sábado, abril 27, 2024

Os 10 Melhores Filmes de Fantasia do Século (Até Agora)

O gênero fantástico sempre esteve em nossas vidas – seja na literatura, no cinema ou na televisão. Desde os primórdios da contação de histórias, artistas incríveis tiveram a capacidade de nos transportar para mundos distantes, recheados de criaturas sobrenaturais e mitológicas, que nos apresentavam uma nova perspectiva aventuresca movida por acontecimentos soberbos e épicos.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando os dez melhores filmes de fantasia do século, até agora – desde ‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’, que se tornou um divisor de águas para o gênero no cenário cinematográfico, até o recente ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, que misturou fantasia com comédia, sci-fi, ação e drama em uma explosiva e aplaudível história.

Confira a nossa lista abaixo:

10. AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA (2005)

Ninguém poderia imaginar que o sucesso de C.S. Lewis no período que compreendeu os anos de 1940 e 1950 conseguiria ser traduzido para as telonas de forma tão pura e delicada. Afinal, o compêndio amalgamado de diversas mitologias que resolveu intitular As Crônicas de Nárnia’ não apenas representou um marco na literatura mundial, como tornou-se uma das compilações mais traduzidas de todos os tempos. Mas Andrew Adamson consegue extrair a essência épica dos romances para a adaptação de ‘O Leão, A Feiticeria e o Guarda-Roupa’. A trama principal gira em torno dos irmãos Pevensie que, fugindo da iminente ameaça nazista contra a Inglaterra no ápice da II Guerra Mundial, acabam por encontrar o mágico mundo de Nárnia e percebem que encarnam papéis muito maiores do que imaginavam.

9. SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE (2016)

‘Sete Minutos Depois da Meia-Noite’ é uma apaixonante e comovente história de superação e amor que gira em torno de Conor (Lewis McDougall), um jovem garoto que descobre que sua mãe (Felicity Jones) foi diagnosticada com câncer terminal e que é visitado por um gigantesco monstros antropomórfico (Liam Neeson) que lhe contará três histórias diferentes. O sucesso do filme emerge através do poderoso roteiro e pelas temáticas trazidas à telona, além da direção certeira de J.A. Bayona – isso sem comentar as poderosas performances de um elenco de ponta.

8. A FORMA DA ÁGUA (2017)

Guillermo Del Toro é um nome do qual você com certeza já ouviu falar. O diretor mexicano conquistou o mundo com suas histórias fantasiosas, abarcando aclame por parte do público e da crítica – e é claro que o vencedor do Oscar ‘A Forma da Água’ não poderia ficar de fora da nossa lista. Trazendo aspectos da ficção científica para uma homenagem a obras como ‘O Monstro da Lagoa Negra’ e até mesmo ‘A Bela e a Fera’, a história é ambientada em meio aos conflitos político-sociais da Guerra Fria e acompanha Elisa, uma zeladora muda que trabalha em um laboratório experimental secreto do governo e que se encanta com uma criatura mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate, ela recorre ao melhor amigo Giles e à colega de turno Zelda, em uma aventura que pode custar muito mais do que o seu emprego.

Não deixe de assistir:

7. HELLBOY II: O EXÉRCITO DOURADO (2008)

Estrelado por Ron Perlman, a sequência ‘Hellboy II: O Exército Dourado’ superou todas as nossas expectativas e se consagrou como uma das melhores entradas da carreira de Del Toro. Ganhando elogios pela atmosfera e pela condução narrativa, o longa-metragem acompanha o personagem titular que, acompanhado de sua namorada Liz e de Abe Sapien, enfrentam uma grande batalha quando um príncipe do submundo tenta recuperar a Terra. Cansado de viver à sombra dos seres humanos, o Príncipe Nuada tenta despertar um exército de máquinas assassinas para libertar as criaturas de fantasia na Terra. Apenas Hellboy pode deter o príncipe sombrio e impedir a aniquilação da humanidade.

6. TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO (2022)

Tudo bem, você pode achar estranho encontrar ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ numa lista de melhores filmes de fantasia – visto que o longa estrelado por Michelle Yeoh é uma amálgama de inúmeras incursões narrativas. Entretanto, um dos aspectos que mais nos chama a atenção é como a presença da fantasia é uma das forças-motrizes da produção (um dos motivos pelo qual levou o Oscar de Melhor Filme para casa). Na trama, uma ruptura interdimensional bagunça a realidade e uma inesperada heroína precisa usar seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso.

5. CORALINE E O MUNDO SECRETO (2009)

Baseando-se nos escritos do lendário autor Neil Gaiman, o diretor Henry Selick, conhecido por seu trabalho em ‘O Estranho Mundo de Jack’, voltou a explorar o gênero da animação em stop-motion para narrar a jornada de Coraline Jones (Dakota Johnson), uma jovem garota que se mudou contra a própria vontade para uma casa isolada no interior dos Estados Unidos, afastada dos amigos e do mundo que outrora conhecia. Apesar de cruzar caminho com inúmeros personagens bizarros e excêntricos, Coraline sempre se sentiu sozinha – isso é, até encontrar uma misteriosa porta escondida no casarão e descobrir um universo “ao contrário”, em que todos os seus desejos se realizassem.

4. A LENDA DO CAVALEIRO VERDE (2021)

A fantasia sombria encabeçada por David Lowery reacendeu nosso gosto pelo gênero ao unir inúmeros elementos em um mesmo lugar. A história é uma reimaginação da clássica de Gawain e o Cavaleiro Verde. O guerreiro em questão invadiu a corte de Rei Arthur, desafiando qualquer um dos membros da Távola Redonda a atacá-lo com seu machado – mas ele retornaria para devolver o golpe em um ano e um dia. Gawain aceita o desafio e corta a cabeça do Cavaleiro Verde. Ele, por sua vez, pega o próprio crânio decepado e diz, “até daqui um ano e um dia, Gawain”. Dessa forma, cabe ao jovem descobrir como manter sua parte do acordo sem perder a cabeça – literalmente.

3. HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN (2003)

‘O Prisioneiro de Azkaban’ continuou com louvor a levar a icônica saga mágica .‘Harry Potter’ às telas e, diferente do que imaginamos, é destinado tanto para as crianças que acompanharam as aventuras predecessoras quanto para um público mais velho, que compreende as complexas nuances engendradas pelas dinâmicas entre família, amigos e o entendimento de que o mundo é bem mais difícil do que parece. E são esses os motivos que, quase duas décadas depois de seu lançamento oficial, validam o longa-metragem como a melhor entrada da franquia – e um dos melhores do gênero dos últimos vinte anos.

2. O LABIRINTO DO FAUNO (2006)

‘O Labirinto do Fauno’ é um conto de fadas distorcido que não se rende à romantização excessiva, mas sim que exala as angústias às quais uma nova geração estava fadada a carregar à época do real significado de caos. Não nos poupando de catarses naturais e nem mesmo de sacrifícios narrativos, essa obra de Del Toro é uma de suas mais memoráveis – e mais aterrorizantes, certamente. Na trama, a jovem Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o fauno Pan, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.

1. O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI (2003)

Depois de dois filmes impecáveis, ‘O Senhor dos Anéis’ chegou ao fim com um terceiro capítulo épico, emocionante e que honrou a memória de J.R.R. Tolkien da melhor maneira possível. ‘O Retorno do Rei’ não só emocionou o público e levou de forma merecida para casa onze estatuetas do Oscar, como também insurgiu como a obra-prima da carreira de Peter Jackson – e não é por menos; em meio aos seus mais de 240 minutos de exposição cênica, ele nos apresenta a cada um dos aspectos que transformou a Terra-Média em um dos cosmos mais apaixonantes de todos os tempos, fazendo questão de fornecer a cada um dos vários personagens o seu momento de glória, sua complexa construção arquetípica e sua significação além do que poderíamos imaginar.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS