quinta-feira, abril 25, 2024

Pura Nostalgia! Relembre as Séries de Ação Mais QUERIDAS dos anos 80

Ah, os anos 80! A década que a cultura pop não deixa morrer está sempre em voga em nossos corações. Esta época é tão especial que até mesmo os que não viveram nela a celebram como se pertencentes, tendo a memória reativada através de programas de TV, filmes, peças de merchandising e as mais variadas mídias. É por essas e outras que os anos 80 são agora! Não foram embora e jamais irão. Entre inúmeras outras coisas, porque para a cultura pop foi a consolidação dos blockbusters e dos produtos de entretenimento que transcendiam as telas para o nosso dia a dia.

Os filmes mais queridos quando falamos da mais pura diversão saíram desta década. Mas os anos 80 não marcaram apenas no cinema. E a Televisão também atingia picos de popularidade, com programas eternos que jamais esqueceremos. Para mergulhar fundo de cabeça nesta nostalgia, vamos lembrar agora com você as séries de ação mais queridas da década de 80. Confira abaixo.

A Supermáquina

O ator alemão (!?) David Hasselhoff ganhou seu famoso status galhofeiro graças ao seriado S.O.S. Malibu (Baywatch), no qual interpretava o líder dos salva-vidas heroicos. Bem antes disso, no entanto, ele já marcava seu nome nos anais da TV americana e mundial no programa A Supermáquina. A série fez um enorme sucesso por aqui graças às reprises na TV aberta, mas não ficou no ar por tanto tempo assim. Estreando em 1982, o programa durou “apenas” 4 temporadas, até 1986. Criado por Glen A. Larson (o mesmo de Magnum – que veremos mais adiante na lista), o seriado trazia Hasselhoff contracenando… com um carro! Mas não era um veículo qualquer, a “supermáquina” do título era um equipamento de última geração com direito a inteligência artificial (já naquela época) e até sintetizador de voz, chamado K.I.T.T. – um automóvel da marca Pontiac Firebird Trans Am preto.

Na trama, Hasselhoff era um policial terrivelmente ferido, ficando à beira da morte. Dado como morto, ele na verdade era salvo por um misterioso milionário, que muda seu rosto e sua identidade, agora se tornando Michael Knight. Agora ele passa a trabalhar para seu benfeitor secreto, encarando missões que a justiça não consegue. Ah sim, e KITT é um “presentinho” para ajudá-lo. Alguns anos após o final da série, em 1991, um filme produzido para a TV foi lançado, com o título A Super Máquina 2000, novamente protagonizado por Hasselhoff, mas o carro agora era um Dodge Stealth 1990 vermelho. Um reboot do programa ainda seria tentado em 2008, com A Nova Super Máquina. Aqui, o filho de Michael Knight (papel de Justin Bruening) era o novo protagonista e KITT assumia as formas de um Ford Mustang Shelby GT500KR preto. Duas curiosidades aqui. A primeira é que Hasselhoff retornava para uma participação como Michael, e a outra é que Val Kilmer emprestou a voz para KITT de forma não creditada. O novo programa durou apenas uma temporada.

MacGyver – Profissão Perigo

Esse é inesquecível! Até hoje o termo “MacGyver” é utilizado para se referir a alguém muito safo, que sabe se virar e fazer de tudo um pouco. A grande brincadeira e que de fato acontecia em alguns episódios é que MacGyver criava os artefatos mais elaborados com muito pouco, e assim se livrava das situações mais sem saída. Seu conhecimento científico era sua maior arma. Angus MacGyver, que marcaria para sempre a carreira do ator Richard Dean Anderson, era um agente secreto envolvido nas missões mais mirabolantes. Curiosamente, a fama do ator na época escalou para ele se tornar um símbolo sexual para as mulheres, e toda vez que um interesse amoroso para o protagonista era introduzido no seriado, o canal recebia cartas de fãs reclamando, o que causava a saída da pretendente do programa.

Mais bem sucedido que o item acima, Profissão Perigo (como ficou conhecido no Brasil) teve nada menos que 7 Temporadas, de 1985 a 1992 – quem viveu na época lembra das exibições da Globo aos domingos à tarde. Dois anos após o término da série, em 1994, foram produzidos dois filmes para a TV – MacGyver: Tesouro Perdido de Atlântida e MacGyver: Julgamento Final. Também ao contrário do item acima, a série ganhou um reboot bem sucedido em 2016, que já dura 5 temporadas e tem mais uma garantida para este ano. Quem protagoniza agora é Lucas Till e a produção ficou a cargo de ninguém menos que o mestre James Wan.

Miami Vice

Não deixe de assistir:

Outro que deixou sua marca bem impressa nos anos 80 foi este seriado sobre uma dupla de policiais disfarçados da divisão de narcóticos operando com o belo cenário de Miami como pano de fundo. Igualmente satirizado (como na comédia Friends), homenageado e reconhecido por seus atributos, Miami Vice talvez seja a série que melhor define a década de 1980. Até mesmo sua sinopse faz questão de frisar que o programa “resplandece com a música, a moda e a vibe dos 80’s”. Don Johnson brilhou e foi alçado ao estrelato na pele do detetive cool James ‘Sonny’ Crockett, que morava num barco vigiado por seu “bichinho de estimação”, o jacaré Elvis. Seu parceiro, o detetive negro Ricardo Tubbs (Philip Michael Thomas), vindo de Nova York, caçava o assassino do irmão. O programa durou 5 Temporadas, de 1984 a 1989. Em 2006, o diretor Michael Mann, um dos produtores do programa televisivo, levou a história para as telonas na forma de uma superprodução mais séria e tensa, onde os protagonistas Crockett e Tubbs eram vividos por Colin Farrell e Jamie Foxx respectivamente.

Esquadrão Classe A

Um dos chamarizes desse programa que emplacou fortemente com as crianças da época era a presença do truculento Mr. T e seu indefectível corte de cabelo moicano. Saído do universo das lutas livres (Wrestling), tendo trabalhado como guarda-costas e leão de chácara, o grandalhão se tornaria uma das personalidades mais curiosas e famosas da década. Sempre utilizando de seu bordão “fool”, chamando todos de tolo, ela acabava de sair do sucesso Rocky III – O Desafio Supremo (1982), onde interpretou o antagonista Clubber Lang. Aqui, ao contrário ele era o herói, o brucutu B.A. (Bad Attitude) Baracus. Criado por Stephen J. Cannell (Super-herói Americano) e Frank Lupo (Tiro Certo), o seriado apresentava quatro veteranos da guerra do Vietnã, acusados de um crime que não cometeram. Assim, eles decidem agir por debaixo dos panos como mercenários, protegendo inocentes enquanto fogem dos militares.

O que chamava atenção aqui verdadeiramente era a química de quatro personagens bem diferentes membros deste Esquadrão: John ‘Hannibal’ Smith (George Peppard, de Bonequinha de Luxo) era o líder, o experiente veterano; Templeton ‘Faceman’ Peck (Dirk Benedict) – ou Cara de Pau, como diz o nome no Brasil, era o mulherengo que usava seu charme como arma; ‘Howling Mad’ Murdock (Dwight Schultz) – Louco Furioso no Brasil -, era o piloto de aviões e helicópteros da equipe, e o desequilibrado de plantão, também o alívio cômico. Com B.A. (Mr. T) eles formavam o quarteto de renegados. O programa ficou no ar por 5 Temporadas, de 1983 a 1987. Esta foi outra série que rendeu um filme para o cinema. Em 2010, Liam Neeson, Bradley Cooper, Sharlto Copley e Rampage Jackson foram as novas caras dos personagens numa superprodução.

Magnum

Conhecida como Magnum P.I. (Private Investigator, ou investigador particular) em seu título original, esta é uma das séries de ação mais bem sucedidas dos anos 1980. O programa ficou no ar nada menos que 8 temporadas, durante praticamente toda a década de 80, de 1980 a 1988. E isso foi tanto uma benção quanto uma maldição para o protagonista bigodudo Tom Selleck. Explico. Ficando marcado para sempre na pele do personagem, um detetive particular com base no Havaí – daí seu figurino repleto de camisas floridas -, o ator ficou impossibilidade de assumir o que seria sem dúvidas um grande passo em sua carreira: Indiana Jones.

Selleck havia sido selecionado por ambos Steven Spielberg e George Lucas para viver o arqueólogo aventureiro no primeiro filme da franquia, Os Caçadores da Arca Perdida (1981), mas os produtores do programa televisivo, que havia acabado de estrear e estava de vento em popa, não abriram mão do ator fazendo valer seu contrato. Assim, Harrison Ford assumiu e o resto é história. Uma curiosidade é que os criadores do desenho animado Tico e Teco – Defensores da Lei (que foi ao ar de 1988 a 1990), da Disney, resolveram brincar homenageando o ocorrido. Assim, os esquilinhos ganharam vestimentas a la Indiana Jones e Magnum. É só conferir abaixo. Magnum é outra série revitalizada para os tempos atuais. Protagonizado por Jay Hernandez, o novo programa estreou em 2018 e já tem 3 temporadas.

As aventuras de Tico e Teco nos anos 80 foram aos moldes de Indiana Jones e Magnum.

Anjos da Lei

O título original aqui é 21 Jump Street, que era o endereço de uma igreja abandonada que servia como base das operações de uma divisão muito peculiar da polícia. E sim, estamos falando do programa que revelou para o mundo o astro Johnny Depp, então um “menino” de 24 anos. Criado pelo mesmo Stephen J. Cannell de Esquadrão Classe A, a trama aqui concentrava em jovens policiais infiltrados em colégios e faculdades para lidar com problemas ligados a este universo estudantil, principalmente tráfico de drogas. A sacada era que estes agentes da lei eram escolhidos justamente por sua aparência muito jovial, o que lhes proporcionava a infiltração perfeita no meio de estudantes. O programa fez um enorme sucesso com o público mais novo pela proximidade do tema, durando 5 temporadas, de 1987 a 1991. Ah sim, a série ganhou uma das investidas cinematográficas mais bem sucedidas, com dois filmes protagonizados por Channing Tatum e Jonah Hill, em 2012 e 2014, que não se levam nem um pouco a sério, escrachando a trama absurda do seriado.

Bônus: Dama de Ouro

Essa é só para quem cresceu na época. O programa foi feito famoso por aqui devido às inúmeras reprises na Globo, que marcaram os anos 80. Porém, em seu país de origem, os EUA, não fez sucesso, rendendo apenas uma temporada de 14 episódios. Mas os que viveram o período jamais esquecerão da policial ruivinha Katy Mahoney. Protagonizado pela bela Jamie Rose e seus cachinhos vermelhos, a série era planejada como uma versão feminina de Dirty Harry, e trazia a policial em casos pela violenta cidade de Chicago, usando de métodos nada ortodoxos no combate ao crime e sempre com seu trabuco, uma Magnum 357 em punho. Danny Aiello interpretava seu chefe na força. O programa foi ao ar em 1985. Seria muito legal tirar a detetive dos anos 80 para os novos tempos. Será que cabe?

Como seria a policial Katy Mahoney nos dias de hoje?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS