sábado, abril 27, 2024

Os 10 MELHORES Filmes de Terror de 2022 – Até o Momento!

Entra ano e sai ano, os fãs de terror são presenteados com dezenas de produções voltadas a este gênero muito específico. Grande parte dos cinéfilos não possui distinção e assiste de tudo. Mas o terror não é necessariamente um gênero que agrade a todos – é preciso ter gosto para a coisa. Por outro lado, vira e mexe um filme de terror consegue transcender o gênero e conquistar inclusive uma parcela do público que não é necessariamente entusiasta dele. Em 2022, como de costume, recebemos uma verdadeira enxurrada de filmes do tipo, abordando os mais variados subgêneros que englobam o terror.

Dentro deste contexto, como a seleção é muito vasta, resolvemos facilitar e organizar as coisas para você que é fã de terror e não sabe muito bem o que deve assistir. Através de uma extensa pesquisa baseada na opinião da crítica e também do grande público, listamos os 10 Melhores e também os 10 Piores filmes de terror de 2022 (até o momento – é importante frisar bem isso, pois muita coisa ainda promete chegar) para os fãs anotarem na agenda e irem direto ao ponto já sabendo o que assistir e o que evitar. Continuamos agora com o ponto alto da matéria dupla, com os filmes para você precisa correr para assistir antes que termine caindo em algum spoiler. Confira abaixo.

10 | Fresh

Começamos a lista com um pequeno filme de terror com ares de cinema independente, e que usa de extrema criatividade na hora de criar sua trama. Temos certeza que ainda ouviremos falar muito da dupla feminina Lauryn Kahn (roteirista) e Mimi Cave (diretora). Construído inicialmente como comédia romântica, o longa apresenta a protagonista vivida pela graciosa Daisy Edgar-Jones e mostra como é difícil encontrar alguém legal nos dias de hoje. Ela finalmente conhece o médico vivido por Sebastian Stan. O que podemos dizer a partir daqui é: o quanto menos você souber sobre esse filme perturbador, melhor. Sucesso no festival de Sundance deste ano, o filme se encontra atualmente no acervo da Star+.

09 | Sorria

‘Sorria’ é um surpreendente terror psicológico que vale mais a pena pela jornada do que pelo destino. A trama gira em torno de uma psiquiatra chamada Rose Cotter (Sosie Bacon), que negligencia a si mesma para ajudar aos outros. As coisas mudam quando uma jovem chamada Laura Weaver (Caitlin Stasey) aparece em seu consultório e alega estar sendo perseguida por uma força demoníaca que se disfarça com uma máscara terrível e que prenuncia sua morte. O maior mérito da produção é, sem sombra de dúvida, a assombrosa atmosfera arquitetada pelo diretor Parker Finn. Temos a brincadeira entre supressão e dilatação de tempo com planos-sequência à la James Wan; o jogo de luz e sombra que nos remete, em certa instância, aos clássicos de Alfred Hitchcock; e uma exaltação hiperbólica da angústia e da total falta de prospecto que pega elementos emprestados de Dario Argento e Mike Flanagan.

08 | O Telefone Preto

Por falar em filmes de terror comerciais, aqui temos uma produção da Universal em parceria com a Blumhouse. E não apenas isso, como trata-se do novo filme de Scott Derrickson (A Entidade), com história de Joe Hill, o filho de Stephen King. Com tanta pompa, não tinha como a coisa dar errado. Na trama, Ethan Hawke vive um psicopata sequestrador de crianças. Sua mais recente vítima, um menino, terá a ajuda dos espíritos das vítimas passadas do maníaco para escapar do cativeiro, que se comunicam com ele através de um telefone desativado no local.

07 | Não! Não Olhe!

Não deixe de assistir:

In Jordan Peele we trust! Depois do indicado ao Oscar Corra! (2017) e Nós (2019), o cineasta chega à lista com seu terceiro longa-metragem, que não por acaso era um dos filmes mais esperados de 2022. E não decepcionou. Bom, pelo menos é o que diz a maioria, garantindo assim um lugar como o sétimo melhor do ano. A crítica em especial abraçou mais a proposta de Peele, que continua dando protagonismo a um elenco negro, e aqui adereça fatos históricos importantes, como a presença de profissionais negros nos primórdios da indústria do cinema de Hollywood. Tudo, é claro, sem esquecer a roupagem pop usual, aqui focando numa invasão alienígena bem diferente.

06 | Morte Morte Morte

Um dos exemplares mais recentes da lista, esta produção da A24 ainda não estreou nos cinemas brasileiros (o filme chega no dia 6 de outubro trazido pela Sony), mas vem fazendo barulho nos EUA. O público pode até ter ficado dividido, mas grande parte dos críticos comprou a ideia deste terror com ares slasher, que serve de crítica social, tirando sarro da geração “leite com pera” atual – ou seja, a famosa geração mimimi – de jovens ricos e mimados. Numa festa durante um furacão (que já demonstra a empatia dessa turminha), o grupo decide começar uma brincadeira que sai terrivelmente errada e os faz lutar por suas vidas.

05 | Hatching

Essa produção finlandesa era uma das grandes promessas do terror 2022, em especial para os especialistas mais hardcore do gênero, que não se atêm ao cinema de Hollywood. Pelo contrário, há quem diga que o verdadeiro terror é produzido fora do circuitão dos grandes estúdios. Não podemos discordar muito. Aqui, neste badalado body horror, uma jovem descobre um estranho e curioso ovo. Ela decide chocá-lo. Ao mesmo tempo, o processo começa a afetá-la, em especial no relacionamento em família e com a rigorosa matriarca.

04 | You Won’t be Alone

Tido como A Bruxa (2015) de 2022, esse terror traz a sueca Noomi Rapace como protagonista. Falado inteiramente no idioma macedônico, a narrativa se passa numa aldeia campestre isolada no Século XIX, onde uma jovem é sequestrada e depois transformada em bruxa por entidades sobrenaturais e antigas. O filme igualmente fez seu debute no badalado festival de Sundance deste ano.

03 | X – A Marca da Morte

Os dois itens acima podem até ser filmes mais obscuros e pouco falados por grande parte dos fãs – mas nem por isso menos interessantes, e que sim, você deve procurar. Mas em terceira posição temos um dos longas de terror mais comentados do início de 2022. E que fez tanto sucesso que já tirou do papel uma prequel – com lançamento ainda para este ano. Na trama deste surpreendente terror, uma equipe de filmagem começa a rodar um filme pornô numa fazenda durante a década de 1970. Pense em Boogie Nights, se o filme de PTA investisse no horror. É então que as coisas começam a sair rapidamente e violentamente dos trilhos, para uma revelação totalmente WTF.

02 | Pânico

O quinto Pânico (Scream) realizou um feito que nem mesmo o saudoso Wes Craven havia conseguido em sua última investida em um filme da franquia com Pânico 4: dar início a uma nova trilogia. Pânico 4 era planejado como um reinício, mas sua bilheteria não atingiu o esperado. Onze anos depois e sem Craven, os diretores de Casamento Sangrento (2019) obtiveram êxito em introduzir um novo elenco que herdou a franquia e a apresentou para toda uma nova geração. Tanto que a dupla já foi confirmada na sequência imediata, Pânico 6.

01 | Noites Brutais (Barbarian)

Recém-lançado nos cinemas americanos, Barbarian vem arrancando elogios dos especialistas a torto e a direito, conseguindo inclusive destronar X – A Marca da Morte e Pânico, dois dos filmes mais badalados do gênero em 2022. De fato, não faltam elogios rasgados a esta produção, que conta com uma campanha de marketing genial, mostrando o público assistindo ao filme no cinema com câmeras de visão noturna, e ficando completamente estarrecido com as inúmeras reviravoltas que a história traz. De fato, este é um dos pontos mais enaltecidos desta trama sobre uma jovem que chega em uma casa alugada de Airbnb e descobre que no local já existe um locatário. Queremos para ontem.

Bônus: O Predador: A Caçada

Tudo bem, aqui trapaceamos um pouco. O mais recente exemplar da franquia O Predador já é um dos maiores sucessos de 2022, e nem sequer passou pelos cinemas, sendo lançado diretamente no streaming Star+. Muitos podem argumentar que ele não é propriamente um filme de terror, embora o originalzão lá de 1987 seja descrito como parte deste gênero. Se formos pensar por esse lado, A Caçada é o filme da franquia que mais se assemelha ao original e por isso guarda sim seus elementos de horror e suspense.

The Watcher

A jovem Maika Monroe marcou seu nome no panteão dos filmes de terror como uma das melhores final girls da década passada, graças ao sucesso de Corrente do Mal (It Follows), criativa analogia para DSTs em forma de obra de horror. Esse ano Monroe emplacou em mais um filme do gênero que caiu no gosto do público e em especial dos críticos. Assim como It Follows, esse é um estilo de produção mais independente e nada comercial. A trama mostra uma mulher começando a desconfiar que seu vizinho no prédio da frente a esteja vigiando, após a mudança para um país estrangeiro.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS