sexta-feira, abril 26, 2024

Gostou de ‘Dhamer’? Conheça 13 filmes baseados em seriais killers reais

O subgênero do true crime sempre despertou a curiosidade de muita gente, e não (apenas) pela morbidez das mortes em si, mas pelo interesse em entender como funciona a mente e o modus operandi dessas figuras que, são consideradas verdadeiros monstros, mas que, acredite, são pessoas reais, das quais convivemos diariamente, seja em um grau menor ou mesmo maior. Vai saber…

O cinema sempre entregou grandes filmes que tomaram como inspiração alguns desses “celebres assassinos”, clássicos como ‘Psicose’, ‘O Silêncio dos Inocentes’ e ‘Seven’ são exemplos perfeitos de filmes que entenderam como funciona, tanto na parte criminosa quanto na vertente criminal investigativa, que acaba tornando esses casos ainda mais interessantes por todo estudo realizado durante as famosas caçadas.

Porém, dessa vez, vamos citar aqui 13 filmes que abordaram casos reais, ou melhor dizendo, produções que adaptaram as histórias de assassinos verdadeiros, como foi o caso da série recente de grande sucesso feita pela Netflix, ‘Dahmer – Um Canibal Americano’, que detalhou a história de vida de Jeffrey Dahmer, um dos seriais killers mais falados dos EUA, e que não à toa já havia recebido outros filmes, séries e até histórias em quadrinho.

13 – A Condessa (2009)

Ainda que os casos mais famosos de seriais killers tenham acontecido no século XXI, existem criminosos muito mais antigos. No século XVII, a húngara Isabel Báthory se tornou famosa ao assassinar centenas de jovens garotas, pois acreditava que o sangue das virgens seria o segredo da beleza eterna. Ao contrário de tantos assassinos em séries especializados em ocultar suas ações, Báthory jamais ocultou realmente as mortes, que aconteciam em conivência com o marido.

Os planos da condessa Báthory envolviam múltiplas técnicas de tortura que iam desde jogar água fria no corpo das vítimas e fazê-las morrer de frio sobre a neve até espetar alfinetes nos mamilos e sob as unhas. O filme dirigido, escrito e estrelado pela sempre incrível Julie Delpy foi aclamado pela crítica e se tornou um grande sucesso de público na França e apreciado pelos fãs do estilo.

12 – Do Inferno (2001)

Não deixe de assistir:

Tomando como base a grapfic novel de Alan Moore, ‘Do Inferno‘ faz uma reimaginação dos crimes de Jack, O Estripador. Nunca capturado, o Estripador ficou no imaginário dos fãs pelo mistério que envolve sua figura, algo que também foi realizado pelo assassino Zodíaco. Passado em Londres em plena Era Vitoriana, Do Inferno acompanha as investigações do excêntrico Inspetor Frederick Abberline, interpretado por um Johnny Depp ainda não-cancelado.

Albert Hughes, que também é diretor de ‘O Livro de Eli‘ e ‘Alfa‘, as referências do cineasta somadas à graphic novel indicam um pouco o tipo de estilização que você verá em Do Inferno, o que significa que esta não é uma boa indicação para quem está procurando filmes mais realistas.

11 – Henry: Retrato de um Assassino (1986)

Henry Lee Lucas não é um assassino tão conhecido quanto os demais da lista, porém, ainda assim, rendeu um dos mais elogiados filmes do estilo, com Michael Rooker (‘Guardiões da Galáxia’) no papel principal. O filme é tão visceral que é um dos poucos que atinge o gênero terror, ao invés de ser classificado como drama, suspense, crime ou policial. Em ‘Henry: A Sombra de Um Assassino‘ não há espaço para a brincadeira de gato e rato entre polícia e assassino, o ponto central é a mente insana do sujeito.

Rooker, em parceria com o diretor John McNaughton, cria um personagem que vai muito além do mero assassino a serviço de um espectador ávido por sangue. A ideia de que pessoas como Henry possam existir transborda do filme e atinge o que nos é mais caro: nossa vulnerabilidade humana.

10 – Caçada ao Assassino BTK (2005)

Durante 31 anos, um assassino em série conhecido como BTK aterrorizou a pequena cidade de Wichita, no Kansas. BTK matou dez pessoas entre 1974 e 1991 e voltou a agir em 2005, quando foi capturado. Seu nome era Dennis Rader. Um psicopata que matou 10 pessoas. Rader enviava cartas aos jornais locais e à polícia descrevendo detalhes de seus crimes. Gregg Henry entrega uma atuação séria e muito verdadeira, semelhante ao que era o temível BTK, que também chegou a ser abordado na série ‘Mindhunter‘, da Netflix.

09 – Cidadão X (1997)

Conhecido como Açougueiro de Rostov, O Estripador Vermelho ou O Estripador de Rostov, Andrei Chikatilo aterrorizou parte da união soviética entre o final dos anos 1970 e 1990. Produzido pelos EUA em parceria com a Hungria, Cidadão X não é uma visão soviética da história. A direção é de Chris Gerolmo, que na década anterior havia dirigido ‘Mississipi em Chamas’, filme pesado sobre racismo.

Gerolmo também foi o responsável por escrever o roteiro adaptado a partir do livro de Robert Cullen, autor de ‘The Killer Department‘, um livro que acompanha a caçada de oito anos, a captura e a condenação Chikatilo, até hoje considerado o serial killer mais selvagem da Rússia. Jeffrey DeMunn interpreta o terrível Chikatilo, mas o foco maior é no trabalho do detetive Viktor Burakov, interpretado por Stephen Rea.

08 – Perseguidor Noturno (2016)

São muitas as razões que levam uma pessoa a se tornar um assassino em série. No caso de Richard Ramirez, que atuou em 14 carnificinas de 1984 a 1985, não há como determinar exatamente. Em ‘Perseguidor Noturno‘, de 2016, seguimos uma série de entrevistas fictícias entre um advogado e o assassino, que precisa confessar seus crimes.

O longa traz uma interpretação brilhante de Lou Diamond Phillips no papel de Ramirez, e mostra detalhes de seu modus operandi, conforme ele assaltava casas e matava suas vítimas, deixando um pentagrama no local como parte de uma devota prática satanista. É um filme denso e complexo, mas que mostra os lados inumanos desse criminoso. Talvez esse seja um dos assassinos seriais mais perversos da história.

07 – Os Crimes de Snowtown (2011)

Os Crimes de Snowtown‘ apresentou ao mundo o diretor Justin Kurzel (‘Macbeth: Ambição e Guerra’) e é baseado na mais famosa série de crimes da história australiana. Nos anos 1990, James Vlassakis, John Bunting e Robert Wagner foram condenados por torturar e matar doze pessoas. No filme, a iniciativa dos crimes parte de John Bunting (Daniel Henshall), uma espécie de líder extremista que ataca homens presumidos homossexuais ou pedófilos.

A construção dos crimes de ódio se torna o foco do filme, contado pelo ponto de vista de James Vlassakis (Lucas Pittaway), um jovem sem perspectivas de vida, que enxerga em John uma possibilidade de pertencimento social.

06 – Dahmer – Mente Assassina (2002)

Assim como na famosa série da Netflix, os passos de Jeffrey Lionel Dahmer, ou como é mais conhecido, o Canibal de Milwaukee, são retratados fielmente neste filme, chamado aqui de ‘Dahmer – Mente Assassina‘. Dahmer foi um dos seriais killers mais perversos da história, deixando uma trilha de morte, estupro, canibalismo e necrofilia por seu caminho de horror. Aqui temos Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro, no início de sua carreira interpretando um Dahmer ainda mais misterioso que àquele de Evan Peters, que parece mais insano.

05 – Helter Skelter (2004)

Charles Manson não é um assassino tão brutal quanto os demais citados, mas é bem conhecido pelo assassinato de Sharon Tate, que, além de atriz, modelo e companheira do cineasta Roman Polanski, também estava grávida de nove meses quando foi atacada pelos membros da Família Manson. E ‘Helter Skelter‘ tem como base direta do roteiro as informações cedidas por Vincent Bugliosi, promotor do caso contra Manson, o que traz para o filme uma sensação de menos ficção.

Steve Railsback está completamente insano como Manson e é realmente assustador como ele demonstra que, não importa o que aconteça, saiu ganhando. Muitos anos após o filme, que exagera na dramaticidade da justiça e acentua o fanatismo dos réus, sabemos que Manson continuou muito bem na prisão, namorando, recebendo cartas de fãs e vendendo objetos autografados. Ainda que com um grande foco no julgamento de Charles e da Família Manson, o filme não deixa de ser gráfico.

04 – Ted Bundy – A Irresistível Face do Mal (2019)

Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal‘, filme lançado pela Netflix em 2019, segue o ponto de vista de Elizabeth Kendall, uma mulher que se relacionou anos com Ted Bundy sem suspeitar de seus crimes. Ela escreveu um livro que serviu como base para o longa, e aqui vemos Zac Efron no papel do sádico assassino. Vale notar: o filme é dirigido por Joe Berlinger, que também fez uma série documental sobre Bundy para a Netflix.

O filme foi dirigido por Joe Berlinger, que também dirigiu a série documental ‘Conversando com um ‘Serial Killer: Ted Bundy‘. Elizabeth Kendall é interpretada pela atriz Lily Collins, da franquia ‘Os Instrumentos Mortais’.

03 – O Bar Luva Dourada (2019)

O Bar da Luva Dourada‘ é sem dúvidas a melhor apresentação que podemos ter desse filme. O vídeo promocional não apenas indica que é necessário ter estômago forte para assistir, como ostenta uma mistura interessante de louros e críticas que alertam o espectador: este é um filme que talvez você se arrependa de assistir. A junção do humor sombrio alemão e a tragédia de uma história real, já que o protagonista é o serial killer alemão Fritz Honka.

Absolutamente bizarro, tosco e grotesco até no estilo, o filme é outra obra do premiado roteirista e diretor Fatih Akin, que adaptou o romance de Heinz Strunk. O filme parece gostar de ser controverso e ostenta notas baixas com orgulho, o que, junto à passagem do filme por festivais como o de Berlim, dá ao título um certo status cult.

02 – Monster: Desejo Assassino (2003)

Aileen Wuornos tem uma história bem pesada, pois a mulher foi agredida pelo pai psicopata quando criança, e depois estuprada pelo irmão. Começou a desenvolver comportamentos agressivos, incluindo a automutilação, que deixou várias marcas no rosto. Depois de ser presa e condenada por diversos delitos, a prostituta iniciou relacionamentos com mulheres e passou a envolver a namorada Tyra Moore no -assassinato de sete homens de meia-idade.

Charlize Theron, irreconhecível por baixo da maquiagem, e muitíssimo parecida com Aileen, venceu o Oscar, o Globo de Ouro e o Urso de Ouro de melhor atriz. Aileen também foi citada na série ‘American Horror Story: Hotel’, onde foi interpretada por Lily Rabe.

01 – Zodíaco (2007)

Ali pelo fim dos anos de 1960 e começo de 1970, os Estados Unidos ficaram apavorados com o surgimento do Assassino do Zodíaco, este que é um dos maiores mistérios sem solução da justiça norte-americana. Esse serial killer alega ter matado 37 pessoas, embora só 7 vítimas tenham sido descobertas até hoje. E no filme ‘Zodíaco‘, dirigido por David Fincher, vemos sua história.

Diferente dos outros citados aqui, o filme não segue o assassino, mas sim os investigadores do caso. Tudo começa quando uma carta é enviada para um jornal, escrita por alguém alegando ser o famigerado serial killer. Assim como no caso real, o filme não entrega as respostas sobre sua identidade. Robert Downey Jr., Jake Gyllenhaal e Mark Ruffalo estão no elenco. É simplesmente o grande filme a trazer um caso real para os cinemas.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS