sábado, abril 27, 2024

‘That 70’s Show’ completa 25 anos de sua estreia – Relembre uma das sitcoms mais divertidas dos anos 90!

“Hangin out… down the street, the same old thing… we did last week. Not a thing to do, but talk to you. We´re all alright! We’re all alright! HELLO WISCONSIN!”.

Com essa música da banda Cheap Trick começava toda semana um novo episódio da série cômica ‘That 70’s Show’. Os fãs aqui no Brasil também puderam acompanhar desde sua estreia em 1998, graças ao canal a cabo Sony – que fez a alegria de toda uma geração com as melhores sitcom na segunda metade dos anos 90. Se fosse hoje, a série certamente seria focada nos anos 80, a década de maior repercussão na cultura pop na atualidade. Mas como estreou no fim da década de 90, os anos 80 ainda estavam muito recentes para aquela geração, assim a opção foi por retratar a década de 1970 – para os saudosistas um pouco mais velhos.

A abertura de ‘That 70’s Show’ mostrava os seis adolescentes principais cantando a música tema enquanto dirigem o carro pela cidade.

Criada por Mark Brazill, Bonnie e Terry Turner, o programa tinha como objetivo uma olhada cômica na vida e costumes de jovens crescendo nos anos 70, numa cidadezinha americana fictícia, chamada Point Place, em Wisconsin.

A história acompanha um grupo de seis amigos adolescentes e suas desventuras. O protagonista, Eric, é o típico nerd boa-praça, um rapaz magrinho, filho de um pai extremamente autoritário e severo e de uma mãe que o sufoca de afeto. Ele é apaixonado pela vizinha Donna, sua melhor amiga de infância, que cresce para se tornar uma bela jovem mulher. Temos ainda Kelso, o amigo descerebrado de Eric; Hyde, o rebelde da turma; Fez, o aluno estrangeiro de intercâmbio, cujo país nunca ficamos conhecendo; e Jackie, uma patricinha namorada de Kelso.

Da esquerda para a direita: Kelso (Ashton Kutcher), Eric (Topher Grace), Hyde (Danny Masterson), Donna (Laura Prepon), Fez (Wilmer Valderrama) e Jackie (Mila Kunis).

Curiosamente, por mais perfeito que o título ’That 70’s Show’ possa parecer, ele não foi a primeira opção. Os nomes escolhidos para a série eram ‘Teenage Wasteland’ (algo como “a vida desperdiçada dos adolescentes”) e ‘The Kids are Alright’ (“está tudo bem com os garotos”). A pegadinha é que ambos os títulos fazem referência a canções da banda The Who, sendo assim, precisaram ser alterados por motivo de direitos autorais. Outra opção era ‘Feelin’ Alright’ (“sentindo-se bem”), mas esse nome não teve muitos adeptos. Até finalmente se aterem ao mais óbvio ‘That 70’s Show’ (“aquele programa dos anos 70”).

Para o papel protagonista de Eric, o ator escalado foi Topher Grace, que na década de 2000 teve bastante vitrine em Hollywood, chegando ao seu maior momento ao viver o vilão Venom, no blockbuster ‘Homem-Aranha 3’ (2007). Grace nunca havia atuado profissionalmente antes de ser escolhido para o programa, ganhando o papel após os produtores Bonnie e Terry Turner o assistirem em uma peça colegial. Acontece que eles foram assistir à peça de sua filha, e Topher estudava no mesmo colégio. O rapaz chamou atenção da dupla, que decidiu convidá-lo para o papel.

Eric Forman é o protagonista e a alma da série. Seu intérprete, Topher Grace, nunca havia atuado profissionalmente antes, e ficou famoso pelo papel.

Já o abobalhado Kelso ganhou as formas de Ashton Kutcher, talvez o membro do elenco com a maior popularidade. O ator participou de filmes como ‘O Efeito Borboleta’ e ‘De Repente é Amor’, e nos anos 2000 se tornou queridinho do público feminino. Ele se casou com a atriz Demi Moore na vida real, dezesseis anos mais velha. A união durou de 2005 a 2013. Como em uma destas coincidências de filme, a ficção guiaria a realidade, com Kutcher reencontrando sua colega de elenco Mila Kunis, que viveu Jackie, a namorada de Kelso no programa. Os dois se casaram em 2015 e têm dois filhos. Kunis também se tornou famosa no cinema, com filmes como ‘Cisne Negro’ e ‘Perfeita é a Mãe’.

A vida imita a arte. Mila Kunis e Ashton Kutcher, a Jackie e o Kelso, se casaram na vida real, dez anos após o fim da série.

A ruiva Donna, a protagonista feminina da série, ganharia as formas monumentais de Laura Prepon – que formava com Eric um dos casais mais queridos de se acompanhar na época. Isso porque a relação demorou a engrenar devido à insegurança do rapaz, e acompanhamos todos os entraves até a conquista. Prepon depois participaria da série sensação ‘Orange is the new Black’, da Netflix.

A ruivinha Donna (Laura Prepon) arrebatou os corações de todos os jovens fãs da série.

Wilmer Valderrama, de origem venezuelana e colombiana, deu vida ao estudante de intercâmbio Fez. Aliás, seu personagem é o único que não possui nome. Os colegas o chamavam de Fez por não conseguirem pronunciar seu nome, o que demonstra certa xenofobia implícita da época. Fez é um anagrama para FES, ou “Foreign Exchange Studant” – ou “Estudante Estrangeiro de Intercâmbio”.

Não deixe de assistir:

O estudante estrangeiro Fez (Wilmer Valderrama), de um país nunca mencionado, é o personagem preferido de muitos, devido à sua inocência quase infantil.

Por último precisamos adereçar o “elefante na sala”. O sexto membro do elenco principal, Danny Masterson, que vive o rebelde de atitude rock n roll Hyde, foi acusado em 2018 de drogar e estuprar duas mulheres na época do auge de sua fama em ‘That 70’s Show’. Quando assistíamos à série nem poderíamos imaginar. Mas o caso foi a julgamento, e Masterson foi condenado, com pena de 30 anos a prisão perpétua. Masterson estava no ar com a série ‘O Rancho’ da Netflix, onde contracenava novamente com Ashton Kutcher, um de seus melhores amigos. Ele foi demitido do programa após as acusações começarem a surgir bem em meio ao movimento #metoo, que jogou luz em uma prática muito costumeira na indústria de Hollywood, o abuso de homens em posição de poder em relação às mulheres.

O ator Danny Masterson foi acusado e condenado por estupro no auge de sua popularidade no programa.

Aliás, uma coincidência infeliz se abateu em 2018 sobre três sitcom da companhia Casey-Werner, uma produtora muito famosa em Hollywood. Acontece que há cinco anos, três destas séries cômicas foram afetadas negativamente pelo comportamento errático de seus astros. Além de Danny Masterson em ‘That 70’s Show’, o veterano Bill Cosby foi condenado por estupro e preso. O ator, de 86 anos, ficou três anos pres. Solto em 2021, ele continua respondendo legalmente ao crime. Sua carreira terminou e o revival planejado pela NBC de seu famoso seriado ‘Cosby’ foi cancelado, assim como as reprises do programa clássico dos anos 80 foi retirado do ar.

Crise similar passou Roseanne Barr, estrela do seriado homônimo ‘Roseanne’, que também fez enorme sucesso nos anos 80. A série havia ganhado um revival em 2018 e estava indo muito bem. No entanto, um comentário racista da estrela veio à tona, quando ela, da maneira mais irresponsável e imbecil possível resolveu comparar Valerie Jarret, consultora do presidente Barack Obama, com um macaco. E isso nas redes sociais. Barr apagou o infeliz e criminoso comentário, mas já era tarde demais. O revival foi cancelado e a carreira de Barr chegou ao fim.

Três séries da produtora Casey-Werner foram afetadas pelo mau comportamento de seus astros em 2018: ‘That 70’s Show’, ‘Cosby’ e ‘Roseanne’.

Voltando para ‘That 70’s Show’, de todas as estreias de sitcoms do canal FOX na temporada de 98/99, este foi o único a fazer sucesso e a seguir sem ser cancelado, os demais viveram apenas uma temporada. A série estreou nos EUA no dia 23 de agosto de 1998 e durou 8 temporadas até 18 de maio de 2006.

No início do texto eu comentei sobre como se fosse nos dias de hoje, a década retratada possivelmente seria os anos 80. No entanto, enquanto ainda estava no ar, no auge de sua popularidade na quarta temporada em 2002, ‘That 70’s Show’ de fato gerou um derivado, focado justamente na década de 80. Pouca gente deve lembrar disso, apesar de a série ter igualmente sido exibida no Brasil pelo canal Sony. Acontece que ‘That 80’s Show’, dos mesmos criadores Mark Brazill e o casal Terry e Bonnie Turner, durou apenas uma temporada com 13 episódios antes de ser cancelada. O seriado contava as desventuras de jovens funcionários de uma videolocadora (lojas típicas da época) e trazia até mesmo uma punk de cabelos espetados interpretada por Chyler Leigh. O que o público da época queria mesmo era os anos 70.

‘That 80’s Show’, primeiro derivado de ‘That 70’s Show’, durou apenas 13 episódios da primeira temporada.

Na onde de revivals e continuações tardias que assola Hollywood, é claro que uma das sitcom mais queridas de todos os tempos não ficaria de fora. Assim, a Netflix tratou de orquestrar a volta de Eric e sua turma nos dias de hoje. Ou quase. Acontece que, como o título diz, ‘That 90’s Show’ se passa agora nos anos 90, outra década muito querida da cultura pop na atualidade. Acompanhamos agora os passos de Leia (Callie Haverda), adolescente que é filha de Eric e Donna, indo passar as férias de verão na casa dos avós, onde seu pai cresceu. Assim, Red e Kitty (novamente Kurtwood Smith e Debra Jo Rupp) precisam lidar com um novo grupo de adolescentes em seu porão.

Eric, Donna, Kelso, Jackie e Fez, todos ainda interpretados pelos atores originais, dão as caras em participações. É claro que por motivos óbvios, Hyde ficou de fora deste reencontro. Mas os astros agora são um novo grupo de adolescentes liderados por Leia. O novo programa estreou no dia 19 de janeiro de 2023, e a Netflix já deu sinal verde para a segunda temporada.

O mesmo porão, uma nova geração. Será que ‘That 90’s Show’ cairá no gosto do público assim como sua predecessora?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS