sábado, abril 27, 2024

Ryan Gosling no Oscar por ‘Barbie’? – Relembre as Indicações de Atores Mais Inusitadas dos Prêmios da Academia

Ainda nem foi lançado, e o filme da ‘Barbie’ já desperta boatos de indicação ao Oscar para seu protagonista masculino Ryan Gosling. Cedo demais? Com certeza! Despropositado? Bem, precisamos assistir ao filme para saber. Na trama, Gosling interpreta Ken, o namorado “perfeito” de Barbie (papel de Margot Robbie). Aqui os famosos bonecos ganham vida e vivem no mundo da Barbie – um mundo “perfeito sem defeitos”. O bicho pega mesmo é quando a dupla resolve se aventurar no mundo real, percebendo que aqui o buraco é mais embaixo.

Barbie’ vem realizando exibições-teste para convidados para os produtores começarem a sentir o que o público está achando do resultado final do longa – dependendo ainda dá para correr e fazer leves modificações até a estreia no dia 19 de julho. O filme chega ao Brasil no dia 20 e nos EUA no dia 21 de julho. E o que vem sendo dito dessas exibições-teste é que Ryan Gosling rouba a cena como Ken, rendendo inclusive aplausos dos espectadores para suas cenas. Isso foi o suficiente para os mais precipitados começarem a gritar “Oscar nele”!

Embora alguns considerem exagero, o fato pode sim vir a se concretizar e Ryan Gosling pode vir a ser indicado ao Oscar pelo papel. E por que não? Se formos levar em conta que o ator já possui duas nomeações, assim como a protagonista Margot Robbie, e a diretora do filme Greta Gerwig possui três indicações ao Oscar, tudo fica ainda mais plausível. Pensando nessa possível indicação para lá de inusitada, resolvemos entrar nessa onda e relembrar com você nomeações do passado que igualmente ninguém contava. Confira.

Johnny Depp – Piratas do Caribe (2003)

O primeiro ‘Piratas do Caribe’ foi uma superprodução que pegou a todos de surpresa. Em um ano que todos olhavam para as continuações de ‘Matrix’, o terceiro ‘O Exterminador do Futuro’ e o terceiro ‘Senhor dos Anéis’, o blockbuster de piratas da Disney, baseada numa famosa atração de seus parques temáticos, chegou de forma sorrateira para cair nos braços do sucesso. O filme brilhou e se tornou uma das franquias mais populares e rentáveis do cinema. Muitos afirmam que isso foi graças ao desempenho, digamos, inesperado de Johnny Depp como o surtado Capitão Jack Sparrow. O que muitos podem não lembrar é que Depp recebeu sua primeira indicação ao Oscar pelo filme.
Onde Assistir: Disney+.

Tom Hanks – Quero Ser Grande (1988)

Que o astro Tom Hanks é um grande ator todos estão cansados de saber. Todos com certeza lembram também que Hanks possui algumas indicações ao Oscar para chamar de sua, além de ter o recorde como um dos únicos dois atores a vencer a estatueta de intérprete protagonista por dois anos seguidos (‘Filadélfia’ e ‘Forrest Gump’). Mas o que talvez nem todos lembrem é que antes dessa primeira vitória, Hanks já havia sido indicado como ator principal pela comédia dos anos 80, ‘Quero Ser Grande’, na qual interpreta uma criança tendo seu desejo de se tornar adulto realizado.

Sigourney Weaver – Aliens: O Resgate (1986)

Mais conhecida pelas gerações atuais por sua participação nos blockbusters da franquia ‘Avatar’, a veterana Sigourney Weaver ficou consagrada por outra série cinematográfica muito querida dos fãs de ficção científica, ação e terror: Alien. Tudo começou em 1979, mas quando James Cameron pegou o comando da sequência com ‘Aliens’, conseguiu elevar o jogo em todos os sentidos. Weaver chegou inclusive a ser indicada ao Oscar como protagonista pela sequência, deste que é seu maior papel nas telas.
Onde Assistir: Star+.

Não deixe de assistir:

Melissa McCarthy – Missão Madrinha de Casamento (2011)

Missão Madrinha de Casamento’ foi um enorme sucesso cômico do início da década passada. Tido como uma resposta feminina para o blockbuster do humor ‘Se Beber, Não Case’ (2009), esse filme estava disposto a mostrar que as mulheres poderiam se divertir tanto quanto os homens, e serem tão incorretas quanto eles. Um trunfo que ‘Missão Madrinha de Casamento’ tem sobre ‘Se Beber, Não Case’ (e suas sequências), e algo que ninguém esperava, é que indicou ao Oscar na categoria coadjuvante um dos membros de seu elenco: a atriz Melissa McCarthy.
Onde Assistir: Lionsgate+.

Daniel Kaluuya – Corra! (2017)

Corra!’ é um ótimo thriller, dono de sacadas sociais para lá de perspicazes, que cimentou o talento de Jordan Peele como um dos realizadores mais interessantes trabalhando atualmente em Hollywood. O filme funciona tanto como suspense, terror, crítica social e comédia ácida. Não faltaram elogios rasgados a ele. Mas quem disser que sabia que o longa seria indicado ao Oscar e, mais ainda, que o protagonista Daniel Kaluuya sairia do projeto com sua primeira nomeação ao maior prêmio do cinema, está certamente mentindo.
Onde Assistir: Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Paramount+.

Pat Morita – Karatê Kid (1984)

O saudoso Pat Morita ficará para sempre eternizado em nossos corações como um dos mestres mais queridos da cultura pop e do entretenimento – como o carateca mais sábio e invocado do cinema, o Sr. Miyagi. Ensinando a encerar carros e a pegar moscas com Hashi, Morita participou das três continuações de Karatê Kid até 1994. Infelizmente o ator viria a falecer em 2005, treze anos antes do sucesso de ‘Cobra Kai’. O que muitos podem não saber ou lembrar é que Pat Morita foi indicado ao Oscar como coadjuvante no primeiro filme.
Onde Assistir: Netflix.

Maria Bakalova – Borat 2 (2020)

Tudo bem que foi durante a pandemia, os cinemas estavam fechados, resultando numa safra, digamos, mais fraca de lançamentos direto no mercado de streaming. Assim, com o baita empurrão do “padrinho” Sacha Baron Cohen, a búlgara Maria Bakalova (que vive a filha do protagonista em ‘Borat 2’) descolou uma indicação ao Oscar na categoria coadjuvante por seu papel no filme sem noção, mas muito engraçado. Lembrando que tanto o segundo, quanto o primeiro ‘Borat’ também foram nomeados ao Oscar na categoria de melhor roteiro.
Onde Assistir: Amazon Prime Video.

Anne Ramsey – Jogue a Mamãe do Trem (1987)

Outro clássico da Sessão da Tarde dos anos 80 e 90, a comédia incorreta de humor ácido ‘Jogue a Mamãe do Trem’ é dirigida e protagonizada pelo querido baixinho Danny DeVito. A sacada aqui é ser uma subversão do clássico de Hitchcock, ‘Pacto Sinistro’ (1951). A comédia se tornou um sucesso, mas o que ninguém esperava é que a “mamãe dos infernos” do título, papel da atriz-personagem Anne Ramsey, renderia para sua intérprete uma indicação ao Oscar. Ramsey marcaria os anos 80, sempre no papel de senhoras ranzinzas, em filmes como ‘Os Goonies’ (1985) e ‘A Maldição de Samantha’ (1986).
Onde Assistir: MGM.

Brad Pitt – Os 12 Macacos (1995)

Em 2020, Brad Pitt finalmente levaria sua estatueta do Oscar para casa, depois de outras três nomeações de atuação (o ator também possui outras duas nomeações e uma vitória como produtor). Sua vitória como ator ocorreu na forma de coadjuvante em ‘Era uma Vez em Hollywood’, de Quentin Tarantino. O que talvez muitos possam não lembrar é que sua primeira nomeação ocorreu lá na década de 90, também como coadjuvante na ficção científica cult ‘Os 12 Macacos’, no qual Pitt interpreta um paciente de sanatório.
Onde Assistir: Netflix.

Harrison Ford – A Testemunha (1985)

Você sabia que Harrison Ford já foi indicado ao Oscar? Isso mesmo, o astro que é a face de Indiana Jones e Han Solo possui em seu currículo uma nomeação ao maior prêmio da sétima arte, fato desconhecido ou esquecido por 10 entre 10 fãs. Essa honraria ocorreu em 1986, pelo filme ‘A Testemunha’, um thriller policial que marcou época e fez enorme sucesso nos anos 80. De fato, ‘A Testemunha’ recebeu outras seis indicações, incluindo melhor filme, e venceu nas categorias de melhor edição e roteiro original. Pouco falado hoje em dia, esse é um clássico que os mais novos precisam procurar para assistir.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS