sábado, abril 27, 2024

Tim Burton Completa 65 Anos! Conheça os Filmes Famosos que o cineasta QUASE dirigiu!

Hoje, dia 25 de agosto, o californiano Timothy Walter Burton completa 65 anos de idade. Mais conhecido mundialmente como Tim Burton, um dos diretores mais famosos de todos os tempos teve seu início na área de animação na Disney. Foi esta experiência que o levou a dirigir o curta ‘Vincent’ (1982), no qual declarava seu amor pelo ídolo Vincent Price. Dois anos depois, comandaria outro curta, este de meia hora e em live-action, sobre uma versão canina de Frankenstein intitulada ‘Frankenweenie’ – o qual refilmou na forma de animação em 2012.

Seu talento como realizador seria reconhecido logo em seus primeiros trabalhos no comando de longas-metragens, vide ‘As Grandes Aventuras de Pee-wee’ (1985) e, em especial, ‘Os Fantasmas se Divertem’ (Beetlejuice, 1988). O chamariz sem dúvida era o visual muito específico de seus filmes, facilmente reconhecíveis como sua assinatura. Essa criatividade transbordante foi o que levou a Warner a assinar contrato com um jovem de então 31 anos para dirigir o maior produto da casa nos anos 80, a versão grandiosa, séria e adulta de ‘Batman’ (1989). O resultado foi uma verdadeira ‘Bat-mania’ comparável apenas ao que temos hoje com ‘Barbie’.

Depois de uma fase recente “sombria”, de filmes sem muita personalidade, e que poderiam ter sido dirigidos por qualquer um, Tim Burton fez as pazes com o sucesso, ao produzir e dirigir 4 dos 8 episódios da série ‘Wandinha’, da Netflix, um produto com o qual ele sempre pareceu destinado a estar envolvido – pois ‘A Família Addams’ tem a cara do diretor. Burton já estava filmando ‘Os Fantasmas se Divertem 2’, quando a greve dos atores paralisou as gravações. A intenção é que a sequência seja lançada em 2024. Em homenagem a este grande diretor, resolvemos por uma matéria diferente em celebração a Tim Burton. Aqui iremos apresentar os filmes que o diretor QUASE comandou no cinema. Confira abaixo.

Gremlins (1984)

Começamos a lista dos filmes que Tim Burton quase dirigiu com ‘Gremlins’, um longa que tem tudo a ver com o cineasta. Acontece que o produtor Steven Spielberg queria Burton para o comando da obra, mas este por sua vez terminou recusando porque na época não tinha experiência no comando de um longa, vide que tinha no currículo apenas curtas e se tratava de uma grande produção da Warner. Assim, no lugar de Burton, Spielberg colocou Joe Dante.

Depois de Horas (1985)

Essa é uma história interessante. Acontece que ‘Depois de Horas’ não é um filme que tenha a cara de Tim Burton, pois trata-se de uma comédia-thriller urbano, sobre um sujeito passando poucas e boas durante uma madrugada após seu encontro com uma bela mulher dar errado. Nessa época, Burton também não tinha nenhum longa no currículo e caso tivesse dirigido de fato este filme, sua carreira poderia ter sido bem diferente.

Acontece que Burton foi a segunda opção e ia dirigir o filme após os produtores terem gostado do curta ‘Vincent’ (1982). Porém, a primeira opção, Martin Scorsese, voltou à tona, abrindo novamente a agenda após atrasos na produção de ‘A Última Tentação de Cristo’ (1988). É reportado que Burton graciosamente “saiu de cena” quando soube que Scorsese estava interessado. E o resto é história.

A Mosca (1986)

Não deixe de assistir:

Já imaginou como seria um dos filmes mais “nojentos” da história do cinema se fosse feito por Tim Burton? O negócio é que Burton nunca fez um filme declaradamente de terror, e quando chegou perto (com ‘A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça’), adicionou elementos de humor para quebrar a tensão. Aqui Burton já tinha feito seu primeiro longa com ‘Pee-wee’ e estava mais confiante. Ele estava programado para dirigir ‘A Mosca’ e colocaria Michael Keaton no papel principal. Por alguma razão ele terminou desistindo, e David Cronenberg assumiu.

Dick Tracy (1990)

O filme do policial de sobretudo e chapéu amarelo ficou conhecido por ter sido a resposta da Disney para o sucesso ‘Batman’ (1989), da Warner. Foi justamente Tim Burton quem marcou esse golaço para o estúdio, assim a Disney (onde o diretor começou sua carreira) ofereceu uma superprodução nos mesmos moldes para o cineasta levar ao sucesso. Mas Burton recusou para se concentrar em ‘Edward Mãos de Tesoura’, da Fox, e o astro Warren Beatty assumiu também como diretor.

O curioso aqui é que Burton, após ver o desempenho de Al Pacino como o vilão Big Boy Caprice, de ‘Dick Tracy’ (1990), decidiu que chamaria o ator para viver um eventual vilão na franquia Batman, da qual estava cuidando na Warner. Porém, após ‘Batman – O Retorno’ (1992), os executivos do estúdio decidiram seguir por outro caminho e tiraram Burton do comando de tais longas, dando início à era Joel Schumacher.

A Família Addams (1991)

Outra produção que Tim Burton parece ter nascido para comandar, mas que terminou nunca se concretizando (ou quase). É dito que Burton não estava satisfeito com o roteiro e saiu para dar forma à sequência de ‘Batman’, deixando a criação de Charles Addams nas mãos de Barry Sonnenfeld. Muitos anos depois, como sabemos, Burton finalmente entraria em contato com este universo na série da Netflix ‘Wandinha’, um spin-off de A Família Addams.

Porém, entre o longa-metragem e a série, Burton esteve perto de comandar outra produção dos Addams, que seria uma animação em 3D para os cinemas. Em 2013 o projeto foi cancelado, mas em 2019 finalmente ganharíamos a versão animada para os cinemas, com a voz de Charlize Theron como Morticia.

Jurassic Park (1993)

Quando a ideia para fazer ‘O Parque dos Dinossauros’ começou a pipocar em Hollywood, com seu roteiro baseado no livro de Michael Crichton, não teve um diretor sequer que não tenha corrido atrás do projeto para dirigi-lo. E Tim Burton definitivamente foi mais um deles. O cineasta foi cogitado quando o projeto ainda estava nas mãos da Warner. Mas você consegue imaginar este que é um dos grandes filmes da história do cinema sendo dirigido por Tim Burton? Os dinossauros provavelmente seriam de stop-motion. Ainda bem que Steven Spielberg entrou em cena.

Spawn – O Soldado do Inferno (1997)

Tim Burton ficaria marcado nos anos 90 pelos ótimos filmes de ‘Batman’ que dirigiu, trazendo um mundo sombrio, melancólico e muito real das páginas de quadrinhos para o nosso mundo. Esses filmes marcaram época, e após ter saído (meio a contragosto) da franquia do Homem-Morcego, não faltaram ofertas de outros personagens de HQs. ‘Spawn’, criação demoníaca de Todd McFarlane, foi um deles. Sem dúvida, se Burton tivesse aceitado, o filme teria sido muito mais interessante do que realmente se tornou.

Superman Lives (1998)

Como sabemos muito bem, esse projeto nunca chegou a acontecer, mas chegou bem perto disso. Tanto que se tornou uma das maiores lendas de Hollywood, de produções que estavam saindo do papel, mas nunca chegaram a ver a luz do dia. Com certeza todos já viram online os testes de figurino de Nicolas Cage no papel do Homem de Aço. Sim, Cage seria o Superman nessa versão de Tim Burton. Mas os mandos e desmandos do produtor Jon Peters terminaram minando completamente a produção.

O Grinch (2000)

Outro filme que tem muita cara de Tim Burton, ‘O Grinch’ conta com uma performance deliciosa de Jim Carrey e a direção de Ron Howard. A oferta para o longa foi feita primeiro para Burton, que até se interessou e pensou num filme ainda mais sombrio do que o que vimos em tela, e também em um protagonista ainda mais vil e maldoso. Será que essa versão seria pouco indicada para os pequenos? O diretor no fim das contas não pôde se comprometer pois já estava envolvido com outra produção na época, imaginamos que fosse ‘Planeta dos Macacos’ (2001).

Desventuras em Série (2004)

Esse é mais um filme da lista que grita Tim Burton e parece ter surgido para ser dirigido por ele. Mas como sabemos, não foi assim que aconteceu, com o projeto terminando nas mãos de Brad Silberling, novamente protagonizado por Jim Carrey – e com participação de Meryl Streep; depois virando série na Netflix também. A certa altura, Tim Burton esteve vinculado ao projeto como diretor, e nesta fase, sua escolha de protagonista para viver o infame Conde Olaf era, sim, você acertou… Johnny Depp. Já no papel da tia Josephine, Burton iria colocar “a outra Meryl Streep”, Glenn Close.

Watchmen – O Filme (2009)

Terminando a matéria dos filmes que Tim Burton por muito pouco não dirigiu, temos a versão cinematográfica para um dos quadrinhos mais celebrados de todos os tempos, Watchmen, de Alan Moore. Considerado por muitos anos intransponível para o cinema, a ideia ganharia às telas em 2009, num filme de Zack Snyder. Antes disso, no entanto, Tim Burton esteve interessado pelo projeto. E sim, sua ideia era ter Johnny Depp no papel do Comediante. Porém, nessa época o diretor já havia começado a trabalhar em ambos ‘Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet’ (2007) e ‘Alice no País das Maravilhas’ (2010) e terminou precisando deixar passar o comando de ‘Watchmen’.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS