sexta-feira, abril 26, 2024

As 10 Melhores Músicas Vencedoras do Oscar do Século XXI

Enquanto a cerimônia do Oscar é voltada essencialmente para produções cinematográficas, é notável como a música é parte intrínseca da sétima arte.

Ao longo da história, diversos artistas do cenário fonográfico emprestarem suas vozes para faixas que ficariam marcadas na cultura pop. Temos, por exemplo, Lady GagaBradley Cooper numa perfeita rendição dramática de country-rock com “Shallow”Billie Eilish entregando-se de corpo e alma a “What Was I Made For?”, uma das músicas originais da trilha sonora de ‘Barbie’; e Adele tomando as frentes da impecável “Skyfall”, presente no aclamado ‘007: Operação Skyfall’.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista com as dez melhores canções vencedores do Oscar do século XXI.

Confira as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:

10. “REMEMBER ME”, Gael García Bernal

Filme: Viva – A Vida é uma Festa

‘Viva – A Vida é uma Festa’ é uma das animações mais tocantes da Pixar – e um de seus pontos altos é, sem sombra de dúvida, a canção “Remember Me”. Conseguindo canalizar todas as mensagens essenciais trazidas pelo longa-metragem, a faixa foi composta por Robert LopezKristen Anderson-Lopez (que já haviam ganhado uma estatueta de Melhor Canção Original por “Let It Go”) e foi interpretada por inúmeros membros do elenco, incluindo Gael García Bernal.

9. “CITY OF STARS”, Ryan Gosling & Emma Stone

Filme: La La Land: Cantando Estações

Não deixe de assistir:

Damien Chazelle fez um barulho gigantesco no circuito de premiações com o lançamento de ‘La La Land: Cantando Estações’ – e é claro que o musical estrelado por Emma StoneRyan Gosling se transformaria em um fenômeno mundial. E um dos elementos que mais nos chamam a atenção é o compilado de canções originais e, mais especificamente, a iteração “City of Stars” (uma belíssima balada pop assinada por Benj PasekJustin Paul que reflete a química entre os personagens principais e toda a atmosfera onírica do longa-metragem).

8. “GLORY”, Common & John Legend

Filme: Selma

CommonJohn Legend criaram mágica ao unirem forças para “Glory”, música-tema de ‘Selma’. Apostando fichas no hip hop e no soul, a canção é um impactante reflexo da narrativa abordada pelo filme – as marchas de Selma a Montgomery de 1965 em defesa dos direitos civis à população afro-americana -, e não apenas conquistou o Oscar, como merecidamente abarcou o Globo de Ouro e o Grammy.

7. “INTO THE WEST”, Annie Lennox

Filme: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Annie Lennox é uma das artistas mais poderosas da história da música e, mesmo com inúmeros sucessos em sua conta, não tem o reconhecimento que deveria. Em 2003, ela foi escolhida como a voz por trás de “Into the West”, canção-tema de ‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’, último filme da aclamada trilogia de Peter Jackson. O resultado não poderia ter sido outra: conseguindo misturar popnew age em uma épica aventura sonora, a faixa ficou marcada como uma das melhores do século e levou, além do Oscar, um Globo de Ouro e um Grammy para casa.

6. “(I’M GONNA) LOVE ME AGAIN”, Elton John

Filme: Rocketman

Décadas depois de atingir um status de ícone do entretenimento, John permaneceria mais vivo do que nunca – e mais prolífico também. Em 2019, assinou a música original “(I’m Gonna) Love Me Again” para a própria cinebiografia, ‘Rocketman’. Cantada ao lado de Taron Egerton, que o interpretou no longa-metragem, a música foi elogiada pelos especialistas e levou para casa dezenas de prêmios, inclusive garantindo a John sua segunda e merecida estatueta do Oscar.

5. “FIGHT FOR YOU”, H.E.R.

Filme: Judas e o Messias Negro

‘Judas e o Messias Negro’ foi um dos filmes mais aclamados de 2021 e não apenas rendeu uma estatueta de Melhor Ator CoadjuvanteDaniel Kaluuya, como também a H.E.R.D’MileTiara Thomas pela música “Fight for You”. Canalizando Marvin Gaye para um hino de libertação e de empoderamento, a faixa é uma mistura perfeita entre bluesneo-soulfunk-R&B que ergue-se em uma construção uptempo e que, de fato, mereceu levar a estatueta dourada para casa.

4. “WHAT WAS I MADE FOR?”, Billie Eilish

Filme: Barbie

Quando Billie Eilish foi anunciada como uma das artistas do compilado de músicas originais que integrariam o filme ‘Barbie’, já sabíamos que a múltipla vencedora do Grammy traria mais uma potente balada à sua discografia. O resultado emergiu com a tocante e emotiva “What Was I Made For?”, uma faixa que carrega inúmeras referências a reflexões sobre o próprio eu e sobre as crises de identidade que temos ao longa da vida – possivelmente lhe garantindo mais uma indicação ao Oscar e, quiçá, sua segunda estatueta da premiação.

3. “LOSE YOURSELF”, Eminem

Filme: 8 Mile – Rua das Ilusões

Apesar das inúmeras controvérsias com as quais se envolveu ao longo da carreira, Eminem é, sem sombra de dúvida, um artista muito talentoso. Em 2002, ele assinou a poderosa e antêmica canção “Lose Yourself” para o filme ‘8 Mile – Rua das Ilusões’, incorporando a narrativa envolvendo o personagem que interpretou e apostando em versos extremamente agressivos e de acordo com o estilo hardcore hip-hop e o rap rock que escolheu para dar vida à música. Não é surpresa que a faixa alcançou o topo da Billboard 100 e permaneceu lá por nada menos que doze semanas.

2. “SHALLOW”, Lady Gaga & Bradley Cooper

Filme: Nasce Uma Estrela

Oscar, BAFTA, Globo de Ouro e Grammy são algumas das dúzias de estatuetas que a respeitada e ovacionada “Shallow” levou para casa. O carro-chefe de ‘Nasce Uma Estrela’ reviveu o romantismo cinematográfico de forma imprescindível e ganhou o mundo por sua profunda composição lírica e pela singela produção country-rock – além de arrancar uma performance aplaudível e esplendorosa de Lady GagaBradley Cooper em um espetáculo de química e paixão.

1. “SKYFALL”, Adele

Filme: 007: Operação Skyfall

Saindo do sucesso de ’21’Adele embarcava em uma ambiciosa jornada que a levava diretamente para as telonas e ficou encarregada de compor e performar a música-tema de ‘007: Operação Skyfall’. A épica rendição lhe rendeu nada menos que inúmeros prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Canção Original, e aclamação universal por parte da crítica – cujos elogios provieram da épica narrativa construída pela artista e por uma irretocável potência vocal.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS