terça-feira, abril 30, 2024

10 Clássicos dos anos 1990 para Começar BEM o ano com a NETFLIX!

Sim, querido leitor, o ano de 2023 não apenas começou, como ele também se encaminha para o meio de fevereiro. Enquanto vemos um início de janeiro bem chuvoso passar diante de nossos olhos, como bons cinéfilos que somos, acompanhamos também os primeiros filmes aportarem nos cinemas e também em nossas queridas plataformas de streamings. Como gostamos de falar para todos os públicos, reservamos sempre um cantinho aqui no CinePOP para os nostálgicos inveterados de plantão. Sim, para os mais velhos ou os cinéfilos que gostam de remexer o passado, as principais plataformas de streaming são o caminho certo – agora que as videolocadoras foram completamente extintas. É verdade que precisamos “peneirar” e “futucar” para encontrarmos algumas produções mais antigas, mas aqui fazemos esse trabalho para você. Como sempre focamos em duas das décadas que os nostálgicos apaixonados sempre revisitam, assim como Hollywood: os anos 80 e 90. Dessa vez, o tema será os anos 90, de onde trazemos mais 10 dicas de filmes presentes na Netflix para você desfrutar e se divertir neste início de 2023. Confira abaixo.

As Duas Faces de um Crime (1996)

Começamos a lista com um suspense de arrepiar até o último pelo do pescoço. O astro Edward Norton está fazendo sucesso na Netflix com Glass Onion, novo golaço do streaming que é a continuação do indicado ao Oscar Entre Facas e Segredos (2019). E como forma de homenagear o ator três vezes indicado ao Oscar, a Netflix disponibiliza também seu primeiro trabalho nas telonas. E Norton, então um jovem de 27 anos, já mostrava ao que vinha, descolando logo em sua estreia no cinema a primeira nomeação ao Oscar. O protagonista aqui é Richard Gere, no papel de um advogado vaidoso entrando de cabeça em seu caso mais desafiador, tirar do corredor da morte um jovem coroinha (papel de Norton), dono de dupla personalidade, acusado de matar um famoso bispo. Filmaço!

Até que a Fuga os Separe (1999)

O astro Eddie Murphy conhece como ninguém os altos e baixos de uma carreira. Atualmente, no entanto, o comediante viu ressurgir uma nova e bem-vinda fase de sucessos em seu repertório. O novo divisor de águas começou com Meu Nome é Dolemite (2019), um dos grandes injustiçados pelo Oscar 2020, e seguiu para Um Príncipe em Nova York 2 (2021). Murphy já tem engatilhados dois novos filmes de prestígio, ambos em parceria com a Netflix. Certas Pessoas chega logo no fim de janeiro e traz o ator ao lado de Jonah Hill como sogro e genro tentando entrosar suas famílias interraciais. Mas o que promete barulho é mesmo Um Tira da Pesada 4, já em fase de pós-produção e que pode vir a ser lançado ainda este ano. Enquanto as novidades com Murphy não chegam, a Netflix vai aquecendo e traz para a plataforma a comédia Até que a Fuga os Separa. Com toques dramáticos, o filme fala de racismo nos EUA na década de 1930, quando dois homens negros (Murphy e Martin Lawrence) são sentenciados à prisão perpétua por um crime que não cometeram. Eles fazem de sua missão escapar a todo custo do cárcere injusto.

Como Agarrar um Marido (1992)

Outro comediante que viu surgir em sua carreira uma nova onda de popularidade foi o “eterno grisalho” Steve Martin. Assim como Eddie Murphy, o humorista de cabelos platinados reinou durante a década de 1980 – embora já fizesse sucesso nos anos 1970 também. Martin e Murphy inclusive realizaram um encontro dos sonhos nos cinemas em 1999, com Os Picaretas. Atualmente, Steve Martin marcou um golaço com a série sensação Only Murders in the Building, que estreou em 2021, já exibiu duas temporadas e a terceira está prontinha para estrear esse ano. E é justamente por causa deste item na lista que achamos que a veterana Goldie Hawn deveria participar do novo programa de sucesso de Martin. A química dos dois é ótima e no cinema rendeu dois filmes: este e Perdidos em Nova York (1999). Aqui, Martin vive um arquiteto que construiu uma casa de sonhos para sua noiva, mas terminou tomando “um pé” dela. Ao saber da história, uma garçonete (Hawn), com quem o sujeito tem uma noite de amor, resolve se mudar para o local ainda vazio e fingir que é a esposa dele.

Matilda (1996)

Uma das grandes novidades da Netflix para os pequenos é a nova versão do clássico Matilda, agora na forma de um musical. Baseado na obra de Roald Dahl, especialista neste tipo de material, sendo o responsável também por A Fantástica Fábrica de Chocolate e Convenção das Bruxas, por exemplo, os mais nostálgicos lembrarão que essa história já foi levada antes às telonas. Matilda, de 1996, dirigido por Danny DeVito, fez sucesso com a garotada na época e depois se tornou um filme infantil cult. A trama fala sobre uma menininha sonhadora, que tem os piores pais do mundo, e sofre com o autoritarismo da diretora de seu colégio. Sua única aliada é a doce professora. Na versão dos anos 90, Mara Wilson vive a protagonista, e DeVito também atua como o patriarca salafrário. Assim, os pais poderão apresentar também essa versão mais antiga a seus filhos e à criançada que tiver se divertido com o novo Matilda.

Não deixe de assistir:

Amistad (1997)

Outro que chega em breve com seu mais recente lançamento é Steven Spielberg, o “pai” do cinema entretenimento de Hollywood. O diretor lançou no final de 2022 nos EUA o drama Os Fabelmans, que é sua autobiografia retratando o crescimento ao lado dos pais e da família, e o surgimento de sua paixão pelo cinema. Não tem como não se emocionar. O longa deve chegar forte na época de premiação e já vem sendo anunciado como um dos grandes favoritos no Oscar 2023. No Brasil, o filme está programado para o dia 12 de janeiro. Antes disso, quem quiser conhecer mais do trabalho deste grande cineasta é só procurar Amistad na Netflix – filme indicado para 4 Oscar. A trama baseada numa história real é pura aula de história, mostrando o julgamento de escravos africanos que se rebelaram e tomaram o controle de um navio negreiro. O elenco traz os veteranos Morgan Freeman e Anthony Hopkins, e ajudou a revelar os talentos de Djimon Hounsou e Matthew McConaughey.

Destinos Cruzados (1999)

Quando falamos de Steven Spielberg, é impossível não lembrarmos logo de Indiana Jones. Ainda mais quando teremos mais um exemplar das aventuras do arqueólogo mais famoso da sétima arte em 2023, com Indiana Jones e o Chamado do Destino. Esta, no entanto, será a primeira aventura do herói no cinema que não será dirigida por Spielberg, apenas produzida por ele. E também não tem como não pensar em Harrison Ford ao falarmos de Indiana Jones. É justamente o astro quem protagoniza este item que chega agora à lista. Na década de 90, Ford escolheu papeis que o distanciassem da imagem do herói intocável. Assim, deu ênfase a personagens mais dúbios, falhos ou trágicos. Aqui, neste drama ele vive um policial precisando lidar com o trauma da perda da esposa, morta em um acidente de avião. Ao investigar o ocorrido, descobre que ela estava tendo um caso com um homem casado. Ele encontra a mulher do sujeito, papel de Kristin Scott Thomas, e os dois terminam se envolvendo amorosamente num golpe do destino.

Garota, Interrompida (1999)

Por falar em dramas badalados, aqui temos um filme vencedor do Oscar, que chama atenção por vários motivos. Primeiro, foi o filme que revelou ao mundo todo o talento e carisma de uma certa Angelina Jolie, que saiu do longa com a vitória no Oscar de atriz coadjuvante. Podemos dizer que foi graças a Garota, Interrompida que Angelina Jolie se tornou a estrela que conhecemos hoje. Em segundo lugar, temos a direção de James Mangold, diretor de sucessos como Logan (2017) e Ford vs. Ferrari (2019), e que este ano está no comando do quinto Indiana Jones (tudo está interligado). E por fim, quem protagoniza é Winona Ryder, grande nome do cinema dos anos 90 (considerada na época a melhor atriz de sua geração) e que viu sua popularidade ressurgir justamente graças à Netflix e à série Stranger Things. No filme, as duas interpretam jovens internadas num hospital psiquiátrico. O longa é baseado nas experiências reais da autora Susanna Kaysen, vivida por Ryder.

De Salto Alto (1991)

Muitos podem não saber ou perceber, mas a Netflix é também uma empresa dedicada ao cinema como arte. Isso porque o colosso do audiovisual dá espaço para diretores altamente renomados e prestigiados, dando carta branca para seus projetos – que não encontram espaço mais junto aos grandes estúdios e o cinema. Fora isso, ao decidir bancar o novo filme do espanhol Pedro Almodóvar, Mães Paralelas (2021), o streaming se assegurou de lançar em sua plataforma também toda (ou quase toda) a filmografia do cineasta. É ou não uma dedicatória de amor para os cinéfilos? Assim como nas salas de cinema, a Netflix se certifica de que em sua programação terá um pouco para cada gosto. Assim, tendo em sua filmoteca grande parte dos sucessos de Pedro Almodóvar, os fãs podem se esbaldar e correr atrás daquela produção na lista do diretor que ainda não assistiram, ou rever suas preferidas. Selecionamos De Salto Alto para esta matéria, o filme que Almodóvar lançou após o polêmico Ata-me (1990). O cineasta retorna a parceria com Victoria Abril do filme anterior, para contar sobre mãe (Marisa Paredes) e filha (Abril) num caso de amor e rivalidade.

Assassinos Substitutos (1998)

O cinema asiático hoje é uma das maiores potências mundiais em termos de bilheteria. Mas já na década de 80 e 90, figuras como o diretor John Woo ajudavam a impulsionar o cinema do continente, em especial da China, pelo mundo graças a suas obras-primas da ação como Alvo Duplo (1986), O Matador (1989) e Fervura Máxima (1992) – todos protagonizados pelo astro chinês Chow Yun-Fat. Não demorou para que John Woo fosse trazido para fazer filmes em Hollywood e emplacasse sucessos como O Alvo (1993), A Última Ameaça (1996), A Outra Face (1997) e Missão: Impossível 2 (2000). Seguindo por essa linha, a Columbia Pictures resolveu criar um filme de ação policial nesses moldes, trouxe Woo para produzir e Yun-Fat para protagonizar. Assassinos Substitutos foi dirigido por Antoine Fuqua (Dia de Treinamento) – estreando na direção de filmes – e ainda contava com Mira Sorvino estrelando – a atriz era um grande nome da época e acabava de sair da vitória no Oscar por Poderosa Afrodite, filme de Woody Allen.

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Finalizando a matéria de dicas, deixamos por último nosso filme mais “manjado” da lista. Clássico das reprises da Sessão da Tarde para a geração que cresceu nos anos 2000, esta comédia adolescente ficou tão famosa que se tornou um ícone com seu público-alvo e um dos filmes ainda muito adorados saído dos anos 1990. A Netflix percebe o grande carinho que o público tem com a comédia e não abre mão da obra, que já faz parte de seu acervo há tempos. Dadas as devidas proporções, As Patricinhas de Beverly Hills é tão querida para a plataforma quanto De Volta para o Futuro – outra produção que a Netflix se recusa a deixar sair de sua filmoteca. Este filme de 1995 foi o responsável por transformar Alicia Silverstone em uma jovem estrela na época, saída dos clipes da banda Aerosmith a atriz se tornava um dos nomes mais quentes daquela década. O filme é uma adaptação moderna do clássico Emma, de Jane Austen.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS