sábado, abril 27, 2024

‘Ficção Americana’: Indicado ao Oscar, Jeffrey Wright fala sobre seu papel no longa

O indicado ao Oscar de Melhor Ator por ‘Ficção Americana’, Jeffrey Wright, discutiu seu papel no filme, destacando como a história se conecta com todas as famílias.

Em uma entrevista ao podcast Inside Total Film, Wright explicou: “Acredito que o cerne emocional do filme está na relação do meu personagem, Monk, com sua mãe. Isso, em grande parte, orienta algumas das escolhas que ele faz. Sim, ele escreve este livro movido por um sentimento de indignação. Ele acha que esse tipo de livro farsesco e desdenhoso é abaixo de sua posição, então o escreve como uma piada para expor a hipocrisia da indústria editorial, enquanto os livros que ele realmente quer escrever não são bem recebidos.”

Wright acrescentou: “Ele faz isso movido por um sentimento de rancor, o que o leva a levar essa absurda vida dupla porque escreve o livro sob um pseudônimo. Ele tem que interpretar esse personagem, Stagg R. Leigh, baseado em uma caricatura de cafetão do século 19 na América. Mas, ele faz tudo isso também movido por um senso de responsabilidade para com sua mãe e sua família. Portanto, esse é o núcleo da história, e acredito que meu filho sentiu isso quando assistiu, minha filha também. Eles reconheceram que o personagem é muito parecido comigo – ela disse que há muito do meu humor ali. Praticamente qualquer pessoa que me conhece diz: ‘Isso é basicamente você, cara’.”

Wright ainda explicou que, para ele, qualquer pessoa poderá se identificar com a história. “É uma história familiar e eu nunca tive isso antes”, acrescentou o ator. “Quando estávamos filmando isso, eu olhava ao redor e pensava, ‘Você sabe, isso é tudo novidade para mim’. E também acho que é uma família que não vemos com frequência retratada no cinema, certamente não uma que seja composta por um grupo de atores como eu, Tracee Ellis Ross, Sterling K. Brown e Leslie Uggams. Você sabe, somos claramente pessoas negras, mas é uma família como qualquer outra. Às vezes é caótica, às vezes é bonita. Colocamos a diversão na disfunção, como em todas as famílias, e há uma humanidade nisso que é maravilhosa, convidando pessoas de diferentes origens a se identificarem. Isso não é algo que vemos com muita frequência.”

Wright compartilhou que se conectou mais com o aspecto familiar da história quando leu o roteiro de ‘Ficção Americana’ pela primeira vez. “Eu estava tentando ser o adulto na sala da minha família após a morte da minha mãe – ela faleceu cerca de um ano antes de eu receber o roteiro”, lembrou. “Então, tive a sorte de ser criado por duas mulheres – minha mãe e a irmã mais velha dela, minha tia, que agora tem 94 anos e veio morar conosco após a morte da minha mãe.”

“Foi pouco antes da pandemia, e tenho dois filhos, então, cara, havia todas essas pressões que muitos de nós estávamos enfrentando naquela época. E é aí que nosso personagem se encontra logo no início do nosso filme, tentando, por todos os meios, manter a família unida e cuidar de sua mãe, o que é um aspecto muito comovente deste filme. Acredito que seja inesperado e também algo com o qual as pessoas se identificam e se sentem validadas ao assistir ao filme.” 

Atualmente Jeffrey Wright está concorrendo ao Oscar na categoria de Melhor Ator por sua marcante interpretação de Thelonious “Monk” Ellison no filme ‘Ficção Americana’, dirigido por Cord Jefferson.

‘Ficção Americana’ conquistou cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor ator principal e coadjuvante.

Os vencedores serão revelados no dia 10 de março.

Não deixe de assistir:

Até então sem novidades no Brasil, o filme teve sua página adicionada no Amazon Prime Video e estreia no streaming no dia 27 de Fevereiro.

Confira:

O filme, baseado no romance ‘Erasure’, de Percival Everett, é escrito e dirigido por Cord Jefferson em sua estreia oficial.

A carreira de escritor de Thelonious “Monk” Ellison estagnou porque seu trabalho não é considerado “negro o suficiente”. Monk, escritor e professor de inglês, trabalha em um romance satírico sob seu pseudônimo, com o objetivo de expor as hipocrisias do mundo editorial. O sucesso imediato do livro o força a ficar mais profundamente enredado na sua identidade assumida e desafia as suas visões de mundo arraigadas.

Tracee Ellis RossIssa RaeSterling K. Brown completam o elenco.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS