sábado, abril 27, 2024

Thriller – 40 Anos | Ranqueamos todas as músicas do lendário álbum de Michael Jackson

Há exatos quarenta anos, o rei do pop Michael Jackson lançava seu revolucionário e aclamado sexto álbum de estúdio ‘Thriller’.

Com praticamente todas as músicas se tornando singles promocionais, a obra quebrou inúmeros recordes comerciais, tornando-se a produção fonográfica mais vendida de todos os tempos com mais de 70 milhões de cópias comercializadas. Além disso, levou diversos prêmios para casa, incluindo o Grammy Award de Álbum do Ano.

Para celebrar o quadragésimo aniversário do álbum, preparamos uma matéria ranqueando todas as suas canções.

Confira:

9. “THE GIRL IS MINE”, com Paul McCartney

Não é sempre que vemos duas lendas da música unindo forças e, quando somos agraciados com tal presente, é sempre bom prestarmos atenção. E foi aí que “The Girl is Mine” surgiu, unindo as forças de Jackson com ninguém menos que Paul McCartney. A balada romântica reflete a química entre ambos os artistas, mas fica ofuscada por outras faixas muito melhor produzidas e mais memoráveis. O principal erro da faixa, entretanto, não são os deslizes estruturais, mas o fato de Michael tê-la escolhido como primeiro single do álbum.

8. “THE LADY IN MY LIFE”

Em mais uma incursão sentimental e bastante sensual, Jackson declara seu amor por uma mulher pela qual é perdidamente apaixonante e por quem faria qualquer coisa. Aqui, a interlocutora é endeusada em uma investida R&B assinada por Rod Temperton e que serve como um encerramento prático e funcional para o álbum, diminuindo o ritmo frenético das faixas anteriores com uma performance aplaudível e que nos leva em uma jornada muito envolvente.

7. “BABY BE MINE”

Não deixe de assistir:

“Baby Be Mine” é, com certeza, a faixa mais subestimada de ‘Thriller’ e merecia muito mais atenção do que tem – ora, até mesmo Michael desperdiçou seu potencial como single promocional. A deliciosa mistura entre funk, pós-disco e dance é perfeita para uma ambientação de fim de festa, um adeus inesperado à discoteca em que dois amantes flertam um com o outro antes de irem embora (Jackson inclusive pergunta para seu par romântico: “você não vai ficar comigo até o sol raiar?”).

6. “HUMAN NATURE”

Soft-rock e R&B são os gêneros que regem “Human Nature”, mais um dos singles do álbum. A semi-balada traz a assinatura de Quincy Jones na produção, motivo pelo qual encontramos um coeso fio performático do começo ao fim. As sutilezas e as interpolações de instrumentos servem como uma reflexão mais palpável da natureza humana, como aponta o título, e nossa necessidade intrínseca de explorar o inexplorável e sempre deixar que a ambição nos guie a alcançar nossos sonhos, por mais que as atitudes não façam muito sentido.

5. “WANNA BE STARTIN’ SOMETHIN'”

Pegando elementos de seu álbum anterior, ‘Off the Wall’, Michael construiu uma ode que unisse o melhor dos dois mundos em um complexo arranjo afro-disco e funk intitulado “Wanna Be Startin’ Somethin'”. A faixa abre o álbum e funciona, ao mesmo tempo, como encerramento de um capítulo e início de outro, em que a incorporação do som que explorava no passado vem carregado de incursões novas e originais. O aspecto mais interessante da canção é, sem sombra de dúvida, o narcótico e retumbante arranjo de bateria, trompetes e cordas.

4. “P.Y.T. (PRETTY YOUNG THING)”

“P.Y.T.” é uma das músicas mais divertidas de ‘Thriller’ e funciona como o penúltimo single do álbum. A faixa, composta por James Ingram e Jones, se estrutura no embate entre uma multiplicidade vocal que acompanha Jackson e uma celebração disco e funk de uma narrativa sobre paixão. Essa, inclusive, é uma das faixas mais aceleradas da produção e caiu no gosto popular por seu inocente caráter – apesar de nunca ter sido performada ao vivo pelo cantor.

3. “BILLIE JEAN”

‘Thriller’ funciona como um declamação testamentária de tudo que Michael já havia entregue para os fãs desde quando participava do grupo Jackson 5. Logo, não é nenhuma surpresa que boa parte das músicas seja uma explosão de estilos diferentes – e a melhor representante dessa vibrante mixórdia é “Billie Jean”, que traz o funk, o pós-disco, o R&B e o dance-pop unidos em uma ótima faixa. A história é inspirada nas groupies que assediavam seu irmão mais velho e fala sobre uma jovem que alega que seu filho é o de Michael também.

2. “BEAT IT”

O terceiro single do álbum rendeu a Jackson duas estatuetas do Grammy Awards, incluindo Gravação do Ano. A fusão impecável entre hard-rock e dance-rock apagava as linhas que separavam os dois gêneros, além de contar com uma performance aplaudível de um dos maiores artistas de todos os tempos e um icônico solo de guitarra de ninguém menos que Eddie Van Halen. Como se não bastasse, a canção é guiada por uma antêmica narrativa que discorre sobre superar os problemas e fazer o que você consegue para se sobressair – mas entendendo que, às vezes, cair é fundamental.

1. “THRILLER”

Obviamente a faixa titular não poderia ocupar outra posição além da primeira. Uma das canções de maior sucesso da história, “Thriller” é um espetáculo sonoro e uma amálgama entre passado e presente que não decepciona em nenhum momento – seja nos versos arrepiantes, nos uivos de lobisomens que permeiam a estrutura instrumental, seja na mistura entre pop e funk que grita a cada segundo. Uma ótima escolha para o Dia das Bruxas, a faixa é o suprassumo do cenário mainstream e uma atemporal rendição conhecida por qualquer um que já tenha ouvido falar de Michael Jackson.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS