ser produzido em 1993, mas nunca saiu do papel, pois os executivos da New Line achavam que o filme seria um fiasco.
Exatos dez anos depois, o filme foi lançado, e foi provado para os executivos que eles estavam totalmente errados, e ‘Freddy X Jason’ estreou em primeiro lugar nos EUA com U$36.4 milhões, algo que nenhum dos filmes dos protagonistas deste haviam conseguido.
O filme chega ao Brasil com o nome de ‘Freddy X Jason’, no dia 24 de Outubro, uma semana antes do Halloween nacional.

Sinopse
Prepare-se para o confronto final!
Freddy Krueger (ROBERT ENGLUND) está no inferno – literalmente. Faz quase dez anos que Krueger, um dos mais apavorantes personagens de filmes de terror de todos os tempos (da série “A Hora do Pesadelo”), invadiu os sonhos das pessoas impondo sua forma mortal de vingança. Mas sua lembrança foi sistematicamente apagada por uma cidade determinada a acabar com ele para sempre. Vítimas potenciais foram medicadas para serem impedidas de sonhar, tornando impotente o mestre dos pesadelos. Assim se eliminou o medo que sentiam de Freddy, uma verdadeira tortura para um psicopata egomaníaco que é uma lenda em sua própria mente. Como um preso condenado à morte, Freddy está reduzido à condição de imaginar uma vingança fantástica que jamais vai acontecer.
Isto até que Freddy ressuscita Jason Voorhees (KEN KIRZINGER), outro ícone do terror, da série de filmes “Sexta-Feira 13”. Jason é o meio perfeito para Freddy voltar a

espalhar o medo em Elm Street, e sua oportunidade de sair do purgatório em que se encontra. Vendo como é fácil manipular Jason, Freddy o induz a ir até Springwood para dar início a um novo reino de terror.
Porém, à medida que os corpos começam a se empilhar em Elm Street e a reputação terrível de Freddy assume uma nova vida, ele descobre que Jason não está disposto a parar de matar e a ficar de lado tão facilmente.
Agora, com uma cidade apavorada no meio, os dois titãs do terror se envolvem em uma luta terrível de proporções épicas, alternando-se entre o mundo dos sonhos e a dura realidade do mundo real.
Quem vencerá esta batalha final?

Crítica
Quem nunca ouviu falar de Freddy Krueger ou Jason Vorhees?
Se você viveu nos anos 80 e não sabe quem esses dois personagens são, deve ter vivido em outro planeta. Após anos em produção (para ser exato, dez anos), Freddy e Jason finalmente vão dividir o mesmo filme e lutar pela supremacia, e que vença o melhor!
Se você é fã, sabe que os filmes da serie não são famosos pelo seu enredo, e sim pela maneira em que quase todos os adolescentes que povoam a tela do filme morrem,

cada um de uma maneira mais brutal que a outra, e é exatamente isso que o diretor Ronny Yu (do ruinzinho ‘A Noiva de Chuck’) entrega ao espectador, e dessa vez com efeitos especiais muito bons, o que os filmes anteriores não continham.

O que eu vou confessar agora pode parecer até exagero, mas eu nunca me diverti tanto numa sala de cinema. Em uma sessão lotada (aliás, aqui nos EUA todas as sessões do dia estavam lotadas), o público gritava cada vez que alguém morria, pulava da cadeira de susto e torcia para aquela garotinha chata ir pro beleléu. O cinema inteiro foi ao delírio.

O filme, como todos de ambas as séries, não é para pessoas fracas do estômago, e quando Freddy ressuscita Jason e o manda para ‘Elm Street’ (onde se passam os ‘A Hora do Pesadelo’), jovens são decaptados, cortados ao meio, esmagados, e assassinados de tudo quanto é jeito possível.

Mas por que Krueger decidiu trazer Jason? Porque após uma pílula em que as pessoas não sonham ter sido inventada, Freddy foi praticamente esquecido por todos, e precisava de um aliado no mundo real para mandar um “recado”, e a cada pessoa que Jason mata, Freddy é fortalecido.

Mas quando Freddy percebe que Jason é quem está matando todo mundo, e não ele, a inveja toma conta, e é onde começa a batalha de ego entre os dois. É claro que eu não posso revelar quem vence, mas o processo é bem interessante, sangrento e nojento.

Além de Robert Englund, que encarna Freddy Krueger desde o primeiro filme, o elenco do filme só é composto de mais uma pessoa conhecida: Kelly Rowland, do grupo Destiny’s Child, o que pode fazer algumas pessoas torcerem o nariz ao imaginar uma cantora comportadinha e bonitinha no papel de uma adolescente com uma boca muito suja. Pelo menos ela é melhor que Mariah Carey.

Veredito final: corra pra ver ‘Freddy X Jason’. Você pode não dormir uma noite ou duas, mas afinal, não é esse o motivo pelo qual todo mundo assiste filmes de terror?

Crítica feita por: Ranny Oliveira
Especial feito por:
Renato Marafon

 

 

PREVIEW 2003 | Os Filmes Mais Esperados de 2003

 

Mais uma vez o ano parece que voou e já estamos em dezembro. E com ele vem toda aquela correria e estresse típicos desta época.

As férias também já estão chegando e os estúdios bombardeiam as salas de cinema com muitos blockbusters. Você internauta que já nos acompanha há algum tempo sabe que nós do CinePop estamos sempre prontos a te levar tudo o que acontece na sétima arte.

É com o intuito de ajudá-lo a escolher o que ver neste período natalino é que fizemos este especial.

Escolhemos filmes que acabaram de estrear neste mês de dezembro e os que virão até o fim do ano, assim você tem um panorama completo de tudo o que está estreando.

Desejamos muitas horas de diversão e um Natal cheio de alegrias e prosperidade e fique certo que no que depender da gente passaremos o ano de 2004 trazendo tudo o que há de mais interessante e importante no fascinante mundo do cinema!!!

S.W.A.T. – Comando Especial

Sinopse: Equipe de elite americana precisa escoltar um poderoso traficante rumo a uma penitenciária de segurança máxima. Só que o criminoso oferece US$ 100 milhões para quem libertá-lo. É claro que com tanto dinheiro em jogo a jornada não será nada fácil.

Os saudosistas com mais de 30 anos vibraram com esta produção. A série da década de 70 foi um enorme sucesso e a trilha sonora ainda permanece no inconsciente de todos aqueles que acompanharam os seus capítulos. O elenco é liderado pelo queridinho da vez em Hollywood, Collin Farrel, que ultimamente pôde ser visto em ‘Por Um Fio’ e ‘O Novato’ com Al Pacino.

AMERICAN PIE 3 – O CASAMENTO

Sinopse: O apatetado Jim finalmente decide se casar com a namorada Michelle. Mas realizar um casamento não vai ser algo muito tranqüilo e quase tudo pode acontecer antes da cerimônia.

Aqui o conselho é um só: se você já conhece e gosta da franquia vá sem medo, se não é o seu caso talvez esta não seja uma boa pedida.
Todos sabemos que se trata de mais um filme caça níqueis e para que não ocorram surpresas a fórmula se repete. Ahhh, outro conselho: não coma pipoca, a escatologia voltou com força total e você vai passar mal se comer algo enquanto vê o filme. E olha que algumas partes mais fortes foram cortadas da edição final. Menos mal.


CASSETA E PLANETA – A TAÇA DO MUNDO É NOSSA
Sinopse: Os sete rapazes do Casseta e Planeta interpretam vários personagens nesta produção que faz uma crítica severa aos nefastos anos da ditadura militar.

É curioso que o pessoal tenha escolhido o tema da ditadura militar justamente agora onde este parece ser um tema superado. Muitos gostaram, outros tantos rejeitaram a idéia. Deixando esse mérito fora de questão, esta primeira produção cinematográfica dos Cassetas é bastante divertida, mas falta um pouco mais de cuidado com o roteiro. É cansativo ver milhões de piadinhas com alusões sexuais. O público que vai a um cinema é bem mais exigente do que aquele que acompanha as peripécias do septeto na telinha.


IRMÃO URSO
Sinopse: Um índio americano é amaldiçoado por um espírito da natureza a se tornar um urso. Em busca de uma cura, ele faz amizade com um filhote da sua nova raça, que passa a tratá-lo como protetor. É com esta amizade que o índio, começa a questionar o modo como caça e maltrata os animais.

Esta é uma das últimas investidas da Disney na animação tradicional e como ela já não é mais a mesma, tentou desta vez misturar temáticas de ‘Pocahontas’, ‘A Última Onda do Imperador’ e ‘O Rei Leão’. Vamos ver se a criançada vai gostar.


ACQUÁRIA
Sinopse: A dupla de cantores irmãos interpretam alguns dos poucos remanescentes da humanidade em um futuro apocalíptico. Nesta nova era, o mais precioso bem é a água potável. Os dois irão liderar um grupo de jovens em busca do líquido.

Esta fita irá agradar em cheio a garotada. O interessante é que a produção foi bem caprichada. Os cenários e locações impressionam. A angelical Sandy adquire ar mais sombrio com uma maquiagem bem carregada.


SOBRE MENINOS E LOBOS
Sinopse: Policial reencontra dois amigos de infância ao investigar a morte da filha de um deles.

Este é um dois poucos filmes realmente feitos para o público adulto que estão em cartaz neste fim de ano e, por tabela, um grande concorrente aos principais Oscar do ano que vem. A história é pesada, abordando estupro, violência e vingança. Mas não estamos falando apenas de um dramalhão. Aqui Clint Eastwood nos propõe um filme contundente e politizado. O elenco é uma preciosidade, o trio principal é formado por Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon.


OS LOONEY TUNES: DE VOLTA À AÇÂO
Sinopse: Com o formato de animação misturados à gente de carne e osso, a história começa com Patolino se rebelando contra os seus criadores ele já está cansado de sempre fazer o pior papel sendo vítimas de muitas explosões. Ele é “demitido” e a partir daí a correria não pára mais.

Esta é uma produção que agradará a toda a família, já que Pernalonga e sua turma são um clássico que agrada a criançada e os papais também. Além disso, os mais velhos vão se divertir muito com as inúmeras citações que há durante todo o filme. Desde ‘Uma Cilada para Roger Rabbit’ este tipo de formato não é apresentado de forma tão divertida e convincente.


O GATO
Sinopse: Esta é uma adaptação de uma fábula infantil de Dr. Seuss, uma espécie de Monteiro Lobato americano. O felino chega para brincar com um casal de irmãos – colocados sob vigilância da babá chata à pedido da mãe.

Ao contrário de Looney Tunes esta é uma produção endereçada apenas para as crianças pequenas. A adaptação anterior de Dr. Seuss foi ‘O Grinch’, onde Jim Carrey fazia o papel título. Agora o protagonista é o comediante Mike Myers (Austin Powers). O tom aqui é de bagunça generalizada e com certeza os pequenos vão embarcar nessa proposta.


UM DUENDE EM NOVA YORK
Sinopse: Um bebê vai parar por engano no saco de Papai Noel. O velho bonachão acaba adotando a criança criando-a no Pólo Norte como um dos duendes que constroem os brinquedos. Até que um dia ela descobre que é humana e vai atrás do pai biológico.

Esta produção com clima de fantasia deu muito certo nos EUA, tanto de crítica como de público, que embarcou para valer no clima leve e doce do filme. A tradução correta seria “elfo” e não duende, mas isso não chega a prejudicar em nada. Nova Iorque é mostrada de forma muito bonita e quase irreal, para quem quer entrar no espírito natalino é um filme perfeito.

XUXA ABRACADABRA
Sinopse: a história se passa em uma floresta encantada, personagens de contos de fadas têm suas histórias alteradas. O motivo da confusão é a chegada na floresta de uma bruxa.

Se em ‘Xuxa e os Duendes’ a apresentadora queria atingir o público infanto juvenil agora ela quer agradar os menorzinhos. Como já virou costume em suas produções, há a participação de muitos famosos como Marcio Garcia, Tom Cavalcante, Claudia Raia, Heloísa Périssé, Sergio Mamberti e Claudio Heinrich. Contará ainda com o vocalista da banda ‘Cidade Negra’, Toni Garrido, além das meninas do Rouge.

O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI
Sinopse: a longa jornada que tenta destruir o terrível anel que corrompe a quem o usa está chegando ao fim.

E finalmente o filme mais esperado para este fim ano é , sem dúvida nenhuma, a última parte da trilogia ‘O Senhor dos Anéis’. Muitaa expectativaa rondam sobre ele e, pelo que sabemos até agora, não haverá decepções por parte dos milhares de Tolkienmaníacos e também dos admiradores da saga cinematográfica, que nem chegaram a ler os calhamaços escritos por Tolkien. O diretor Peter Jackson revelou que deixou as cenas mais espetaculares para esta parte. Curioso? Então espere o Natal, O Retorno de Rei estreia exatamente no dia 25 de dezembro.

 

Matéria feita por: Andrea Don

Filmes para assistir no Natal

 


Papai Noel batendo à porta (ou melhor, descendo pela chaminé…) e você ainda não sabe o que fazer com a família? Que tal juntar todo mundo para uma sessão de filme em casa?

O Cinepop te indica, agora, dez grandes sucessos natalinos que podem salvar a sua noite feliz!

Para começar, o inesquecível ‘Esqueceram de Mim’. Clássico dos tempos em que você juntava todos os primos e ficava fazendo bagunça enquanto sua mãe, sua avó e suas tias preparavam a ceia, ‘Esqueceram de Mim’ é uma boa pedida para acalmar os priminhos mais novos e relembrar a própria infância com as confusões armadas por Macaulay Culckin para fugir de assaltantes enquanto é esquecido em casa pela família, em pleno natal.

Na mesma linha “memórias da infância”, assista ao ‘Cântico de Natal dos Jetsons’. Infantil, interessante e emocionante, a animação garante até algumas lagriminhas natalinas, se você for do tipo “manteiga derretida”.

Mas, se você gosta de animações só que seu estilo preferido não é a comédia familiar, a sugestão é ‘O estranho mundo de Jack’ (The Nightmare before Christmas). Na animação de Tim Burton, os habitantes de Halloween resolvem seqüestrar o bom velhinho e tomar o natal, coordenados por Jack Skellington, o rei das abóboras, que quer dar um pouco mais de emoção a sua vida.

Seguindo a idéia de “natal-fantasma” os ‘Gremlins’ (sim, os monstrinhos verdes que se reproduzem na água!) são uma ótima opção para quem quer dar aquele susto de leve na criançada!

E se você curte mesmo monstros verdes, nada melhor do que emendar ‘O Grinch’ depois dos ‘Gremlins’. Como Grinch, Jim Carrey promete muita risada, muito sarcasmo e – pasmem – muita emoção também, tentando roubar o natal!

Mas se você gosta de um dramazinho e não acha nada legal a idéia de acabar com o natal, então preste atenção às próximas dicas. Para começar, ‘O Milagre na Rua 34’. Esse vai fazer você voltar a acreditar no bom velhinho. Depois, que tal ‘Um Grande Garoto’? Sucesso entre a mulherada (afinal, não é todo dia que a gente pode se dar ao luxo de ver Hugh Grant, não é mesmo?), o longa pode fazer você pensar melhor no valor das relações durante o natal.

Por falar em relações, ‘Simplesmente amor’ e ‘Enquanto você dormia’ fazem uma boa dupla para quem gosta de romances. O primeiro é mais geral e trata de vários tipos de relações amorosas. Já o segundo faz parte das típicas comédias românticas, mas pode surpreender com as reviravoltas da história!


Simplesmente Amor

E, para terminar, a sugestão é ‘Um homem de Família’.

O filme começa com o que seria uma crise de meia idade do personagem vivido por Nicolas Cage, vira um sonho mais do que real (ou seria surreal?) e acaba por fazer você pensar melhor na família, na vida e nos amigos. Para quem gosta de um pouco de sentimentalismo e psicologia, é uma ótima sugestão.

E não importa se com dramas, romances, terrores ou animações, o importante mesmo é passar o natal da maneira mais agradável. Se sozinho, com a família, o namorado ou os amigos; isso é o de menos. O que vale é lembrar que a sétima arte sempre está ali para os momentos de falta de opções, de falta de idéias, ou simplesmente para todos os momentos!

 

Feliz Natal, de toda a equipe CinePOP. E um 2009 cheio de felicidade, saúde, dinheiro e paz.

Trailers das dicas

Esqueceram de Mim:

O estranho mundo de Jack:

Gremlins:

O Grinch:

Um grande garoto:

Simplesmente Amor:

Enquanto Você Dormia:

Um Homem de Família:

Matéria Por: Denise Businaro Aielo

PREVIEW 2003 | As maiores estreias de 2003

 

O próximo ano estará cheio de estreias de superproduções que prometem arrecadar horrores nas bilheterias.

Começando no dia 1º de Janeiro, estreia o aguardado ‘O Senhor dos Anéis – As Duas Torres’, que já é um dos preferidos para o Oscar 2003, e provavelmente arrecadará mais que o primeiro nas bilheterias mundiais, ele mostrará a continuação da jornada de Frodo para conseguir destruir o anel amaldiçoado.

Já no dia 10 de Janeiro, chega aos cinemas ‘O Planeta do Tesouro’, animação da Disney que promete ser um dos maiores sucessos do ano.

Em janeiro também teremos a estreia de ‘Harry Potter e a Câmera Secreta’, onde o bruxinho volta para a Hogwarts e apronta mais trapalhadas, todo o elenco do filme está de volta.

No final de Janeiro estreia ‘Gangues de Nova York’, que traz no elenco Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz, fazendo um casal que luta para proteger os EUA.

Já em fevereiro chega aos cinemas ‘Catch me if you can’, outro favorito do Oscar que traz no elenco Tom Hanks e Leonardo DiCaprio como dois criminosos, mestres em disfarces, que acabam se tornando consultores do FBI. Ainda haverá as estreias dos esperados ‘Demolidor – O Homem sem Medo’, com Ben Affleck, e ‘Hulk’, adaptações de duas HQ’s famosas.

Mas as estreias não param por aí, chega aos cinemas as esperadas continuações de ‘Matrix’, que prometem revolucionar o cinema e ‘X-Men 2’, com todos do original de volta. ‘As Panteras 2’ chega em julho, com o brasileiro Rodrigo Santoro ao lado de Drew Barrymore, Cameron Diaz e Lucy Liu, lutando contra o crime. E finalmente estreia ‘Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas’ continuação dos clássicos com Arnold Schwarzenegger.

estreiam também em 2003 as inusitadas continuações de sucessos deste ano, como ‘Legalmente Loira 2’ e ‘American Pie 3 – Casamento Americano’ e ainda a surpresa ‘Máfia no Divã 2’!

Para finalizar, em dezembro tem as estreias das terceiras partes de ‘Matrix’ e ‘O Senhor dos Anéis’.

 

Feito por: Renato Marafon

 

 

Como Funciona a Dublagem em Cinema e TV?

 

A repórter Mariana Valadares Zitto entrevistou a tradutora de textos para dublagem (audiovisual), Cristina Nastasi, para explicar como funciona a dublagem de filmes e seriados de TV, e saciar nossa curiosidade:

1. A área de tradução para dublagem de filmes é pouco conhecida pelo público. Sabe-se que em dublagem os diálogos originais são substituídos por gravações traduzidas em outra língua, procurando respeitar os movimentos labiais, a duração, a entonação das falas. Como é feito esse trabalho?

A dublagem é uma mistura de arte e técnica. É arte porque o dublador é um ator, tem de ser ator, e interpreta apenas com a voz, o que me parece terrivelmente frustrante, pois a maioria, por não ter seu rosto conhecido, não recebe o devido aplauso por seu talento. É técnica, porque o dublador, além da formação artística, precisa saber com perfeição “correr atrás dos lábios de outra pessoa”, isto é, passar a emoção com sincronia, fazendo com que as palavras em português caibam direitinho em lábios que falam inglês ou outro idioma. É preciso ter um timing perfeito, e também é preciso ter um diretor que saiba trabalhar esses dois lados, o artístico, e a técnica de fazer a fala não ficar mais curta ou longa demais na boca do ator na tela.

Nem todo ator sabe dublar; é só ver o caso de certas “celebridades globais” que são convidadas para dublar desenhos famosos só para atrair o público com seu nome e acabam sendo um fiasco nas telas, além de tirar o trabalho de um dublador de verdade, que ganha muito, mas muito menos do que esses não-dubladores ganham. Há casos, inclusive, de uma personagem principal de desenho ser dublada por um profissional de verdade para servir de “guia” para o tal ator famoso imitar sua interpretação, já que não consegue fazê-lo naturalmente. É importante observar que o dublador não tem muito tempo para captar a emoção ou intenção de uma fala. Os bons dubladores geralmente ouvem a fala original uma, duas vezes e, logo em seguida, falam o texto traduzido de tacada, de uma vez, como se fossem verdadeiros “repentistas da interpretação”, como eu costumo chamá-los. No estúdio ficam apenas o dublador (que pode fazer a cena junto com outros colegas ou apenas sozinho, pois a equipe técnica cuida da montagem dos diálogos feitos separadamente), o diretor, uma bancada em que fica o texto traduzido, e o monitor de TV para que possa ver as cenas, geralmente fora de ordem, e assim reproduzi-las em português com perfeição quase instantânea. O Marcos Simões, por exemplo, tem um ritmo impressionante; além da versatilidade vocal e talento artístico, pega a personagem com uma rapidez assustadora (ele fez, por exemplo, o Gênio do desenho Alladim e dublar Robin Williams, cá pra nós, não é pra qualquer um). As pessoas de um modo geral não têm a menor noção de como essa mágica acontece no estúdio. Sempre que explico essas coisas a pessoas que ignoram como tudo é feito ou têm preconceito a respeito, elas acabam ficando fascinadas.
Costumo dizer que a boa dublagem é a aquela que não é comentada, pois o que as pessoas gostam de fazer é criticar quando o trabalho está ruim. Há, inclusive, uma má vontade por parte da imprensa de um modo geral que adora atacar a dublagem brasileira, que – pouca gente sabe – é considerada uma das melhores do mundo. Há dublagens que simplesmente fazem o original ficar muito melhor, como “A Gata e o Rato”, “Primo Cruzado, “Alf, o ETeimoso” e “Família Dinossauro”.
Há também traduções e dublagens atuais sensacionais como “Tal mãe, tal filha” (“Gilmore Girls”) e “Eu, a patroa e as crianças” (“My wife and kids”). Para piorar as coisas, a geração da TV a cabo desvaloriza totalmente esta arte e diz que legenda é melhor. Tudo bem, pelo preço que pagamos pela assinatura, o certo seria termos direito a filmes, séries e documentários tanto legendados como dublados, enfim, opções para todos. Uma parcela mínima de pessoas que sabem inglês (ou pensam que sabem, o que é mais comum) ignora que, além da existência dos cegos, dos idosos que não enxergam muito bem, das crianças que ainda não aprenderam a ler, do cidadão analfabeto pleno, a maior parte da população brasileira é de analfabetos funcionais, isto é, foram à escola, aprenderam a ler, mas não conseguem ler direito, muito menos legendas que ficam tão pouco tempo na tela. No fim das contas, a dublagem é marginalizada, incompreendida e desmerecida. Sequer tem um história registrada, o que faz com que muito de sua memória esteja condenada ao esquecimento. As redublagens, por exemplo, apagam o registro histórico do trabalho de profissionais do passado, e até fico incomodada que a categoria não perceba isso e faça alguma coisa para reverter esta situação. Felizmente estão sendo lançados boxes de DVDs com dublagens originais, o que garante que o talento de dubladores como os falecidos André Filho (ele fazia de tudo, do galã de “Casal 20” ao sotaque delicioso de um Sean Connery) ou Marcos Miranda (Clark Gable) seja preservado para a posteridade.

2. Trabalhar com tradução para dublagem. De onde veio seu interesse por essa função?

Sempre fui videomaníaca, desde criança, e também sou de um tempo em que não havia TV a cabo, portanto a programação estrangeira era obrigatoriamente dublada. Cresci vendo filmes e seriados dublados e as vozes brasileiras dos personagens eram as vozes de meus heróis. Com o tempo fui desenvolvendo uma curiosidade a respeito da profissão de dublador , embora nunca tenha tido a pretensão de exercê-la, já que se trata de uma arte e eu não tenho esse talento maravilhoso. Como também sou formada em Jornalismo, vira e mexe na faculdade eu arranjava desculpas para fazer matérias sobre dublagem, geralmente na Herbert Richers. Foi assim que fui gradualmente me envolvendo com a coisa, conhecendo dubladores e diretores de dublagem (quando fui apresentada ao Nelson Batista , dublador do Jerry Lewis, um de meus ídolos, quase enfartei).
Muitos anos depois, escrevi uma carta reclamando da tradução e escolha de vozes do filme “Star Trek IV”, pois, como também sou trekker (fã de “Jornada nas Estrelas”), identifiquei alguns erros inadmísseis. Esta carta ganhou destaque em vários jornais que – embora eu tenha deixado claro que admirava a dublagem brasileira – fizeram questão de publicá-la pelo puro prazer de falar mal da dublagem. A empresa encarregada da dublagem do filme tomou conhecimento disso e gentilmente me convidou para explicar minhas queixas. Com isso, virei uma espécie de assessora da dublagem de Star Trek e, com o tempo, me deram a grata oportunidade de traduzir não apenas “Star Trek”, como outros produtos.
Isso já faz uns 15 anos, portanto, de fã, virei profissional do ramo e assim, além de poder fazer um trabalho que amo de coração, com filmes e séries que adoro (e também muitas “bombas”, o que faz do ofício), tive e tenho a oportunidade de conhecer dubladores maravilhosos, como o recentemente falecido Newton da Matta (a voz insubstituível de Bruce Willis), e outros profissionais igualmente incríveis aos quais tenho a honra de chamar de queridos amigos, como Guilherme Briggs (o Buzz Lightyear, o Freakazóid), Ricardo Juarez (Johnny Bravo) e Márcio Seixas (que fez a nova voz do sr. Spock e empresta seu talento a atores como Charlton Heston e James Garner). Sou uma verdadeira “macaca de auditório” (ou traduzindo para um termo mais moderno, tiete) dos dubladores!

3. De acordo com o escritor, tradutor e blogueiro Alex Castro, qualquer tradução (legendagem/dublagem) por mais bem feita que seja sempre acaba distorcendo o texto original. Qual oferece menos mudança em relação ao texto original: legendagem ou dublagem?

Como dizem os italianos, “tradutori, traditori” (tradutor, traidor)… Com certeza, existem alterações inevitáveis devido a trocadilhos e piadas intraduzíveis e referências culturais muito específicas, que precisam ser adaptadas ou recriadas para tentar salvar seu significado ou preservar seu conteúdo para que o publico entenda, o que nem sempre é possível. E com mais certeza ainda, é a legendagem que causa as maiores modificações do original, por suas restrições de espaço, já que você tem de passar todo uma idéia falada com apenas duas frases por tela, formadas por 30 a 36 caracteres, que dá o tempo mínimo suficiente para o espectador conseguir ler o que está sendo dito no programa. No cinema, que naturalmente tem a tela maior, o numero de caracteres aumenta um pouco. No caso da dublagem, o conteúdo do que é dito é totalmente expresso, salvo raras exceções em que você precisa encurtar a frase, já que o inglês é um idioma mais sintético e o português é mais extenso. Quando a personagem diz apenas uma palavra de uma ou duas sílabas em inglês que só tem como correspondente em português uma palavra de mais de quarto sílabas, aí você se vira e “distorce” o original de forma a caber na bocada. Numa frase, esse problema é compensado com uma palavra que se tira aqui e ali ou pela interpretação do dublador, que pode “correr” ou “demorar” mais ao falar a frase, sem, é claro, a interpretação do original.

4. Que filme você fez a tradução para dublagem que “deu mais trabalho” para manter fidelidade textual?

Todos os filmes dão trabalho, por melhor ou pior, por mais fáceis ou mais difíceis que sejam. Às vezes pode ser uma produção B, bem simples, que se passa no Bronx ou no Brooklyn, por exemplo, e os personagens falam muitos palavrões e gírias locais que você precisa abrandar por causa da censura imposta pelos clientes. Num filme desse tipo a coisa complica porque você tem que passar o tom marginal, mas camuflando a linguagem chula, o que, na maioria das vezes, torna o resultado ridículo. Um bandido fala “merda” e se a gente substitui por “droga”, é até risível. Por isso, dependendo da produção, pede-se autorização ao cliente para sermos mais explícitos no linguajar.
Os filmes hoje também tendem a ser muito técnicos, por isso é preciso ter um bom acervo de dicionários de tudo que se possa imaginar, ciências sociais, medicas e físicas em geral, e também a sorte de possuir amigos com conhecimento em diversas áreas para nos ajudar na apuração de termos mais específicos.
Ou então dar uma de doido e ligar aleatoriamente para um médico, um advogado, o que seja, para perguntar como se fala em português determinada palavra ou expressão em inglês. Já tive de ligar para o Butantã para descrever uma cobra indiana e ver se o biólogo, na boa vontade, saberia me dizer o nome desse espécime em português, ou para o hipódromo para tentar identificar o nome de determinada peça da sela de um cavalo de corridas. A ficção científica, por exemplo, é dificílima, pois é um gênero que usa neologias a partir de elementos científicos reais. Filmes de época também requerem muito cuidado, pois é preciso se ater aos maneirismos do período, a palavras adequadas ao tempo em questão, sejam gírias dos anos 60 ou palavras mais rebuscadas de séculos passados, para que não se cometa o erro de falar um “tᔠnum filme que se passa na Inglaterra do século XVIII, por exemplo. Enfim, dá trabalho de qualquer maneira, e inclusive é preciso ter uma boa cultura geral, cultura pop, que seja, para identificar referências a fatos históricos ou contemporâneos, títulos de livros e filmes etc. Por exemplo, num desenho muito conhecido o personagem fala sobre a banda “Smashing pumpkins” e o tradutor não hesitou em tascar um “Abóboras amassadas”… Um exemplo de filme que traduzi recentemente e que me deu certo trabalho foi “Orgulho e preconceito” (dublagem para DVD), primeiro porque é um texto clássico e precioso de Jane Austen e, segundo, porque me apaixonei enlouquecidamente pelo filme e quis ser, mais do que sempre procuro ser, fiel à qualidade dos diálogos.

5. Há diferença (s) entre traduzir diálogos para TV e traduzir diálogos para cinema? Se sim, qual (is)?

Quanto à dublagem, no cinema você às vezes tem mais liberdade de expressão, não sofre tanta censura quanto na televisão (e ambas dublagens podem ou não ser aproveitadas em outros meios, pois também há a dublagem para DVD ou para filmes que passam em avião). Há poucos filmes dublados para cinema e os que chegam às telonas geralmente são desenhos de estúdios extremamente exigentes quanto à qualidade final, portanto a tradução ganha um pouco mais de tempo para ser bem trabalhada. Quanto à legendagem, como já expliquei, o espaço limitado por caracteres contadinhos fazem com que muito do texto original seja reduzido, tenha sua idéia simplificada para caber no espaço determinado, fazendo que características e sutilezas do texto se percam.

6. Existe uma grande parcela de pessoas que difamam filmes dublados e legendados. Adoram encontrar erros em traduções para criticar depois. Você foi vítima dessas pessoas por causa da tradução do texto de Jornada nas Estrelas? Como você encarou isso?

As pessoas costumam falar mal do trabalho dos outros, trabalho que não conhecem e que costumam simplificar, achando que não há mistério em exercê-lo. O tradutor sempre luta com muitas dificuldades (principalmente na dublagem), dificuldades que essas pessoas desconhecem ou não fazem questão de conhecer. O tradutor nem sempre tem condições de fazer o trabalho como acredita que deveria ser feito por diversos motivos, geralmente impostos pelos empregadores. A rapidez com que temos de traduzir um filme é um dos nossos maiores obstáculos. Mas, dentro do possível, tirando os tradutores desleixados ou incompetentes (afinal há bons e maus profissionais em todos os setores), tentamos fazer o melhor ao nosso alcance. Sendo assim, as críticas acabam sendo inevitáveis, mesmo que na maioria das vezes sejam injustas e até mesmo engraçadas e sem sentido. Eu mesma comecei nessa profissão porque critiquei uma tradução cheia de erros, portanto entendo perfeitamente se alguém reclama de meu trabalho.
Mas ignoro solenemente as reclamações absurdas. Mas uma crítica construtiva é sempre muito bem-vinda.

7. Hoje, como é o mercado de trabalho nessa área?

Como em todas as áreas de trabalho, o mercado de dublagem também anda complicado, mesmo nestes tempos em que quase toda a produção americana e muita coisa européia está chegando ao Brasil via TV a cabo. Acontece que, ao mesmo tempo, os tradutores tradicionais descobriram esse novo nicho da profissão (dublagem e legendagem) e correram atrás da coisa. Hoje existe, inclusive, cursos para tradução para dublagem e legendagem. Pra cada tradutor desse gênero, a média é de uns 15 outros querendo pegar o lugar, mas nem todo tradutor se adapta a esse tipo específico de tradução. Alguns são muito “duros” e não se adequam ao trabalho e alguns traduzem só pra ganhar dinheiro, sem curtir verdadeiramente essa forma mais específica de traduzir, ou por considerá-la uma modalidade menor da profissão.

Alguns filmes e séries traduzidos para dublagem por ela:

Ana e o Rei
– O Jardineiro Fiel
– Orgulho e Preconceito (DVD)
– Star Trek (série)
– Chicago Hope (série)
– Alias (série)
– Arquivo X (série)

 

Fonte: http://www.poucaseboasdamari.blogspot.com/

 

Dicas de Filmes de Terror para o Halloween

 

Os filmes de terror sempre povoaram o imaginário das pessoas.

Geralmente atrelados a produções B, precisam de atrizes de renome e diretores conceituados para ganhar importância e fazer parte do cânone.

Foi assim com ‘O Exorcista‘, que trazia Ellen Bursty e Linda Blair, inclusive indicado ao Oscar de melhor filme entre outras tantas produções sofisticadas como ‘O Chamado‘, ‘Os Outros‘, ‘O Sexto Sentido’ e tantos outros exemplares

Os primeiros anos da década de 90 não foram problemáticos apenas para o cinema nacional, que saiu do limbo com as produções do Cinema da retomada. Os filmes de terror, que fizeram sucesso na década de 80 através dos ícones Jason (‘Sexta-Feira 13’), Freddy (‘A Hora do pesadelo’) e Michael Myres (‘Halloween’) e suas continuações estavam em franca decadência.

Os fãs inveterados do gênero reviam os sucessos da década de 80 para matar a saudade. Foi com ousadia e injetando sangue novo (trocadilho interessante se falando de filmes de terror, não?) que o diretor Wes Craven, responsável pelo primeiro episódio da saga ‘A Hora do Pesadelo‘, em parceria com o roteirista Kevin Willianson trouxe as telas do cinema ‘Pânico‘, a primeira parte de uma trilogia de sucesso.

Com o sucesso, o gênero que estava em queda e que se levantou de uma maneira súbita. Mesmo apelando para remakes bem feitos (O Massacre da Sérra Elétrica, Terror em Amityville), adaptações baseadas o horror japônes (O Chamado, Água Negra) e até brigas entre clássicos vilões do cinema (Freddy X Jason)…

Para celebrar o Halloween, o CinePop decidiu fazer um especial sobre o gênero, primeiro vamos falar sobre os grandes lançamentos, filme que você pode conferir nos cinemas, ou que acabaram de chegar nas locadoras. Depois partiremos para os clássicos do gênero que encantaram platéias e ainda fazem muita gente roer as unhas. Confira sem medo!

Nos Cinemas

Atividade Paranormal 3

Há uma vertente recente que assola do cinema estadunidense. Desde o assombroso sucesso de A Bruxa de Blair (1999), uma série de produções se diz constituída de gravações reais de fenômenos sobrenaturais.

Em 2007 começou outra franquia que faz uso desse subterfúgio para amedontrar seus espectadores.

Atividade Paranormal 3 (Paranormal Activity 3) usa todos os recursos estéticos dessa forma de terror, mas abdicou de tentar enganar seu público se fazendo passar por algo real (algumas das produções do gênero não têm créditos finais e até escondem o verdadeiro nome de seus atores).

A franquia faz um caminho narrativo interessante. Conforme um novo filme chega, na verdade o que se revela são eventos anteriores aos títulos mais antigos. Nessa lógica, Atividade Paranormal 3 conta a infância de Katie, personagem presente desde o primeiro capítulo da série.

Em 1988, a casa onde ela mora com sua mãe, irmã e padastro começa a se tornar o cenário de eventos inexplicáveis. Dennis, o padastro, trabalha com filmagens de casamentos. Depois de uma estranha imagem gravada quando uma câmera é deixada ligada durante um terremoto, o rapaz decide instalar câmeras pela casa para tentar entender o que está acontecendo.

Não tenha Medo do Escuro

Não tenha Medo do Escuro é a mais nova produção do mexicano Guillermo Del Toro, que também assina o roteiro. Para quem não o conhece, o produtor/roteirista/diretor é o responsável por produções como O Labirinto do Fauno.

Em sua nova produção, ele abusa do susto e gritos e de uma fórmula utilizada anteriormente em sua filmografia: o terror infantil.

Na história, Sally é filha de pais separados, e tem um traço depressivo e hipocondríaco. Seu pai (Guy Pearce) a convida a morar com ele e sua nova namorada Kim (Katie Holmes). A incompreensão dos pais faz a menina se sentir não querida por eles e um tanto melancólica. Com isso, seres que habitam a casa que deles, a convida e incita-a a entrar no seu mundo.Tais seres são revelados logo no prólogo do filme, quando há uma brutal morte – típica de filmes do gênero-.

O longa funcionaria melhor sem a introdução dos seres no prólogo e sem a excessiva enfatização do horror. Pois a direção de arte e fotografia por si só compõem a atmosfra de mistério e horror. Tal prólogo tira o suspense da revelação dos seres ; mas mesmo com este excesso narrativo, os espectadores terão muitos sustos e suspiros de terror.

A Hora do Espanto

O veterano Charlie Brewster (Anton Yelchin) finalmente conseguiu o que queria: está com a turma mais popular e namorando a garota mais desejada de sua escola. Na verdade, ele está tão por cima que chega a desprezar seu melhor amigo. Mas os problemas começam quando Jerry (Colin Farrell) se muda para a casa ao lado. A princípio, ele parece um cara legal, mas há algo não muito certo – e todos, inclusive a mãe de Charlie (Toni Collette), não percebem. Depois de observar algumas atitudes bastante estranhas, Charlie chega a uma clara conclusão, Jerry é um vampiro em busca de presas no bairro. Incapaz de convencer alguém, Charlie precisa achar um meio de se livrar do monstro por conta própria nesta clássica comédia de terror dirigida por Craig Gillespie.

Nas Locadoras

As Donas da Noite

Sinopse: Certa noite, Lena, uma garota de 18 anos, é mordida por Louise, líder de um trio de vampiras. Seu novo estilo de vida é por vezes benção e uma maldição. Inicialmente, desfruta da liberdade sem limites, o luxo, as festas. Mas logo os instintos assassinos pelo desejo de sangue de suas companheiras se torna um pesadelo para ela, ao mesmo tempo que se apaixona perigosamente por Tom, um policial. Agora Lena terá que escolher entre o amor immortal e a vida imortal.

Pânico 4

Sinopse: Em ‘Pânico 4‘, Sidney Prescott (Neve Campbell) agora é autora de um livro de auto-ajuda, e retorna para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamento. Lá, ela reconecta-se com o sherife Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox) – agora casados – assim como sua prima Jill (Emma Roberts) e sua tia Kate (Mary McDonnell). Infelizmente, o retorno de Sidney também traz Ghostface de volta, colocando Sidney, Gale e Dewey, junto com Jill, seus amigos e toda a cidade de Woodsboro, em perigo. Inspirado em vários filmes de terror, o assassino retorna, mas desta vez, as regras são baseadas no novo clichê.

Os Olhos de Julia

Sinopse: No longa, Julia é uma mulher que sofre de uma doença degenerativa nos olhos. Após encontrar sua irmã cega morta, ela decide investigar o acontecido, e descobre um mundo sombrio cheio de mistérios e mortes, enquanto sua visão começa a piorar.

O longa é dirigido por Guillem Morales e produzido por Guillermo del Toro (‘O Labirinto do Fauno’).

Visões de um Crime

Sinopse: Uma garota consegue sobreviver ao ataque de um serial killer. Mas, assim que desperta num hospital com uma ferida na cabeça, percebe que é incapaz de reconhecer o rosto das pessoas. Isso a coloca em uma situação verdadeiramente perigosa, uma vez que seu agressor quer matála, pois acredita que ela é a única testemunha que pode reconhecê-lo e, consequentemente, levá-lo à prisão.

Com Milla Jovovich e Julian McMahon.

A Inquilina

Sinopse: A Dra. Juliet Dermer (Hilary Swank) é uma jovem médica, que ao se mudar para um novo apartamento, descobre que seu proprietário tem uma assustadora obsessão por ela.

Com Hilary Swank, Jeffrey Dean Morgan, Christopher Lee, Lee Pace e Michael Massee.

Sobrenatural

Sinopse: Em ‘Sobrenatural‘, uma família, que acabou de se mudar para uma casa nova, descobre que um espírito do mal está dentro da casa ao mesmo tempo em que o filho do casal entra em coma de maneira inexplicável. Tentando escapar das assombrações e para salvar o menino, eles se mudam novamente e percebem algo terrível que os deixa desesperados: não era a casa que estava mal-assombrada.

A Casa

Sinopse: Baseado em um caso real que aconteceu em 1944 numa antiga fazenda, onde encontraram os corpos de dois homens brutalmente torturados. As fortes fotografias encontradas foram a chave para resolver este crime sangrento.

Primeiro filme de terror no estilo ‘one single shot’, filmado com uma sequência direta de 79 minutos sem cortes, ou seja, em tempo real.

Quarentena 2

Sinopse: No início da noite de ontem, uma estranha doença se espalhou a partir de uma construção decadente em Los Angeles… e ninguém sobreviveu. No entanto, algo escapou. Agora, a bordo do Voo 318, os primeiros sintomas começam a aparecer. À medida que a infecção evolui, os inocentes passageiros repentinamente transformam-se em sanguinários e aterrorizantes assassinos. Forçados a aterrissar num terminal isolado, cercados por agentes do governo armados, a tripulação e os passageiros ficam cada vez mais desesperados.

Filmes Clássicos

O Massacre da Serra Elétrica (2005)
Sinopse: Quatro amigos vão ao méxico assistir a um show. Quando eles dão carona a uma garota louca que se mata dentro do furgão, eles pedem socorro numa cidade no meio do nada. Só que ali moram Vilmer e sua família de psicopatas canibais, incluindo o mascarado Leatherface, que costuma matar as pessoas com uma serra elétrica.

Elegido pelo CinePop como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, ‘O Massacre’ consegue unir todos elementos que um assustador filme de terror precisam. Realmente um dos filmes mais fortes e chocantes de todos os tempos.

 

Jogos Mortais (2005)
Sinopse: O mistério começa quando os dois presos tentam juntar as provas deixadas para decifrar como chegaram lá, e mais importante ainda, de como eles poderão fugir.
As pistas se desvendam à medida que suas identidades verdadeiras são expostas e eles percebem que são as próximas vítimas do assassino Jigsaw.

‘Jogos Mortais’ é um filme de terror muito bem elaborado, com inúmeras situações que levam o espectador a adivinhar o final, até o derramamento da última gota de sangue. A cada ato uma reviravolta, a cada reviravolta uma surpresa. O espectador vai ficando cada vez mais assustado e confuso, até chegar em um dos mais finais mais inteligentes já vistos. Um filme que vai deixar seus olhos abertos por um mês. E a luz do quarto acesa por dois. ‘Jogos Mortais’ é a retomada do verdadeiro cinema Terror.

 

 

O Amigo Oculto (2005)
Sinopse: Quando a mulher de David e mãe de Emily morre, pai e filha decidem se mudar para uma casa afastada da civilização. É quando a garotinha então cria o amigo imaginário Charlie. Tudo vai bem, até que todos começam a morrer. Quem será Charlie?

Mesmo partindo para o suspense psicológico, ‘O Amigo Oculto’ consegue fazer todos ficarem com as pernas bambas imaginaram como termina esta história um tanto complexa. Vale a pena pela atuação de Robert De Niro e Dakota Fanning.

Extermínio (2003)
Homem acorda do coma, e descobre que um vírus transformou a cidade inteira em zumbis. Ele recruta um grupo para lutar por suas vidas.

“Extermínio” é, com certeza, um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. As cenas, atuações e histórias são bem elaboradas.

 

A Bruxa de Blair (1999)
Sinopse: Três estudantes de cinema se dirigem à Floresta Black Hills com o objetivo de rodarem um documentário sobre a lenda local, a bruxa Blair. Eles nunca mais são vistos. Um ano depois, seus equipamentos e os negativos de seu filme são encontrados.

O século termina justamente com um dos filmes mais lucrativos da história do cinema e essa produção é justamente um filme de terror. A Bruxa de Balir custou miseráveis U$ 30 mil e rendeu U$ 150 milhões. E você deve estar de perguntando, como isso foi

possível? Simples, caro internauta, uma jogada marketing impecável, Os diretores fizeram o filme com atores de segunda, utilizaram material bem baratinho e o transformaram, através de boatos (com a ajuda já da Internet), em um falso documentário. A estratégia deu super certo, todo mundo queria ver o tal “documentário”. Apesar do sucesso muita gente se sentiu ludibriada (é tudo ficção) e acharam que o filme estava muito aquém de todo o burburinho criado em torno dele.

Pânico (1996)
Sinopse: Uma pequena e pacata cidade está em pânico: um louco, fanático por filmes de terror, está assassinando brutalmente os jovens da cidade, agindo como os maníacos das telas. Primeiro ele telefona, faz perguntas sobre filmes do gênero. Se a resposta estiver errada…

Depois do sucesso de A Hora de Pesadelo esta produção é a responsável por voltar a atrair espectadores às salas de cinema, já que o gênero andava muito em baixa. A grande sacada desta fita foi o uso da meta linguagem, ou seja, um filme de terror que fala justamente sobre os filmes de terror. O estilo agradou em cheio tanto os entendidos no assunto que se divertiam com as inúmeras citações de outros filmes como os não iniciados pois há sustos em profusão. Além das duas seqüências inspirou muitos outros filmes como ‘Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado’.
Entrevista com o Vampiro (1994)
Sinopse: Na São Francisco do século XX, vampiro concede entrevista a jornalista, contando como foi transformado numa criatura das trevas pelo vampiro Lestat, na Nova Orleans do século XVIII.

A escritora do livro desta adaptação, Anne Rice, não queria nem saber de Tom Cruise no papel do vampiro Lestat, depois que viu o resultado se retratou publicamente. Realmente tudo funciona bem no filme, o clima gótico e o elenco com 3 grandes nomes de Hollywood, além de Cruise estão Brad Pitt e Antonio Banderas. Não tem muitos sustos, mas por outro lado, é um dos melhores filmes sobre vampiros já feitos.

 

Frankenstein de Mary Shelley (1994)
Sinopse: Após à morte da mãe, o jovem Victor Frankenstein deixa sua casa para estudar na Universidade. Em meio ao caos causado pela cólera, ele descobre o segredo da vida, e anima criatura que será eventualmente responsável por sua perdição. Adaptação do clássico de Mary Shelley.

O estilo aqui é barroco e bem carregado, e tem uma direção no mínimo curiosa, a do inglês (que ficou célebre por dirigir filmes baseados nos livros de Willian Shakespeare) Kenneth Brannagh. É muito interessante ver também Robert De Niro, um dos maiores astros de Hollywood, no papel de monstro, coberto por muita maquiagem.

Drácula de Bram Stocker (1992)
Sinopse: Francis Ford Coppola retorna à fonte original do mito de Drácula e fez questão inclusive de manter o nome do escritor no nome do filme. Gary Oldman faz o papel do conde apaixonado que pensa ter reencontrado sua amada que fora assassinada séculos antes e não mede esforços para tê-la de volta.

Classificar esta fita apenas como mais um filme de terror seria no mínimo injusto. Coppola criou uma verdadeira obra de arte. A começar pelo visual deslumbrante e arrebatador.

O elenco é de primeira, com Winona Ryder fazendo o papel de objeto do desejo de Drácula e Anthony Hopkins no de caça vampiros. A produção ganhou 3 merecidíssimos Oscars: de figurinos, maquiagem e efeitos sonoros.

O Silêncio dos Inocentes (1991)
Sinopse: Agente do FBI é destacada para encontrar assassino que tira a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata, encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Esta produção de Johnatan Demme é uma espécie de divisor de águas dos filmes de terror pois foi o primeiro filme do gênero a ganhar o prêmio máximo da cinematografia mundial, o Oscar de Melhor filme daquele ano. Além deste levou a estatueta de direção, ator para Anthony Hopkins, atriz para Jodie Foster e roteiro, feito só conseguido por 3 filmes até agora. A adaptação do best-seller de Thomas Harris é ousada e foi copiado inesgotavelmente nos anos seguintes por inúmeras produções. Deu cria a mais dois filmes Hannibal e Dragão Vermelho, ambos não chegam nem aos pés do original. 
Evil Dead – A Morte do Demônio (1983)
Sinopse: Grupo de jovens passa fim de semana numa cabana na floresta. Lá eles descobrem o diário de um arqueólogo e inadvertidamente liberam uma terrível maldição.

Esta produção (que também é conhecida como ‘Uma Noite Alucinante’) é cultuada por muitos apreciadores de filmes de terror e produções B. O orçamento foi realmente baixíssimo, os efeitos especiais escassos, mas o resultado simplesmente apavorante. O clima que o diretor Sam Raimi (que agora está com orçamentos bem mais folgados já que fez Homem-Aranha e está terminando a

continuação) cria é de arrepiar os cabelos do mais duro machão. Não assista este Evil Dead sozinho e à noite, você vai morrer de medo. Há mais duas seqüências, mas não se igualam ao original, enveredando inclusive para a linha do humor. A boa notícia é que Raimi já declarou em entrevistas que estaria interessado em fazer uma quarta parte da franquia.

Poltergeist – O Fenômeno (1982)
Sinopse: Uma família inteira se vê ameaçada por estranhos fenômenos que se sucedem em sua casa. A filha mais nova desaparece dentro de uma tela de TV e só a intervenção de uma médium poderá revelar o mistério.

O clima de pavor aqui é acentuado pelo fato de uma menina muito pequena viver as piores situações. O fato dela ficar presa numa tela de TV também faz com que sintamos muito medo mesmo, inclusive do próprio aparelho em que vemos o filme. Pensa-se seriamente em jogar a televisão pela janela. As continuações (obviamente mais fracas) são Poltergeist (2) – O Outro Lado e Poltergeist (3) – O Capítulo Final.

 

O Iluminado (1980)
Sinopse: Homem enlouquesse e tenta matar mulher e filho em um assustador Hotel.

Stanley Kubrick era genial e seu “O Iluminado” não é apenas uma das melhores adaptações de Stephen King, é também um dos grandes filmes de terror do cinema. Inexplicavelmente, King não ficou satisfeito com essa adaptação (existe uma outra versão – muito inferior a essa primeira – de “O Iluminado” feita em 1997, não sei se com essa King ficou feliz).
Kubrick fez um filme impecável, e quem já assistiu deve se lembrar do mórbido hotel (locação das mais geniais) no qual a família Torrance passa pelas mais horripilantes situações.
Halloween (1978)
Sinopse: Michael Myers foge de um hospital psiquiátrico, depois de 15 anos de tratamento, por causa da morte da irmã, e volta à cidade onde ocorreu o crime para continuar com o banho de sangue.

Este é um clássico (custou parcos U$300 mil e rendeu mais de U$ 55 milhões só nos EUA) por vários motivos, o primeiro por que transformou Jamie Lee Curte (então com apenas 19 anos) em diva das produções de terror, ela virou parâmetro de atuação neste tipo de filme (muitos, muitos gritos). O segundo motivo é por que foi dirigido por ninguém menos que John Carpenter, responsável por muitos outros bons filmes de horror como Vampiros, Eles Vivem, A Cidade dos Amaldiçoados e O Enigma do Outro Mundo. E por último por ter a trilha sonora mais hipnotizante que se tem notícia. Depois vieram inúmeras e cansativas seqüências. A última é Halloween:Ressurreição.
O Exorcista (1973)
Sinopse: Menina de 12 anos (Linda Blair) é possuída pelo demônio. Sua mãe pede ajuda para a igreja e recebe a visita do religioso Damien Karras, um padre psicologicamente perturbado por questionar sua própria crença e que não se sente capaz de executar a tarefa sozinho, pede ajuda a um outro padre mais experiente. Juntos tentarão exorcizar o mal que controla a garota.

A partir deste filme considerado como o clássico absoluto de terror o gênero nunca mais foi o mesmo recebendo inclusive 10 indicações ao Oscar, vencendo a de melhor som e de roteiro adaptado. A fita ficou tão boa quanto o livro e deixou muita gente sem dormir durante muito tempo.
O Massacre da Serra Eletrica (1973)
Sinopse: Grupo de jovens em visita ao Texas é atacado por família de maníacos que os elimina com a ajuda de uma serra elétrica.

O diretor, Tobe Hooper, é o mesmo que depois faria outros clássicos do gênero como Poltergeist e A Hora de Pesadelo. Mas este Massacre é o preferido de muitos e treme-se mais na cadeira quando sabemos que foi a história baseada em fatos reais. Depois deste vieram. O Massacre da Serra Elétrica 2, O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno e O Massacre da Serra Elétrica – O Massacre Final e o remake.
A Noite dos Mortos Vivos (1968)
Sinopse: Meteorito radioativo traz os mortos de volta à vida. Sete seres humanos são encurralados numa fazenda pelos zumbis canibais, vivendo noite apavorante.

Este genial filme de George Romero (de baixíssimo orçamento) revolucionou o cinema. Tanto é que sua fórmula foi copiada inúmeras vezes. A sensação de claustrofobia vivida pelos personagens é passada fielmente aos espectadores, o que nos faz sentir quase que na pele todo o horror que eles vivem. Depois vieram Zombie – O Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos, muito inferiores a este primeiro.
O Bebê de Rosemary (1968)
Sinopse: Jovem casal muda para prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido se envolver com os vizinhos.

Os típicos personagens dos filmes de terror saem de cena e entra o pavor no dia-a-dia de pessoas comuns como você ou sua tia. Tudo começa como um filme leve e até romântico e pouco o pouco Roman Polanski vai carregando o ambiente até deixá-lo totalmente sufocante. Imagine que uma indefesa grávida tem de lutar contra uma demoníaca seita que quer roubar o seu bebê. Completamente apavorante mesmo tendo mais de 30 anos.