sábado, abril 27, 2024

Especial Jogos Vorazes | Ranqueamos TODOS os filmes da icônica franquia, incluindo ‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’

Ano após ano, a franquia multimidiática ‘Jogos Vorazes’ angaria mais fãs ao redor do mundo – seja pelos ótimos personagens arquitetados, seja pela potente narrativa distópica que abre espaço para discussões muito importantes nos dias de hoje, como fascismo, autoritarismo, egolatria e capitalismo.

Nesta semana, mais precisamente no dia 15 de novembro, a saga criada por Suzanne Collins ganhará um novo capítulo com ‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ – que nos levará 64 anos antes dos eventos protagonizados por Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e que nos apresenta a Lucy Gray Baird (Rachel Zegler) e a uma versão mais nova de Coriolanus Snow (Tom Blyth), ambos engolfados na terrível 10ª edição dos Jogos.

CinePOP já teve a oportunidade de assistir ao novo longa-metragem e, agora, trazemos a vocês o nosso breve ranking dos cinco filmes da franquia.

Confira abaixo a nossa lista e conte para nós qual o seu favorito:

5. JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – PARTE 1 (2014)

É um fato dizer que ‘Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1’, mesmo recheado de obstáculos rítmicos, consagra-se como uma das entradas mais importantes desse cosmos por antecipar os aguardados eventos do finale e por apresentar ramificações políticas que são tratadas com mais seriedade e mais profundidade. Dito isso, o primeiro e o segundo longas obviamente discorrem sobre esses temas, mas são permeados por embates alucinantes e reviravoltas inesperadas que nos deixam à beira dos assentos. Aqui, a ideia é reduzir as incursões frenéticas em prol de uma análise beligerante que ditará o futuro de Panem e de todos os personagens – ou, pelo menos, daqueles que sobreviveram à inevitável guerra entre a Capital e os Distritos.

4. JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – O FINAL (2015)

Três anos depois do lançamento do primeiro filme, o diretor Francis Lawrence nos convidou a regressas uma última vez a Panem com a estreia de ‘Jogos Vorazes – A Esperança: O Final’ – o último capítulo da saga que também serviu como releitura da segunda metade do romance. Seguindo os passos do capítulo anterior, continuamos a lidar com alguns problemas de ritmo que quebram nossa magia em relação a esse universo explosivo – mas, diferente de ‘Parte 1’, mergulhamos em um misto de melancolia, resignação e ação que conclui de forma satisfatória uma das maiores sagas do cinema.

3. JOGOS VORAZES (2012)

Não deixe de assistir:

O capítulo que deu início à saga não poderia ter sido melhor construído – a começar pela sólida direção de Gary Ross, que se une a Collins para ficar responsável pelo roteiro. É notável como o realizador tem um apreço pela história e a conhece a fundo, reunindo-se com um grupo talentoso para nos vender o que se propõe. E claro que isso não seria possível sem o talento inato de Lawrence como a personagem titular, dominando cada uma das cenas e conquistando inúmeras indicações e prêmios por sua interpretação – afinal, ela mergulha na construção de Katniss sem deixar de lado certas incursões que oferecem mais profundidade a ela. E, juntando-se a ela, um time espetacular de estrelas que inclui Josh HutchersonWoody HarrelsonElizabeth BanksDonald Sutherland e vários outros.

2. JOGOS VORAZES: A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES (2023)

Diferente do que muitos poderiam pensar, o longa-metragem é arquitetado de tal maneira a superar as expectativas e funcionar como uma ótima adaptação do romance (ainda que seja obrigada a cortar várias partes da história), guiada por performances incríveis e uma paixão notável do diretor Francis Lawrence pelo universo que é convidado a revisitar. Afinal, Lawrence foi responsável pela melhor entrada da saga, ‘Em Chamas’ – o que significa que ele tinha todos os elementos para nos envolver em uma explosiva artimanha de traição, confiança, vingança e amor da melhor maneira possível. E, apesar dos breves deslizes, é exatamente o que ele nos entrega.

1. JOGOS VORAZES: EM CHAMAS (2013)

‘Jogos Vorazes: Em Chamas’ surpreendeu a todos quando lançado nos cinemas em 2013, principalmente por ter emergido como uma entrada muito superior ao original. O filme marcou a primeira colaboração de Francis na franquia e provou que o diretor estava mais que apto para comandar essa vibrante e importante história – além de permitir que Jennifer e o restante do elenco entregassem camadas mais profundas a seus personagens e ajudasse a explorar mais esse cosmos. Não é surpresa que, uma década mais tarde depois de seu lançamento, o segundo capítulo permaneça como o melhor de todos – nos propulsionando a revisitá-lo sempre que possível.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS