sábado, abril 27, 2024

‘Ela Disse’ e os filmes polêmicos que denunciaram GRANDES escândalos

A arte, de maneira geral, sempre foi um meio direto e eficaz para fazer reflexões políticas, criar debates sociais e também denunciar ou explanar casos que acabaram mexendo com a nosso cotidiano. Não à toa, em regimes ditatoriais, existe a censura ou qualquer forma de calar autores mais engajados com causas reais. Estes que tentam, a sua maneira, expor situações delicadas e prejudiciais para determinadas classes ou mesmo para a sociedade como um todo.

Dentro do meio audiovisual já tivemos diversos títulos que acabaram transcendendo a mídia e geraram uma comoção popular gigantesca, sendo capazes até de reabrir processos ou criar movimentos que mudaram para sempre determinadas indústrias. Seja por reanalisar crimes e mostrar novos lados, como vimos em ‘O Paraíso Perdido’ (1996) e ‘Making a Murderer’ (2015), ou por denunciar decisões equivocadas que resultaram em catástrofes sem proporções, vide ‘Tiros em Columbine’ (2002) e ‘Fahrenheit 9/11’ (2004), ambos de Michael Moore.

‘Ela Disse’, 2022

Essa semana estreou o excelente ‘Ela Disse’, filme que retrata o caso Harvey Weinstein, onde o poderoso produtor da Miramax abusava sexualmente de jovens atrizes que almejavam uma carreira em Hollywood, sendo assediadas e até estupradas em troca de “favores” do monstruoso sujeito. A denúncia que foi feita através de um artigo criado por duas repórteres levou dezenas de mulheres e vítimas a também relatarem casos semelhantes com Weinstein, impulsionando assim o movimento #MeToo.

E para não passar batido a estreia desta importante produção, separamos aqui uma lista com alguns filmes que também mostraram denúncias graves que mexeram com pessoas no mundo todo. Títulos que serviram para apresentar casos e escândalos chocantes, e por assim também fizeram muita gente repensar alguns conceitos ou mesmo mudar decisões sobre questões socialmente pungentes. Não citamos séries ou documentários, focamos apenas nos longas de ficção que tiveram relevância e hoje são referência dentro da vertente.

Snowden: Herói ou Traidor (2017)

Dirigido por Oliver Stone, cineasta por trás de outros filmes que também trouxeram casos que repercutiram mundialmente, como ‘JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar‘ e ‘Wall Street – Poder e Cobiça‘, este ‘Snowden‘ traz a história do ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt), que se torna inimigo número um da nação ao divulgar a jornalistas uma série de documentos sigilosos que comprovam atos de espionagem praticados pelo governo norte-americano contra cidadãos comuns e lideranças internacionais. Algo imprevisível e que fez muita gente duvidar do sistema de segurança da internet mundial e de como seus dados podem ser acessados facilmente.

O Preço da Verdade (2019)

Não deixe de assistir:

Na trama de ‘O Preço da Verdade‘, Robert Bilott (Mark Ruffalo) é um advogado que fez carreira defendendo o interesse de grandes corporações até que o caso de um pequeno fazendeiro conhecido de sua família chama a sua atenção. Ao investigar, ele descobre que a gigantesca Dupont estava escondendo o fato de que no Teflon, usado em diversos produtos, entre eles, de cozinha, causava câncer. Contra tudo e contra todos, ele entra em uma batalha legal com a poderosa empresa por décadas. Bem pesado.

A Lavanderia (2019)

A Lavanderia‘, filme que é baseado no livro ‘Secrency World‘, retrata o escândalo dos Panama Papers, um vazamento de proporções gigantescas ocorrido em 2016, cujos dados sigilosos mostraram como um escritório de advocacia no Panamá dava respaldo legal para a criação de dezenas de milhares de empresas, sendo que muitas delas eram usadas para evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

O filme é dirigido por Steven Soderbergh, que fez a trilogia ‘Onze Homens e um Segredo‘, e se propõe a explicar de forma didática como esse esquema fraudulento funcionou. Um dos casos envolve o pagamento da indenização a Ellen Martin (Meryl Streep), após seu marido Joe (James Cromwell) falecer devido a um acidente de barco. Sem receber a quantia prometida, ela decide investigar por conta própria a empresa que está lhe dando calote.

Clube de Compras Dallas (2013)

Clube de Compras Dallas‘ se passa em 1986 e traz a história do eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) diagnosticado com AIDS e logo começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.

O caso é verídico e ao mesmo tempo que muito polêmico, denunciando a falta de integridade de grandes empresas farmacêuticas e órgãos de controle estatal na regulamentação, fiscalização e punição de um cidadão que importava ilegalmente medicamentos contra o HIV. Temos outros casos brutais e situações realmente chocantes com outros personagens, como o trans vivido por Jared Leto, que faz você se compadecer pela perseverança do protagonista na sua luta pela vida.

A Grande Aposta (2015)

O cineasta Adam McKay (‘Não Olhe para Cima’) traz a história de Michael Burry (Christian Bale), o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Ele usa isso para falar sobre a complexa crise imobiliária ocorrida nos Estados Unidos em 2008. E tal decisão de Burry gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem.

Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Uma trama complexa e com toques cômicos, onde esses sujeitos decidem a vida de muita gente de maneira um tanto escrota.

Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000)

Erin Brockovich (Julia Roberts) é uma mulher divorciada e com dois filhos pequenos, que consegue um emprego de assistente em um escritório de advocacia. E que ao vasculhar uma pilha de documentos, ela descobre uma ação coletiva de uma pequena cidade contra a companhia de água local, acusada de despejar material contaminado no reservatório, causando diversas doenças nos habitantes, que havia sido deixada de lado.

A partir daí, Erin usa todo seu jogo de cintura para conseguir reunir todo o material em um processo que renderia mais de US$ 300 milhões em indenizações. Um ato de muita coragem, mas que marcou para sempre e acabou dando o Oscar para Julia Roberts.

Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Não há como assistir ‘Ela Disse’ e não lembrar de ‘Spotlight’, outro filme denúncia que impressionou todo mundo e até ganhou o Oscar. Na trama, vemos um grupo de jornalistas do Boston Globe reunindo documentos e depoimentos que são capazes de provar uma série de casos de abuso sexual de crianças por padres. Casos que a Igreja Católica escondeu por décadas, transferindo os padres abusadores para outras dioceses ou invés de puni-los ou cassá-los. Mexer com a Igreja Católica é sempre algo muito delicado, e dessa maneira então, ninguém jamais tinha feito.

Todos os Homens do Presidente (1976)

Todos os Homens do Presidente‘ é o maior clássico do estilo, que retrata o escândalo político de Watergate ocorrido em Washington em 1972. Na trama somos apresentados ao caso de uma rede de espionagem e de lavagem de dinheiro que devido aos problemas causados culminou na renúncia do então presidente dos EUA, Richard Nixon.

O filme que tem a direção de Alan Pakula, traz cenas históricas para retratar o tal caso de Watergate. Após as investigações, o Congresso dos EUA aprovou a FCPA com o objetivo de restaurar a confiança do povo e também de reduzir os casos de corrupção das empresas que realizavam negócios no exterior. Por sinal a lei foi promulgada em 1977 e influenciou outros países a seguirem na mesma linha. O longa permanece irretocável até os dias de hoje e muitos desses títulos citados aqui beberam da fonte narrativa.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS