domingo, abril 28, 2024

Conheça os Filmes Que Fizeram o Público Sair do Cinema em 2022

Após pagar um ingresso — que convenhamos não é barato —, o filme tem que ser muito assustador e/ou revoltante para fazer o espectador levantar-se e sair de sala. Vamos conferir abaixo os filmes que provocaram tamanho impacto no público a ponto de fazê-lo retirar-se de sua presença em 2022. 

Esta lista é baseada na minha própria experiência como espectadora em salas de cinema de Paris e nos artigos publicados sobre casos semelhantes em outros países, isto é, nos Estados Unidos. Aliás, você já testemunhou abandonos do cinema? 

5. Crimes do Futuro, de David Cronenberg

Sempre inventivo, provocador e, por vezes, asqueroso, o cineasta canadense colocou na telona imagens de revirar o estômago literalmente. Em um futuro em que a humanidade não sente mais dor física e as pessoas geram novos órgãos em seus corpos, a mutilação tornou-se uma arte e cirurgias são espetáculos.

Com lançamento no Festival de Cannes 2022, o gosto dos personagens por cortes; intestinos e estômagos em evidência não agradou a crítica. Além do teor pouco digerível, Crimes do Futuro mistura elementos diversos sem chegar em uma resolução completa. Diante disso tudo, o público não sentiu-se à vontade e mais de meia dúzia de espectadores partiram de uma das sessões em Paris. 

Leia também: Crítica | Crimes do Futuro – Terror de Cronenberg tem cenas de EMBRULHAR o estômago, que prejudicam a história

4. Até os Ossos, de Luca Guadagnino

Conhecido mundialmente pelo romance Me Chame Pelo Seu Nome (2017), Luca Guadagnino arriscou-se desta vez a contar uma história de amor muito peculiar. Apesar de não ter a força pulsante, nem o tom de horror de Grave, de Julia Ducournau, Até os Ossos incomodou bastante o público ao colocar canibais na tela. 

Seja pela lento desenvolver da trama, seja por cenas indigestas, em sessão de estreia no UGC Ciné Cité Les Halles, o maior cinema na Europa, mais de 10 pessoas levantaram-se e saíram pela porta antes do fim. Na primeira parte do filme, a cena de uma “refeição” compartilhada entre as personagens Sully (Mark Rylance) e Maren (Taylor Russell) foi o estopim para debandada dos espectadores de suas poltronas. 

Não deixe de assistir:

3. The Sadness, de Rob Jabbaz

Com lançamento no Festival de Locarno em 2021, o filme A Tristeza (The Sadness) ganhou a graça da crítica estrangeira e chegou ao Brasil apenas no Fantaspoa – Festival de Filmes Fantástico de Porto Alegre e ainda não tem data para chegar aos cinemas ou streamings. A partir da aparição de um vírus, as pessoas contaminadas tornam-se sádicas e capazes das maiores atrocidades para fazer os outros sofrerem. 

Durante uma sessão em Paris, ao menos 10 pessoas saíram da sala enojadas pelos atos. Um massacre sanguinolento no metrô é um dos episódios mais chamativos da narrativa, mas mutilações, assassinatos grotescos e estupros fizeram as pessoas desistirem de estarem expostas a tantas maldades. 

2. Terrifier 2, de Damien Leone

Responsável por causar polêmica nas redes sociais, após vários casos de vômitos e desmaios nos Estados Unidos, Terrifier 2 conseguiu uma repercussão internacional imediata. A vingança de um palhaço macabro contra dois irmãos na noite de Halloween rendeu contorções em frente à tela e frio na espinha. 

Lançado na última semana do ano no Brasil, o filme sanguinário e horripilante não causou tanto tumulto por aqui como na gringa. O sucesso, no entanto, trouxe o primeiro filme à plataforma Amazon Prime Video e uma terceira aventura “ainda mais selvagem” já está prometida pelo diretor Damien Leone

1. All Jacked Up and Full Of Worms, de Alex Phillips 

Desconhecido do público brasileiro, o filme do novato Alex Phillips chama atenção pelas recorrentes cenas de embrulhar o estômago. Todo Arrebentado e Cheio de Vermes (em tradução livre) já começa a repulsa pela sua própria história: um grupo de junkies parte em uma viagem alucinógena através da ingestão de minhocas. Ou seja, vemos minhocas sendo introduzidas por todos os orifícios, cenas de vômitos e um final glorioso para os amantes do trash. 

Para ter uma ideia, o filme estreou no Festival Fantasia, no Canadá, em julho de 2022 e fez com que o público abandonasse a sala minutos depois. Lançado pela Cinedigm (a distribuidora de Terrifier 2) nos cinemas dos Estados Unidos, o comportamento não foi diferente, poucos tiveram paciência para a viagem alucinógena proposta. Em homenagem à ousada produção, a Variety concedeu-lhe menção honrosa à sua lista de piores filmes do ano.

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS