sexta-feira, abril 26, 2024

‘Stranger Things’ – Entrevistamos Nora Felder, produtora musical da série

A série Stranger Things é a nova sensação mundial e se tornou o carro chefe da Netflix, sua produtora. A empresa já possuía em seu panteão fenômenos como House of Cards e Orange is the New Black, mas faltava um programa com forte apelo ao público de todas as idades. Exatamente isso foi conquistado pelo programa, passado na década de 1980, que além de apelar à nostalgia, ainda capricha na mistura de gêneros como o suspense, a aventura, o terror, a ficção científica, drama e muito humor.

Leia nossa crítica da 2ª Temporada de ‘Stranger Things’

Outro elemento proeminente em Stranger Things é sua trilha sonora. As canções que compõem os episódios servem como molduras para os sentimentos e funcionam resgatando as músicas da época. Afinal, tais temas do passado se mostram igualmente em voga, compondo superproduções como Guardiões da Galáxia e sua continuação, por exemplo. Falando em trilhas sonoras, o CinePOP teve a oportunidade de entrevistar justamente a supervisora musical Nora Felder, grande nome na indústria norte-americana, e responsável pela trilha de Stranger Things. Leia abaixo nossa conversa com ela.

Assista ao nosso vídeo comentando a 2ª Temporada de ‘Stranger Things’

Qual o primeiro passo ao se montar uma trilha sonora como essa? Você pensa em alguma outra coisa além do artista ou da música que você quer ter, como orçamento?

Já que nossa trilha sonora inclui canções da Primeira e Segunda Temporadas, tivemos que agir rápido selecionando e pegando as permissões de todas as músicas que estavam concorrendo.

Neste processo a questão é a música que se adequa à cena, ao momento ou aos personagens? A cena quando Eleven aparece na cidade tocando Runnaway, do Bon Jovi, foi um encaixe perfeito, por exemplo. Como isso é montado?

Muitas músicas foram consideradas para esta cena, e finalmente os irmãos Duffer decidiram por Runnaway. Acho que eles queriam aquele sentimento de algo maior que vida, que é como a personagem Eleven deve ter se sentido ao sair do ônibus e entrar na cidade grande, e em todo um novo mundo.

Os atores sabiam durante as cenas quais músicas estariam tocando, para atuar contra ela? As músicas tocavam no set? Como esta cena de Eleven, por exemplo?

Em alguns casos a música é tocada no set para aumentar o clima para os atores. Por exemplo, havia música tocando no baile Snow Ball para os atores se inspirarem e dançarem com ela. E algumas vezes, a música precisa ser liberada com antecedência e usada como playback, como por exemplo, na cena com Hopper segurando um álbum na cabana e dançando. Mas esta cena em particular com Eleven, a música foi escolhida depois da cena ser gravada.

Você coleciona discos de vinil? Quais são suas bandas e artistas favoritos? Você selecionou alguma música que fosse pessoal para você ou simplesmente as que mais se encaixavam no programa?

Sim, eu coleciono vinis, assim como CDs raros, já que eles contêm alta qualidade de gravação, e eu posso usá-los no trabalho. Eu procuro oferecer sugestões de músicas que funcionem em direção para uma eficiente narrativa dentro do programa, ao invés de algo que eu possa apenas gostar. A música sempre precisa servir qualquer história e seus personagens.

Existe alguma música que você gostaria de incorporar na Terceira Temporada? Pode nos dar alguma pista?

Bem, eu não li o roteiro ainda, então isso permanece um mistério no momento. Até a próxima temporada!!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS