Quem cresceu nos anos 80 e 90 irá para sempre lembrar das exibições dos filmes que marcaram sua juventude na TV aberta. Acontece que essa geração não tinha a internet como hoje, e a facilidade de encontrar um filme no toque de um dedo. Naquela época raiz tudo era mais difícil, e o contato que tínhamos com os filmes era quando eles passavam nas famosas redes de TV nacionais – em especial a Globo e o SBT. E dentro destes canais, a Tela Quente e a Sessão das Dez foram dois dos programas mais emblemáticos de filmes de seus respectivos canais.
Aqui falaremos mais uma vez da “então recém-inaugurada” sessão de filmes inéditos da rede Globo nas noites de segunda-feira. A Tela Quente se mantém até hoje como ícone do horário, mesmo enfrentando atualmente a concorrência pesada das plataformas de streaming em um mundo que mudou muito com a internet. Nos anos 80 as coisas eram muito diferentes, e sessões como a Tela Quente serviram de porta de entrada de toda uma geração no mundo mágico dos filmes. Em mais uma matéria nostálgica iremos revisitar alguns dos maiores sucessos clássicos dos anos 80 em suas primeiras exibições na TV. Confira abaixo.
Veja também: As Queridas Comédias Inesquecíveis dos Anos 80 em Suas Primeiras Exibições na TV Brasileira
A Honra do Poderoso Prizzi
Nos anos 80, um dos maiores atores de Hollywood era Jack Nicholson. Na verdade, nos anos 90 e 2000 também. Aliás, que falta o ator nos faz. Nicholson está aposentado do cinema desde 2010. E quando pensamos em filmes de máfia, os atores que vêm logo à mente são Robert De Niro e Al Pacino. Mas Nicholson também molhou seu pé no gênero, e isso antes de ‘Os Infiltrados’. Aqui ele vive o braço direito de um “poderoso chefão”, que foi marcado para morrer pelo próprio chefe. Acontece que o sujeito se apaixona pela assassina (papel de Kathleen Turner) e os dois começam uma relação. O filme foi exibido logo no primeiro ano da estreia da Tela Quente, no dia 20 de junho de 1988.
O Feitiço de Áquila
Por falar em filmes inesquecíveis dos anos 80 graças às suas inúmeras reprises na TV aberta, ‘O Feitiço de Áquila’ é um dos mais memoráveis das tardes dos anos 90. Na trama de fantasia e aventura digna de conto de fadas, um casal apaixonado é vítima de um invejoso clérigo e por ele amaldiçoados. O feroz guerreiro Navarro se transforma em um lobo ao anoitecer, e a bela Isabeau vira uma águia ao amanhecer. Com Michelle Pfeiffer, o saudoso Rutger Hauer e Matthew Broderick, o longa estreou na Tela Quente no dia 27 de junho de 1988.
Veja também: NOSTALGIA! Saiba quais foram os PRIMEIROS Filmes Exibidos na Tela Quente!
A Lenda de Billie Jean
Um dos cult mais emblemáticos dos anos 80 pela geração que cresceu na época, ‘A Lenda de Billie Jean’ resiste ao teste do tempo por ser um libelo feminista à frente de sua época, que continua relevante até hoje. Na trama, a adolescente Billie Jean (Helen Slater) é abusada sexualmente pelo dono de uma loja, e decide começar uma luta por justiça por conta própria, se tornando uma mártir e o ícone para uma geração. O longa inesquecível estreou na Tela Quente no dia 11 de julho de 1988.
Veja também: Os Clássicos dos Clássicos! Relembre os Grandes Sucessos dos Anos 80 em Suas Primeiras Exibições na TV
Sheena – A Rainha da Selva
Por falar em mulheres fortes e emblemáticas dos anos 80, os que cresceram na época jamais esquecerão da heroína Sheena – A Rainha das Selvas. Uma espécie de resposta feminina para Tarzan, a personagem é oriunda dos quadrinhos, criada por Jerry Iger e Will Eisner. Quem deu vida para a loira de trajes mínimos que se dava bem com todo tipo de animal e lutava para defender sua floresta foi a saudosa Tanya Roberts. O filme estreou na Tela Quente no dia 26 de setembro de 1988.
Veja também: 10 Filmes Bizarros de Terror que Passavam nas Tardes do SBT – no Cinema em Casa nos anos 90!
Dublê de Corpo
Outro que marcou a época, ‘Dublê de Corpo’ é um dos thrillers mais adorados dos anos 80. Inesquecível com sua trama que homenageia ‘Janela Indiscreta’ – já que Brian De Palma também foi considerado um grande mestre do suspense e pupilo de Alfred Hitchcock. Na trama, um ator vai tomar conta da casa nas colinas de Hollywood de um colega, e termina presenciando um crime, e pior, se envolvendo em uma trama conspiratória repleta de reviravoltas. O filme teve sua primeira exibição da TV aberta na Tela Quente do dia 7 de novembro de 1988.
A Força de um Amor
Você lembra deste filme estrelado por Richard Gere? Pois é, a maioria certamente não irá lembrar. Até mesmo os que cresceram na época e não desgrudavam os olhos da telinha (afinal era a tela do celular da geração passada). Acontece que após sua exibição original na TV aberta o filme parece ter desaparecido dos radares. ‘A Força de um Amor’ é na verdade a versão americana de ‘Acossado’ (1960), clássico da nova onda do cinema francês. O filme fez parte do primeiro ano da Tela Quente, estreando no dia 31 de outubro de 1988.
O Enigma da Pirâmide
Todo fim de ano a Globo costumava dar de presente para seu público uma programação especial. E quando falamos de cinema, o mesmo ocorria – com a emissora reservando algumas produções que tinham a ver com a data comemorativa, a cada ano. No primeiro ano da então “recém-inaugurada nova sessão” de filmes da casa o filme separado para uma exibição especial foi ‘O Enigma da Pirâmide’, produzido por Steven Spielberg sobre a primeira aventura do jovem Sherlock Holmes. Um filme que revolucionou com seus efeitos especiais. O clássico estreou no dia 26 de dezembro de 1988.
Repo Man – A Onda Punk
Um dos nomes mais promissores de Hollywood nos anos 80 era o de Emilio Estevez. O ator teve certo sucesso na década citada, mas não podemos dizer que seu estrelato se concretizou como o de, digamos, Tom Cruise. Seja como for, um de seus filmes cult do período é o “estranho” ‘Repo Man’, no qual vive um desajustado em uma aventura que mistura de tudo um pouco – até mesmo ficção científica, com um conteúdo de outro mundo no porta-malas de um carro. A estreia do longa na TV aberta foi no dia 9 de março de 1989 na Tela Quente.
O Último Guerreiro das Estrelas
Na lista até o momento já tivemos muitas produções adoradas por todos aqueles que cresceram nos anos 80. Mas talvez nenhum seja tão querido por aquela geração quanto ‘O Último Guerreiro das Estrelas’ – um filme que pegava clara e descarada carona no sucesso de Star Wars, porém, misturando tudo com uma aventura adolescente. Ou seja, assim atingindo a fórmula perfeita para capturar todos os meninos da época – que entre outras coisas, adoravam videogames. Já imaginou “zerar” um fliperama e descobrir que foi recrutado para uma guerra intergaláctica bem real. A inesquecível aventura foi ao ar pela primeira vez na TV brasileira no dia 10 de abril de 1989 na Tela Quente.
O Homem do Sapato Vermelho
O que seria de uma lista de clássicos dos anos 80 sem um filme com Tom Hanks. O ator fez de tudo um pouco na época: realizou uma despedida de solteiro alucinada, fez parceria policial com um cachorro babão, descobriu que seus vizinhos eram literalmente um terror, ajudou Dan Aykroyd a derrubar uma seita de fanáticos e teve seu desejo de se tornar adulto realizado por uma máquina em um parque de diversões. Aqui, no entanto, nessa comédia cult, ele era confundido com um espião graças ao seu sapato vermelho. A estreia do longa na TV brasileira foi na Tela Quente do dia 29 de maio de 1988.