sábado, abril 27, 2024

Good Omens | Crowley, Aziraphale e a Segunda Vinda: o final explicado da 2ª temporada [SPOILERS]

Cuidado: muitos spoilers à frente.

A 2ª temporada de ‘Good Omens’ chegou recentemente ao catálogo do Prime Video e já está conquistando os assinantes da plataforma ao redor do mudo.

Nesse mais novo ciclo, Aziraphale (Michael Sheen) e Crowley (David Tennant) embarcam em mais uma nova aventura quando o Arcanjo Gabriel (Jon Hamm) desce dos Céus e aparece na porta da livraria de Aziraphale sem qualquer memória, apenas com uma premonitória mensagem de que algo muito ruim está prestes a acontecer. Sem mais informações, a improvável dupla faz de tudo para descobrir o motivo de Gabriel ter saído de seu posto divino, o que de macabro está acontecendo às escondidas e, com sorte, voltar à vida que tinham na Terra. E tudo isso se esquivando de forças monumentais tanto do Paraíso quanto do Inferno que querem caçá-lo – e que veem uma oportunidade de destruir os traidores.

Como bem podemos imaginar, tudo dá certo no final, mas não sem deixar pontas soltas que prenunciam uma terceira e bem-vinda temporada. Afinal, precisamos lembrar que a narrativa da segunda iteração não está presente no romance homônimo de Neil Gaiman e Terry Pratchett, expandindo a mitologia à medida que investe esforços em um enredo de mistério, suspense e muita comédia.

Pensando nisso, preparamos uma breve matéria explicando todos os pontos principais do episódio de encerramento, para que você se prepare para uma possível continuação – portanto, cuidado com os spoilers.

O QUE ACONTECEU A GABRIEL?

Como bem nos lembramos, Gabriel tentou assassinar Aziraphale após ele e Crowley terem unido forças e trabalhado em conjunto para impedir o apocalipse. Logo, é uma surpresa que ele tenha caído direto na livraria do nosso amável anjo – e uma surpresa ainda maior que ele tenha chegado lá com uma caixa vazia, sem roupas e sem memória de quem era. A única e ínfima informação que conseguiu fornecer foi que algo de ruim aconteceria a ele se ele voltasse aos Céus.

Mas as coisas são bem mais complexas do que imaginamos: após o apocalipse não acontecer na temporada anterior, Gabriel se encontrou com Belzebu, o Senhor das Moscas (agora interpretado por Shelley Coon), e ambos forjaram uma amizade sem precedentes de impedir uma segunda tentativa de acabar com a humanidade. E isso não é tudo: eles começaram a se apaixonar e, tentando esconder esse proibido relacionamento de seus colegas, entraram em um acordo que poderia lhes custar a própria existência.

Dito e feito, quando os anjos do Paraíso se reuniram para decidir o nascimento de outro Anticristo, Gabriel foi contra e foi banido de seu cargo. Mas o que eles não sabiam é que Belzebu havia presenteado o Arcanjo com uma de suas moscas, onde poderia guardar todas as memórias e fugir para um lugar seguro – a livraria de Aziraphale. Caso ele fosse encontrado, ele seria apagado do Livro da Vida, como se nunca ao menos sal presença tivesse sido notada. No último episódio, Belzebu ajuda Gabriel a recuperar as memórias, retira o milagre que Aziraphale e Crowley performaram para torná-lo irreconhecível e não-rastreável, e ambos juram amor eterno um ao outro enquanto deixam seus postos e todos que conhecem para viver em Alpha Centauri.

Não deixe de assistir:

E O QUE ACONTECE A AZIRAPHALE E A CROWLEY?

Desde o primeiro momento em que vimos Aziraphale e Crowley, tivemos uma leve impressão de que a amizade entre os dois viria se tornar algo a mais – e isso foi sutilmente confirmado na cena de abertura da 2ª temporada. Logo, era mais que lógico esperarmos que os dois ficassem juntos em algum momento.

E boas notícias: eles se beijam. Mas não ficam juntos, infelizmente.

No capítulo de encerramento, Crowley reúne todas as forças necessárias para dizer a Aziraphale que o ama – mas o anjo, tendo sido abordado por Metatron (Derek Jacobi) para ocupar o lugar de Gabriel e dar continuidade aos planos forjados pelo Paraíso e pelo próprio Deus, decide retornar ao lugar de onde veio e chama Crowley para acompanhá-lo. O demônio, por sua vez, fica furioso com a decisão e se recusa a manter quaisquer tipos de laços tanto com os caras lá de baixo quando os de cima, mesmo que fique ao lado de Aziraphale. E, numa última tentativa de convencê-lo, Crowley o beija. Mas o anjo já tomou sua decisão e ambos se separam: Aziraphale acompanha Metatron até o Paraíso, enquanto Crowley fica sozinho em Londres, não sabendo exatamente o que fazer.

O QUE É A SEGUNDA VINDA?

Quando Metatron aborda Aziraphale, não sabemos exatamente quais são seus planos – apenas que Gabriel agora está com Belzebu e que seu cargo está vago. Metatron oferece ao anjo a posição de Gabriel, aceitando-a após uma certa hesitação. Mas não é até os momentos finais do sexto episódio que descobrimos o que está prestes a acontecer.

Antes que entrem no elevador, Aziraphale pergunta a Metatron qual a missão que ele deve guiar, ao que a divindade responde com uma simples frase: “nós a chamamos de Segunda Vinda”.

Na mitologia católica, islã e baha’i, a Segunda Vinda, também conhecida como Segundo Advento ou Parúsia, é o retorno de Jesus Cristo à Terra depois de sua ascensão ao paraíso que, como bem sabemos, ocorreu há mais de dois mil anos. De acordo com a Bíblia Sagrada, o regresso de Jesus foi anunciado por dois anjos a seus apóstolos, como podemos ver em Atos 1:11 (“esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.

Todavia, segundo a Igreja Católica, a Segunda Vinda de Jesus acontecerá em um momento singular, de forma abrupta e repentina, o que significa que nem os anjos, nem os demônios saberão quando irá ocorrer. Como Metatron já avisa Aziraphale de que a missão dada a ele é de extrema importância, será interessante ver de que modo Gaiman e seu time criativo irá construir a narrativa da próxima temporada – que, se tudo ocorrer como o planejado, deve ser confirmada muito em breve.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS