sábado, abril 27, 2024

10 Ótimos Filmes Baseados em aclamadas peças de TEATRO

O cinema bebe muito da fonte do teatro, geralmente com adaptações profundas que mostram olhares detalhados dentro de um curto recorte. Ao longo do tempo, ótimos filmes foram produzidos tendo sido esses baseados em aclamadas peças teatrais. Para você que curte adaptações, segue abaixo uma lista bem legal com 10 ótimos filmes baseados em aclamadas peças de teatro:

 

A Baleia

Os olhares sobre uma escolha. Indicado para mais de 100 prêmios desde seu lançamento mundial, A Baleia, novo trabalho do cineasta e ex-frequentador da Universidade de Harvard Darren Aronofsky, é um filme que navega nas escolhas de um professor de inglês, que sofre com transtorno da compulsão alimentar e seu caminho para deixar um legado em laços corrompidos, principalmente com sua única filha com quem teve um relação sempre distante. Indo a fundo em uma melancolia durante suas quase duas horas de projeção, o projeto marca o renascimento de um artista muito querido por fãs e pela própria indústria cinematográfica, o vencedor do Oscar Brendan Fraser. Baseado em uma peça teatral homônima, dramaturgo americano de 42 anos Samuel D. Hunter.

 

The Humans

As reflexões sobre a vida por meio das frustrações das relações. Buscando trazer à luz um engenhoso e instigante abrigo para conflitos familiares, o cineasta e dramaturgo Stephen Karam nos apresenta uma família beirando ao disfuncional em uma reunião repleta de momentos chave. O filme pode ser definido como um recorte intimista, duro, intenso, marcante sobre as relações interpessoais de uma família que chegam em um ponto de erupção de suas emoções cada qual nos seus dramas individuais que de alguma forma afetam como um todo. Disponível no ótimo catálogo da MUBI, o projeto é baseado numa famosa peça da Broadway, onde inclusive a atriz Jayne Houdyshell ganhou um Tony (o Oscar do teatro norte-americano) por sua atuação.

Não deixe de assistir:

 

A Tragédia de Macbeth

A eterna discussão sobre os limites do desejar. Uma das mais curtas peças de Shakespeare ganha mais um recorte, uma adaptação para a telona, dessa vez sob a chefia do craque Joel Coen. A Tragédia de Macbeth disponível na Apple Tv +, mostra a questão do regicídio, do orgulho, da ambição, da quebra da moralidade em um texto impecável, com intrigantes personagens, onde a profundidade e a atemporalidade impressionam. No papel principal, o espetacular Denzel Washington que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por essa sua impressionante atuação.

 

Uma Noite em Miami…

Dirigido pela atriz e cineasta, ganhadora do Oscar, Regina King, Uma Noite em Miami… produzido e já no catálogo da Amazon Prime Video, é um filme que fala sobre amizade, direitos humanos, causas sociais e que gera uma grande reflexão sobre como era os Estados Unidos e o mundo no meio da década de 60 em relação a desigualdades sociais, religião e preconceitos que ainda existem até hoje. Em um inusitado e ficcional encontro entre quatro amigos, negros, famosos entendemos escolhas marcantes na história norte-americana. Baseado na peça de teatro de Kemp Powers, que também assina o roteiro da produção. O longa-metragem, com chances em algumas categorias do próximo Oscar, foi selecionado para o Festival de Cinema de Veneza, sendo o primeiro filme dirigido por uma mulher afro-americana a ser selecionado na história do festival.

 

Pérola

Abalou Bauru! Baseado em uma peça de teatro, de enorme sucesso em todo o Brasil, escrita pelo dramaturgo Mauro Rasi, Pérola, segundo trabalho de Murilo Benício como diretor de um longa-metragem, é um projeto cativante, que através de lembranças, memórias, nos leva a olhar pelo buraco da fechadura no campo das emoções e conflitos de uma família, de Bauru, do interior de São Paulo. O principal mérito do roteiro é conseguir fazer rir e chorar de forma constante em uma história de sentimentos diversos ao longo de um recorte de muitos anos. Drica Moraes, uma força da natureza em cena, domina sua personagem com maestria, uma baita atuação dessa fantástica artista brasileira.

 

Jantar entre Amigos

Reflexões sobre relacionamentos. Produzido pelo HBO e jogando na tela conflitos dentro de relacionamentos, o cineasta canadense Norman Jewison nos faz embarcar em diálogos que vão desde futilidades do cotidiano, passando pelo relacionamento de um casal até as descobertas sobre as verdades do próprio casamento. Jantar entre Amigos, baseada na premiada peça teatral escrita por Donald Margulies é um daqueles filmes marcantes que ficam em nossa memória por muito.

 

Aldeotas

A longa caminhada de uma amizade por meio de memórias. Baseado em uma premiada peça teatral criada no ano de 2004 pelo ator e diretor Gero Camilo, Aldeotas se propõe a um exercício constante e bastante criativo de complemento com o imaginário apresentando em curtos recortes momentos chaves na vida de dois amigos que se reencontram no funeral de um deles. Dirigido e protagonizado pelo próprio Gero Camilo, ao lado de Marat Descartes, intérpretes da montagem original da peça teatral, Aldeotas busca nas memórias um alicerce para sua poesia sobre amizade.

 

A Voz Suprema do Blues

Um, dois, sabem o que vem depois. Quando a razão e a emoção andam lado a lado ou girando em altos e baixos numa eterna roda gigante da rebeldia do Blues. Dirigido por George C. Wolfe e disponível no catálogo da Netflix, A Voz Suprema do Blues conta a história de uma gravação em uma Chicago quente e bastante preconceituosa, no final da década de 20, da ‘Mother of the Blues’ Gertrude Malissa Nix Pridgett Rainey, mais conhecida como Ma Rainey (interpretada brilhantemente pela genial Viola Davis). Seu jeito excêntrico e a maneira como lida com seu agente e seus músicos acabam levando o espectador a uma série de assuntos que geram bastante reflexões em uma época do passado mas nem tão distante assim. O filme marca uma das últimas aparições do eterno Pantera Negra Chadwick Boseman que faleceu no ano de 2020. Baseada na peça de teatro do Dramaturgo norte-americano August Wilson ganhadora do Pulitzer e produzido por Denzel Washington.

 

Um Limite entre Nós

Mude suas opiniões, mantenha seus princípios. Dirigido e protagonizado pelo genial artista Denzel Washington, Fences fala sobre a vida de um homem, seus conflitos, suas convicções e suas relações conturbadas e cheias de princípios com sua família. Baseado na peça homônima de enorme sucesso escrita por August Wilson (que assina o roteiro), e também protagonizada por Denzel e Viola Davis nos teatro (papel que lhes rendeu o prestigiado prêmio Tony em 2010), o longa-metragem tem momentos de pura poesia que nos faz pensar a cada minuto sobre nossa vida e nossos sonhos nesse imenso mundo cheio de diversidades em que vivemos. Talvez a cereja do bolo, as atuações de Denzel e Viola Davis são magistrais, uma grande aula de cinema.

 

Medida Provisória

Uma distopia que diz muito sobre nossa sociedade. Baseado na peça Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação, o longa-metragem que marca a estreia de Lázaro Ramos na direção, Medida Provisória, é um dos mais impactantes projetos cinematográficos dos últimos anos. Metendo o dedo em feridas de uma sociedade que enxerga o preconceito mas faz pouco para que ocorra mudanças, o projeto debate sobre as questões sociais, econômicas, políticas de um país que vive em constante condições de extrema opressão e desespero. De maneira muito inteligente, vemos dentro de uma distopia muito do que enxergamos pela janela todos os dias.

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS