sábado, abril 27, 2024

[Exclusivo] Netflix | Entrevista com Chloe Domont – Jogo Justo é baseado numa história real?

Disponível desde 6 de outubro na Netflix, o suspense erótico Jogo Justo conta a história do jovem casal Emily e Luke, interpretados por Phoebe Dynevor (Bridgerton) e Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História de Star Wars) cujo romance começa a desandar quando ela consegue uma promoção.

Primeiro longa-metragem da diretora Chloe Domont, de 36 anos, Jogo Justo explora a dinâmica de gênero no mercado de trabalho através da história de um casal ambicioso no ambiente altamente competitivo dos fundos de investimento. Para saber sobre o tom verídico desse enredo e as polêmicas cenas de sexo e violência, o CinePOP realizou uma entrevista exclusiva com a cineasta via vídeo conferência, no último dia 29 de novembro. 

Boa recepção da crítica e do público

Com lançamento no Festival de Sundance, em janeiro, e no TIFF – Festival de Toronto, em setembro de 2023, a produção tornou-se uma agradável surpresa do subgênero e conquistou 86% no Rotten Tomatoes. O filme disseca o relacionamento dos protagonistas e oferece uma análise arrepiante dos papéis de gênero em casais heterossexuais, do sexismo social persistente e de como tudo isso afeta a carreira de uma mulher no formado suspense erótico, mas sob uma distinta perspetiva.

Leia também: Conheça JOGO JUSTO e mais 6 Envolventes Suspenses Eróticos

Como todo novo cineasta, eu acredito que o nosso trabalho é contar novas histórias, e utilizar o gênero de modo que ainda não foi apresentado. Ou seja, distorcer o gênero e manipulá-lo a serviço das narrativas que precisam de espaço atualmente. Com o gênero [suspense erótico], eu queria chamar atenção para o tema central da obra; sobre os perigos da inferioridades masculina, mostrando como as mulheres são obrigada a jogar baixo para sobreviver, não somente no ambiente de trabalho, mas também dentro de casa”, expõe a debutante diretora e roteirista.  

Cena Polêmica de Sexo

Se o herança do patriarcado é um dos temas centrais do filme, como o sucesso de bilheterias Barbie, da Greta Gerwig, Jogo Justo também tem semelhanças com o longa de grande repercussão em 2023 de outra diretora novata. Com uma cena de sexo logo no início do filme, no qual o personagem masculino não se encomoda em lambuzar o rosto de sangue menstrual durante o ato, a sequência lembra um momento de Saltburn — disponível na Prime Video —, de Emeranld Fennel

Leia mais: [Exclusivo] BATE PAPO com EMERALD FENNELL sobre Saltburn: “Filmo cenas de sexo numa mistura de BELEZA e DEGRADAÇÃO”

Sobre a cena, Chloe declara suas intenções: “Foi realmente importante para mim começar o filme desse jeito e apresentar Luke como alguém que não sente-se ameaçado pela mulher. Veja bem, como ele poderia ser ameaçado por uma mulher, se ele tem sangue menstrual no rosto, sabe? Eu queria mostrar Luke representando o homem moderno”, esclarece a roteirista. 

Verdade ou Ficção?

Emily e Luke trabalham para a mesma empresa, mas a relação deles é mantida em segredo, embora seja sólida — eles moram juntos — e remonta a muito tempo. As atuações impecáveis ​​de Phoebe Dynevor e Alden Ehrenreich reforçam a abordagem bastante realista do filme para um assunto tão pesado. Afinal, esta é uma história real ou apenas ficção? Eis aqui a resposta: 

Não deixe de assistir:

[Para escrever este filme], eu pensei na minha própria experiência pessoal, nas coisas que eu mesma passei. Eu namorei com homens que eram incrivelmente apoiadores das minhas ambições e minha carreira, mas, ao mesmo tempo, havia sempre uma tensão implícita que o meu sucesso tinha empalidecido suas próprias autoestimas. Isso é por causa do que foi incutido neles quando crianças”, relata a Chloe Domont. 

Para conhecer mais detalhes de Jogo Justo, um dos grandes destaques cinematográficos de 2023, veja a entrevista completa em vídeo abaixo: 

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS