sexta-feira, abril 26, 2024

10 ÓTIMAS Comédias Românticas Recentes que você não deve ter visto

Com a estreia de ‘Ingresso para o Paraíso’, lembramos de um gênero que não é muito apreciado pela crítica tradicional ou por cinéfilos mais exigentes, as chamadas comédias românticas. No entanto, seja qual for o público, as pessoas que passam o dia na rotina do trabalho ou mesmo estudando ou lidando com o cotidiano intenso sempre preferem conferir um título do estilo.

Sejam àqueles mais clássicos, como os filmes de Woody Allen, até produções assumidamente escapistas, todos água com açúcar, obras que te deixam ali com um sorriso no rosto ou simplesmente suspirando, caso os veja ao lado do seu amor.

Antigamente, precisávamos recorrer às locadoras e procurar, através da capa, qual filme legal do estilo que merecia ser conferido, e alguns atores eram figurinhas carimbadas nessa vertente, o caso do casal que estrela ‘Ingresso para o Paraíso’, Julia Roberts e George Clooney. E agora, com a lotação de streamings, todos tem a seu dispor um leque imenso de opções.

Separamos aqui dessa vez dez comédias românticas recentes deliciosas, que vão te fazer sentir super bem e ainda se inspirar em uma paixão. O gênero é um dos mais explorados dos streamings, seja na Netflix ou mesmo na Amazon. Então, opção não vai faltar. Caso lembre de algum, cita aí nos comentários também.

10 – Com Amor, Simon (2018) – Star+

O filme que é dirigido por Greg Berlanti (‘Arrow’ e ‘The Flash’), ‘Com Amor, Simon‘ é um filme bem fofo e importante. É baseado no livro ‘Simon vs. a agenda Homo Sapiens‘, de Becky Albertalli, conta a história sem reforçar estereótipos e abrindo várias portas para produções do tipo. Possui uma trilha sonora bem eclética, funciona como romance, como drama adolescente e como comédia. Não cria personagens perfeitos. O próprio Simon é repleto de falhas. Por isso, apresenta figuras e situações naturais e cativantes.

Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de escola, anônimo, com quem troca confidências diariamente via internet.

9 – Casal Improvável (2019) – Amazon Prime Video

Não deixe de assistir:

Casal Improvável‘ pode ser chamado de ‘Um Lugar Chamado Notting Hill‘ às avessas com uma boa dose de acidez e palavrões. Seth Rogen possui um timing perfeito, porém permanece em sua zona de conforto de personagem imaturo, como sempre. Não é um problema, pois, mais uma vez, deu muito certo. Charlize Theron está cada vez melhor em tela. Sua personagem irônica é consistente sem perder o tom ou parecer forçada. O elenco é completado por Lisa Kudrow, Bob Odenkirk, como a versão inversa de Ronald Reagan e Andy Serkis, embaixo de uma boa camada de maquiagem. Já Alexander Skarsgard, como primeiro-ministro do Canadá.

O jornalista investigativo Fred Flarsky (Rogen) se demite após receber a notícia de que o site para qual trabalha foi vendido para um grande conglomerado de mídia, liderado por Parker Wembley (Serkis). Para se animar depois de perder o emprego, Fred vai a uma festa com seu amigo Lance (O’Shea Jackson Jr.) e acaba reencontrando sua antiga babá, Charlotte Field (Theron), que, atualmente, é Secretária de Estado americana e está prestes a concorrer à presidência. Cansada de ser assessorada por profissionais que não a conhecem, Charlotte decide contratar Fred para escrever seus discursos de campanha. Um romance improvável surge entre eles, causando uma inesperada reação em cadeia.

8 – Simplesmente Acontece (2014) – Amazon Prime Video

A bem da verdade, o que diferencia ‘Simplesmente Acontece‘ dos demais filmes do estilo é o delicioso clima britânico que se apoia no elenco, na trilha sonora muito bem direcionada, com músicas de KT Tunstall, Lily Allen e Kate Nash, nas belas paisagens irlandesas e, é claro, no peculiar e inconfundível senso de humor britânico. A trama foge do dramalhão, adicionando leveza e doses generosas de humor. Uma equação que se deve muito ao trabalho do afinado elenco, à competente adaptação, à fotografia e à direção pulsante.

Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. A distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um encontra outros namorados e namoradas. Mas o destino continua atraindo Rosie e Alex um ao outro.

7 – Meu Eterno Talvez (2019) – Netflix

Meu Eterno Talvez‘ com certeza não veio para revolucionar as comédias românticas, mas consegue achar uma boa consistência na comédia e acerta bem no romance. Chegando numa nova leva de obras do gênero que tenta revitalizá-lo, cumpre seu papel de divertir e emocionar. A história acerta ainda na construção da dinâmica entre Sasha e Marcus, mostrando a dificuldade de Marcus em se colocar em um papel secundário em um relacionamento e como isso deriva de uma perspectiva antiquada das relações entre homem e mulher que considerava degradante para um homem não ser o ponto focal da relação.

Sasha (Ali Wong) é uma garota que passa a maior parte do tempo sozinha em casa, pois nunca recebe atenção suficiente dos pais, que frequentemente trabalham por longas horas. Ela busca conforto e carinho na casa de Marcus (Randall Park), seu vizinho, cujos pais são doces e participativos. Os anos passam e a amizade dos dois fica cada vez mais forte. Um dia, quando estão prestes a ir para a faculdade, os dois amigos decidem perder a virgindade juntos.

6 – Doentes de Amor (2017) – Amazon Prime Video

Dá pra dizer que ‘Doentes de Amor‘ é filme engraçado, inteligente, sábio e bobo. Também é romântico, doce e apenas cínico, e é sem dúvida uma das melhores comédias românticas que feitas nos últimos anos. Uma das melhores coisas é o fato que os obstáculos neste relacionamento são reais e fáceis de gerar identificação. O comediante e ator Kumail Nanjiani e a escritora Emily V. Gordon minam sua história pessoal por risadas, mágoa e visão duramente conquistada no longa.

O comediante e motorista de Uber paquistanês Kumail (Nanjiani) e a estudante de psicologia Emily (Zoe Kazan) se apaixonam em Chicago, mas encontram dificuldades quando suas culturas entram em conflito. Quando Emily contrai uma doença misteriosa e é colocada em coma, Kumail tenta enfim resolver o conflito emocional entre sua família e seu coração.

5 – Amor e Outras Drogas (2010) – Netflix

Amor e Outras Drogas‘ mostra a realidade da vida num tom solferino. Ele retrata fatos que podem acontecer a qualquer um e em qualquer lugar, sempre regado de bastante humor. Tinha tudo para ser um filme dramático e triste, mas está longe disso. Com um par de atores excepcionais e atípicos, a história embala numa envolvente e questionadora atração: a vida é melhor assistida ou vivida? Tem uma narrativa muito interessante, construindo personagens que cativam a plateia e uma linda história de amor mas, chegando ao final, o roteiro vai se entregando a um dos finais mais piegas do cinema romântico dos últimos tempos.

Jamie Randall (Jake Gyllenhaal) é um garanhão incorrigível, do tipo que perde a conta do número de mulheres com quem já transou. Após ser demitido do cargo de vendedor em uma loja de eletrodomésticos por ter seduzido uma das funcionárias, ele passa a trabalhar num grande laboratório da indústria farmacêutica. Como representante comercial, sua função é abordar médicos e convencê-los a prescrever os produtos da empresa para os pacientes. Em uma dessas visitas, ele conhece Maggie Murdock (Anne Hathaway), uma jovem de 26 anos que sofre de mal de Parkinson. Inicialmente, Jamie fica atraído pela beleza física e por ter sido dispensado por ela, mas aos poucos descobre que existe algo mais forte. Maggie, por sua vez, também sente o mesmo, mas não quer levar o caso adiante por causa de sua doença.

4 – Palm Springs (2020) – Star+

A dica é a seguinte, se você está procurando uma comédia romântica diferente, então pode apostar em Palm Springs. É uma comédia divertida, inteligente e sagaz, que usa e abusa do carisma e talento do seu elenco para contar uma história já vista. Uma ótima pedida para quem se vê preso nessa quarentena em casa e tem a sensação de estar vivendo o mesmo dia várias vezes. O tipo de filme que não surge a todo momento, porque demanda uma mistura de inteligência, reverência e habilidade que só surge de artistas que tem técnica e paixão igualmente elevadas.

Na trama, Nyles (Andy Samberg) é um homem relaxado e sem preocupações. Quando em um casamento em Palm Springs ele conhece Sarah (Cristin Milioti), a relutante madrinha do casamento, ele se vê incapacitado de deixá-la ou deixar o local.

3 – Scott Pilgrim contra o Mundo (2010) – On Damend

Trazendo uma história de amadurecimento com bastante vigor e porradaria com games, ‘Scott Pilgrim Contra o Mundo‘ é uma realização cinematográfica repleta de inteligência e originalidade que merece mais do que ser cult, merece ser conhecida. Recomendado. O visual único do longa, com seus pixels e cores voando pela tela, só existe por conta do talento de Wright e do diretor de fotografia Bill Pope. A montagem, dinâmica e acelerada, também merece ser louvada, com o uso de raccords merecendo uma atenção especial. Interessante reparar que nenhuma das cenas de ação do filme é idêntica a outra, sempre se resolvendo de maneiras pouco usuais, tendo identidades visuais distintas, envolvendo até mesmo um número de dança bollywoodiano.

Scott Pilgrim (Michael Cera) tem 23 anos, integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. Sua vida está maravilhosa, até conhecer Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winestead). Ele logo se apaixona perdidamente por ela, só que não será fácil conquistar seu amor. Para tanto ele precisa enfrentar os sete ex-namorados dela, que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.

2 – Questão de Tempo (2013) – Star+

O efeito causado por ‘Questão de Tempo‘ é de conforto, bem como uma sessão terapêutica, que nos faz relembrar casos conflitantes, mas importantes, pois, ao final, descobrimos que estes são, na verdade, nossos melhores momentos. Algo semelhante a ‘Campo dos Sonhos‘, que abordava, com muito mais força, essa temática entre pai e filho. E da mesma maneira, dentro de uma ficção e remetendo a recordações.

Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

1 – Amor a Toda Prova (2011) – HBO Max

Esse sem dúvidas é o filme mais surpreendente e inusitado de toda lista, que à primeira vista parece seguir uma linha dentro do comum, porém aos poucos os realizadores vão abordando e apostando nos seus vários personagens e uma trama que no final se interliga e entrega um dos momentos mais catárticos já feitos em uma comédia romântica. Além de qualquer lição sobre o que é a essência da vida e do amor, ‘Amor a Toda Prova’ é um filme repleto de boas atuações, com uma trama inteligente e capaz de surpreender até os mais críticos.

Na história, Cal Weaver (Steve Carell) tem quarenta e poucos anos e leva uma vida perfeita, com um bom emprego, filhos e um casamento com a namorada do colégio, Emily (Julianne Moore). Até que, ao descobrir que Emily o está traindo e quer o divórcio, sua vida desaba por completo. Forçado a voltar ao mundo dos solteiros, ele enfrenta as dificuldades habituais de quem não sabe mais como se portar para se aproximar de uma mulher. É quando entra em cena Jacob Palmer (Ryan Gosling), um amigo que passa a lhe dar algumas dicas.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS