sexta-feira, abril 26, 2024

Saiba como “Os Simpsons” acertam tantas previsões!

Com o anúncio das novas notas de R$ 200, a internet brasileira ficou em polvorosa ao descobrir que Os Simpsons já haviam previsto a existência dos 200 reais no episódio da Copa do Mundo, lançado em 2014. No episódio em questão, Homer é convidado pela FIFA para apitar os jogos da Copa no Brasil após o vídeo de um discurso de Lisa viralizar na internet. Em terras brasileiras, alguns mafiosos ficam tentando suborná-lo para favorecer algumas Seleções. Por isso, ele recebe uma mala cheia de notas de R$ 200, até então inexistentes.

E não para por aí. A partir de 2016, com eleição de Donald Trump a presidente dos Estados Unidos, o mundo passou a olhar com mais cuidado para Os Simpsons e descobriu que eles já haviam previsto muitos outros acontecimentos marcantes, como a compra da Fox pela Disney, a descoberta do Bóson de Higgs, a lesão de Neymar na Copa de 2014, o “Coronavírus” e a invenção do corretor automático. Muitos dizem que a série ganhou um ar “nostradâmico” por conta dessas previsões, mas a verdade passa bem longe de profecias.

No episódio “Bart To The Future”, de 2000, a série mostra Lisa Simpson como presidente dos EUA. Na Casa Branca, ela comenta que teve de recuperar o país do mandato do “Presidente Trump”.

Lançada em 1989, a série está no ar há mais de 30 anos. Logo, eles têm muitos episódios para desenvolver suas ideias e fazer as “previsões”. Outro ponto importante é que a equipe de roteiristas, que varia de 10 a 20 pessoas, é formada por pessoas muito inteligentes e que atuam em diversas áreas. Em entrevista ao The New York Times, o professor universitário e autor do livro “Os Simpsons e a Filosofia”, William Irvin, afirma que as verdadeiras estrelas da série são os roteiristas, que têm controle total do que vai acontecer e inserem referências brilhantes de diversos espectros da sociedade. “Quando tantas pessoas inteligentes produzem um programa de televisão, é provável que aconteçam algumas previsões surpreendentes”, disse ele o NY Times.

A ideia do mundo ser assolado por uma pandemia é um assunto discutido pelos cientistas há tempos. Com o Coronavírus, o povo associou esse episódio ao Covid-19

Além disso, as reuniões criativas são feitas em uma única sala, na qual a equipe de 10 a 20 roteiristas conversa entre si sobre temas cômicos e sobre o que está acontecendo no mundo. Como os roteiristas têm bagagens de outros temas, como matemática e comunicação, muitas ideias legais e diferentes surgem daí. Outro ponto é que eles seguem a mentalidade do “Forward-Thinking”, que os obriga a “pensar adiante”, partindo de uma pergunta básica: “E se?”. Não se colocando no controle da situação, eles debatem situações hipotéticas e, com base em seus conhecimentos, vão desenrolando possibilidades de acontecimentos que podem vir dessas situações.

O Corretor Ortográfico dos celulares foi outra previsão da série

Em entrevista à BBC, Stephanie Gillis – uma das roteiristas do programa – contou um pouco sobre o processo de criação deles: “Há tanta coisa acontecendo no mundo, que nós precisamos chegar [na reunião] e conversar sobre isso. […] É por isso que acabamos falando bastante sobre a série após o fim do expediente, porque muitas coisas que acontecem no mundo acabam entrando no programa. […] Nós somos um tipo de futurologistas que escrevem os roteiros pensando nos próximos dez meses, então estamos sempre tentando adivinhar o que vai acontecer a seguir”.

O episódio de 1998 previa a compra da FOX pela Disney. Já havia um desejo da Disney na época e a compra parecia ser questão de tempo.

E ao fazer muitas previsões, por questões matemáticas,  você tem maior probabilidade de acertar. E quando o público já está com a ideia de que a série é profética, qualquer previsão que eles acertem, por mais boba que seja, será exaltada como algo impressionante. E também há coincidências, como a do 11 de setembro. O episódio em questão mostra Bart segurando uma revista que parece prever o acidente. No entanto, o preço de 9 dólares foi colocado como uma piada ao preço das publicações em Nova York.

Uma das coincidências da série foi uma referência ao 11 de setembro anos antes do atentado acontecer.

Fora que o público também costuma ignorar os erros. Por exemplo, o episódio da Copa do Mundo mostra Brasil X Alemanha se enfrentando, conforme praticamente todos os jornais esportivos do mundo previam antes do evento. No entanto, o programa mostra como a final da Copa. Como o episódio foi feito praticamente um ano antes do evento, o chaveamento da competição ainda não havia sido liberado. Na vida real, o jogo aconteceu nas semifinais do torneio. A própria lesão de “El Divo” (o Neymar deles) faz sentido como linha cômica de roteiro. O camisa 10 da Seleção era famoso por cair em qualquer falta, então era meio óbvio que fariam piada com uma falta de verdade não sendo marcada. Em entrevista à BBC, o produtor e roteirista Al Jean diz que: “se você faz muitas previsões, então [provavelmente] 10% delas terminarão se concretizando”.

A lesão aconteceu, mas em contextos diferentes e contra adversários diferentes. Por fim, a Seleção Brasileira sequer jogou no Maracanã, na Copa do Mundo de 2014.

Por mais divertido que seja teorizar sobre como Os Simpsons desvendam o futuro anos antes dele acontecer, a verdade é que são muitas pessoas inteligentes e competentes trabalhando juntas para expandir suas próprias mentes e escrever histórias criativas e satíricas. Quando o trabalho é bem feito, o resultado é um programa com mais de 30 anos de existência e cada vez mais atual.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS