sexta-feira, maio 3, 2024

Xuxa retorna aos cinemas em outubro! Relembre os 10 melhores filmes da Rainha dos Baixinhos nos cinemas

Os anos 80 são agora! Você que é leitor assíduo do CinePOP sabe que temos uma coluna de matérias voltadas à nostalgia em especial dos anos 80 e 90. Sendo assim, não poderíamos perder esta grande oportunidade – já que no Brasil, os anos 80 são sinônimo de Xuxa. A apresentadora talvez não tenha estado tanto nos holofotes nos últimos anos quanto em 2023. Isso porque este ano foi lançado na Globoplay, com direção do jornalista Pedro Bial, a série ‘Xuxa – O Documentário’, produção em cinco episódios, que tinha como objetivo relembrar e celebrar o fenômeno que foi a persona Xuxa na segunda metade dos anos 80 – quando começou seu programa diário nas manhãs da rede Globo.

A trajetória da loira é destrinchada sem papas na língua, contando todos os segredos de bastidores, desde o trabalho exaustivo da apresentadora e de suas ajudantes, as paquitas, até mesmo o relacionamento “ditatorial” da empresária Marlene Mattos, responsável pela administração da carreira e da marca Xuxa, grande responsável pelo sucesso conquistado. Nossa crítica do documentário você pode conferir no link abaixo.

Leia também: ‘Xuxa – O Documentário’: Rainha dos Baixinhos fala sobre o passado, filme POLÊMICO e Michael Jackson

Além disso, teremos também a estreia nas telonas de seu mais novo filme: ‘Uma Fada Veio me Visitar’, baseado no livro de Thalita Rebouças, no qual Xuxa vive uma fada cuja missão é ajudar uma adolescente rebelde. Esse é o primeiro filme da loira no cinema em 14 anos. A estreia bem propícia ocorre no dia 12 de outubro. Sendo assim, para esta nova volta ao passado em mais uma matéria, decidimos homenagear a eterna Rainha dos Baixinhos por aqui também – em preparação ao seu novo filme nas telonas. Aqui iremos destacar seus 10 melhores filmes no cinema.

Antes de começar, vale dizer que selecionamos apenas filmes que estrearam nas telonas e não especiais ou filmes para a TV. Também levamos em conta os filmes da filmografia de Xuxa depois que ela se tornou verdadeiramente a Xuxa, ou seja, em 1986 em diante. Então nada de os filmes iniciais ao lado dos trapalhões, vide ‘A Arca de Noé’, ‘O Mágico de Oróz’ ou ‘No Reino da Fantasia’ ou sequer o polêmico ‘Amor Estranho Amor’. Confira abaixo.

01 | Lua de Cristal (1990)

Se você perguntar para todo fã da Xuxa qual o filme mais icônico da estrela, a grande maioria dirá ‘Lua de Cristal’. O filme fez um baita sucesso em sua estreia, arrastou uma multidão aos cinemas, e seu status de cult não diminui – isso graças à trilha sonora icônica com a música tema, que vira e mexe ressurge em festinhas, baladas e caraoquês da vida. Quem não sabe cantarolar a música tema não é brasileiro – pois a canção se tornou um “hino” quase tão grande quanto ‘Evidências’. No mesmo ano de ‘Uma Linda Mulher’, aqui também tínhamos o conto de fadas da Cinderela, ou Gata Borralheira, modernizado. Xuxa passa o pão que o diabo amassou com a tia opressora e seu príncipe encantado é vivido por Sergio Mallandro como Bob, um entregador de pizza.

02 | Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988)

Não deixe de assistir:

Tudo bem que a maioria dos fãs diria que ‘Lua de Cristal’ é o filme que vem primeiro à mente quando falamos de Xuxa. Porém, um que chega rapidamente logo em segundo (ou quem sabe primeiro para outros tantos) é esse ‘Super Xuxa Contra o Baixo Astral’, de 1988. Esse foi o primeiro filme da apresentadora depois que se tornou de fato a Xuxa que todos conhecemos. O filme, aliás, foi planejado para capitalizar em cima da imagem de tal personagem criada para o programa infantil. Ou seja, esse é o verdadeiro filme da apresentadora Xuxa, no qual ela interpreta a Xuxa dos programas matinais.

Além disso, o filme é puro anos 80 em toda a sua glória, com direito a bonecos fantoches e tudo – por ser também seu único filme lançado em tal década. Na trama, um vilão dos esgotos chamado Baixo Astral (Guilherme Karam majestoso) está cansado das boas ações da apresentadora e decide sequestrar seu cachorro Xuxo.

03 | A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989)

Bem, talvez eu deva retratar o que disse acima com uma correção. ‘Super Xuxa Contra o Baixo Astral’ não foi o único filme que a Xuxa fez nos anos 80 após ter se tornado um ícone, mas foi o único que ela protagonizou. Porque ela fez também este ‘A Princesa Xuxa e os Trapalhões’, onde dividiu a cena com o quarto cômico formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Essa é a primeira parceria entre Xuxa e os Trapalhões depois da fama avassaladora da apresentadora. A trama pega emprestado de Star Wars e das histórias de aventura e ficção científica passadas no espaço. Xuxa é uma princesa das galáxias e somente o quarteto pode livrar o universo das garras de um Imperador tirano.

04 | Xuxa e os Trapalhões em o Mistério de Robin Hood (1990)

Xuxa fez um total de cinco filmes com Os Trapalhões, sendo dois deles depois de ter se tornado a Xuxa de verdade. Esse foi o segundo, logo no ano seguinte da ficção ‘A Princesa Xuxa e os Trapalhões’. Infelizmente, o quarto membro da trupe, o mineiro Zacarias, havia falecido no mesmo ano de 1990, antes do filme começar a ser rodado. Enfrentando esse luto, o trio seguiu em frente fazendo milhares de crianças felizes mais uma vez. A parceria com Xuxa era certeira. Aqui, a trama gira em torno de um circo, com a identidade do herói Robin Hood permanecendo o grande segredo do filme até seu desfecho – numa era em que a palavra spoiler sequer existia. Essa foi a última parceria oficial da trupe com a apresentadora.

05 | Xuxa Requebra (1999)

‘O Mistério de Robin Hood’ não foi apenas a última parceria de Xuxa com Os Trapalhões nas telonas – como foi também o último filme estrelado pela apresentadora em quase uma década. Nessa fase Xuxa estava cuidando de outros aspectos de sua carreira, e ficaria quase dez anos sem agraciar os fãs com um longa-metragem para os cinemas. O primeiro que rompeu este hiato foi ‘Xuxa Requebra’, dirigido por Tizuka Yamasaki, a mesma responsável por ‘Lua de Cristal’. Assim, todas as peças estavam no lugar para mais um sucesso nacional. ‘Xuxa Requebra’ tem muita dança e é uma mistura de tudo o que havia de popular no Brasil na época, com direito a participação de Claudinho e Buchecha, e até Luciano Huck, a Tiazinha e a Feiticeira. O cantor Daniel faz par com a apresentadora.

06 | Xuxa e os Duendes (2001)

E se Xuxa havia ficado de forma tímida na década de 90, sem gravar muitos filmes, o bichinho do cinema pareceu ter mordido a loira nos anos 2000, onde sua produção de longas foi mais frenética. Começamos com este filme de 2001. Aqui mais uma vez temos uma lista extensa de participações especiais, de nomes que incluem Ana Maria Braga como a Rainha dos Duendes, Angélica e Wanessa Camargo como fadas, Guilherme Karam como o vilão (referência ao Baixo Astral) e homenagens ao Sítio do Pica-Pau Amarelo com Zilka Salaberry (a eterna Dona Benta) e André Valli (o eterno Visconde de Sabugosa). Além do saudoso Gugu Liberato. Tudo numa trama ecológica de duendes na floresta.

07 | Xuxa Popstar (2000)

Antes de ‘Xuxa e os Duendes’, o pontapé inicial dos filmes de Xuxa nos anos 2000 foi dado com este longa. Na história a apresentadora vive uma supermodelo internacional que volta ao Brasil. Mas ela tem dificuldade de encontrar o grande amor de sua vida, que surge em cena vivido por Luigi Baricelli. O filme conta ainda com Marcos Frota, o eterno Tonho da Lua, no papel do vilão sabotador JP. Como sempre muitas participações musicais, como É o Tchan e o cantor Leonardo. O longa é codirigido por Tizuka Yamasaki.

08 | Xuxa em o Mistério de Feiurinha (2009)

Esse foi o último filme lançado nos cinemas por Xuxa, finalizando sua década mais produtiva nos cinemas. Em breve, com a estreia de ‘Uma Fada Veio me Visitar’ isso irá mudar. ‘Feiurinha’ também traz pela primeira vez a filha de Xuxa, Sasha Meneghel, em um papel de destaque, interpretando a personagem título, que move a trama. Dois anos depois de ‘Encantada’ (2007), da Disney, com Amy Adams, este longa nacional de Tizuka Yamasaki, segue nos mesmos moldes apresentando um mundo de conto de fadas, repleto de princesas e lendas – como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e afins. Para resgatar Feiurinha, Cinderela, papel de Xuxa, precisa ir até o mundo real, onde viverá um verdadeiro choque cultural. O filme conta ainda com a eterna Hebe Camargo.

09 | Xuxa e os Duendes 2 (2002)

A Rainha dos Baixinhos já protagonizou dezenas de filmes para o cinema e já fez de tudo um pouco. Mesmo assim sempre conseguimos encontrar algo inédito em sua carreira – é o caso com este filme, e por isso ele figurou em nossa lista. Acontece que ‘Xuxa e os Duendes 2’ marca a primeira continuação na história da filmografia da apresentadora. E pensar que ela poderia ter dado sequência a diversos de seus filmes. Mas este foi o único que de fato ganhou mais uma história. Lançado logo no ano seguinte, o filme mistura duas coisas que a apresentadora adora inserir em seus filmes: duendes e fadas. Temos ainda um trio de bruxas tirado diretamente do clássico ‘Abracadabra’. Deborah Secco e Thiago Fragoso vivem um casal de criaturas mitológicas apaixonado, e Xuxa aproveita para fazer par com o então companheiro Luciano Szafir. As veteranas Vera Fisher e Susana Vieira também fazem parte do elenco.

10 | Xuxa Gêmeas (2006)

Para finalizar a lista dos filmes da Xuxa, escolhemos essa produção de 2006, na qual, como diz o título, pela primeira vez em sua carreira a apresentadora interpreta duas irmãs gêmeas – separadas quando sua mãe termina perdendo uma delas. Assim, uma cresce pensando em dinheiro acima de tudo, e a outra é o tipo de personagem que a apresentadora sempre interpreta, pé no chão e gente da gente. O filme também marca por ter direção do saudoso e animado Jorge Fernando, acrescentando seu tempero único ao longa. Como não podia deixar de ser, mais uma penca de participações especiais, das quais se destaca Ivete Sangalo, Murilo Rosa como o par romântico, Leandro Hassum e Fabiana Karla.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS