sexta-feira, abril 26, 2024

Oscar 2023 | Saiba quais foram os Atores ESNOBADOS na 95ª edição do maior prêmio do cinema

Foram divulgados ontem, na manhã de terça-feira, dia 24 de janeiro, os indicados ao Oscar 2023. Esta será a 95ª edição dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Como de costume algumas produções eram certas de figurarem entre os nomeados, como Os Fabelmans (novo trabalho do genial Steven Spielberg) e Os Banshees de Inisherin (do diretor Martin McDonagh, que vem sendo enaltecido como um dos melhores filmes da temporada). Outros, embora muito badalados e donos de grande torcida por parte de seus fãs, se tornam uma bem-vinda surpresa quando suas indicações são de fato confirmadas. Nesta edição, produções como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Avatar: O Caminho da Água e até mesmo Top Gun: Maverick se tornam os azarões.

Esta nova matéria sobre o Oscar, no entanto, tem como foco os atores que foram “esquecidos no churrasco”. Astros e atores que entregaram tudo de si em uma performance que visava prêmios e que por alguma razão foram completamente esnobados pelos votantes da Academia. Na matéria temos casos de atores que até foram lembrados por outros prêmios de prestígio, como o SAG (premiação do sindicato dos atores americanos), o BAFTA (o Oscar inglês) e o Globo de Ouro, mas deixados de fora do Oscar. Temos também casos de atores cuja performance era dada como certa de figurar entre os indicados pelos especialistas, mas devido à falta de popularidade do filme em que estrelam (seja com o público ou com os críticos), terminaram esnobados. Selecionamos 10 que poderiam figurar nessa edição do Oscar. Confira abaixo.

Will Smith

No meio do caminho tinha um tapa. Tinha um tapa no meio do caminho. Como podemos perceber, os membros da Academia não estão dispostos a perdoar o astro Will Smith por seu impensado e vergonhoso ato de agressão cometido na última edição do Oscar. Por lá, os americanos levam isso muito a sério, e o ator correu sério risco de ser preso. A medida da organização foi bani-lo por dez anos do evento, assim mesmo se fosse indicado como melhor ator por Emancipation – Uma História de Liberdade, no qual vive um escravo fugindo da plantação para se reunir com a família, Smith não poderia comparecer para aceitar o prêmio. Talvez tenha sido cedo demais, mas a Apple TV+ empurrou o filme para essa temporada, e ele terminou passando longe das principais premiações.

Paul Dano / Gabriel LaBelle

Os Fabelmans é definitivamente um dos filmes desta edição do Oscar, e pode sair da noite com a vitória na categoria principal. São nada menos que 7 indicações, incluindo, claro, melhor filme e melhor diretor para Steven Spielberg. De todas as indicações que o longa poderia receber, duas ausências em especial foram muito sentidas: as nomeações de atuação para Paul Dano (que vive o patriarca Burt) e o jovem Gabriel LaBelle, que vive o protagonista Sammy. E não é dizer que não tiveram atuações reconhecidas pela Academia no filme, já que Michelle Williams e Judd Hirsch foram lembrados. Dano recebeu indicação no SAG (o prêmio do sindicado dos atores), mas ambos foram esnobados pela Academia.

Hugh Jackman

Lá atrás, nos últimos meses de 2022, quando falava-se de Oscar duas atuações eram muito mencionadas para indicações de melhor ator: Brendan Fraser por A Baleia, e Hugh Jackman por Um Filho. O primeiro se concretizou, mas Jackman terminou solenemente esnobado. O que chama atenção em Um Filho é a direção de Florian Zeller, que garantia que o longa era uma espécie de continuação espiritual de seu sucesso Meu Pai (2020), indicado ao Oscar de melhor filme e que lhe assegurou o mesmo prêmio na categoria de roteiro adaptado. Dos principais prêmios da temporada, Jackman só recebeu indicação ao Globo de Ouro, já que o filme ficou muito longe do sucesso de crítica como seu predecessor e rapidamente foi esquecido.

Anthony Hopkins

Não deixe de assistir:

Por falar no sucesso Meu Pai (2020), o veteraníssimo e querido Anthony Hopkins levou seu segundo Oscar de ator principal pelo citado filme, se tornando assim também o intérprete mais velho (aos 83 anos) a ter uma vitória nesta categoria nos prêmios da Academia. Algo nos diz que não será sua última nomeação. E uma nova lembrança poderia ter ocorrido este ano com Armageddon Time, um filme que serve de espécie de biografia da infância do diretor James Gray, assim como Os Fabelmans é para Spielberg. Hopkins vive o avô da família. Acontece que Armageddon Time, apesar de certo prestígio inicial, acabou sumindo do mapa sem que muitos falassem dele.

Brad Pitt

Parece que foi ontem que Brad Pitt era um promissor astro jovem e quente de Hollywood. Hoje, o ator ocupa o posto de um dos veteranos da indústria aos 59 anos. Pitt levou seu Oscar em 2020 como coadjuvante por Era uma Vez em Hollywood, de Quentin Tarantino. Seu mais recente trabalho, Babilônia, guarda certas semelhanças com o filme citado por ser um retrato de uma era específica da maior indústria de cinema do mundo. No entanto, apesar da pompa, o filme do diretor Damien Chazelle não emplacou no gosto popular do grande público e a crítica igualmente não morreu de amores pelo longa. Babilônia ainda recebeu 3 indicações ao Oscar (todas técnicas), mas os votantes não quiseram saber de nomear Brad Pitt esse ano.

Eddie Redmayne

O britânico Eddie Redmayne já possui uma estatueta do Oscar de melhor ator protagonista decorando sua casa, pelo filme A Teoria de Tudo. Logo no ano seguinte foi indicado novamente pelo papel desafiador em A Garota Dinamarquesa. Esse ano, o ator estrelou o thriller dramático baseado numa aterradora história real, O Enfermeiro da Noite, pelo qual recebeu indicações no SAG, no BAFTA (o Oscar inglês) e no Globo de Ouro. Mas por alguma razão os votantes da Academia resolveram esnoba-lo.

Colin Farrell

Calma, não estamos ficando loucos. Sabemos muito bem que o irlandês Colin Farrell descolou sua muito merecida primeira indicação ao Oscar pelo drama cômico Os Banshees de Inisherin. Mas aqui estamos nos referindo à outra atuação arrebatadora de Colin Farrell no ano, essa sim solenemente esnobada pela Academia. É claro que falamos de sua performance irreconhecível em Batman (2022), no papel de Oz, vulgo o Pinguim. Seu trabalho no filme está bem longe de ser apenas baseado na maquiagem que o torna outra pessoa, mas é só ouvi-lo no papel e perceber seus trejeitos para ver que a transformação do ator vem de dentro e é muito natural.

Adam Driver

Quando ouvimos que Adam Driver iria protagonizar um novo filme dirigido por Noah Baumbach, grande parte dos cinéfilos pensava em Oscar. E isso é natural, já que a segunda indicação ao Oscar da carreira do ator saiu por História de um Casamento (2020), dirigido justamente por Baumbach – sendo a primeira por Infiltrado na Klan (2018). No entanto, ao contrário do filme sobre o divórcio com Scarlett Johansson, a nova obra da dupla Driver e Baumbach, que fala sobre uma família passando por uma situação fora do normal, correu fora do radar, sendo totalmente ignorado no Oscar, assim como seu protagonista. Apesar disso, Adam Driver recebeu uma indicação no Globo de Ouro.

Christian Bale

Assim como no item acima, existem casos de atores e diretores que sempre quando trabalham juntos despertam atenção dos cinéfilos e ligam os radares de prêmios. Esse é o caso com a parceria entre o camaleônico Christian Bale e o diretor David O. Russell – cujos trabalhos anteriores renderam uma vitória no Oscar para o ator (O Vencedor, 2010) e uma indicação (Trapaça, 2013). Assim, era de se esperar que a nova reunião da dupla fosse igualmente chegar até a maior noite da sétima arte. No entanto, Amsterdam não “aconteceu” da forma que deveria. Foi um fiasco de bilheteria, sendo rapidamente jogado no streaming, e os críticos acharam seu resultado duvidoso. Assim, apesar da entregada dedicada de sempre de Bale, tudo o que cerca o filme ficou a ver navios.

Timothée Chalamet

Fechando a lista dos atores esnobados pelo Oscar 2023, temos o jovem Timothée Chalamet, que parece estar em todos os lugares atualmente. Mas se isso ocorre é graças a um filme que o rapaz protagonizou lá em 2017 e que o empurrou totalmente para a fama. É claro que estamos falando de Me Chame pelo seu Nome, drama gay que rendeu a única indicação no Oscar como ator da carreira de Chalamet. Assim, era de se esperar que a nova parceria com o diretor italiano Luca Guadagnino, que comandou o filme citado, se tornasse igualmente badalado na época de premiações. No entanto, o projeto escolhido pela dupla, Até os Ossos, foi considerado relativamente intragável por grande parte do público, já que aborda o controverso tópico do canibalismo e tem ares de terror. Ou seja, não é para todos os gostos, é muito incorreto e terminou ignorado.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS