sábado, abril 27, 2024

10 icônicas músicas pop que você PRECISA ter na sua playlist

A música é uma força como nenhuma outra – capaz de nos fazer ter os mais diversos sentimentos ao longo de três, cinco ou até dez minutos. Não é por qualquer razão que essa arte esteja intrinsecamente atada ao melhor do que o ser humano consegue produzir, sendo parte necessária da nossa vida.

Pensando nisso, preparamos uma lista elencando dez canções pop internacionais que você não pode deixar de ter na sua playlist – desde clássicas incursões como “Thriller”“When Doves Cry” até obras-primas da contemporaneidade como “Bad Romance”“Alien Superstar”.

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:

“YOUR SONG”, Elton John

O primeiro grande sucesso de Elton John viria em seu segundo álbum homônimo. Alcançando o Top 10 das paradas dos Estados Unidos e do Reino Unido, a canção gira em torno de uma narrativa romântica e eximiamente bem escrita que conquistou o coração dos ouvintes. Em 1998, a música foi induzida no Hall da Fama do Grammy e, desde então, apareceu em dezenas de listas de melhores e mais importantes canções de todos os tempos.

“THRILLER”, Michael Jackson

Uma das canções de maior sucesso da história, “Thriller” é um espetáculo sonoro e uma amálgama entre passado e presente que não decepciona em nenhum momento – seja nos versos arrepiantes, nos uivos de lobisomens que permeiam a estrutura instrumental, seja na mistura entre pop e funk que grita a cada segundo. Uma ótima escolha para o Dia das Bruxas, a faixa é o suprassumo do cenário mainstream e uma atemporal rendição conhecida por qualquer um que já tenha ouvido falar de Michael Jackson.

“WHEN DOVES CRY”, Prince

Prince é um dos maiores nomes da história da música e, mesmo anos depois de sua triste morte, continua influenciando diversos artistas da nova geração e merece crescente reconhecimento por sua contribuição à indústria fonográfica. Em “When Doves Cry”, um dos singles do lendário álbum ‘Purple Rain’, o simbólico título apenas mascara a natureza irreverente de uma composição consumada no soul e no neo-psych, desenrolando-se em uma dissonante e memorável produção que fala sobre um relacionamento fadado à ruína (e acompanhado de um dos refrões mais espetaculares que você já ouviu).

Não deixe de assistir:

“VOGUE”, Madonna

“Vogue” não é apenas uma das canções mais conhecidas de Madonna, mas também uma das mais famosas de todos os tempos. Colocando o estilo de dança criado pela comunidade LGBTQ+ nos anos 1970 no cenário mainstream e com um videoclipe dirigido por David Fincher, a canção fez parte da trilha sonora ‘I’m Breathless’ e ganhou aclame mundial. A faixa foi inspirada no dance-pop e no house, que definiu as tendências dos anos 1990.

“BELIEVE”, Cher

É muito difícil encontrar alguém que não conheça “Believe”. O single do 22º álbum de Cher marcou uma profunda transição na carreira da artista, que se afastava do pop-rock das incursões anteriores e abria portas para o dance-pop. Elogiada pelo caráter chiclete pela crítica internacional, a canção também carrega as marcas do “efeito Cher” (vocais distorcidos e um uso profundo de autotune). Trazendo a temática de empoderamento à tona, a faixa alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100, garantindo à artista uma entrada no Livro dos Recordes como a artista mais velha a alcançar o topo das paradas dos EUA.

“BAD ROMANCE”, Lady Gaga

Considerada por inúmeros especialistas como a magnum opus de Lady Gaga“Bad Romance” permanece viva na memória de qualquer um que já tenha ligado a rádio ao menos uma vez em 2009. Vencedora de duas estatuetas do Grammy, a canção é o carro-chefe do aclamado e revolucionário ‘The Fame Monster’ e traz elementos do house e do techno alemães ao vibrante electro-pop do final dos anos 2000. Como se não bastasse, a canção influenciou diversas artistas veteranas e estreantes na indústria e continua original mesmo 13 anos depois de seu lançamento.

“INTO YOU”, Ariana Grande

“Into You” é uma das clássicas assinaturas de Ariana Grande – e é considerada por muitos especialistas como a melhor entrada musical de sua carreira. A faixa é uma das grandes canetadas líricas da performer e traz uma mistura perfeita e bastante equilibrada entre dance-popEDMsynth-pop e electro-R&B, discorrendo sobre uma relação amorosa muito sensual e que se consagrou como uma das icônicas iterações das pistas de dança.

“BLANK SPACE”, Taylor Swift

“Nice to meet you, where you been” é o verso que abre “Blank Space”, um dos melhores singles do quinto álbum de Taylor Swift, ‘1989’. Permanecendo nada menos que sete semanas no topo da Hot 100 da Billboard, a canção é belissimamente escrita e garantiu duas indicações nas categorias principais do Grammy: Música do Ano e Gravação do Ano. De seu lançamento até hoje, a track já vendeu mais de 10 milhões de cópias.

“BAD GUY”, Billie Eilish

Billie Eilish fez seu grande début no cenário fonográfico com o single promocional “bad guy”, que alcançou o topo da Billboard e quebrou inúmeros recordes de vendas. Porém, não é apenas seu caráter mercadológico que chama a atenção, mas também a atmosfera neo-noir pulsada pelo baixo e pelas tendências do trap que se fundem com o synth e com uma epopeica prosódia que é revitalizada nas faixas seguintes de seu álbum de estreia.

“ALIEN SUPERSTAR”, Beyoncé

Beyoncé voltou com força total em 2022 ao lançar o aguardado e antecipadíssimo ‘Renaissance – Act I’. O projeto, primeiro capítulo de uma ambiciosa trilogia sonora, já ascendeu ao patamar dos melhores do ano e da década (ao menos na opinião desta que vos fala) e honrou a cultura negra com uma celebração antêmica do house e do disco. E, dentre as várias canções, “Alien Superstar” nos chama a atenção pela produção impecável e pelo caráter explosivo de suas texturas, mergulhando no poder dos sintetizadores, do voguing e dos ballrooms do Brooklyn dos anos 70 e 80 (“olhos em você quando performa, olhos em mim quando eu coloco”)

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS