sábado, abril 27, 2024

10 curiosidades de ‘Gremlins’, um dos filmes politicamente incorretos mais AMADOS da história

Lançado em 1984 e com uma sequência não muito bem sucedida nos anos 90, Gremlins se tornou uma das franquias icônicas das aventuras de terror, criando alguns dos monstrinhos mais famosos do meio. Com uma legião de fãs que assistem anualmente ao filme, principalmente na época de natal, Gremlins é uma das franquias mais amadas da década de 80. Confira estas dez curiosidades sobre os monstros sádicos que conquistaram e aterrorizaram gerações!

 

Diabinhos

Conforme mostrado no filme, os Gremlins são as versões diabólicas dos Mogwai. Ao contrário dos monstrinhos sádicos, os Mogwai são peludinhos e fofinhos, tal qual o Gizmo, contanto que sigam as três regras fundamentais da espécie. Porém, se os Peltzer falassem a língua chinesa, jamais teriam comprado um. Isso porque “Mogwai” em cantonês signfica “Demônio”.

 

De Volta Para os Gremlins

Gremlins se passa na cidadezinha fictícia de Kingston Falls, que queria apenas viver um natal tranquilo e cheio de amor, mas acabou sendo destruída com o vandalismo e homicídios dos monstrinhos sem noção. O mais interessante acerca da cidade é que ela é também Hill Valley, cidade em que se passam os três De Volta Para o Futuro. Como as duas franquias foram gravadas praticamente ao mesmo tempo, a produção reaproveitou a locação.

 

Não deixe de assistir:

Homenagem a Spielberg

Steven Spielberg foi produtor executivo de Gremlins e de De Volta Para o Futuro. Então, esse reaproveitamento dos sets acabou servindo como uma homenagem não intencional. Por outro lado, há duas homenagens nítidas ao diretor. O radialista da cidade “Rockn’ Rocky Rialto” tem um outdoor copiando o pôster de Caçadores da Arca Perdida, e ao fim do filme, em uma loja de brinquedos, é possível ver uma pelúcia de E.T. – O Extraterrestre, ambos dirigidos por Steven Spielberg. Além disso, o próprio Spielberg faz uma ponta rápida na convenção de tecnologia que o Peltzer Pai vai. Ele aparece brevemente pilotando um carrinho.

 

Direção

O filme é um dos mais célebres da carreira de Joe Dante, que ficou famoso por seu humor fantasioso e politicamente incorreto. Só que isso quase não aconteceu, porque a ideia inicial de Steven Spielberg era convidar um jovem diretor chamado Tim Burton. Na época, Spielberg se encantou pelos curtas de pegada gótica do diretor, mas como ele ainda não havia dirigido nenhum longa-metragem, Steven achou melhor não arriscar jogar um projeto assim para um novato.

 

Cada macaco no seu galho

Ok, essa aqui é uma curiosidade talvez tão bizarra quanto o próprio filme. Pois é. Por mais estranho que pareça, a ideia inicial da produção para os Gremlins era que eles tivessem um comportamento caótico mais similar ao dos animais na natureza. Então, a equipe foi atrás de um monte de macacos e tentou colocar fantasias de Gremlins nos bichos. No entanto, os animais entraram em pânico quando tentaram enfiar as máscaras neles. Assim, essa ideia foi abandonada.

 

Caríssimo

Com o descarte da ideia dos macacos e com o CGI ainda engatinhando, a alternativa para criar os Gremlins foi apelar para a animatrônica. Então, a equipe conseguiu os bonecos robotizados, que custavam entre 30 mil e 40 mil dólares, cada. Mesmo com a movimentação mais restrita, os robozinhos fizeram muito sucesso nos sets de filmagens. Tanto que a equipe teve de contratar um grupo de seguranças para checar o porta-malas de todos ao fim do expediente para garantir que ninguém estava levando um Gremlin para casa.

 

Todo Mundo Odeia o Gizmo

Estrela do filme e adorado pelos fãs, incluindo o público infantil que ficou traumatizado com o longa, o pequeno Gizmo era simplesmente odiado pela produção do filme. Isso porque ele era um robozinho miudinho e vivia dando defeito, o que atrasava as gravações e deixava o pessoal perdendo tempo de trabalho. Esses incidentes resultaram em uma lista feita pela produção das maldades que eles queriam fazer com o pobre boneco. Sabendo disso, a direção inseriu uma cena para “lavar a alma” de seus colegas, em que os Gremlins prendem o Gizmo numa parede e o usam como alvo para um monte de dardos.

 

É terror ou não é?

Um dos grandes pontos que causou polêmica entre os executivos da Warner na época era definir se esse filme seria ou não de terror. Porém, a orientação dada à equipe criativa era tratar como um longa para o público jovem, mas que pudesse ser assistido por crianças maiores também. Por isso, o roteirista Chris Columbus teve que cortar algumas passagens da história original, como a morte do cachorrinho e a decapitação da mãe de Billy, que seria morta por um Gremlin e teria sua cabeça chutada escada abaixo.

 

Controverso

Mas em momento algum Dante e Columbus abriram mão do projeto ser controverso. Na reta final do filme, há uma cena em que a Kate (Phoebe Cates) revela que odeia o natal porque, quando era criança, seu pai se vestiu de Papai Noel para surpreendê-la, mas acabou escorregando, quebrando o pescoço e sendo assado pela chaminé. É uma sequência pesada, mas com certo tom de humor politicamente incorreto. A Warner quis remover essa cena do filme, mas Dante bateu o pé para mantê-la, porque ele disse que ela sintetizava perfeitamente o que era o filme.

 

Duelo de peso 

O ano de 1984 trouxe alguns dos maiores clássicos da década e da Cultura Pop em geral. Mas tem um caso em especial que chama muita atenção: Gremlins estreou nos cinemas norte-americanos no mesmo dia que Os Caça-Fantasmas. Claro que os monstrinhos se deram mal nessa, porque os Caça-Fantasmas terminaram o ano como a terceira maior bilheteria de 1984, com quase 300 milhões de dólares, enquanto os Gremlins ficaram em quinto no ranking de bilheteria, com pouco mais de 150 milhões de dólares.

Gremlins está disponível no HBO Max.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS