quinta-feira, maio 2, 2024

12 Títulos Clássicos da Cultura POP que VOLTAM ainda em 2022 no CINEMA e TV

Toda a arte é cíclica. Desta forma, o passado sempre será um fator determinante de influência para o presente. Temos como grande exemplo disso a indústria da moda. Com as artes audiovisuais, como cinema e TV, é claro que a coisa não seria diferente. Revisitar o passado sempre fez parte da estrutura de base desta indústria, com obras sendo reimaginadas desde os primórdios da sétima arte. Com quase 130 anos de cinema, é natural que diversos cineastas já tenham pego inspiração em outras produções cinematográficas para criarem as suas próprias, sejam elas refilmagens declaradas ou não.

Porém, hoje mais do que nunca vivemos numa época de marcas pré-estabelecidas, determinadas pelo próprio público. O sucesso assombroso de certos títulos – colocados em tal pedestal pelo próprio espectador (devido à sua qualidade, é claro) – acostumaram os fãs a confiar nestas determinadas marcas. E assim, instigaram produtores a criar as tão faladas e rentáveis franquias. Hoje, é muito mais fácil o grande público seguir as marcas que conhece e gosta do que dar chance a algum item desconhecido, a não ser que este seja vendido como a nova oitava maravilha do mundo – como foi o caso este ano com Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.

Desta forma, resolvemos entrar na brincadeira e mostrar que nosso argumento é válido em uma matéria dividida em duas partes – que irá focar nos títulos recauchutados somente em 2022, sejam eles refilmagens, continuações ou derivados de filmes e séries de sucesso do passado, trazidos de volta para a nova geração. Agora é a vez da segunda parte, que irá apresentar o que ainda irá chegar este ano. Confira abaixo.

Leia também: 16 Títulos Clássicos da Cultura POP que Voltaram em 2022 no CINEMA e na TV

Pinóquio (Lançamento recente)

Como de costume em Hollywood, esse ano tivemos novamente a síndrome dos filmes gêmeos, e o alvo em 2022 foi o clássico conto italiano Pinóquio. O primeiro a chegar foi a versão em live-action da própria Disney, que traz o Oscarizado Tom Hanks no papel de Geppetto. Com lançamento direto na Disney+, as críticas não foram muito animadoras para o longa de Robert Zemeckis. Mais para o fim do ano teremos a versão de Guillermo del Toro para a Netflix, todo criado em animação. A versão mais famosa de Pinóquio, é claro, é a animação da mesma Disney, de 1940.

O Balconista 3 

Estreando essa semana nos EUA, temos a terceira parte da história cômica e independente criada pelo cineasta Kevin Smith. De fato, O Balconista (1994) revelou Smith como uma das vozes mais inovadoras do cena independente norte-americana. Depois disso, a carreira do cineasta passou por altos e baixos, incluindo a continuação de seu maior sucesso cult, O Balconista 2 (2006), recebido de forma morna. Agora, com o terceiro filme, Kevin Smith recebe novos elogios, ao que tudo indica fechando sua trilogia da melhor forma possível.

Os Monstros 

Não deixe de assistir:

Muito criticado após revelar seu primeiro trailer, os temores de termos uma propriedade tão querida quanto Os Monstros nas mãos de um cineasta, digamos, medíocre como Rob Zombie se concretizaram, ao que parece. Especializado em filmes de terror, ninguém entendeu nada quando Zombie recebeu carta branca da Universal para assumir o projeto. Resultado: a recepção do primeiro trailer foi tão fria, para não dizer gelada, que o filme caiu nas mãos da Netflix. Os Monstros, como sabemos, teve origem num seriado dos anos 60, que era “rival” da Família Addams.

Abracadabra 2

 

Ainda no clima de Halloween, este ano teremos em breve o retorno do trio de bruxas favorito da garotada, as irmãs Sanderson. Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker retornam para suas respectivas personagens do filme original de 1993, que se tornou um sucesso cult e desde então uma sequência era planejada. A estreia ocorre diretamente na Disney+.

Halloween Ends

A época mais querida para os fãs de terror e do terror de mentirinha é outubro, mês do halloween. O dia das bruxas é uma data celebrativa norte-americana que se espalhou pelo mundo todo atualmente. Em 2022, os fãs poderão celebrar a data com Os Monstros (que os céus nos ajudem) e Abracadabra 2, por exemplo. Mas, é claro, que não poderia faltar uma franquia assustadora de verdade e que tem a cara da data. Halloween Ends encerra uma nova trilogia dentro da saga do psicopata Michael Myers e trará seu confronto final com a heroína Laurie. Será?

Wednesday 

Seguimos pelo universo macabro com mais um lançamento perfeito para o halloween 2022. Por falar em Os Monstros, sua “rivalidade” mais famosa é com A Família Addams, afinal os dois programas são originários dos anos 60 e traziam famílias assustadoras em séries de comédia. E se até agora não damos dois centavos para a versão dos Monstros de Rob Zombie, o total oposto ocorre com o novo live-action da Família Addams intitulado Wednesday, que dá foco na filha Wandinha. Acontece que o nome por trás deste projeto da Netflix é Tim Burton.

Willow 

Willow – Na Terra da Magia se tornou um sucesso cult de 1988, que tentou revitalizar o gênero da magia e fantasia no cinema no fim dos anos 80. Criado e produzido por George Lucas, o filme finalmente ganhará uma sequência nada menos que 34 anos depois na forma de uma série da Disney+, afinal todas as propriedades da LucasFilm foram compradas pela Disney, para além de Star Wars e Indiana Jones. A nova série tem produção de Kathleen Kennedy, que herdou o controle da empresa de Lucas agora na Disney, e de Ron Howard, que dirigiu o filme original.

Matilda – O Musical 

Baseado no livro infantil do autor Roald Dahl, Matilda fez um enorme sucesso em 1996, sendo abraçado por todas as crianças que cresceram naquela época. A história fala sobre uma garotinha com poderes especiais, que tem os piores pais do mundo e uma diretora de colégio que é uma verdadeira general. Agora, a Netflix transforma a ideia num musical e se prepara para lançar sua nova versão na época do feriado de fim de ano.

Entrevista com o Vampiro

Ainda sem data definida de estreia – mas espera-se um lançamento para outubro, para casar bem com sua temática vampiresca, essa é a nova adaptação do famoso conto da autora Anne Rice, que faleceu recentemente. Os cinéfilos um pouco mais velhos conhecem bem essa história, já que rendeu um filme muito badalado em 1994, protagonizado pelos galãs máximos da época, Tom Cruise e Brad Pitt. A história que traz os bastidores da vida de um vampiro como nunca apresentada antes será exibido pelo canal americano AMC, o mesmo do sucesso The Walking Dead.

A Christmas Story Christmas

É curioso, mas alguns filmes emplacam de forma mais intensa em certos países do que em outros. Isso se deve muito pelo fator cultural. Assim, enquanto algumas produções são enaltecidas e festejadas nos EUA como o novo fenômeno, por exemplo, terminam passando em branco em outros países do mundo. É claro que o oposto também ocorre, com muitas produções justamente conseguindo ser salvas do fracasso absoluto devido ao mercado internacional cada vez mais forte, mesmo quando em seu país de origem (os EUA) ninguém ligou para elas. O caso com a obra cult natalina Uma História de Natal (1983) é o primeiro citado, uma das produções mais queridas dos anos 80 pelos americanos e que ninguém conhece no resto do mundo. Esse filme sobre um garoto loirinho que quer uma arma de ar comprimido de Natal ganhará uma continuação tardia na HBO Max esse ano, com Ralphie agora um adulto, vivido pelo mesmo Peter Billingsley.

Bônus: O Despertar das Tartarugas Ninja

Que as Tartarugas Ninja foram um dos maiores fenômenos dos anos 80 e 90, todos que viveram a época sabem bem. Tudo começou na forma de quadrinhos obscuros e em preto e branco criados por Kevin Eastman e Peter Laird. A dupla tirou a sorte grande mesmo quando sua ideia foi comprada e transformada numa máquina de fazer dinheiro, a começar por um desenho animado de 1987. Em pouco tempo, os personagens estampavam tudo quanto eram merchandising, numa febre imensurável. Antes mesmo de ganhar seu primeiro longa com atores reais, em 1990, as tartarugas já haviam ganhado diversos videogames, por exemplo. Desde então nunca mais saíram da cultura pop. E este ano ganharam recentemente um longa-metragem animado na Netflix, que tenta reinserir a marca para outra geração.

Bônus 2: Peter Pan e Wendy

Finalizando a lista temos outra produção em live-action da Disney, que adapta uma de suas mais famosas animações: Peter Pan, de 1953. Como o personagem é de domínio público, ao longo dos anos ganhamos inúmeras versões com o personagem, vindas dos mais variados estúdios e realizadores, como Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991), Peter Pan (2003) e Pan (2015). Assim como o recente Pinóquio, agora a Disney pega o “que é seu” e entrega a versão de carne e osso do clássico animado. Esse filme deveria estrear em 2022, mas terminou sendo empurrado para o ano que vem. Assim como Pinóquio também o lançamento será direto no Disney+, o que pode não ser um bom sinal.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS