sábado, abril 27, 2024

10 Filmes que discutem sobre o mundo judiciário

Julgar os conflitos que surgem em uma sociedade é uma das ótimas conclusões que chegamos quando pensamos na definição de poder judiciário. Cada país tem a sua forma de enxergar esses conflitos, baseada em suas próprias leis, gerando todo tipo de argumentação de advogados para defender cada qual a sua causa para enfim se chegar ao veredito final sobre determinada questão. O mundo do cinema já nos presenteou com excelentes filmes que mostram conflitos de personagens que estão inseridos dentro desse contexto. Pensando nisso, resolvemos criar uma lista com 10 filmes que discutem sobre o mundo judiciário:

 

O Preço da Verdade

Orçado em cerca de 10 milhões de dólares, Dark Waters, no original, conta a saga de um promissor advogado de defesa corporativa chamado Rob Bilott (Mark Ruffalo) que após ser procurado por moradores de uma comunidade onde passou bons tempos quando criança próximo de sua avó, inicia uma batalha jurídica ambiental de anos para expor uma enorme empresa química que é acusada de destruir muitas vidas com grave poluição. Mas para essa batalha, contará com uma certa paciência de seu chefe mas diversas outras consequências.

 

O Caso Collini

As verdades por trás dos porquês. Baseado em partes no livro homônimo do escritor e advogado alemão Ferdinand von Schirach, O Caso Collini mostra uma reviravolta em um caso de tribunal onde um homem fora assassinado à sangue frio. Buscando mapear as práticas do direito aos olhos de um jovem advogado em seu primeiro tribunal de júri refletimos a todo instante sobre as questões legais após os fatos serem atualizados constantemente com uma enxurrada de informações que remetem aos tempos da segunda guerra mundial. Dirigido pelo cineasta Marco Kreuzpaintner, O Caso Collini vira uma saga judiciária impactante onde precisamos analisar as questões dos porquês.

Não deixe de assistir:

 

Anatomia de um Crime

Dirigido pelo cineasta ucraniano Otto Preminger (que inclusive estudou direito na faculdade), esse projeto lançado no final da década de 50, indicado para sete Oscars, nos conta a história de um advogado que aceita defender um tenente do exército acusado de assassinato.

 

Conspiração Americana

Em tempos de guerra, a lei fica em silêncio. Situado em 1865 e dirigido por Robert Redford, Conspiração Americana, é um longa que fala sobre justiça, o direito e a constituição americana em seus primórdios. No elenco, muitos rostos conhecidos do mundo das séries e do cinema que ao longo de quase duas horas de fita ajudam a contar essa interessante história.

 

Monstro

O que você vê quando olha pra mim? Baseado no livro homônimo do escritor Walter Dean Myers, lançado no final da década de 90, Monstro é o retrato de uma sociedade que acusa sem pensar, que julga pela cor, acaba com sonhos, definindo destinos de maneira cruel. Um filme de tribunal com um protagonista (interpretado pelo excelente Kelvin Harrison Jr), em grande destaque que busca em sua narrativa impactante, sensível, refletir toda a emoção, sentimentos que transbordam dentro de seu drama. Primeiro longa-metragem de Anthony Mandler.

 

O Juiz

Na trama, acompanhamos Hank Palmer (Robert Downey Jr.), um advogado de sucesso cheio da grana que se encontra em um conturbado fim de relacionamento com sua esposa. Quando sua distante mãe falece, ele precisa voltar para a cidade onde nasceu e lá encontrar todo um passado, que por diversos motivos preferiu deixar pra trás. Quando Hank chega ao local, percebemos um grave problema no seu relacionamento com seu pai Joseph Palmer (Robert Duvall), o juiz mais prestigiado da cidade. Quando está prestes a ir embora e voltar para sua atual vida, Hank é surpreendido quando seu pai é acusado de assassinato.  Assim, no meio de um conflito entre presente e passado, precisa reunir forças e ganhar o caso mais difícil de sua vida.

 

O Veredito (Het vonnis)

Os absurdos dos limites da lei. Lançado no segundo semestre de 2013 na Bélgica, escrito e dirigido pelo cineasta belga Jan Verheyen, O Veredito, Het vonnis no original, é um quase escandaloso jogo de sinuca imposto pelo absurdo, por conta de um erro estúpido dentro do processo coloca-se em cheque as leis, o ministro, o alto gabinete jurídico e a falta de bom senso do sistema na figura de um homem que perdeu a forma mais correta de obter justiça para sua dor e sofrimento. Um prato cheio para quem gosta de filmes de tribunais. Grata surpresa.

 

12 Homens e Uma Sentença

Um do maiores clássicos quando pensamos em filmes de tribunal, 12 Homens e Uma Sentença, dirigido por Sidney Lumet, conta a história de 12 jurados que precisam determinar se um jovem matou ou não seu pai. Um verdadeiro clássico do cinema!

 

A Qualquer Preço

Baseado no livro homônimo de Jonathan Harr, e protagonizado por John Travolta, em A Qualquer Preço nos mostra um advogado que enfrenta uma batalha jurídica contra representantes de uma poderosa empresa acusada de contaminar a água de uma região com solventes industriais.

 

O Veredito (1982)

Protagonizado por Paul Newman, em O Veredito conheceu a história de um advogado, com muitos problemas com bebida, que assume um caso de erro médico. Após as partes não chegarem a um acordo o processo acaba indo parar nos tribunais.

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS